Autores

Silva, A.M. (UECE) ; Cavalcante, K.S. (UECE)

Resumo

Este estudo possui como objetivo investigar a química no cotidiano do educando, diagnosticando o processo de ensino-aprendizagem. Para desenvolver este trabalho utilizou-se de uma revisão de literatura com autores e estudiosos desta temática e de uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário para os alunos e outro para os professores das turmas de 1ª série do ensino médio da EEM Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, em Piquet Carneiro-CE. Para os professores pode-se verificar que grande parte dos educandos chegam ao Ensino Médio com o nível de aprendizado razoável, que é consequência de diversas causas, e isso acaba provocando as dificuldades no aprendizado dos conteúdos de química. As sugestões de melhoria do ensino são metodologias dinâmicas e aulas experimentais.

Palavras chaves

Ensino-Aprendizagem; Ensino de Química; Ensino Médio

Introdução

Atualmente o Ensino de Química permanece em discussão devido as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem, que continua seguindo uma metodologia tradicional, sem fazer a contextualização e a interdisciplinaridade, provocando, desse modo, a falta de interesse por esta disciplina e dificuldades de relacioná-la ao seu cotidiano (ROCHA; VASCONCELOS, 2016). O processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Química oferecido pela Educação Básica, especificadamente no ensino médio, permanece trazendo grandes dificuldade para os educandos no que se refere a assimilação dos conteúdos discutidos, passando a ser somente teorias com suas fórmulas e cálculos, tornando-se incompreensível e menos atrativa, independentemente de ter um amplo conteúdo e que está intensamente presente a sua volta (LOPES, 2019). Os questionamentos que rodeiam o processo de formação dos educadores e sua prática pedagógica possuem muita complexidade, visto que, aos docentes é mostrado o grande desafio de auxiliar na formação dos educandos em futuros cidadãos críticos e preocupando-se, também, com os saberes que serão ministrados para eles dentro da sala de aula (SANTANA; SILVA, 2014). Mediante tudo que se vive muitos desafios e modificações na reconstrução dos processos educacionais que retratam oportunidades afetivas de aprendizagem, lendo este trabalho é um convite para conhecer as dificuldades que os educandos enfrentam no seu cotidiano para conseguir ter um bom aproveitamento do ensino-aprendizagem da disciplina de Química no Ensino Médio.

Material e métodos

Com as escolas fechadas por causa da Pandemia do Covid-19, as aulas estão funcionando remotamente via internet, por este motivo a pesquisa de campo também foi realizada de forma online com o uso da ferramenta de criação de formulários “Google Forms”, ferramenta virtual que propiciou aplicar os questionários via internet, criando os resultados que foram analisados para a produção dos gráficos que deram a base para as discussões da problemática estudada. A pesquisa foi desenvolvida na Escola de Ensino Médio Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, localizada no município de Piquet Carneiro-CE. Foram 92 alunos das turmas B e C da 1ª série B e C, e 5 professores da disciplina de Química que contribuíram para a análise da problemática estudada. Para a produção dos dados analisados neste estudo foi aplicado um questionário para os alunos, e outro questionário para os professores, contendo questões subjetivas sobre o tema “a química no cotidiano do educando: diagnosticando o ensino-aprendizagem”, onde com as respostas possibilitaram refletir e atender os objetivos desta pesquisa.

Resultado e discussão

Quando questionados sobre a dificuldade de aprendizagem na disciplina de química, os dados obtidos no gráfico 1 mostram que 49% dos educandos mencionaram que possuem um pouco de dificuldade de aprendizagem da disciplina de química, 24% falaram que sim, 11% relataram que não e para 16% disseram que têm muita dificuldade nos conteúdos de química. Observa-se que a maioria dos educandos possui algum tipo de dificuldade, podendo ter origem na educação fundamental, acompanhadas das situações econômica, social e familiar. Os dados que deram origem ao gráfico 2 sobre como os educandos visualizam a metodologia do professor nas aulas de química, onde para 31% dos alunos falaram que é ótima, para 25% é boa, para 15% é mais ou menos e para 29% é ruim. Observando o gráfico, a maioria dos alunos gosta da metodologia usada pelo professor em suas aulas, que o mesmo utiliza diversas formas de ensinar os conteúdos químicos, procurando sanar as dúvidas que surgem durante a aula. Quando questionados a respeito dos conteúdos da disciplina de química que tem alguma ou grande dificuldade, os participantes informaram os seguintes dados que são apresentados no gráfico 3, mostram que para 19% dos alunos são os conteúdo que envolvem algum cálculos, para 17% são os conteúdos que possuem formulas, para 15% dos discentes é o conteúdo sobre balanceamento, já 14% acham a linguagem científica da química é muito difícil, para 11% dos educandos é o conteúdo as propriedades da matéria que é complicado, já para 8% é a tabela periódica, 7% acham que são as transformações químicas, 5% mencionaram que é a separação de substâncias e para 4% é o código e nomenclatura química.










Conclusões

É preciso que ocorram muitas mudanças começando pelos professores, sistemas de ensino, escolas, enfim todos os envolvidos no processo de ensino, buscando sempre melhorar as metodologias de ensino e oferecendo condições físicas, materiais para que estratégias sejam colocadas em prática para possibilitar uma educação de qualidade e igualitária para todos os indivíduos brasileiros. Conclui-se com esta pesquisa que todos os envolvidos neste estudo concordam na importância dos professores trabalharem a contextualização dos conteúdos de química para facilitar a compreensão dos temas mais complexos.

Agradecimentos

a) UAB/UECE; b) SATE/UECE; c) CAPES; d) Licenciatura em Química em EaD da UECE; e) Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco em Piquet Carneiro-CE; f) Polo de Piquet Carneiro-CE.

Referências

LOPES, Maycon Douglas Belém. A utilização de jogos e atividades lúdicas como auxílio no ensino de Química. Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí-GO, março, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/498/3/tcc_Maycon%20Douglas%20Belem%20Lopes.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.

ROCHA, Joselayne Silva; VASCONCELOS, Tatiana Cristina. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ) Florianópolis, SC, Brasil – 25 a 28 de julho de 2016. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0145-2.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.

SANTANA, E.; SILVA, E. (Org.). Tópicos em Ensino de Química. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014.