Autores

Sena, Y.W.B. (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO) ; Silva, M.S. (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO) ; Barbosa, A.C. (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO) ; Silva, E.C.C. (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO)

Resumo

No ensino de química para o ensino médio, ainda existe uma grande escassez em utilização de metodologias diversificadas para facilitar o ensino e a aprendizagem significativo dos alunos. E devido a essa visão de dinamizar as metodologias no ensino, foi desenvolvido um projeto para proporcionar melhor experiência na formação de futuros professores de Química do Ceuni-Fametro. Esse abordando o tema de Ácidos e Bases que estão presentes no dia a dia do aluno. O trabalho foi realizado com alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Presidente Castelo Branco na cidade de Manaus-Am.

Palavras chaves

Ensino de Química; Experimentação; Ácidos e Bases

Introdução

Conforme Silva (2014) registra, uns dos papéis do professor é de ser um propagador de conhecimento, sendo que isso influenciará na melhor aprendizagem dos alunos, o mesmo deve ser estimulado a novas estratégias metodológicas na disciplina de química para chamar sua atenção e levá-lo a ser um ser pensante. Assim, a função do professor é fazer com que os alunos descubram o verdadeiro sentido que o Ensino de Química tem para sua vida, pois, sabe-se que a Química está no nosso dia a dia e que os mesmo entendam a importância da ciência em nossa vida, fazendo uma conexão entre a teoria e a prática (Pimenta, 2010), a qual pode ser demonstrada por meio de experimentos. De acordo com Silva e Navarro (2012) a relação professor aluno no processo educacional no âmbito escolar é de suma importância na educação, pois se constrói conhecimento na prática, por isso o professor precisa fazer uma reflexão a todo o momento em sua prática pedagógica para melhorar cada vez mais. Uma das propostas do professor é fazer um bom planejamento pedagógico, de maneira intensa quando se ensina para seus alunos de maneira lógicos e utilitários, os mesmos terão a necessidade de compreender de forma participativa o ensino abordado (Silva e Navarro, 2012). Dessa forma, esse projeto visa incentivar e oferecer aos alunos do ensino médio uma melhor aprendizagem sobre o conteúdo de ácidos e bases.

Material e métodos

O projeto foi desenvolvido na Cidade de Manaus, na Escola Estadual Presidente Castelo Branco, com 19 alunos do terceiro ano do ensino médio, pertencentes ao turno noturno. À aplicação do conteúdo de ácidos e bases foi de acordo com o assunto ministrado pela professora no momento. A metodologia foi aplicada em partes, sendo uma parte teórica, com explicações dos conceitos, tipos de ácidos e bases presentes no cotidiano do aluno, fazendo com que o aluno possa identificar com mais facilidade a química presente no seu dia e na sociedade, e na segunda parte, realizou-se uma prática experimental em sala de aula, com amostras de tipos de ácidos e também de bases presentes na própria casa dos alunos. Tornando desta maneira, uma maior visibilidade, atenção e absorção do conteúdo pela identificação de ácidos e bases demonstradas. E para levantamento de dados, utilizou-se um questionário com treze perguntas aos educandos.

Resultado e discussão

No gráfico 1, é possível notar que o método tradicional, ainda é muito presente no ensino médio. De acordo com Guimarães (2009), ao analisar a metodologia tradicional, é possível perceber que o aluno não passa apenas de um ouvinte passivo, servindo apenas para captar informações que o professor passa. No segundo gráfico, Salesse (2012) dá ênfase na grande importância em que às aulas experimentais possuem para os alunos, porque além de facilitar o entendimento do conteúdo, pode haver uma superação no prazer em seu despertar pelo conhecimento. Terceiro gráfico Prsybyciem (2015) ressalta que, pesquisas realizadas dentro do ensino da Química, indica que esses tipos de métodos induzem para uma participação e investigação abundante do estudante no processo de ensino-aprendizagem. No gráfico quatro Salesse (2012), afirma que essas aulas devem ser bem elaboradas e conceituadas a fim de contribuir no intuito de uma ampla visão aos educandos. Portanto, trazendo uma curiosidade de aprender através das explicações e experimentos, e assim, tornando um ensino mais eficaz.

Gráfico 1 e 2

Gráficos de dados obtidos através do questionário.

Gráficos 3 e 4

Gráficos de dados obtidos através do questionário.

Conclusões

Dentro da química, dificilmente se tem algum conteúdo no qual não se possa conciliar com o cotidiano dos alunos ou fazer experimentos, como o exemplo de ácidos e bases, presentes até mesmo na alimentação da humanidade. Apesar de todas as dificuldades encontradas dentro da educação, é possível sim, se ter uma aula mais expositiva. Demonstrando que aulas práticas e teóricas devem permanecerem unidas para um melhor desenvolvimento na educação dos brasileiros.

Agradecimentos

Faculdade Metropolitana de Manaus, Curso de Licenciatura em Química, Escola Estadual Presidente Castelo Branco

Referências

SELASSE. A. M. T. A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. Medianeira, 2012.
GUIMARÃES. C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Vol. 31, N° 3, AGOSTO 2009.
PRSYBYCIEM. M. M. A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA EM UM ENFOQUE CTS NO ENSINO DAS FUNÇÕES QUÍMICAS INORGÂNICASÁCIDOS E ÓXIDOS NA TEMÁTICA AMBIENTAL. PONTA GROSSA, 2015
SILVA. J. C. C., TRAJANO. L. L., VASCONCELOS. T. C. Formação dos professores de química em escola de ensino médio em PATOS-PB, 2014.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática?. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SILVA, O. G.; NAVARRO E. C. A relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinar: Revista Eletrônica da Univar, nº 8, v.3, p.95-100, 2012.