Autores

Barros, C.E.T. (UFPA) ; Barros, Y.S. (UFPA) ; Martins, A.S. (SEDUC/PA) ; Duarte, A.R.C.L.M. (UFPA) ; Dantas, K.G.F. (UFPA)

Resumo

Este trabalho propõe o desenvolvimento de um lúdico intitulado como “Caminho da Radioatividade” tendo como objetivo uma sequência didática para o ensino de Radioatividade durante o período de ensino remoto que seja favorável à melhoria do ensino-aprendizagem do conteúdo de química. Foram aplicados questionários, assim como a utilização e produção de materiais visuais e auditivos sobre as áreas interdisciplinares como Física, Biologia, História e Geografia. A aplicação da sequência didática proposta evidenciou a aprendizagem dos alunos sobre os conceitos básicos da radioatividade e atribuiu mais conhecimentos aos que já possuíam.

Palavras chaves

Jogo lúdico; Ensino remoto; Radioatividade

Introdução

O interesse do aluno em buscar conhecer cada vez mais, surge a partir de uma abordagem fora dos padrões do ensino tradicional. Um tipo de abordagem para despertar a motivação do aluno é a contextualização da relação entre o cotidiano e os conteúdos ministrados em sala de aula (RICARDO, 2003). A escolha do tema “Radioatividade” surgiu pelo interesse na busca pela eficiência da aprendizagem do ensino de química, uma vez que a abordagem dos conteúdos dos livros não tem muitas explicações e como consequência torna-se um material elementar (SILVA, et al., 2007). A partir desta contextualização o aluno poderá acrescentar aos fenômenos presentes no seu cotidiano, os mais variados tipos de tecnologias e a utilização de plataformas via internet, como por exemplo o “phet.colorado”, fazendo valer a eficácia do ensino aprendizagem. Com isso, o ensino de radioatividade, ao ser abordado de forma contextualizada, torna visível os avanços tecnológicos causados pelo uso da radiação e a interação com o meio e a matéria. Outra forma de conectar o conteúdo com a vivência do aluno, é a utilização de um lúdico, que pode servir como um fator estimulante do raciocínio, pensamento e cognição permitindo que ocorra a facilitação do conteúdo mediado (LIMA, 2012). Pode-se dizer ainda, que o lúdico é, de maneira participativa, uma forma de ensinar e aprender sobre os conteúdos de química (ARAUJO, SOUSA e LIMA, 2012). Desse modo foi desenvolvido um jogo de tabuleiro, utilizando-se o Power point e este foi aplicado com uma turma do 2º (segundo) ano do ensino médio da E.E. E. F. M. Manoel Leite Carneiro, localizada na cidade de Belém-PA, onde foi abordado o conteúdo “Radioatividade e sua interdisciplinaridade” para proporcionar a construção do conhecimento através do trabalho coletivo. Este tipo de proposta pedagógica estimula os estudantes a diferentes tipos de aprendizagem e ao desenvolvimento dos valores, quando levados à sala de aula (CUNHA, 2012).

Material e métodos

Através da proposta pedagógica de interação por meio do lúdico, a execução desta atividade se deu em três etapas. Na primeira aula, foi realizada a aplicação do primeiro questionário (Q1), a fim de que as respostas servissem de base, para início do projeto e maior compreensão da margem do conhecimento dos alunos acerca do conteúdo de radioatividade. Em seguida, foi apresentada a aula expositiva, utilizando-se slides e por meio da plataforma google meet. Na segunda aula, foi apresentado um resumo sobre o conteúdo abordado na primeira etapa. Logo, deu-se continuidade ao conteúdo de radioatividade, seguido de uma apresentação de um documentário sobre os efeitos das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki. Na terceira aula, houve a aplicação do lúdico com os alunos, onde cada turma foi dividida em dois grupos, A e B. O Caminho da radioatividade é um jogo de tabuleiro que consiste em conseguir alcançar a linha de chegada na frente dos adversários e durante a jornada pode- se ganhar ou perder rays (pontuação do jogo) a partir de perguntas relacionadas à radioatividade, conteúdo abordado em aulas anteriores. O jogo se deu a partir da divisão de dois grupos entre os alunos da turma, o grupo A e o grupo B, que disputaram para alcançar a linha de chegada.

Resultado e discussão

Foi observado, no decorrer do jogo, que os alunos tiveram algumas dúvidas sobre o conteúdo, as quais permitiram a troca de conhecimentos entre eles e as bolsistas. Vale lembrar que a aplicação do lúdico se deu após as apresentações da parte conceitual. Isso proporcionou discussões durante a aplicação do jogo e um melhor entendimento sobre o que foi ministrado. Tendo como base a descoberta da radioatividade, os tipos de radiação, causas e consequências, foi realizada a análise das respostas dos questionários Q1 e Q2, com a finalidade de comparar se o método utilizado poderia ser considerado viável. Q1- Questionário de sondagem Participantes 1- O que você acha sobre o uso de jogos didáticos nas aulas de química? 12 2- Para você a emissão de radiação é algo positivo ou negativo? Justifique sua resposta. 12 3- A radiação é benéfica para a saúde? 12 4- Cite alguma aplicação cotidiana da radiação. 12 5- Cite aplicações da radiação no contexto histórico e geográfico mundial. 12 Q2- questionário após a aula e o lúdico Participantes 1- Para você como foi a experiência com a didática utilizada? 12 2- Para você a emissão de radiação é algo positivo ou negativo? Justifique sua resposta. 12 3- A radiação é benéfica para a saúde? 12 4- Cite 3 aplicações da radiação na medicina. 12 5- Cite aplicações da radiação no contexto histórico e geográfico mundial. 12 As respostas ao questionário Q1 e Q2 são apresentadas na Figura 1.

Respostas dos questionários Q1 e Q2



Conclusões

Ficou evidente que após a aplicação da atividade lúdica e as aulas ministradas, os alunos que já tinham uma base acerca do tema, puderam direcionar o conhecimento que já possuíam. Por outro lado, aqueles alunos que não apresentaram conhecimento algum, após a aplicação da atividade lúdica subsidiada pelas aulas, apresentaram conhecimentos satisfatórios sobre o tema, pois de acordo com as respostas do segundo questionário todos os alunos conseguiram responder adequadamente. Demonstrando então uma aprendizagem favorável pelo método utilizado. Pode ser percebido que a recepção de uma metodologia fora dos padrões de sala foi bem recebida pela turma, pois durante a aplicação do lúdico os alunos demonstraram interesse em participar. Sendo assim, tornou-se evidente que a metodologia aplicada com os alunos pode influenciar diretamente na vontade do aluno em aprender o assunto abordado pelo professor.

Agradecimentos

À Universidade Federal do Pará (UFPA), à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Referências

CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula.Química nova na escola,vol. 34, n° 2, p. 92-98, maio 2012.
LIMA, José Ossian Gadelha. Perspectivas de novas tecnologias no Ensino de Química.
Revista Espaço Acadêmico, v. 1, n. 136, p. 96-97, 2012.
OKUNO, E., YOSCHIMURA, E.,Física das Radiações – Oficina de Textos,p.70, São Paulo - 2010
PEROVANO, L. P.; PONTARA, A. B.; MENDES, A. N. F. DOMINÓ INORG NICO: UMA FORMA INCLUSIVA E LÚDICA PARA ENSINO DE QUÍMICA. Revista Conhecimento Online, [S. l.], v. 2, p. 37–50, 2017. DOI: 10.25112/rco.v2i0.1088. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1088. Acesso em: 2 jul. 2021.
RICARDO, E.C. Implementação dos PCN em sala de aula: dificuldades e possibilidades. Física na Escola. São Paulo, v. 4, n. 1, 2003, p. 8-11.
SILVA, R. T.; CURSINO, A. C. T.; AIRES, J. A. & GUIMARÃES, O. M. Uma análise dos artigos publicados na seção “Experimentação no ensino de química” da revista Química Nova na Escola 20002008. Ensaio, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 245-261.