Autores

Auzier Coelho, R. (UFOPA) ; Lasle Cordeiro da Silva, L. (UFOPA) ; Lopes Amorim, V. (UFOPA) ; Olimpio da Silva, A. (UFOPA)

Resumo

O presente trabalho foi elaborado a partir da disciplina Atividades Integradoras de Extensão II do curso de Engenharia de Minas, UFOPA – Campus Juruti-PA, que tem por finalidade apresentar experimentos de química para a comunidade externa, sendo os discentes protagonistas e realizadores das ações. Partindo do pressuposto que as escolas públicas possuem dificuldades em possuir um laboratório com equipamentos e vidrarias para a execução de alguns experimentos da disciplina de química, elaboramos a construção de uma bureta para titulação ácido-base usando materiais alternativos de baixo custo que substitui os materiais convencionais como a bureta e suporte universal.

Palavras chaves

Bureta; Titulação; Materiais Alternativos

Introdução

As aulas práticas da disciplina de química causam encantamento nos alunos de ensino médio. Sabendo que mesmo com as reformas escolares a maioria das escolas públicas ainda enfrentam muitas dificuldades para montar um laboratório de química, devido ao alto custo das vidrarias e demais equipamentos. Para que exista um melhoramento no ensino de Ciências, seja em qualquer nível, é necessário que existam bons materiais auxiliares de ensino, como os materiais de laboratório (CASTELEINS, 2011). Realizar experimentos de Química envolvendo reagentes, catalisadores e outros materiais baratos e de fácil acesso é um desafio para muitos professores principalmente para aqueles que trabalham em instituições de ensino com recursos financeiros baixos (Hess, 1997 apud Castro e Araújo, 2012). Uma forma de viabilizar os experimentos nas escolas de ensino médio é a construção de equipa- mentos alternativos, de baixo custo e fácil acesso, empregando materiais presentes no cotidiano, sem prejudicar os objetivos e metas da aprendizagem (ASSUMPÇÃO et al., 2010). Um dos experimentos mais utilizados nas aulas práticas é a titulação ácido-base, e com base nisto o presente trabalho tem como objetivo a construção de uma bureta alternativa para experimentos de titulação ácido-base e comparar sua eficácia de titulação com uma bureta padrão.

Material e métodos

Para a construção da bureta e suporte universal utilizamos os seguintes materiais: Cola adesiva instantânea, 1 seringa de 60 mL, 1 barra de ferro rosqueada de 33 cm, 1 esticador de cabo aço, 1 parafuso, 2 porcas, 1 braçadeira tipo D com cunha 3/4, 1 torneira 3 vias para equipo, 1 pedaço de madeira medindo 22x13 cm. Como recipiente de titulação utilizou 3 frascos vazios de medicamento de 50 mL. As soluções de ácido e base foram preparadas utilizando soda cáustica comercial (hidróxido de sódio), vinagre (ácido acético) e indicador fenolftaleína. Com a madeira construiu-se a base do suporte para titulação, onde foi feito um furo para fixar a barra de ferro rosqueada, em seguida rosqueou uma porca e acoplou o esticador de cabo de aço, que terá a função de garra, fixando novamente com outra porca. Na outra extremidade do esticador parafusou a abraçadeira que servirá de receptor da seringa de 60 mL. Com a seringa de 60 mL preparou-se a bureta colando a torneia de 3 vias na ponta da seringa com cola adesiva instantânea. Em seguida a "bureta" alternativa foi acoplada na braçadeira finalizando assim, o processo de construção (Figura 01). Para o teste da bureta alternativa, preparou-se uma solução de hidróxido de sódio de concentração aproximadamente 0,1 M e titulou-se 10 mL de uma solução de vinagre previamente preparada pela diluição de 5 mL de vinagre em balão volumétrico de 100 mL. Para efeito de comparação as mesmas soluções foram utilizadas em uma bureta de capacidade de 50 mL, divisão 0,1 mL e limite de erro de 0,05 mL. As titulações foram realizadas em triplicatas.

Resultado e discussão

Os valores obtidos na titulação ácido-base com a bureta alternativa e bureta de laboratório (padrão) estão apresentados na tabela 01. Através dos resultados podemos constatar que a titulação com a bureta alternativa se demonstrou satisfatória em comparação com a titulação da bureta padrão, pois seu erro absoluto e relativo foram de 0,2 e 2,35% respectivamente. Vale ressaltar que a divisão da bureta alternativa (seringa 60 mL) é de 1 mL, enquanto que na bureta padrão é de 0,1 mL, justificando assim, a diferença encontrada de 0,2 mL na média das titulações.

Suporte e Bureta

Suporte e Bureta alternativa para titulação ácido-base

Tabela 01

Resultados obtidos na titulação do vinagre com NaOH.

Conclusões

Através da construção e os testes realizados, foi possível constatar a eficiência da bureta alternativa, possibilitando a sua aplicação em aulas experimentais de titulação ácido-base nas escolas públicas, pois os materiais utilizados na sua elaboração são de baixo custo e fácil aquisição, facilitando assim, o aproveitamento do ensino aprendizagem pois o experimento é a ferramenta mais adequada à construção do conhecimento.

Agradecimentos

Ao Laboratório de ensino da Ufopa - CJUR. Á PROPPIT

Referências

ASSUMPÇÃO, M. H. M. T.; FREITAS, K. H. G.; SOUZA, F. S.; FATIBELLO-FILHO, O. Construção e adaptação de materiais alternativos em titulação ácido-base. Eclética Química, v. 35, n. 4, p. 133-138, 2010.
CASTELEINS, V. L. Dificuldades e benefícios que o docente encontra ao realizar aulas práticas de química. In: X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, Curitiba-PR, 2011.
CASTRO, C. L.; ARAÚJO, S. C. M. Uma proposta de experimentos com materiais alternativos a partir da análise do livro didático. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X EDUQUI). Salvador, BA, Brasil – 17 a 20 de julho de 2012.