Autores

Ferraz, J.M.S. (IFPB) ; de Lima, L.K. (IFPB) ; Santos, R.O. (IFPB) ; de Figueirêdo, A.M.T.A. (IFPB)

Resumo

A Alquimia foi primordial para o avanço da Química como ciência, apesar de pouco explorada, é impossível falar sobre a história da Química e não expor as contribuições da Alquimia. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo instigar e apresentar para os licenciandos em Química uma palestra intitulada: “O estudo da Alquimia na cultura POP”, por meio do “Ciclo de Palestras” oferecido pelo Programa de Educação Tutorial - PET Química, do Instituto Federal da Paraíba. Usou-se a metodologia qualitativa. Os dados foram recolhidos por meio de dois instrumentos de avaliação (sondagem e final). Os resultados obtidos revelam a importância de atividades como essa na formação de futuros docentes e o incentivo para o uso de recursos presentes no cotidiano concomitantes aos saberes científicos.

Palavras chaves

Alquimia; Cultura POP; Ciclo de palestras

Introdução

Alquimia é a prática de transformação da matéria com o uso de ferramentas da natureza, sendo esse processo tanto prático e material, quanto referente a uma perspectiva filosófica da evolução intelectual (SOUZA, RIBEIRO e XAVIER, 2019). A Alquimia se trata de um feito fundamental para a história da Química e das diversas áreas da ciência, de modo que por intermédio de suas vertentes, foram legados vários processos de experimentos e conceitos químicos, metalúrgicos, fármacos e entre outras contribuições. Todavia, esta é uma temática pouco explorada tanto relativo ao ensino, quanto à sua presença na literatura, limitando a promoção de propostas didáticas com foco no assunto (DE OLIVEIRA, BUFFOLO e DOS SANTOS CALIXTO, 2019). Sob essa perspectiva, são necessários estudos fundamentados sobre assuntos históricos e introdutórios para melhoria da compreensão de tópicos subsequentes. Para assim, superar ruídos no processo de ensino, por meio do conhecimento das circunstâncias em que ocorreu a construção do saber científico e suas questões epistemológicas (SANTOS; OLIOSI, 2013), ou seja, não haverá Química sem Alquimia. Nesse sentido, o trabalho se justifica na oferta de uma alternativa para aplicação do conteúdo sobredito, contextualizado com a cultura POP, por intermédio da apresentação de uma palestra para professores em formação. Tendo como principal objetivo fomentar o interesse no assunto em questão, aumentando sua merecida visibilidade no meio acadêmico, mediados por recursos presentes nas vidas dos discentes de nível médio e superior, que são os filmes, animes e etc. Tal temática estimula o interesse para utilização em sala de aula, como no exemplo das práticas alquímicas nos filmes da saga Harry Potter, que podem ser úteis para contextualizar os conceitos químicos.

Material e métodos

Considerando a atual situação de pandemia, as atividades de ensino, pesquisa e extensão promovidas pelo Programa de Educação Tutorial - PET Química, vêm ocorrendo remotamente. Logo, uma das atividades de ensino, denominada “Ciclo de Palestras”, adveio de transmissões online no Google Meet, em que foi apresentada a palestra intitulada: “O estudo da Alquimia na cultura POP”, tendo foco a abordagem de saberes históricos da Química pouco debatidos na graduação. No início, a pesquisa ocorreu por intermédio de uma revisão bibliográfica alusiva à temática da Alquimia como fundamentação, dado que segundo Lima e Mioto (2007) esse tipo de busca é indispensável para a produção do saber científico. Em sequência, foram analisados vídeos relativos à Alquimia, noções da Cultura POP e a associação desses temas. Ademais, as abordagens qualitativas e participantes foram utilizadas, devido a garantia de análises mais acentuadas referentes ao fato estudado, e por presar pela experiência profissional do pesquisador e dos pesquisados (RAUPP; BEUREN, 2006). O público-alvo se restringiu aos estudantes, de diversos períodos, do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal da Paraíba – IFPB, Campus João Pessoa, de modo que ao todo houveram 19 (dezenove) participantes, além dos integrantes do programa. A apresentação teve duração de 45 (quarenta e cinco) minutos, seguidos de mais 10 (dez) minutos dedicados às considerações. Para a avaliação, foram disponibilizados aos discentes, no Google Forms, um Instrumento de Sondagem (IS) aplicado antes da apresentação, e um Instrumento Final (IF) aplicado ao término. Ambos agregaram questões referentes a informações pessoais dos participantes, a evocação livre de palavras sobre o tema proposto e as considerações dos licenciandos sobre a palestra.

Resultado e discussão

Após a apresentação da palestra, foi feita a reunião dos resultados oriundos dos instrumentos avaliativos, na qual foram considerados alguns fatores, como quanto aos comentários dos estudantes, que mostraram grande interesse pela temática e por sua aplicação didática em aulas de química. Já no que diz respeito às associações livres de palavras sobre a Alquimia nos IS e IF, foram verificados alguns aspectos significativos (Tabela 1). Tabela 1. Resultados. Fonte: Própria. Evidentemente, os dados dos IS alegam a falta de debates relativos ao tema, limitando-o a um fato histórico fantasioso, e omitindo sua colaboração para a ciência contemporânea, fator recorrente nos IF. Deste modo, é preciso desmistificar o termo “Alquimia” por intermédio do aumento de discussões sobre a sua relevância introdutória à química atual. Segundo apontam De Melo e Rocha (2017), sobre a valia da interação entre a ciência e seu histórico, para promoção do conhecimento e da evolução da própria ciência, tal atividade de ensino se mostrou como uma ação urgente na formação e atuação docente. Notou-se também sobre o êxito no uso de produtos da “Cultura POP” como alternativa de ensino, pois esses itens unem os discentes com a disciplina, devido sua constante presença no cotidiano dos mesmos (LOBO, 2019). Em suma, tais análises narram as considerações dos discentes para com a palestra, visto que boa parte deles correlataram a necessidade da explanação do tema e sua resoluta aplicação no ensino médio, assim como no ensino superior. Com isso, o público avaliou a atividade com nota máxima (dez) e comentários positivos, expondo a efetividade da discussão.

Tabela 1. Resultados.

Se trata de uma tabela que apresenta os principais resultados obtidos dos instrumentos de avaliação (IS e IF) da atividade de ensino relatada.

Conclusões

Diante do exposto, sendo a Alquimia um fator crucial para a Química Moderna, devido às diversas contribuições para essa ciência, constatou-se a necessidade de desmistificar o termo “Alquimia” a partir do aumento de discussões sobre a temática. Destarte, por meio das interações dos participantes na atividade, percebe-se a importância da utilização de metodologias diversificadas, como a atividade de ensino “Ciclo de Palestras” para o processo de ensino aprendizagem, contextualizando a Química com os produtos da cultura POP, de forma a contribuir na formação acadêmica dos discentes presentes.

Agradecimentos

Referências

DE MELO, Ana Paula; ROCHA, Dalva Cassie. Reflexões sobre a importância da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. Revista Espaço Acadêmico, v. 17, n. 192, p. 69-77, 2017.

DE OLIVEIRA, Thaís Andressa Lopes; BUFFOLO, Andréia Cristina Cunha; DOS SANTOS CALIXTO, Vivian. Alquimia em História da Química: uma análise qualitativa da presença de estudos sobre o tema em periódicos nacionais de ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 5, n. 1, p. 86-95, 2019.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, v. 10, n. SPE, p. 37-45, 2007.

LOBO, Renato Fernandes. O uso da Cultura Pop nas aulas de História. Revista Discente Ofícios de Clio, v. 4, n. 6, p. 103, 2019.

RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, p. 76-97, 2006.

SANTOS, Adailton Ferreira; OLIOSI, Elisa Cristina. A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual. Revista da FAEEBA, v. 22, n. 39, 2013.

SOUZA, Kauany Andressa de Oliveira; RIBEIRO, Júlia Caroline Alves; XAVIER, Miguel Gustavo. A alquimia. Scientia Naturalis, v. 1, n. 1, 2019.