Autores

Santos, R.F. (UEA) ; Santos, C.L. (SEMED) ; Tavares, I.S. (UEA) ; Assis Júnior, P.C. (UEA) ; Reis, F.B. (UEA) ; Almeida, H.L. (UEA) ; Conceiçao, G.R. (UEA)

Resumo

O objetivo principal desse estudo foi construir jogos lúdicos e brinquedos a partir das garrafas PET’s. Utilizamos observações das aulas, palestra, caminhada pelas proximidades da escola, coleta de garrafas PET’s. Como resultados destacamos o senso crítico que as crianças possuem acerca da problemática central, além da facilidade das mesmas em criar jogos e brinquedos a partir das garrafas PET’s coletadas. Concluímos que é de suma importância que a educação ambiental seja parte integrante do currículo da educação básica, com intuito de incentivar na criança sua criticidade perante a realidade na qual vivemos, além de despertar a criatividade em criar a partir da reciclagem e reutilização de materiais que descartamos, como garrafas PET’s.

Palavras chaves

Educação Ambiental; Reciclagem; Brinquedos

Introdução

A reciclagem é muito importante, pois beneficia o meio-ambiente, a economia, a sociedade, valoriza a limpeza pública e a consciência ecológica. Explorar a possibilidade da comercialização internacional de garrafas PET recicláveis, focando não somente na matéria prima, como também seus derivados, é uma vantagem competitiva na gestão de organizações verdes (AKABANE, 2015). Com base na Lei Federal nº 9.795, de 27 de abril de 1999, no artigo 2º “A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal”, tal projeto de ação se justificou pela necessidade e possibilidades de se trabalhar a educação ambiental de diferentes formas no ambiente escolar, nesse caso, com a construção em conjunto com os alunos do ensino fundamental I, de jogos lúdicos e brinquedos, com o intuito de reduzir o nível de poluição na cidade, conscientizando-os sobre a importância de não poluir o meio ambiente e ainda incentivá-los na ação de reciclagem e reutilização de garrafas PET’s. O objetivo geral da nossa pesquisa-ação foi construir jogos lúdicos e brinquedos a partir da reciclagem de garrafas PET’s. E como objetivos específicos: 1 - Ministrar uma aula teórica de conscientização a respeito do lixo, reciclagem e reaproveitamento de materiais; 2 - Realizar uma caminhada com os alunos do 5º ano “A” da escola municipal “Lila Maia”, nas proximidades da instituição, analisando as questões da poluição, realizando registros fotográficos da realidade local; 3 - Construir, juntamente com os alunos, jogos lúdicos e brinquedos com as garrafas PET’s coletadas; 4 - Realizar uma exposição das produções para a comunidade escolar.

Material e métodos

A pesquisa realizada foi do tipo qualitativa, pois analisamos criticamente as ações desenvolvidas e não houve dados percentuais, buscando identificar pontos relevantes sobre a temática do trabalho (MICHEL, 2009). Tratou-se de uma pesquisa-ação, desenvolvida na disciplina de Educação Ambiental, no curso de licenciatura em Química, pela Universidade do Estado do Amazonas, no município de Parintins. Durante a pesquisa observamos a realidade do problema levantado, descrevemos tal realidade e partir dela intervimos com uma ação coletiva de conscientização. A população e amostra deste estudo foram formadas por 25 alunos do 5° ano “A” do ensino fundamental I, regularmente matriculados na escola onde ocorreu a pesquisa, na faixa etária entre 11 e 12 anos de ambos os sexos. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Lila Maia, a qual foi escolhida por questão de localização em relação a moradia dos pesquisadores, a qual era próxima ao estabelecimento de ensino. Para realização deste estudo concluímos 10 horas entre observação em sala de aula, onde pudemos acompanhar a rotina dos alunos e algumas aulas do professor regente e ainda planejamento das ações do projeto, e 50 horas de intervenção, onde foram aplicadas as ações planejadas. E como recursos de auxílio, além das garrafas PET’s coletadas, utilizamos ainda: Data show, notebook, tesouras, cola (isopor, branca, quente), pistola de cola quente, pincéis, tinta, palitos de picolé. No período de 13 de maio a 5 de junho de 2019, em dias intercalados, colocamos em prática o projeto de ação, desde as observações de aulas, regência sobre o tema central, e construção de jogos lúdicos e brinquedos.

Resultado e discussão

Na aula teórica (figura 1), de educação ambiental, os alunos foram bem participativos, destacando a importância da reciclagem para a sociedade. Além de criar o conhecimento e cuidado com a natureza, com a prática da reciclagem a criança aprende como fazer a correta destinação do material e tem a oportunidade de transformar o que era lixo em brincadeiras ou algo útil (HAURA, s.d.). Realizando a caminhada com a turma pelas proximidades da escola, observamos muito lixo jogado pelas ruas, lago (Figura 1). Coletamos cerca de 250 garrafas (figura 1), de tamanhos variados, encontradas na caminhada realizada e também coletadas de outros lugares. “Reaproveitar ou reciclar embalagens plásticas é uma forma de reduzir a quantidade de lixo. Reduzindo a quantidade de lixo, estamos preservando o ambiente e reduzindo os custos para o poder público e para nós cidadãos” (QUÍMICA E SOCIEDADE, s.p., 2002). Devemos destacar a criatividade das crianças (Figura 2) para a criação dos jogos e brinquedos, o que nos aproxima da ideia de Haura et al que considera que o objetivo dessa criação é a “reutilização, sustentabilidade e educação ambiental”, como se essas crianças tivessem a natureza em suas mãos, e partir disso tornar o jogo ou o brinquedo um símbolo da natureza (HAURA et al., s.d.). E no dia 5 de junho de 2019 (Dia nacional do Meio Ambiente) foi realizada na escola a Mostra do projeto de ação de educação ambiental (figura 2), para expor todo o trabalho desenvolvido, o qual podemos citar como criação dos alunos: Jogo-da-velha, brinquedo vem-e-vai, miniaturas de aranhas e tartarugas. Todos confeccionados com garrafas PET's, e materiais complementares e opcionais, como palitos de churrasco, E.V.A. e barbantes.

Figura 1 – Aula teórica / garrafas coletadas / lixo no lago próximo à



Figura 2 – Brinquedos e jogos criados a partir de garrafas PET’s / Mos

Jogo-da-velha, brinquedo vem-e-vai, miniaturas de aranhas e tartarugas. Todos confeccionados com garrafas PET's, e materiais opcionais e adicionais.

Conclusões

Podemos ressaltar a importância da educação ambiental enquanto componente curricular na educação básica, pois com base nela, ao longo do projeto foi notório o interesse das crianças em preservar o meio ambiente. E além disso aprendemos que as crianças estão interessadas em fazer a diferença, e para isso cabe ao professor estimular ainda mais esse interesse. Esperamos que essa pesquisa venha despertar interesse na comunidade em adotar hábitos mais saudáveis ao meio ambiente, e compreender que muita coisa que é descartada pode ser reutilizada e transformada em algo de utilidade particular.

Agradecimentos

Referências

AKABANE, G. K.; et. al. Matéria-prima gerada da reciclagem de garrafas pet e seus produtos derivados. Volume 5, número 2 - 2015 (Maio/Ago. 2015) ISSN: 2318-3233. Disponível em http://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/viewFile/266/pdf.

BRASIL, Ministério de Educação e do Desporto, Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 28 abr, 1999.

HAURA F. K. et al. A Educação Ambiental através de materiais recicláveis. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/30433718.pdf.

LIMA, A. G.; OLIVEIRA, G. de; QUEIROZ, S. T.. Redução, reciclagem e reaproveitamento de resíduos sólidos e educação ambiental: um relato de oficinas pedagógicas. Disponível em http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/r0085-1.pdf.

MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Química e sociedade. Química nova na escola N° 15, MAIO 2002. Disponível em http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc15/v15a01.pdf.