Autores

Santos, Y.C.R. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP) ; Trindade, A.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP) ; Gama, B.M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP) ; Silva, F.O. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP) ; Ramos, K.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP) ; Moraes, L.C.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP) ; Matos, M.J.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP) ; Quintela, R.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP) ; Queiroz, F.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP) ; Silva, F.D. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP)

Resumo

A oficina propôs um processo de aprendizagem da tabela periódica baseado no ensino de jogos digitais e lúdico para promover o ensino, dinamizar a sala de aula e despertar o interesse dos alunos pela química. A realização ocorreu remotamente para 4 turmas do ensino médio da Escola Estadual Professora Nancy Nina da Costa, onde consistiu em ministrar as aulas, fazer as interações com os jogos digitais e aplicando os conhecimentos fornecidos atrelado a um bingo educativo. Para não medir apenas a compreensão dos alunos, mas também coletar dados, adotamos um questionário com perguntas abertas e fechadas. Percebe-se que as ferramentas e métodos se mostrou eficaz para o processo de aprendizagem, além disso, ajuda para a desmistificação da complexidade do assunto abordado na perspectiva dos alunos.

Palavras chaves

Tabela Periódica; Jogos digitais; Bingo

Introdução

O Ensino da Química e, em particular, o estudo da Tabela Periódica, praticado em um grande número de escolas, está muito distante do que se propõe, isto é, o ensino atual privilegia aspectos teóricos de forma tão complexa que se torna abstrato para o educando. Portanto, cabe ao professor de química levar ao aluno um estudo da Tabela Periódica que traga conteúdos mais significativos, métodos de preparação, propriedades, aplicações e correlações entre esses assuntos (TRASSI, et al., 2001). O ensino de Química praticado nas escolas não está possibilitando ao aluno, aprendizado suficiente à compreensão dos conteúdos em si, visto que, por exemplo, no caso da Tabela Periódica, utiliza-se ainda o processo de memorização. Visando tornar o ensino desses conceitos mais claros e acessíveis, muitos professores buscam utilizar diferentes ferramentas pedagógicas, objetivando promover ensino de qualidade, tornando a sala de aula mais agradável e atraente para os alunos por meio de modelos, figuras, ilustrações, jogos educacionais e experimentação investigativa (ROMANO, et al., 2017). Desta forma, a utilização de jogos em sala de aula, tem se mostrado muito adequada como meio de motivação e melhora na relação ensino-aprendizagem no que diz respeito ao ensino de Química, disciplina esta, difícil de aprender e em muitos aspectos descontextualizada e sem sentido para a maioria dos alunos (ROMANO, et al., 2017). Segundo Trassi (et al., 2001) e de acordo com Romano (et al., 2017), os autores propõem que os métodos de ensino com relação a química, principalmente a Tabela periódica sejam mais variados e dinâmicos, assim quando abordado, o aluno possa expressar um interesse maior. Devido à interação da maioria dos estudantes com a tecnologia, principalmente o uso do aparelho celular, uma ferramenta que está na palma da mão com diversas utilidades, é o que traz a ideia para a oficina como um novo modo de aprender. Com a revolução tecnológica, diversificaram-se os métodos de aquisição de informações e de conhecimento, surgindo novos procedimentos didáticos e pedagógicos. Com um advento maior de informações, toda a área tecnológica foi preenchida com novas ideias e materiais necessitando de meios adequados para colocá-los didaticamente em prática (DALLACOSTA, et al.,1998). Novos e diferenciados métodos ou abordagens de ensino podem favorecer a aprendizagem dos alunos, despertando seu interesse e aumentando sua participação e envolvimento nas aulas de ensino médio. O ensino de química enfrenta muitos “problemas”, um deles é o baixo interesse dos alunos em seus conteúdos, diminuindo a motivação e afastando o aluno de conhecimentos que esta disciplina abarca. Os jogos didáticos têm uma grande importância nesse sentido, pois é apontado como uma solução para quebrar com essa postura passiva em que o aluno se encontra, sendo apenas um mero ouvinte do professor. Tornando a utilização dessa ferramenta em sala de aula de grande valor para o processo de construção do conhecimento (PORTZ, L. G., & EICHLER, M. L., 2013). A Tabela Periódica pode ser considerada inimiga de muitos alunos por parecer complexa, por isso o tema proposto visa facilitar a aprendizagem usando a tecnologia como aliada. Fazer o uso de aplicativos e jogos torna-se uma maneira mais interessante que oferece diversas funções para auxiliar no ensino do tema abordado, visando levar um entretenimento e atenção maior para os estudantes. Justifica-se a realização deste trabalho por meio de jogos digitais, em virtude de observar-se a dificuldade de muitos alunos em compreender a temática abordada, pois muitos não demonstram um interesse pela química com os métodos comuns de ensino. Sendo assim, a realização dessa oficina propõe diferenciar a forma de consolidar o aprendizado da tabela periódica. Ademais, levando em consideração o período de pandemia e isolamento social, as mídias digitais tem sido a base de comunicação e ensino nesse período, então toda a aplicação será instruída pelas plataformas digitais. O objetivo principal deste trabalho, almeja que todos os alunos possam compreender e aprender a tabela periódica por meio de jogos digitais e dinâmicas, agregando conhecimento, transformando o ambiente de estudo mais diversos, facilitando a aprendizagem e desmistificando o conceito de que a tabela periódica possa ser complexa. Outro objetivo que se pretende alcançar, são que os alunos consigam entender a dinâmica das aulas ministradas virtualmente sobre o tema e compreender o manuseio dos aplicativos apresentados, além de fazer download e utilizar os jogos digitais para estimular o conhecimento, recebendo orientação quando necessário, para assim pôr em prática tudo o que for absorvido.

Material e métodos

A oficina foi realizada na Escola Estadual Professora Nancy Nina da Costa, mas por motivos de pandemia e período de isolamento social, as aulas foram ministradas pela plataforma do Google Meet, para turmas de 1° e 2° ano do Ensino Médio. O trabalho dividiu-se em 3 momentos. O Primeiro momento consistiu em ministrar uma aula teórica e posteriormente a apresentação do tema da oficina, e o que foi necessário para realização do mesmo no qual serão 3 aplicativos para isso (Elementos, Modern PTE, Tabela Periódica 2021) que foram trabalhados mais adiante e 1 sugestivo ficando a critério dos alunos em baixa-lo ou não (Quiz da Tabela Periódica); No Segundo momento, foi utilizado em sala o jogo Elementos para mostrar como funciona, os alunos poderão interagir durante esse processo, seja para tirar suas dúvidas do aplicativo ou para jogar junto quando for executado. Ainda no segundo momento foram apresentados os demais aplicativos junto com a proposta da atividade no qual utilizou-se os aplicativos: Tabela periódica 2021 e Modern PTE, para realizar a atividade os alunos dividiram-se em um grupo de 4 pessoas (remotamente em respeito ao distanciamento social) ou então individualmente como alguns preferiram, baixaram os aplicativos, escolheram 3 elementos químicos da Tabela Periódica (usando o próprio aplicativo) e descreveram sobre os elementos escolhidos (também utilizando o próprio aplicativo como auxílio), um exemplo foi aplicado antes desse processo para que entendessem e pudessem eliminar suas dúvidas; Após esses momentos, realizou-se um Bingo educativo, que inclui temas da Tabela Periódica e dos Jogos digitais, neste último momento, os aplicativos também puderam ser utilizados como ferramenta auxiliar para ajudar os alunos a encontrarem os elementos químicos e as repostas para as perguntas do Bingo. Além das atividades e da oficina e outras sugestões, os dados também são coletados por meio de um questionário, os alunos puderam expressar suas opiniões acerca da oficina. Sugestões dos Aplicativos e Jogos: • Elementos químicos e tabela periódica: Nomes testes (Elementos) • Quiz da Tabela Periódica (Periodic Table Quiz) • Tabela Periódica dos Elementos Químicos – MPTE • Tabela Periódica 2021 – Química Os jogos e aplicativos estão disponíveis nas plataformas digitais como o Play Store e , e podem ser baixados de forma gratuita, além de funcionarem offline, disponível tanto para sistema Android ou iOS, dessa forma ampliando a acessibilidade para os alunos realizarem as atividades.

Resultado e discussão

Na execução das oficinas, participaram seis turmas distintas, duas turmas de 1° ano do Ensino Médio juntamente com duas turmas da 1° Etapa contendo cerca de 142 alunos e duas turma de 2° ano do Ensino Médio contendo 58 alunos, ambas possuíram comportamentos diferentes diante da oficina e na realização das atividades. Das turmas de 1° ano juntamente com turmas de 1° Etapas, obteve-se um melhor desempenho nas atividades propostas por serem turmas com a maior quantidade de alunos. A oficina tornou-se muito interativa durante as aulas, principalmente com a dinâmica do Bingo educativo. O contato com os alunos não se dá somente nas plataformas onde as aulas são ministradas, mas também se manteve um contato através de um grupo de WhatsApp onde muitos alunos conseguiram tirar suas dúvidas. Os resultados alcançados com essa interação foram satisfatórios. Comparados com a primeira turma, os alunos do 2° ano tiveram uma participação menos interativa em relação as primeiras turmas, pois aparentavam estar mais tímidos, mas ao decorrer da oficina as atividades puderam instigar essa participação e despertar o interesse obtendo-se assim um desempenho melhor, principalmente na realização do Bingo educativo que conseguiu torna o ambiente mais comunicativo, divertido e proveitoso quanto aos conteúdos abordados. No gráfico supracitado, considera-se o total de 200 alunos de todas as turmas envolvidas e analisa como os alunos se comportaram diante da atividade proposta. A atividade consistia em descrever alguns elementos químicos utilizando aplicativos e jogos digitais, e os resultados foram satisfatórios, apesar de alguns alunos não conseguirem fazer da forma como foi proposta ou então daqueles que não participaram, entretanto os dados expressam que parte significativa atingiu o objetivo onde os jogos digitais podem ser auxiliadores durante o ensino. O Bingo educativo é um dos destaques da oficina, pois os alunos ficaram mais envolvidos e interagiram bem com a dinâmica. O bingo foi construído embasado no assunto Tabela Periódica que foi ministrado remotamente. A dinâmica consistia no sorteio de perguntas relacionadas ao assunto e as respostas corretas que estivessem nas cartelas deveriam ser marcadas, os alunos também demostraram suas criatividades para marcar as cartelas, aproveitando as vantagens tecnológicas, em vez de as cartelas serem impressas eles utilizaram o próprio aparelho celular, foi um ponto muito positivo e que facilitou a dinâmica. Para uma coleta de dado mais precisa, foi repassado um questionário com algumas perguntas em relação a oficina, do qual apenas 65 alunos entre os 200 alunos não responderam. Neste Gráfico, é analisado a satisfação dos alunos em relação a oficina. As perguntas foram feitas em cima de cada ponto abordado durante a realização da mesma, como as aulas que foram ministradas remotamente, os jogos digitais usados e o Bingo Educativo. Os resultados mostraram que houve mais pontos positivos do que negativos, trazendo um resultado satisfatório quanto a execução da oficina. Os educandos puderam expressar suas opiniões através dos questionários nas perguntas que foram feitas, quando perguntados o que mais gostaram e o que menos gostaram da oficina, alguns responderam: Aluno 1: “Eu gostei muito do Bingo, acho que foi uma ideia muito criativa e divertida.” Aluno 2: “A oficina foi ótima como um todo, ideias criativas, uma boa explicação, o assunto escolhido eu gosto bastante, a única coisa ruim foi o pouco tempo para as aulas.” O uso de recursos didáticos em sala de aula permite ao aluno participar do processo de construção de conhecimento, percebendo a verdadeira relação entre a teoria e a prática. Assim acredita-se que trabalhando com conceito, procedimentos e a prática na disciplina de química, a aprendizagem pode se tornar efetiva ou mais bem aceita, apresentando uma ferramenta nova que possa ser trabalhada de forma diferente do cotidiano escolar, descontraída e atrativa (FERREIRA, 2012). A busca por novas metodologias de conteúdo educativo em sala de aula é sempre uma tarefa que se atualiza com o passar do tempo. Isso porque a geração atual demonstra a necessidade de tais métodos educativos para que possam aprender de uma forma mais dinâmica e interativa. Assim, a criação e aplicação de jogos lúdicos, tabuleiros e estratégicos aplicados nas escolas são ótimas alternativas para se atingir o objetivo de aprendizado (BARBOSA, et al.,2018).

Gráfico 1:

Dados das Atividades recolhidas.

Gráfico 2:

Dados coletados do questionário.

Conclusões

Portanto, conclui-se que utilização métodos dinâmicos podem auxiliar os alunos para o entendimento da Química, principalmente no desempenho da Tabela Periódica. Tanto os jogos digitais e quanto jogo dinâmico como o Bingo mostraram por meio de resultados que o uso desses métodos inspirou o aprendizado dos alunos, tornando as aulas mais interativa. Esse é um ponto positivo. Considerando que o ensino foi feito à distância, o que se torna maçante, conforme relato dos próprios alunos durante o decorrer das intervenções, e dessa forma, as aulas ficaram atrativas. Então, é possível aprender brincando, de forma lúdica, além de diversificar as aulas, desfocando dos métodos tradicionais que também podem ser eficazes em sua aplicação. Sendo assim, essa forma de ensinar e aprender teve eficácia, e se tratando da Química, disciplina temida por muitos alunos, acabou se tornando algo atrativo no qual os alunos puderam demostrar avalições positivas. O intuito da oficina foi justamente trazer ao ambiente escolar os recursos tecnológicos como os jogos digitais para que os alunos se sintam confortáveis ao aprender a Química com ferramentas que estão inseridas no cotidiano dos mesmos, como aparelho celular. Esses métodos de ensinar através das dinâmicas e uso das ferramentas tecnológicas, exibiram que os alunos preferem um ambiente escolar diversificado, então pode-se ampliar esse aprendizado, não somente com o assunto de Tabela Periódica, não somente também com os assuntos de Química, pode ser expandido para as demais disciplinas, visando sempre a melhor forma de aprendizagem dos alunos, a atenção, a interatividade, o instigar, o querer em aprender, e ainda levando em consideração o ano atípico assolado pelo Novo Coronavírus em que as aulas se deram de forma remotas, poder realizar todas as propostas da oficina e ainda obter bons resultados mediante as situações vivenciadas, é plausível todo o objetivo cumprido da temática que a oficina ofereceu.

Agradecimentos

Referências

BARBOSA, Elionara Caroline Freire Cândido et al. JOGOS LÚDICOS: BINGO DA QUÍMICA UTILIZANDO A TABELA PERIÓDICA NO ENSINO DE QUÍMICA. Disponível em: http://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID4605_09092018171747.pdf. Acesso em: 30 Jun 2021.
DALLACOSTA, Adriana; FERNANDES, AM da R.; BASTOS, Rogério Cid. Desenvolvimento de um software educacional para o ensino de química relativo à tabela periódica. In: IV Congresso RIBIE, Brasília. 1998. Disponível em:<http://www.ufrgs.br/niee/eventos/RIBIE/1998/pdf/com_pos_dem/160.pdf>. Acesso em: 10 Jan 2021.

FERREIRA, Eduardo Adelino et al. Aplicação de jogos lúdicos para o ensino de química: auxilio nas aulas sobre tabela periódica. Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 1, 2012. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enect/2012/Comunicacao_177.pdf. Acesso: 30 Jun 2021.

PORTZ, Luciano G.; EICHLER, Marcelo L. Uso de jogos digitais no ensino de Química: um Super Trunfo sobre a tabela periódica. Anais do 33o. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Ijuí: Unijuí, p. 1-2, 2013. Disponível em:<file:///C:/Users/STI/Downloads/2786-Texto%20do%20artigo-11235-1-10-20131003.pdf>. Acesso em: 10 Jan 2021.

ROMANO, Caroline Gomes et al. Perfil químico: um jogo para o ensino da tabela periódica. Revista Virtual de Química, v. 9, n. 3, p. 1235-1244, 2017. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Marcia_Chaves/publication/317867353_Chemical_Profile_A_Game_for_Teaching_the_Periodic_Table/links/59886bb20f7e9b6c8539afea/Chemical-Profile-A-Game-for-Teaching-the-Periodic-Table.pdf>. Acesso em: 08 Jan 2021.

TRASSI, Rosana Cristina Manharelo et al. Tabela periódica interativa: “um estímulo à compreensão”. Acta Scientiarum. Technology, v. 23, p. 1335-1339, 2001. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciTechnol/article/view/2757>. Acesso em: 08 Jan 2021.