Autores

Cruz Leal, E.L. (INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; Correa Lacerda, T. (INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; Farias Monteiro, M. (INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)

Resumo

Os últimos anos foram marcados por mudanças estruturais e curriculares no Ensino Médio Brasileiro. A formação do aluno foi reformulada pelas propostas que vinham sendo discutidas e foram implantadas com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) de 2017. De olho nessas mudanças, este trabalho analisa a forma como a Radiação apareceu nos livros de Química e de Física aprovados na PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) para o ano de 2018 e faz uma comparação com a abordagem atual dos livros de Ciências da Natureza aprovados no PNLD para o ano de 2021. Os conteúdos devem ser construídos de tal forma que afetam diretamente a sociedade com propostas que sirvam de ignição para raciocínio crítico, proporcionando caráter investigativo e tornando os alunos cidadãos mais conscientes.

Palavras chaves

Radiação; Ensino Médio; PNLD

Introdução

A educação básica passa por mudanças, e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) serve como guia para as escolas públicas e particulares de todo Brasil, tendo como principal objetivo ser balizadora da qualidade educacional do País (BNCC, 2021). Dentro da mudança, os principais pontos observados são: ampliação da carga horária (3000h, sendo 1800h da BNCC e 1200h do itinerário formativo que o aluno escolheu), possibilidade de formação técnica e profissionalizante dentro da carga horária do ensino médio regular e a incorporação do profissional com notório saber ao corpo docente das escolas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio apresenta uma proposta de integração na qual as disciplinas de Física, Biologia e Química fazem parte de uma única área, a de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A proposta parte do pressuposto de que os conhecimentos não são separados ou independentes uns dos outros, e que eles podem ser trabalhados de maneira interdisciplinar e integradora. (MEC, 2021) Os itinerários formativos podem se aprofundar nos conhecimentos de uma das áreas (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e da formação técnica e profissional (FTP), ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas e da FTP. As redes de ensino terão autonomia para definir quais os itinerários formativos irão ofertar, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar. Com a reforma, os estudantes passam a poder escolher o itinerário formativo de sua preferência. As únicas matérias obrigatórias para os 3 anos são Português, Matemática e o Inglês, que é obrigatório desde o 6º ano do ensino fundamental até o final do Ensino Médio (MEC, 2018). Essa análise foi feita nos livros do PNLD aprovados em 2018 e 2021 e faz um comparativo sobre a abordagem do conteúdo de Radiação nesses dois momentos. A natureza está repleta de elementos radioativos, os quais configuram uma diversidade de fontes de radiação, às quais estamos submetidos constantemente. Dado que a quantidade de dose recebida por determinado período de tempo ser o diferencial entre malefícios e benefícios ao ser vivo, a forma como o tópico de Radiação é abordado pelos livros didáticos é de grande importância, tendo em vista que este é a principal ferramenta de trabalho do professor em sala de aula. De acordo com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), o livros didático é: “um dos materiais de mais forte influência na prática de ensino brasileira. É preciso que os professores estejam atentos à qualidade, à coerência e a eventuais restrições que apresentem em relação aos objetivos educacionais propostos.” (BRASIL, 1998. p.96) O homem, através dos processos de extração de matérias primas naturais consegue utilizar os radionuclídeos encontrados no solo para os mais diversos fins, tendo destaque a utilização na Medicina, produção de energia, e até mesmo na produção das armas nucleares. O conteúdo precisa ser bem trabalhado no Ensino Médio, de forma que ofereça o olhar crítico para o aluno perceber a diferença entre níveis de dose recebida, bem como dos benefícios e efeitos nocivos da radiação, os quais são relacionados, na maioria dos casos, à quantidade de dose recebida pelo corpo.

Material e métodos

O ensino da Radiação é pouco abordado no Ensino Médio (SILVA; CAMPOS; ALMEIDA, 2012) e quando ocorre, carece de maior contextualização e aprofundamento. De acordo com Medeiros e Lobato (2010), é possível que, ao trabalhar situações do dia a dia em sala de aula, buscando o conhecimento científico para explicá-las, o aluno seja mais capaz de relacionar o conhecimento químico com sua vida. De acordo com os PCN+ para o Ensino Médio, o ensino da Energia Nuclear e Radioatividade deve ser capaz de proporcionar a compreensão das transformações nucleares que dão origem à radioatividade para reconhecer sua presença na natureza e em sistemas tecnológicos, conhecer a natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso no mundo atual e avaliar o efeitos biológicos e ambientais, assim como medidas de proteção, da radioatividade e radiações ionizantes. (BRASIL, 2002). O que continua válido na BNCC. A contextualização e problematização citadas foram analisadas por pesquisa documental com os livros de Química e Física do PNLD disponibilizados para os anos de 2018 e para o ano de 2021, os últimos já estavam em vigor as normas da BNCC com Química e Física incluídas na área de Ciências da Natureza. A pesquisa documental é caracterizada pela coleta de dados restrita a documentos, escritos ou não, constituindo o que se denomina de fontes primárias (MARCONI; LAKATOS, 2003). Então, partindo das informações coletadas nos livros, foram feitas as análises e comparações com o objetivo de compreender como foi a abordagem da Radiação. Os livros escolhidos para essa análise foram: Em 2018, Física - Carron, Guimarães, Piqueira (2016), Compreendendo a Física - Gaspar (2016). Física: Contexto & Aplicações – Luz – Álvares, Guimarães (2016). Física para o Ensino Médio – Fuke, Yamamoto (2016). Física – Doca, Biscuola, Villas Bôas (2016). Química – Fonseca (2016). Química - Mortimer, Machado (2016). Ser protagonista - Lisboa et al.,( 2016). Vivá – Química. Novais, Antunes (2016). Química - Ciscato et al. (2016); Para primeira fase do PNLD 2021 Ação- na escola e na comunidade. Volume único. Tronolone, ValquiriaBaddini, (2020). Integralis: ciências da natureza e suas tecnologias: projetos integradores: ensino médio, volume único. Machado, Vitor (2020). Moderna em projetos: ciências da natureza e suas tecnologias. CARNEVALLE, Maíra Rosa. (2020). Jovem protagonista: projetos integradores: ciências da natureza e suas tecnologias: ensino médio - Ana Maria de Souza, Pedro Henrique Arruda Aragão, Erika Riqueza (2020). Integração e protagonismo: ciências da natureza e suas tecnologias / coordenação Mônica Waldhelm. 2020. Projetos integradores: Integrando saberes: Ciências da Natureza [manual do professor] / Marly Machado Campos, Paula Ariane da Silva Moraes e Aline Regina Ruiz Lima. 2020.Práticas na escola: ciências da natureza e suas tecnologias: manual do professor / Lilian Bacich, Leandro Holanda. 2020.

Resultado e discussão

Livros Física- 2018 FÍSICA - CARRON, GUIMARÃES, PIQUEIRA (2016) O volume 3 fala mais detalhadamente sobre radiação eletromagnéticas, história da radioatividade, e dá exemplo da utilização da radiação gama em conservação de patrimônio histórico. Explica sobre o que se trata uma reação nuclear e tipos de emissões. Utiliza um gráfico de decaimento radioativo para exemplificar os conceitos de meia-vida. Fala brevemente sobre a radiação vinda do espaço, e reserva, também, uma parte para falar sobre a mineração do urânio e explica mais detalhadamente sobre a radiação encontrada na água que consumimos. COMPREENDENDO A FÍSICA - GASPAR (2016) O volume 3 faz apenas um paralelo com a descoberta dos raios-X e a Radioatividade, partindo para explicações sobre o átomo de Rutherford e outros modelos atômicos. O livro não abrange explicações mais detalhadas sobre Radiação e Radioatividade. FÍSICA: CONTEXTO & APLICAÇÕES - LUZ, ÁLVARES E GUIMARÃES (2016) No volume 2 aborda o fenômeno da radiação na percepção do calor. O assunto volta a ser mostrado de forma mais aprofundada no volume 3, em que também se encontra uma explicação sobre raios gama, mostrando sua aplicação na medicina e indústria alimentícia. Também levanta a discussão sobre as bombas de Hiroshima e Nagasaki, porém sem entrar em detalhes. FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO - FUKE, YAMAMOTO (2016) No volume 3, no capítulo de teoria quântica, são abordados os conceitos de radiação do corpo negro e efeito fotoelétrico. Também fala sobre o experimento de Rutherford. No capítulo de Física Nuclear, aborda-se, a nível de discussão social, as vantagens e desvantagens da utilização da radiação e a descoberta da radioatividade. Define emissões, decaimento, fissão e fusão nuclear. Na parte de datação por isótopos fala brevemente sobre a utilização em processos geológicos e paleontológicos. Reserva um espaço para falar sobre o programa nuclear brasileiro, radiações ionizante, irradiações nos alimentos. Efeitos de irradiação aguda em adultos. FÍSICA – DOCA, BISCUOLA, VILLAS BÔAS (2016). Fala sobre Radiação ao longo de todo o livro em seus exemplos de forma diluída. No capítulo 12 do volume 3, que trata sobre Física Quântica, começam as explicações sobre modelos atômicos, passando por Bohr e Rutherford. Explica as transições eletrônicas, sem, no entanto, adentrar em radioatividade. Livros de Química- PNLD 2018 Química – Fonseca (2016) No volume 1 apresenta um resumo do que é radiação. Apresenta o experimento da ampola de Crookes e define as emissões radioativas. Fala sobre Raios-X e a divisão do átomo, além das faixas de emissão de radiação. No terceiro volume há um erro, em que é afirmado que radiação natural só ocorre a elementos com número atômico acima de 83. Fala sobre o Contador Geiger e aborda as séries de decaimento de três elementos: 235U, 238U e 232Th. Cita brevemente as bombas nucleares e os acidentes de Fukushima e de Goiânia. QUÍMICA - Mortimer, Machado (2016) O volume 1 fala sobre a descoberta dos raios–X e da radioatividade, experimento de Rutherford, utilização da radiação na medicina e radiação eletromagnética. O volume 3 só fala sobre luz solar e espectro eletromagnético. SER PROTAGONISTA - Lisboa et al.,( 2016) O volume 1 fala algumas vezes do tema em modelos atômicos e fala sobre a descoberta da Radioatividade. No volume 2, apresenta Marie Curie e como a sociedade da época reagiu à descoberta. Cita, também: a história de Becquerel; testes com bombas nucleares e Hiroshima e Nagasaki. Fala sobre a radiação natural e a série de decaimentos do 238U e do 235U, elementos naturais e sobre as emissões. Apresenta brevemente os conceitos de radiação ionizante e não ionizante. Aborda aplicações da Radiação além das medicinais: datação por C-14 e K. Mostra o conceito de radiotraçador, o funcionamento de uma usina nuclear e o que são os lixos nucleares. Aborda, também, alguns acidentes. VIVÁ – Química. Novais, Antunes (2016) O volume 1 introduz o conceito de Radioatividade, explica o experimento de Rutherford, dando a definição das emissões. Fala da radiação natural, mas não explica o que é um emissor natural de radiação. Tenta desmistificar a ideia de que a radiação é somente nociva, citando radioterapia e outros procedimentos médicos. Fala sobre as explosões de Hiroshima e Nagasaki, e cita o acidente em Chernobyl, mas não fala sobre rotas de fuga à radiação. Fala sobre os efeitos danosos da radioatividade, dando noções de unidades de medida e efeitos biológicos de acordo com a dose de radiação. Explica o funcionamento de reatores nucleares e fala sobre as usinas no Brasil. QUÍMICA - Ciscato et al. (2016) O volume 3 relaciona o uso da energia elétrica e a nuclear, abordando o funcionamento de uma usina nuclear. Fala sobre a química medicinal ao tratar do efeito das radiações no corpo humano, citou as fontes de radiação natural e suas definições. Deu destaque ao Radônio. Abordou a história da descoberta de cada partícula. O livro reserva uma parte para falar sobre os acidentes de Fukushima, Chernobyl e o rejeito nuclear, mas pouco fala sobre as bombas nucleares. O acidente de Goiânia também tem um espaço reservado. Livros Ciências da Natureza e suas Tecnologias- PNLD 2021 +Ação- na escola e na comunidade. Volume único. Tronolone, Valquiria Baddini, (2020). Cita a radiação de um forno de micro-ondas quando fala sobre contaminação química e biológica, falando que pode danificar o plástico que libera toxinas, não entra em mais explicações. Integralis: ciências da natureza e suas tecnologias: projetos integradores: ensino médio, volume único. Machado, Vitor (2020). Fala de Marie Curie contando um pouco da história da descoberta da radiação. Cita rapidamente que pode haver acidentes nucleares quando fala sobre impactos ambientais causados por fontes de energia, e aborda em outros trechos a energia e a fissão nucleares, contando um pouco da história de Lise Meitner. Chegando a falar sobre as bombas atômicas. Moderna em projetos: ciências da natureza e suas tecnologias. CARNEVALLE, Maíra Rosa. (2020). Fala somente da radiação relacionada ao sol. Aborda brevemente o acidente de Goiânia, resíduo radioativo e descarte. Jovem protagonista: projetos integradores: ciências da natureza e suas tecnologias: ensino médio / Ana Maria de Souza, Pedro Henrique Arruda Aragão, Erika Riqueza. 2020. Explica as força nucleares Forte e Fraca, e sugere um filme que fala sobre a utilização de mísseis nucleares. Apenas cita a bomba de Hiroshima. Integração e protagonismo: ciências da natureza e suas tecnologias / coordenação Mônica Waldhelm. 2020. Cita energia nuclear, mostrando um panorama mundial do uso de diferentes fontes de energia. A radiação aparece como radiação térmica do sol e estrelas. Projetos integradores: Integrando saberes: Ciências da Natureza/Marly Machado Campos, Paula Ariane da Silva Moraes e Aline Regina Ruiz Lima. 2020. Cita radiação de alta intensidade, como raios-X e gama quando fala sobre um experimento realizado em alta atmosfera, mas sem entrar em explicação sobre a radiação. Práticas na escola: ciências da natureza e suas tecnologias: manual do professor / Lilian Bacich, Leandro Holanda. 2020. O autor traz o projeto: “Radiação: benefícios e riscos de suas aplicações” O projeto é dividido em 5 etapas e propõe o planejamento e a construção de um dispositivo que faz uso da radiação e dá a informação com o objetivo de ajudar na solução de um problema. Para tanto, ao longo do desenvolvimento do projeto, alguns conceitos da radiação são trabalhados de forma ampla e aprofundada. Dá a definição de radiação e radiação solar. Contextualiza a presença da radiação em todos os lugares com um vídeo sobre pessoas que caçam objetos radioativos. Trata sobre Marie Curie, a utilização do raio-x na primeira guerra mundial, o acidente de Fukushima e o de Goiânia, sobre o qual traz explicações detalhadas. Também fala sobre o uso de bombas nucleares. Separa os conceitos de radiação ionizante e não ionizante.

Conclusões

Nota-se que a Radiação sempre foi um tópico pouco trabalhado no Ensino Médio, e quando abordado, nem sempre é de forma adequada, crítica, com a profundidade de que o tema necessita. Além disso, não são trabalhadas as características que advém do fenômeno como parte da natureza, presente desde o Big-Bang, e que está presente no nosso cotidiano, como nas areias monazíticas e nas britas de construção. Destacando-se que o ponto principal, que é tratar da dose e esta ser um diferencial dos efeitos que a Radiação pode causar no organismo, é completamente esquecido na maioria dos exemplares, além de não abordarem aspectos relacionados à medidas de proteção. Ainda que, com dificuldade, percebe-se que nos livros aprovados em 2018, a Radiação aparece em alguns momentos nos livros de Física e é mais profundamente trabalhada nos livros de Química, mesmo com todas as dificuldades apontadas no parágrafo anterior. Porém, no ano de 2021, houve um apagamento do tópico. De todos os livros aprovados neste ano, o que se destacou com um conteúdo aprofundado foi o “Práticas na escola : ciências da natureza e suas tecnologias : manual do professor / Lilian Bacich, Leandro Holanda”, que reservou um capítulo para a Radiação em que trabalha bem o tema, de forma detalhada, e ao final propõe o planejamento e a construção de um dispositivo que faz uso da radiação. No entanto, para a realidade das escolas públicas, se torna um projeto difícil de ser desenvolvido, dada a dificuldade logística e orçamentária. Partindo dos pontos abordados, nos questionamos sobre como esses alunos sairão formados neste novo formato e se estarão conscientes dos aspectos naturais da Radiação e das implicações de sua utilização no dia a dia, como na medicina, na geração de energia, na indústria alimentícia, relacionando com seus benefícios e malefícios, fatores necessários para a formação do indivíduo crítico e consciente.

Agradecimentos

Referências

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