Autores

Sagica, M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARA) ; Pires, C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARA) ; Cunha, E. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARA) ; Santos, H. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARA) ; Santos, M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARA)

Resumo

O programa residência pedagógica é uma ação que integra a Política Nacional de Formação de Professores, e tem como intuito aprimorar a prática de formação docente, possibilitando aos alunos atuarem nas redes de educação básica de ensino. Este trabalho tem como objetivo verificar as dificuldades encontradas na atuação do programa Residência Pedagógica no ensino remoto. A pesquisa foi realizada com 10 alunos do curso de Ciências Naturais com Habilitação em Química e Licenciatura Plena em Química da Universidade do Estado do Pará, durante a atuação no Residência Pedagógica em uma escola no município de Barcarena/PA, utilizando pesquisa participante Natural, e para Análise de dados a Análise Textual Discursiva.

Palavras chaves

Aprendizagem; Ensino; Formação docente

Introdução

O programa Residência Pedagógica é uma ação que integra a Política Nacional de Formação de Professores, e tem como intuito aprimorar a prática de formação docente, possibilitando aos alunos atuarem nas redes de educação básica de ensino. Conforme (BRASIL, 2018) o Residência Pedagógica possibilita o aperfeiçoamento da formação de discentes de cursos de licenciatura, através do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática educacional e conduzam o licenciando a exercitar a relação entre teoria e prática profissional docente, empregando a coleta de dados e diagnósticos sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias. Este programa tem um papel imprescindível na formação profissional e acadêmica de futuros docentes, haja visto que, através do programa residência pedagógica o estudante tem a oportunidade de conhecer, experenciar e refletir sobre sua atuação no âmbito escolar, local onde atuarão futuramente. Desta forma possibilitando o licenciando ter uma visão crítica sobre o ambiente de trabalho, permitindo assim a contribuição na formação docente e científica de acadêmicos e na construção de novos conhecimentos. De acordo com Moretti (2011), o Programa de Residência Pedagógica, ao ter por objetivo superar a tradicional distância entre a teoria e a prática na formação dos estudantes, prevê uma ação compartilhada de formação entre a Universidade e escola. Nesta perspectiva este trabalho tem como objetivo verificar a as dificuldades encontradas na atuação do programa Residência Pedagógica no ensino remoto.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada com 10 alunos da Universidade do Estado do Pará- Campus XVI, sendo 08 (oito) do curso de Ciências Naturais com Habilitação em Química (CNHQ) e 04 (quatro) de Licenciatura Plena em Química (LQ), durante a atuação no Residência Pedagógica, utilizando pesquisa qualitativa, e como ferramenta para coleta de dados questionário semiestruturado com perguntas abertas, a fim de se obter informações necessárias orientadas pelo problema de pesquisa. Para a aplicação do questionário utilizou-se a plataforma Google Forms. Foi aplicado um questionário contendo 03 (três) perguntas, o qual foi enviado para os licenciados, através do link, https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdD1BIEi0TF6jxPft_5CFewQWZNqmPsfTG- u81Zca0tRokRaw/viewform?usp=sf_link), Onde foi pesquisado e analisado a opinião de 10 graduandos do curso de CNHQ e LQ, os quais responderam ao questionário sobre as reflexões e dificuldades. As respostas geradas com a aplicação do questionário foram analisadas a partir dos conteúdos e apresentadas e discutidas Para o desenvolvimento da pesquisa, inicialmente foi realizado levantamento bibliográfico sobre o tema. Para Análise de dados foi utilizado Análise Textual Discursiva, haja vista que os dados são provenientes de relatos pessoais desta forma o método de análise é de grande relevância, e tem se mostrado uma ferramenta aberta, possibilitando os usuários aprender a conviver com uma abordagem que exige constantemente a reconstrução de caminhos (MORAES; GALIAZZI. 2006).

Resultado e discussão

Os residentes relataram as dificuldades durante o primeiro semestre do programa, e uma das foi a falta ou falha da conexão de internet como podemos observar em uma das respostas a seguir: “A questão da conexão instável as vezes interfere negativamente, pois é algo que não podemos controlar”, e essa dificuldade também foi relatada na pesquisa de Vitor (2020), et al. Outra dificuldade foi a carga horária das aulas: “um dos obstáculos, foi referente ao tempo de aulas, as aulas online é por média 1h de duração e não são semanalmente, isso prejudica a execução e continuação das aulas”, infere-se que para utilizar metodologias educacionais é necessário sequência de aulas, e o ensino remoto impossibilitou essa sequência. O uso da experimentação no ensino de Química contribui para o processo ensino- aprendizagem, de acordo Silva (2016), o uso da experimentação é indispensável no processo ensino aprendizagem dos conteúdos científicos, que favorece a construção das relações entre teoria e prática. E um dos motivos citados para a não realização de experimentos foi a falta de tempo: “Não, pois tivemos pouco tempo de aula”, porém há interesse na experimentação durante o programa, e isso pode ser observado na fala de um dos participantes “infelizmente não tive essa oportunidade ainda, porém já estou planejando para aplicar assim que as férias acabarem”. Ademais, uma das contribuições, foi a utilização das TDICs (tecnologia Digital de Informação e Comunicação), citada como um aprendizado significativo como relatado: “aprendi a mexer com plataforma, a fim de deixar minhas aulas mais atrativas”, segundo Alves e Faria (2020) as tecnologias digitais não são somente para o professor ensinar, mas dispositivos coletivos e colaborativos que facilitam a construção da aprendizagem.

Conclusões

Em tempos de isolamento social em decorrência da pandemia da COVID-19, diversos setores foram afetados, assim como a educação. As aulas presenciais no mundo inteiro foram suspensas, e os professores e alunos foram obrigados a se adequarem ao “novo normal”. Nesse contexto, tendo que se adaptar à nova realidade, em um espaço curto de tempo, e de tecnologias até então, nunca usadas antes. Assim, ao analisamos a percepção dos residentes acerca das dificuldades no ensino remoto foi notória a dispares dificuldade encontradas e vivenciadas por eles.

Agradecimentos

Referências

ALVES, E. J; FARIA, D.C. EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: lições aprendidas e compartilhadas. Rev Observatório, Palmas, v. 6, n. 2, p. 01-18, jun. 2020. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9475. Acesso em: 30 Jul, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 06/2018 CAPES. Programa Residência Pedagógica. Brasília: CAPES, 2018a. 21 p.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MORAES, R., & Galiazzi, M. do C. (2006). Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação (Bauru), 12 (1), 117–128. doi: 10.1590 / s1516-73132006000100009
MORETTI, Vanessa Dias. A articulação entre a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: o caso da Residência Pedagógica da Unifesp. Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 385-390, set./dez. 2011
SILVA, V. N. A importância da experimentação no ensino de Química e Ciências.
2016. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Faculdade de Ciências) - Universidade Estadual Paulista, Bauru. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/136634/000860513.pdf. Acesso em: 30 Jul, 2021.

VITOR, Alice Correia Gonçalves; SILVA, Kaliana Mendes da; LOPES, Carla Bismarck. Análise das principais dificuldades enfrentadas pelos professores quanto ao ensino de ciências da natureza em meio a pandemia do covid-19. VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2020, Maceió-AL Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID2304_30092020201056.pdf . Acesso em: 01 julho. 2021.