Autores

Silva, A.M. (UECE) ; Evangelista, A.G.T. (UECE)

Resumo

Com o objetivo de verificar a percepção dos alunos do ensino médio em relação ao ensino de Química, realizou-se pesquisa na Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, localizada em Piquet Carneiro-CE. Devido à pandemia de Covid-19, utilizou-se ferramentas acadêmicas online, usando formulários no “Google Forms”, que possibilitou aplicação de questionários online, gerando os resultados que deram o embasamento para as discussões da problemática estudada. Através do questionário aplicado aos professores procurou-se observar como são as metodologias utilizadas atualmente e desta forma analisar as dificuldades de aprendizagem dos alunos no ensino de Química. Observou-se que o uso de metodologias ativas permite fazer-se uma associação entre a teoria, a prática e a relevância do conteúdo.

Palavras chaves

Ensino de Química; Ensino Médio; Melhoria do Ensino

Introdução

O estudo da Química se torna um desafio para a compreensão e aprendizagem do aluno por diversos fatores, ausência de contextualização do conteúdo aplicado na aula, estrutura inadequada da escola, ausência de laboratórios para realização de aulas práticas, formação ineficaz e metodologia ultrapassada dos professores, os quais, muitas vezes não possuem formação específica na área e acabam atuando em disciplinas diferentes da sua formação para complementar a carga horária, ou até mesmo pela falta de profissionais especializados na disciplina. O conjunto desses fatores acaba refletindo na aprendizagem discente, promovendo desinteresse e desmotivação com a disciplina e no baixo desempenho do estudante, além de ter consequência na carência de profissionais da área, principalmente no campo da educação e na formação de professores. De um modo cultural existe a divulgação de saberes, sob a ótica química, científica ou também sob as crenças populares, como por exemplos em determinados casos, encontra-se pontos em comum entre esses dois tipos de conhecimento, como no uso medicinal de plantas de ações terapêuticas divulgadas e comprovadas por embasamentos químicos (COSTA, 2019). Aulas monótonas sem atratividade que se resumem em excesso de assuntos a serem memorizados e estudados superficialmente favorecem a falta de interesse pela disciplina, ocasionado pela dificuldade de assimilação e desconhecimento claro e realista do campo da Química, exigindo dinamicidade e a contextualização do dia a dia para abordagem dos conteúdos (CARDOSO e COLINVAUX, 2000). Desse modo, além do conteúdo teórico, questionamentos éticos, políticos, ambientais, econômicos e sociais precisam ser parte do planejamento escolar e estar introduzidos em suas atividades (FREITAS et al, 2017).

Material e métodos

Para realização da pesquisa de campo, devido à pandemia de Covid-19, utilizou-se ferramentas acadêmicas online, como a criação de formulários no “Google Forms”, ambiente virtual que possibilitou aplicar os questionários online, gerando os resultados que foram analisados para a produção dos gráficos que deram o embasamento para as discussões da problemática estudada. A pesquisa foi desenvolvida na Escola de Ensino Médio Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, localizada no município de Piquet Carneiro – CE. Os participantes deste estudo são 87 alunos da turma da 3ª série A e B, sendo a turma A do turno manhã e a B estuda no turno tarde da Escola de Ensino Médio Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco e com 5 (cinco) professores da disciplina de Química da mesma escola, que contribuíram para a análise da problemática estudada. Para a produção dos dados analisados neste estudo foi aplicado um questionário formado por oito questões que estão associadas à temática sobre como as metodologias influenciam no aprendizado dos alunos e outro questionário contendo questões subjetivas para os professores sobre quais os desafios existentes na implantação de novas práticas pedagógicas para melhorar o processo de ensino aprendizagem, onde com as respostas possibilitaram refletir e atender os objetivos desta pesquisa.

Resultado e discussão

De acordo com os dados levantados com os alunos participantes da pesquisa, a questão 1 está representada no gráfico 1. Os resultados da pesquisa, mostram que 48% gostam mais ou menos de estudar química, 26% relataram que gostam, 20% mencionaram que não gostam e 6% prefiram não opinar sobre o questionamento, comprovando que muitos alunos acham a disciplina de Química muito difícil, acreditando que seus conteúdos são complicados, antes mesmo de estudar o referido tema e que sua linguagem é muito complexa. Como mostrado no gráfico 2, 52% dos participantes deste estudo falaram que não conseguem aplicar o que aprende no seu cotidiano, mas 37% relataram que sim e 11% preferiram não opinar sobre a questão. Aqui se depara com a questão de que em muitos casos os professores não trabalham o conteúdo contextualizando com a realidade do alunos, fazendo com que a maioria dos alunos não consiga enxergar a aplicabilidade da química no seu cotidiano e os que conseguem estabelecer a relação dos conteúdos na sua vida diária deram com exemplos: as misturas que faz no seu dia a dia, o processo de digestão, a fabricação de medicamentos, fazer hidratação e coloração nos cabelos, etc. O gráfico 3 mostra que para 69% dos alunos, há uma ausência de novas metodologias de ensino do professor, que para 20% dos educandos não faz falta e para 11% mencionaram que mais ou menos, comprovando dessa forma que os alunos gostam de aprender de forma lúdica os conteúdos abordados, pois a ludicidade tem esse papel de ensinar com prazer, para que o aluno tire qualquer bloqueio sobre a disciplina de química.










Conclusões

Através dos resultados obtidos dos questionários aplicados aos alunos e professores, apresenta-se uma sugestão para a melhoria do estudo da química aos alunos do ensino médio da referida escola: aplicação de metodologias ativas; aplicação com mais frequência de jogos lúdicos e contextualização dos assuntos teóricos de química; associação entre a teoria, a prática e a relevância dos conteúdos de química; visualização da importância da química para o meio em que os alunos vivem; intensificação das aulas experimentais; conscientização dos alunos sobre a importância do meio ambiente.

Agradecimentos

a) UAB/UECE; b) SATE/UECE; c) CAPES; d) Licenciatura em Química em EaD da UECE; e) Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco em Piquet Carneiro-CE; f) Polo de Piquet Carneiro-CE.

Referências

CARDOSO, S. P e COLINVAUX, D. Explorando a Motivação para Estudar Química. Química Nova, 23(3), p. 401-404, 2000. Disponível em:
http://quimicanova.sbq.org.br/det alhe_artigo.asp?id=1466. Acesso em: 20 ago. 2020.

COSTA, Jordanna Marra da Fonseca. Uso do jogo de dominó orgânico como método complementar para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de química. Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano, Campus Iporá, 2019. 42 p. Disponível em:
https://repositorioifgoiano.edu.br/bitst ream/prefix/821/4/tcc_%
20Jordanna%20Marra.pdf. Acesso em: 15 ago. 2020.

FREITAS, Fernanda de Jesus dos Santos, et al. Aplicações do Ensino de Química na Sociedade: pensando a segurança no trânsito através das reações de oxirredução. Revista EDUC-Faculdade de Duque de Caxias. Vol. 04 - Nº 1/Jan-Jun 2017. Disponível em:
http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20180320165354.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.