Autores

Silva, A.M. (UECE) ; Parente, L.M. (UECE)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo abordar a utilização das ferramentas digitais nas aulas remotas no componente curricular de Química do Ensino Médio e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem durante o período da pandemia da Covid-19. Como proposta metodológica para verificar o uso dos ambientes virtuais durante as aulas, foi aplicado questionários investigativos através da plataforma on-line, Google formulários, com professores da Rede Pública Estadual e estudantes de 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da Escola Liceu Alfredo Almeida Machado, localizada em Quixeramobim-CE. Os professores enfatizaram que as ferramentas digitais são grandes aliadas e que têm colaboradas tanto nas aulas remotas quanto na aprendizagem.

Palavras chaves

Educação Química; Ferramentas Digitais; Tecnologia

Introdução

A implantação das tecnologias digitais na sociedade atual modificou os modos de ser e estar no mundo (ALMEIDA & VALENTE, 2011). É importante que todos os setores sociais estejam conectados aos avanços das tecnologias digitais, e levando em consideração que a escola é uma instituição comprometida com a educação formal, reside nela a responsabilidade de promover ambientes de ensino fomentadores da interação entre os participantes dos processos de ensino e de aprendizagem. É necessário acolher os instrumentos oriundos da cultura, como as ferramentas tecnológicas digitais, em vista de incrementar suas práticas (AMARAL ROSA e CATELLI, 2015). Perante a natureza abstrata da Química e no intuito de promover a aprendizagem dos conceitos químicos, faz-se necessário trabalhar com modelos mentais, concretos ou virtuais para representar determinados fenômenos químicos que constantemente são inacessíveis à percepção humana (FERREIRA, ARROIO e REZENDE, 2011). Compreendendo os fatores que dificultam o processo de ensino-aprendizagem de Química, as aulas devem ser transmitidas conhecendo a realidade dos educandos, inserindo ferramentas didáticas com mediação tecnológica, como a elaboração de planos de aulas, descrição dos conteúdos, a produção de vídeo aulas, seleção de imagens, desenhos animados e experimentos que vinculem a ementa de Química com a realidade dos estudantes no âmbito regional a qual estes estão inseridos. Este trabalho apresenta ferramentas relevantes para o processo de elaboração, produção e transmissão das aulas de química. Os aplicativos se apresentam como alternativas imprescindíveis para o desenvolvimento do ensino remoto. Na figura 1 apresenta-se alguns aplicativos que estão sendo usados.

Material e métodos

Para obter os resultados esperados e atingir os objetivos elencados neste trabalho, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o uso das ferramentas digitais durante as aulas remotas no componente curricular de química. A partir daí foi feito uma pesquisa qualitativa com uma turma de cada série do Ensino Médio da Escola da Rede Pública Estadual, Alfredo Almeida Machado – Liceu de Quixeramobim-CE. A pesquisa foi realizada nos três turnos, com Turmas de 1°, 2° e 3º séries do Ensino Médio, com a participação de 60 estudantes, que foi realizada através de questionário on-line na Plataforma Google Formulários, a qual o link foi disponibilizado no grupo de WhatsApp das turmas. Vale ressaltar que levantamento com professores que atuam na rede pública Estadual de Quixeramobim, ao todo 8 docentes, também participaram do processo, com aplicação de questionário, tendo como foco avaliar a motivação e engajamento dos alunos bem como a satisfação dos professores durante o período que compreende as aulas remotas. Os dados colhidos foram analisados através de gráficos que são gerados pelo próprio campo de interação do aplicativo utilizado, garantindo uma apreciação clara e objetiva por parte dos leitores.

Resultado e discussão

Questionado aos professores sobre o uso da modalidade de ensino de aulas remotas e se proporciona ao aluno melhoria no aprendizado, como também o aumento do interesse pela disciplina de Química, suas respostas estão informadas no gráfico 1. Percebeu-se que apenas 12,5% dos professores consideram que o aprendizado é satisfatório durante as aulas remotas, enquanto 25% acreditam que esse aprendizado não ocorre de forma efetiva e ainda temos 62,5% que acreditam que o aprendizado ocorre, mas não totalmente, refletindo sobre os motivos que levam a essa dificuldade de aprendizagem por parte dos estudantes e dos docentes. Para a maioria dos alunos, existe acesso as ferramentas digitais para as aulas de química (gráfico 2). 78,3% afirmam que sim, com isso pode-se perceber que mesmo diante da situação problemática em que o país se encontra, devido o Covid-19, o uso da tecnologia na educação veio atende as necessidades e evita maiores prejuízos para o sistema educacional, visto que, o uso de ferramentas digitais, tais como, plataformas digitais, aplicativos, jogos e sites da internet, entre outros, facilitam a comunicação e o acesso à informação. Seguindo com os questionamentos, perguntou-se aos alunos, se durante as aulas remotas de química existe a utilização de metodologias atrativas (gráfico 3). Pode-se observar que durante o ensino remoto fazem uso de metodologias mais atrativas (65,5%), ou seja, os professores desenvolvem atividades educativas em diversos tempos e lugares, buscando se adequar ao “novo” método de ensino, tendo em vista que, a utilização de diferentes tecnologias proporcionam e multiplicam as formas de interação e comunicação no processo de ensino aprendizagem. 34,5% consideram não existir aulas atrativas durante o ensino remoto de química.













Conclusões

O contexto atual de pandemia impossibilitou o ensino presencial, no qual os docentes e a rede de ensino em geral tiveram que criar formas de se adaptar ao “novo normal”, introduzindo o ensino remoto. Pela pesquisa desenvolvida neste trabalho, acredita-se que no ensino remoto, através de plataformas digitais, melhora-se a capacidade de aprendizagem dos alunos, proporcionando autonomia e responsabilidade. Considera-se que apesar dos estudantes terem mostrado certa dificuldade para aprender Química, ainda assim conseguiram resultados positivos com a implantação do ensino remoto.

Agradecimentos

a) UAB/UECE; b) SATE/UECE; c) CAPES; d) Licenciatura em Química em EaD da UECE; e) Escola Liceu Alfredo Almeida Machado, localizada em Quixeramobim-CE; f) Polo de Piquet Carneiro-CE.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. & VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetória convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus. 2011.

AMARAL ROSA, M. P. & CATELLI, F. Ensino de Química e tecnologias: o que dizemos professores? Caxias do Sul/RS: [s.n.]. 2015.

FERREIRA, C.; ARROIO, A.; REZENDE, D. B. Uso de modelagem molecular no estudo dos conceitos de nucleofilicidade e basicidade. Química Nova, 34(9), 1661-5. 2011.

RAFAEL (ed.). Ferramentas imprescindíveis para o professor utilizar na quarentena. 13 abr. 2020. Elaborada por Rafael e Leonardo. Instagram: @tieduca. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CCn_GVEpTh_/?igshid=3keuwxoktdhx. Acesso em: 20 dez. 2020.