Autores

Oliveira, V. (UEPA) ; Santos, A. (UEPA) ; Ferreira, D. (UEPA) ; Saldanha, M. (UEPA) ; Pereira, S. (UEPA) ; Terra, I. (UEPA)

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo promover reflexões sobre a importância da utilização de recursos didáticos para o ensino de Química e Biologia com a aplicação de um minicurso, durante o ensino remoto implantado no período da pandemia, como meio complementar na formação de discentes. Durante uma disciplina da graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade do Estado do Pará, foi possível desenvolver e ministrar um minicurso com duração de 2 horas contando com 20 ouvintes e posteriormente foi feito uma análise qualitativa dos resultados. Conclui-se que a utilização do minicurso foi válida para a formação inicial, pois, puderam aperfeiçoar seus conhecimentos e expor suas respectivas visões acerca do uso e da variedade de recursos didáticos que podem ser implementados.

Palavras chaves

Minicurso; Recurso didático; CTSA

Introdução

A realização de minicursos como ferramenta formativa mostra-se de extrema importância para os envolvidos, visto que, é essencial para o compartilhamento de experiências e divulgação ou mesmo atualização de conhecimentos (AMARANTES et al. 2017). Desta maneira, compartilhar a importância dos diferentes recursos didáticos através de minicurso é uma forma de compartilhar experiências e conhecimentos referente a temática. Recursos didáticos, de acordo com Souza (2007) é todo material utilizado pelo professor como forma de auxílio no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo proposto. Sendo assim, esses recursos compreendem uma diversidade de instrumentos e métodos pedagógicos que estimulam, facilitam e enriquecem o processo de aprendizagem. A importância desses recursos está no fato deles proporcionarem aos educandos uma aproximação da realidade durante o processo de ensino, além de auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno, estimular sua capacidade de observação e fixação do conteúdo (COSTOLDI & POLINARSKI 2009). O professor deve ter nesses recursos um meio de aprimorar sua aula, fazendo com que a aprendizagem seja realizada de forma efetiva, possibilitando ao educando utilizar os conhecimentos adquiridos em qualquer situação do seu cotidiano, sobretudo, levando em consideração a abordagem com enfoque CTSA que atendam as implicações sociais, econômicas, políticas e culturais, consideradas indispensáveis para a educação contemporânea[I1] (ANJOS & CARBO 2019). O movimento CTSA é definido por Osório (2002) como uma linha de pesquisa acadêmica, que visa questionar a natureza social do conhecimento científico e tecnológico, bem como seu impacto sobre a situação econômica, social, aspectos ambientais e culturais das sociedades ocidentais. Sendo assim, torna-se primordial a formação continuada desse professor para que ele esteja qualificado para fazer bom uso dos recursos adequados, buscando práticas que contemplem a abordagem com enfoque CTSA. Devido ao momento atual da pandemia da Covid-19 o qual provocou impactos no âmbito educacional, as metodologias alternativas, mais do que nunca, tornaram-se necessárias como forma de reinventar as práticas para atender as demandas do ensino remoto (PALÚ et al. 2020). Assim, é necessário que o professor busque por essas alternativas que tornem os conteúdos atrativos e prazerosos para os alunos. Então, para esse momento há diversas ferramentas online que permitem desde a criação de murais, criação de recursos visuais, entre outros (ALMEIDA et al. 2020). Logo, o minicurso se apresenta como uma alternativa, pois proporcionou que usássemos um recurso digital para explanar sobre os diferentes recursos metodológicos e sua importância e relacionando esses recursos com CTSA. Deste modo, percebe-se a importância da formação continuada de professores, pois através dos cursos e dos processos formativos esses professores terão a possibilidade de aperfeiçoar suas técnicas através da elaboração e utilização de recursos diferenciados a fim de aprimorar suas aulas e tornar a aprendizagem satisfatória. Libânio (1998) afirma que, através da formação continuada, os professores terão uma ação mais reflexiva de suas práticas pedagógicas buscando assim, sempre melhorar as práticas executadas. A formação continuada é uma exigência para os tempos atuais uma vez que, constantemente a sociedade passa por mudanças e consequentemente novos métodos e práticas de ensino são necessárias para a formação de um cidadão crítico e consciente, pois, assim como afirma Behrens (1996, p. 24) “Na busca da educação continuada é necessário ao profissional que acredita que a educação é um caminho para a transformação social”. Então, o minicurso foi proposto para a obtenção de nota para disciplina Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Nessa disciplina tivemos que desenvolver um minicurso que abordasse temas relevantes para o ensino com enfoque CTSA, dessa forma, tendo em vista a grande dificuldade dos docentes inserirem esse enfoque nas salas de aulas, decidimos expor alguns recursos didáticos, assim como sua importância para o momento atual. Dessa maneira, o presente trabalho teve por objetivo promover reflexões sobre a importância da utilização de recursos didáticos para o ensino de Química e Biologia, bem como apresentar alguns recursos didáticos com enfoque na abordagem CTSA. O minicurso foi apresentado para a turma de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Pará e para graduandos participantes do Programa Residência Pedagógica (RP).

Material e métodos

Partindo do princípio da formação complementar de graduandos no período de ensino remoto emergencial, devido a pandemia, o presente trabalho vem relatar e refletir sobre a experiência de elaboração e apresentação de um material didático formativo, no modelo de minicurso, com a intenção de apresentar e dialogar com os discentes sobre a importância da utilização dos recursos didáticos em sala, com enfoque CTSA e suas aplicações no período de pandemia, visto que faz-se necessário tal reflexão acerca do momento atual vivenciado. Este material foi produzido a partir de uma atividade desenvolvida na disciplina “Ciência, tecnologia, sociedade de ambiente-CTSA”, do curso de Licenciatura em ciências biológicas, em uma universidade pública do estado do Pará, com duração de 2 horas, contando com 19 discentes e 1 professora da disciplina, totalizando 20 ouvintes. A produção do material apresentado aos graduandos foi formulado de acordo com as orientações dadas pela professora da disciplina em questão, acompanhando os seguintes passos: 1. Definição da temática a ser abordada no minicurso; 2.Divisão dos tópicos a serem abordados na apresentação; 3.Produção do material a ser apresentado; 4.Apresentação do minicurso para a turma de graduandos; 5.Diálogo com os discentes após a apresentação, no formato de roda de conversa e análise qualitativa das respostas através do Google Formulário. A temática escolhida possui o intuito de explanar os recursos didáticos existentes e a sua importância para a aplicação no ensino e aprendizagem em sala. A divisão dos tópicos foi feita de acordo com a relevância de aprofundar o conteúdo com os discentes, abordando de maneira clara e específica o tema apresentado. A produção do material foi realizada por meio da plataforma PowerPoint, com a elaboração de slides ilustrativos e como auxílio na apresentação do minicurso. A culminância do trabalho deu-se no dia 09 de março de 2021, com a turma de graduandos do 6° semestre em ciências biológicas. Após a apresentação foi aberto um espaço para a roda de conversa e troca de conhecimento com os participantes do minicurso. A avaliação do resultado foi feita de maneira qualitativa, onde observou-se a interação dos discentes na roda de conversa, a partir dos comentários e observações dos alunos presentes e a avaliação das respostas da pergunta feita através do formulário. Como já mencionado, a atividade tinha como objetivo informar e estimular os futuros profissionais quanto a importância da utilização dos recursos didáticos em sala de aula, abordando o conteúdo de maneira dinâmica com a turma, apresentando exemplos que poderiam ser utilizados dentro de algumas temáticas no âmbito da classe.

Resultado e discussão

Devido a atual condição imposta pela pandemia o minicurso tornou-se a alternativa mais viável para a explanação do tema proposto, contando com a participação virtual dos discentes ao final da apresentação. Foram expostos vários tipos de ferramentas didáticas, bem como os conteúdos de ciências mais adequados para cada uma. Na tabela 1 abordou-se principalmente algumas produções de mídias (filmes, documentários e séries) disponíveis em canais de streaming, como a Netflix, os discentes demonstraram bastante interesse quanto ao uso de tais recursos, sobretudo, em relação aos que foram voltados para a utilização de mídias, uma vez que por se tratarem de produções atuais e bem contextualizadas podem despertar o interesse e prender a atenção dos alunos durante as aulas, facilitando o diálogo e a compreensão, abaixo mostra-se a tabela com as ferramentas e seus respectivos conteúdos. Essa socialização acerca dos recursos didáticos mostrou-se de suma importância para a formação inicial de professores, pois de acordo com Oliveira (2015), a função que os professores atribuem aos recursos didáticos disponíveis no ambiente escolar determinará a utilização desses meios e suportes para o ensino. Dessa forma, cada recurso oferece algumas potencialidades específicas e particularidades, no entanto é importante saber o que pode ser feito com cada um deles e determinar no que podem ser mais úteis. Desse modo entende-se que adequar um material didático a sua prática, atribuindo a ele um significado e contextualizando com a realidade dos alunos torna-se uma alternativa didática e significativa que os professores em formação devem refletir sobre, para aplicar um ensino de mais qualidade como foi exposto por alguns participantes em resposta a um questionário ao final do minicurso (tabela 2). Levando-se em consideração que cada vez mais os estudantes fazem o uso constante de meios tecnológicos, atrelar este meio a uma forma de aprender mostra-se como uma possibilidade de ensino mais interessante. Além disso, percebeu-se que uso de materiais didáticos diversificados, possibilita a dinamização e interação da aula, como exposto no comentário do participante de número 2, ‘’ Do meu ponto de vista, os recursos didáticos são importantes para que o ensino-aprendizado ocorra de maneira mais eficiente e contextualizada, por que através de alguns recursos lúdicos, que além de prenderem mais a atenção dos alunos, fazem com que possamos aproximar os conteúdos de sua realidade, tornando o ensino mais interessante e divertido, e principalmente nessa pandemia é de extrema importância por serem ferramentas capazes de fazer com que o aluno possa interagir mais com o conteúdo e professores’’. Desta forma concorda-se que além de estabelecer relação entre aluno e conteúdo, facilitando assim a aprendizagem, o uso de diferentes recursos didáticos quando adequadamente empregadas tornam-se eficazes e renovar tais ferramentas sobretudo em um contexto pandêmico torna-se fundamental.

Tabela 1

Principais recursos abordados durante o minicurso e seus respectivos temas sugeridos.

Tabela 2

Principais comentários feitos pelos participantes ao final do minicurso.

Conclusões

Mediante o que foi exposto nos resultados e discussões, foi possível sugerir através da análise qualitativa, que a utilização do minicurso foi uma ferramenta muito válida para a formação inicial dos docentes, principalmente nesse período de pandemia, pois puderam aperfeiçoar seus conhecimentos e visões acerca da utilização e variedade de recursos didáticos que podem ser implementados no ensino de Biologia e Química com enfoque CTSA, de modo que, apesar das dificuldades encontradas nas escolas públicas, consigam sair da zona de conforto do ensino tradicional e inserirem novas estratégias pedagógicas para um melhor ensino-aprendizado.

Agradecimentos

Agradecemos a professora Drª Luciana Farias pela oportunidade de elaborar e ministrar o trabalho através da sua disciplina-CTSA.

Referências

ANJOS, M. S.; CARBO, L. Enfoque CTS e a atuação de professores de ciências. ACTIO Docência em Ciências v. 4, n. 3 2019.
ALMEIDA, E. G. et al. Ensino remoto e tecnologia: uma nova postura docente na educação pós- pandemia. Conedu: VII Congresso Nacional de Educação. Maceió, 2020.
AMARANTE, J. B. G.; FOSSILE, M. G.; PONTES, H. L. J. A IMPORTÂNCIA DOS MINICURSOS PARA A TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO E A INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS. IV Encontro de Programas de Educação Tutorial, Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 2, 2017.
BEHRENS, M. A. Formação continuada dos professores e a prática pedagógica. Curitiba, PR: Champagnat, 1996.
BINATTO, et al, 2013 apud OSÓRIO, 2002.Análise das Reflexões de Futuros Professores de Biologia em Discussões Fundamentadas pelo Enfoque CTS. RBPEC 17(3), 931–951. Dezembro 2017.
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OLIVEIRA, Cintiane da Cunha Santos de; O USO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE GOVERNADOR MANGABEIRA/BA Cruz das Almas – BA 2015.
PALÚ, J.;M.; SCHUTZ, J. A.; MAYER, L. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. Editora Ilustração. Cruz Alta – Brasil, 2020
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”. ArqMudi. 2007.