Autores

Ribeiro, I.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)) ; Pereira, P.M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)) ; Souza, A.L.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)) ; Jacaúna, M.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)) ; Tavares, R.X. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)) ; Almeida, J.G. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)) ; Souza, C.G. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)) ; Silva Filho, J.N.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)) ; Zanelato, A.I. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)) ; Marques, A.S.V. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA))

Resumo

O presente resumo expandido trata de um relato de experiência com o objetivo de desenvolver postagens de divulgação científica, sobre o tema uso de máscaras para aula de gases na disciplina de química ministrada de forma remota para estudantes da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Parintins. A postagem foi criada a partir da plataforma de design gráfico Canva e desenvolvida pelos bolsistas do PIBID/Química sobre orientação da professora da disciplina de química da escola, com estudantes do segundo ano do ensino médio no turno vespertino do Colégio Batista de Parintins. Os resultados mostram a relevância de trabalhar o tema de gases com os estudantes, no contexto da pandemia.

Palavras chaves

Uso de máscaras; Gases; Divulgação Científica

Introdução

O estudo dos gases é muito importante na compreensão de fatos que ocorrem no cotidiano. O contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil trouxe muitas mudanças, dentre elas, a recomendação para o uso de máscara. No entanto, observou-se inúmeras informações com idoneidade questionável, as chamadas Fake News, que põem em dúvida a importância desse equipamento. A partir de uma postagem em rede social, afirmando que o uso de máscara faz com que o usuário respire o próprio CO2, buscou por meio deste trabalho criar postagens de divulgação científica em redes sociais como forma de chamar atenção do público para informações disseminadas sem respaldo científico e apresentá-las como material para a aula de Gases da disciplina de Química. Uma vez que de acordo com Santos e Schnetzler (2010) os professores de Química têm papel muito importante no auxílio à construção de uma sociedade democrática, transformando a sala de aula em um instrumento de conscientização. Além disso, a responsabilidade dos professores ao ensinar Ciências, é fazer com que todos os estudantes se transformem em cidadãos mais críticos, por meio do ensino recebido (CHASSOT, 2011). Concomitante a isso, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), possibilita os primeiros contatos entre futuros professores e estudantes da educação básica. Esse momento, é propício para a vivência de experiências e para o desenvolvimento de atividades que busquem melhorar o ensino. Falar da ciência, além de explicar fatos do cotidiano, possibilita que os estudantes tenham um conhecimento crítico diante de notícias sem respaldo científico, tornando-se, alfabetizados cientificamente (CHASSOT, 2011).

Material e métodos

As postagens de divulgação científica usados na aula de Gases, foram produzidas por acadêmicos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), vinculados ao subprojeto do PIBID/Química do Colégio Batista de Parintins (CBP), localizado na cidade de Parintins. As atividades foram realizadas sobre orientação da professora de Química da escola. A elaboração dos materiais estava vinculada ao conteúdo programático de Gases, a fim de apresenta-los a 157 estudantes do 2º ano do ensino médio vespertino. O procedimento do trabalho se deu em 6 etapas: Etapa 1 – Criação dos perfis nas redes sociais Facebook e Instagram. Etapa 2 – Discussões entre professora supervisora e bolsistas, a fim de identificar assuntos importantes na sociedade para relacionar com o estudo de Gases. Etapa 3 – Leitura de publicações com o tema sobre a importância do uso de máscara feita pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e pela Agence France- Presse (AFP), afim de encontrar respostas para a seguinte pergunta: “É verdade que o uso de máscara faz com que o usuário respire o próprio CO2?”. Etapa 4 – Criação das postagens, usando a plataforma de design gráfico Canva. Etapa 5 – Divulgação dos posts nas redes sociais do PIBID/Química. Etapa 6 – Apresentação dos posts na aula de Gases, para 157 pessoas presentes no grupo de WhatsApp da 2ª série do Ensino Médio. Nesse grupo, a professora de química contava com 1 tempo, com média de 50 minutos. As aulas eram preparadas por meio do PowerPoint e PDF’s, publicadas no grupo e em seguida disponibilizados áudios para explicar o material. Após a explicação do conteúdo, abria-se o grupo para participação dos estudantes. Usando este mesmo modelo de aplicação, o material criado pelos bolsistas foi apresentado aos estudantes.

Resultado e discussão

“A divulgação científica é entendida como o modo de difundir o conhecimento produzido no campo científico para fora do seu contexto originário” (OLIVEIRA, 2013, p.110). Neste sentido, após pesquisa sobre a importância do uso de máscara, encontrada em relatório elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que a coloca como “parte de um conjunto completo de medidas de prevenção e controle cujo objetivo é frear a propagação do [...] vírus que causa a COVID-19” (OPAS, 2020, p.1), usou-se as redes sociais criadas pelos bolsistas do PIBID/Química (Figura 1) a fim de propagar o conhecimento científico por meio de imagens explicativas. Após a divulgação nas redes sociais, as imagens foram usadas nas aulas de gases, aplicadas pelos bolsistas para 157 estudantes presentes em um grupo de WhatsApp, usado como sala de aula virtual (Figura 2). O conceito de Gases pôde ser visto a partir da explanação de como ocorre a respiração, com a troca gasosa entre Oxigênio (O2) e Dióxido de Carbono (CO2). Quanto a pergunta: ”É verdade que o uso de máscara faz com que o usuário respire o próprio CO2?” A resposta foi não, pois os resíduos respiratórios são partículas muito pequenas que atravessam a máscara, e um desses principais resíduos é o CO2, cujas partículas também a atravessam e não se acumulam. Assim, verificou-se a relevância do assunto diante do contexto da pandemia, pois difunde o conhecimento científico, a fim de tornar os estudantes, indivíduos críticos e comprometidos com a cidadania, para que alfabetizados cientificamente, entendam a necessidade de transformar o mundo para melhor (CHASSOT, 2011).

Figura 1 - Redes sociais do PIBID

Redes sociais criadas no Facebook e Instagram para postagens de divulgação científica.

Figura 2 - Apresentação do material no grupo de WhatsApp

Os materias foram apresentados aos alunos durante as aulas de Química.

Conclusões

A realização da atividade proporcionou aos alunos da 2ª série do ensino médio, informações com maior respaldo científico. Relacionando conceitos do ensino de Química com a realidade em que vivem no contexto da pandemia. Desta forma, foi possível trabalhar conceitos relacionados ao estudo dos gases, mostrando a relevância do tema na atualidade. E enfatizando o papel do professor de química na promoção do conhecimento científico em favor de uma melhor qualidade de vida dentro de uma comunidade.

Agradecimentos

Este trabalho é financiado pela CAPES, através do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Agradecemos aos gestores, professores de química e estudantes.

Referências

CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação / Attico Chassot - 5. ed., rev. - Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. - 368 p. - (Coleção Educação em química).

MARVAL, Valentina de. As máscaras cirúrgicas não fazem com que o usuário respire o próprio CO2, segundo especialistas. AFP. Brasil, 20 de set. de 2020. Disponível em: https://checamos.afp.com/mascaras-cirurgicas-nao-fazem-com-que-o-usuario-respire-o-proprio-co2-segundo-especialistas. Acesso em 10 de maio de 2021.

OLIVEIRA, Irene Correia de. A educação científica como elemento de desenvolvimento humano: uma perspectiva de construção discursiva. Revista Ensaio. Belo Horizonte. v.15 n.02, p. 105-122, maio - ago 2013.

OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde. Uso de máscara no contexto da Covid-19. Whashington (D.C.); dez de 2020.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação em Química: compromissos com a cidadania / Wildson Luiz Pereira dos Santos, Roseli Pacheco Schnetzler. – 4. Ed. rev. atual. Ijuí: ed. Unijuí, 2010.- 160 p. – (Coleção educação em química).