Autores

Silva, A.M. (UECE) ; Ferreira, A.S.F. (UECE)

Resumo

A execução da etapa prática da pesquisa ocorreu na EEEP Alan Pinho Tabosa, Pentecoste–CE, de forma remota, com uso do aplicativo google meet. As aulas aplicadas nas turmas de 2° ano do ensino médio, para 80 estudantes. Inicialmente ocorreu o desenvolvimento da produção do indicador ácido-básico de repolho roxo e logo após foi montando o experimento de eletrólise. Diante dos resultados obtidos, observou-se efeito positivo na produção do indicador, ou seja, o mesmo indicou a variação de pH durante o processo de eletrólise. Ao avaliar-se a aula, 51% dos estudantes que participaram, aplicaram nota 7, observando que o modelo de aula não teve rejeição. Diante do que foi exposto e discutido é possível aplicação de aulas práticas de maneira remota.

Palavras chaves

Eletrólise; pH; Indicador ácido-básico

Introdução

O uso de aulas práticas permeia um campo muito importante que é o da pesquisa científica, dessa forma os alunos entendem como os mais diferentes mecanismos de ensino podem influenciar na sociedade, no ambiente e na sua própria realidade. Exemplo prático, são as cores e como elas estão intimamente ligadas aos compostos químicos. Flores coloridas, a cor das folhagens, a mudança de cor dos vegetais, com as diferentes estações do ano. Tudo isso pode ser explicado pelos diferentes compostos presentes nesses seres vivos (ROCHA; REED, 2014). Compostos que formam essas cores são diversos, como exemplo tem-se a clorofila e as antocianinas (facilmente influenciável pela mudança de pH). Esses produtos naturais podem e devem ser objetos de estudo, uma vez que permitem conhecer de forma prática a química. Ao usar-se pigmentos vegetais, podemos identificar os mais diversos pH, pela simples mudança de coloração (DA SILVA; SIMPLÍCIO; DE LIMA BORGES, 2008). Uma solução elaborada com partes de alguns vegetais, podem indicar as diversas características de diferentes produtos, como a basicidade da clara do ovo e da água sanitária. Bem como a acidez de frutas e a presença de acidez indesejada no leite. Com a busca de diferentes didáticas para o ensino da química, mas não somente o ensino, como a aprendizagem efetiva. Torna-se fundamental criar laços entre o meio que os estudantes vivem e a química. Nessa temática, pode-se criar plataformas para o ensino, com práticas diversificadas, inserindo o estudante no ambiente de pesquisa (CUCHINSKI; CAETANO; DRAGUNSKI, 2010). Nessa perspectiva, considera-se promissores os dados obtidos com a proposta do uso do indicador ácido-base natural no processo de eletrólise aquosa em aula prática remota.

Material e métodos

Todas os procedimentos e operações desenvolvidas, enquadra-se em uma pesquisa exploratória, com ênfase em estudo de caso. A execução da etapa prática da pesquisa ocorreu na Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, no munícipio de Pentecoste – CE de maneira remota, com uso do aplicativo Google meet. As aulas utilizadas durante o decorrer da pesquisa foram as da disciplina de química, nas turmas de 2° ano do ensino médio dos cursos técnicos em Agroindústria, Aquicultura, Informática e a turma do Acadêmico, totalizando 80 estudantes presentes na aula. Na parte experimental, foram utilizados apenas utensílios domésticos e de fácil acesso. A produção do indicador, procedeu-se conforme Silva et al. (2020), foi realizada pelo cozimento das folhas do repolho roxo. A montagem do experimento ocorreu pelo preparo do sistema de eletrólise. A aula prática ocorreu via google meet, foi necessário explicar cada etapa do sistema que iria ser utilizado e também as possíveis mudanças ocorridas no sistema. Aplicou-se questionário via google forms, para verificar a situação das turmas em relação às aulas práticas da escola, a estrutura do laboratório, além de avaliar e autoavaliar todos os envolvidos no decorrer desse processo.

Resultado e discussão

Pelas informações obtidas, durante aplicação do questionário, nota-se uma afirmativa bastante satisfatória com a proposta, indicando uma possível aceitação. Cabe avaliar outros pontos, como assimilação do conteúdo e posterior índice de rendimento acadêmico. No gráfico 1, observa-se os resultados obtidos levando em consideração, a relação entre aula prática e conhecimentos gerados. Como é observado, 84% dos estudantes participantes da aula informaram que no decorrer do experimento, foi possível gerar conhecimento sobre a temática. Nessa perspectiva, entende-se a importância dessa aplicação no cenário atual da educação brasileira. No gráfico 2, mostra-se o resultado gerado pela aceitação dos alunos diante a prática ministrada. A utilização da escala, permitiu observar possíveis efeitos negativos e positivos. 51,2% dos alunos avaliaram como nota 7 (Gostei extremamente da aula e do modelo de aula), 43,8% atribuíram nota 6 (Gostei moderadamente da aula e do modelo de aula), 3,8% atribuíram nota 5 (Gostei levemente da aula e do modelo de aula) e 1,3% avaliaram com nota 4 (Nem gostei e nem desgostei da aula e do modelo de aula). A média geral gerada para aula foi de 6,45. Considerando-se a escala utilizada, essa nota representa, valores entre 6 (gostei moderadamente da aula e do modelo de aula) e 7 (Gostei extremamente da aula e do modelo de aula). O gráfico 3, apresenta as respostas dos alunos ao serem questionados com relação ao esquema de uma eletrólise, disponibilizado no formulário de avaliação. Como é possível perceber, todos os itens tiveram alguma porcentagem de resposta, mas vale destacar, o alto índice de acerto, atingido por 70% dos alunos. Com isso, atribui-se efeito construtor de conhecimento para a execução da aula prática.










Conclusões

Com a pandemia do COVID-19, utilizar-se de recursos tecnológicos em atividades remotas tornou-se a necessidade para as escolas. Ferramentas que conectem o professor com o aluno via internet, trouxe mecanismos de escape. Na disciplina de química, temos problemas ainda maiores, pela falta de conexão com laboratório, responsável por tornar o ensino mais dinâmico. Diante os pontos mencionados, o trabalho realizado reforçou a simbiose entre o uso de tecnologia e a sua relação com o ensino de química, permitindo a transmissão de uma aula prática.

Agradecimentos

a) UAB/UECE; b) SATE/UECE; c) CAPES; d) Licenciatura em Química em EaD da UECE; e) Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste-CE; f) Polo de Piquet Carneiro-CE.

Referências

CUCHINSKI, Ariela Suzan; CAETANO, Josiane; DRAGUNSKI, Douglas C. Extração do corante da beterraba (Beta vulgaris) para utilização como indicador ácido-base. Eclética química, v. 35, n. 4, p. 17-23, 2010.

DA SILVA, Juliana Divina; SIMPLÍCIO, Ari; DE LIMA BORGES, Elisangela Cardoso. O Estudo dos Indicadores Naturais na Flora do Cerrado. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 1, n. 1, p. 139-146, 2008.

ROCHA, Danielly Santos; REED, Elaine. Pigmentos Naturais em Alimentos e sua Importância para a Saúde. Estudos, Goiânia, v. 41, no 1, p. 76-85, 2014. Disponível em: http://revistas.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/viewFile/3366/1953. Acesso em: 31 out. 2020.

SILVA, G. A.; QUARTIERI, M. T.; MARCHI, M. I.; DEL PINO, J. C. Uso das estratégias de ensino brainstorming e júri simulado no curso de licenciatura em educação física. Revista de Educação do Vale do Arinos-RELVA, v. 7, n. 1, p. 168-187, 2020. Disponível em:
https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/viewFile/4917/3799. Acesso em: 21 nov. 2020.