Autores

Ribeiro, F.C.P. (SEDUC-PA) ; Araujo, R.O. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Santos, V.O. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)

Resumo

A temática atual está relacionada com os aspectos ambientais, no qual pode e deve ser debatida em todas as esferas de ensino, principalmente na educação básica. Experimentos são ótimos recursos para envolver o aluno e incluir interdisciplinaridade enriquece a prática. Química e Geografia foram trabalhadas juntas com o tema chuva ácida, a partir de planejamento e execução de atividades práticas, além de outras atividades, como discussões em sala de aula e apresentação de vídeo sobre o tema. Os alunos participaram efetivamente de todas as atividades propostas e nota-se que atividades práticas e tudo que diferencia das aulas tradicionais facilitam a aprendizagem. Experimentos fáceis e baratos também despertam o interesse dos alunos e auxiliam no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras chaves

Geografia; Química ; Chuva ácida

Introdução

No contexto escolar o professor é o principal agente de mudança educacional e, portanto, o ensino de química deve ajudar os alunos a compreender o papel da química na sociedade para que haja formação de cidadãos responsáveis capazes de atuar em benefício da sociedade (ZIDNY; EILKS, 2020). Além da formação cidadã temas atuais, como as problemáticas ambientais, devem estar presentes em todos os currículos acadêmicos, principalmente na educação básica, etapa da vida escolar no qual crianças e jovens consolidam valores e atitudes, elaboram projetos de vida e muitos se preparam para assumir as responsabilidades da vida adulta. Esse conceito de sustentabilidade ambiental insere nas discussão a denominada química verde (WANG et al, p. 124, 2018), reforçada no âmbito mundial pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável com os dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS da ONU), criados em 2015, que visa integração de princípios e práticas verdes e sustentáveis globalmente, de modo que haja uma transição para uma sociedade mais sustentável (HURST; CLARK, 2020). As atividades de laboratório, sob a ótica da química verde, deveriam ser eliminadas para assegurar sustentabilidade, pois geralmente envolvem produtos tóxicos para o meio ambiente (HOFFMAN; DICKS, 2020). Logo, tornar a prática experimental sustentável é um desafio relativamente novo nos países (BARRA; GONZÁLEZ, 2018). Com base nessa visão houve elaboração de atividades escolares interdisciplinares que correlacionaram Geografia e Química, tratando de um tema relevante como chuva ácida, proposto no currículo escolar das duas disciplinas, no qual os experimentos foram pensados para simularem os efeitos da chuva ácida e suas consequências, ao passo que não produzissem resíduos nocivos.

Material e métodos

O experimento foi ministrado para alunos do 1º ano do ensino médio. A prática foi executada durante a 3ª avaliação da escola, pois precisava estar alinhada com o conteúdo abordado pelos professores de Geografia. Previamente houve apresentação de slides das principais normas de segurança em um laboratório, assim como exibição das vidrarias e utensílios do laboratório e suas respectivas funções. Cessada essa parte, houve reunião com os professores de Geografia para definição do roteiro executado nas experiências, tendo em vista o alinhamento da prática laboratorial com a teoria ministrada em sala de aula. Antes da experimentação algumas questões sobre o tema foram discutidas em sala de aula, para avaliar o conhecimento prévio do aluno, realizadas pelos professores de Geografia e Química, de forma concomitante. Após a elaboração e confecção dos roteiros foi reservada a sala de informática para exibição aos alunos (uma turma por vez) de um vídeo curto demonstrando as principais características da chuva ácida: conceito, fontes geradoras de chuva ácida, consequências para o meio ambiente etc. Para execução dos experimentos 5 palitos de fósforos foram afixados no fundo de um Becker e logo em seguida 20 mL de solução de cal hidratada diluída foi transferida para o frasco e adicionadas 2 gotas de indicador fenolftaleína. Os palitos foram acesos com auxílio de uma vela e rapidamente o frasco foi fechado com uma tampa de relógio e delicadamente agitado, até alteração de coloração da solução. A turma foi dividida em grupos (no máximo 4 alunos). Cada aluno participou das atividades propostas em seu roteiro em grupos, responderam as questões presentes no roteiro e em seguida ocorreu um debate para apresentação dos dados e outros assuntos relacionados.

Resultado e discussão

Durante abordagem em sala de aula sobre o tema notou-se que alguns alunos já tinham conhecimento prévio do assunto, porém a grande maioria detinha conhecimento escasso, no qual contribuiu para que participassem de forma efetiva durante as discussões. O mesmo interesse foi notado durante a apresentação do vídeo e ao final do vídeo algumas dúvidas foram sanadas. A participação dos alunos nos experimentos ocorreu de forma voluntária e alguns procedimentos foram registrados pelos alunos por fotos via smartphones. Os procedimentos foram executados sem problemas com produtos não perigosos do cotidiano, seguindo as instruções do roteiro. O experimento da chuva ácida demonstra desde a preparação de solução básica; reação de neutralização, quando a solução de cal hidratada reage com os compostos ácidos liberados pela queima dos palitos de fósforos; liberação de gases com enxofre com a queima dos palitos de fósforos; mudança de cor com adição de fenolftaleína a solução básica e posterior sumiço da coloração em virtude da solução torna-se básica; a necessidade de tampar o Becker para que os gases reagissem com a solução e o odor sufocante dos gases contendo enxofre. Os roteiros foram respondidos no laboratório em grupos, contribuindo para interação entre os alunos e refletiu nas respostas mais adequadas e completas, que os alunos puderam verificar após correção e devolução. Realizar atividades em parceria com professor de área distinta foi enriquecedor para todos os envolvidos, pois ampliou nosso conhecimento (docentes) sobre chuva ácida em relação a Química e Geografia e sob mesmo viés foi possível construir junto com o aluno conhecimento mais consolidado sobre o tema, englobando o aspecto químico e o caráter reflexivo e crítico da área de humanas.

Experimento - chuva ácida

Etapas da atividade prática sobre chuva ácida. Apresentação de vídeo e realização de experimentos.

Conclusões

As atividades realizadas em parceria com outros professores melhoram a relação profissional/pessoal entre os envolvidos e conseguem de forma prática e simples demonstrar que a interdisciplinaridade pode ser efetivada entre disciplinas que aparentemente não são afins. Essa interação também melhora a concepção dos alunos, no momento que desfazem o conceito de que as disciplinas são isoladas e independentes, criam uma correlação que pode ser notada em outras disciplinas do currículo. É possível uma prática simples e barata, com materiais do cotidiano e que trouxe excelentes resultados

Agradecimentos

Agradeço a comunidade escolar pela oportunidade de participar de mais uma atividade prática, em um trabalho interdisciplinar. Atividades que precisam ser incentivadas e constar nos currículos.

Referências

BARRA, R.; GONZÁLEZ, P. Sustainable chemistry challenges from a developing country perspective: Education, plastic pollution, and beyond. Current Opinion in Green and Sustainable Chemistry, 40-44, 2018.

HOFFMAN, K. C.; DICKS, A. P. Shifting the paradigm of chemistry education by Greening the high school laboratory. Sustainable Chemistry and Pharmacy, 100242, 2020.

HURST, G. A. The green formula for international chemistry education. Integrating Green and Sustainable Chemistry Principles into Education, 205–228, 2019.

WANG, M.Y.; LI, X.Y.; HE, L.N. Green chemistry education and activity in China. Current Opinion in Green and Sustainable Chemistry, 123–129, 2018.

ZIDNY, R.; EILKS, I. Integrating perspectives from indigenous knowledge and Western science in secondary and higher chemistry learning to contribute to sustainability education. Sustainable Chemistry and Pharmacy,100229, 2020.