Autores

Silva, A.M. (UECE) ; Alves, A.L. (UECE)

Resumo

Esta pesquisa apresenta a realidade do acúmulo de resíduos sólidos no município de Senador Pompeu-CE, com o objetivo de analisar os impactos causados ao ambiente e promover a conscientização da sociedade atual no que se refere ao descarte correto de materiais, colaborando com a educação química dos munícipes. Para obter-se os resultados foram desenvolvidas pesquisas bibliográficas do tema, atividade de campo para visualização da problemática presente no ambiente, e pesquisa realizada pelo aplicativo Google Forms para analisar o conhecimento dos munícipes sobre os resíduos sólidos de suas residências. Aplicou-se um questionário sobre o tema para 59 munícipes e pelos resultados obtidos, observa- se que uma parte conhece parcialmente a importância da gestão dos resíduos sólidos.

Palavras chaves

Resíduos Sólidos; Meio Ambiente; Coleta Seletiva

Introdução

Atualmente, uma das grandes preocupações ambientais está relacionada aos resíduos sólidos gerados pelas atividades humanas. A sua geração tem proporcionado diversas complicações ao meio ambiente. O problema vem se agravando nos últimos anos devido a diversos fatores, como o crescimento gradativo e desordenado da população, a aceleração do processo de ocupação do território urbano e do aumento dos bens de consumo descartáveis, popularizados pelo aumento da produção industrial (SNIS, 2019). O município de Senador Pompeu no Sertão Central do Estado do Ceará, a aproximadamente 273 km da capital cearense, tem 124 anos, com população cerca de 27 mil habitantes. Com a necessidade de um ambiente efetivamente saudável, faz-se necessária a busca de várias ações com à população, para garantir assim a qualidade de vida, e preservação do meio ambiente. Comprova-se que, ao ser tratado simplesmente como lixo, o produto do consumo não é legitimado, nem reaproveitado, apesar de estar presente em diversas instâncias da vida em sociedade (GUIMARÃES, 2011). O trabalho busca contribuir para a reflexão sobre o impacto da gestão adequada dos resíduos sólidos no meio ambiente, bem como discutir caminhos para o enfrentamento dessa questão. Foram utilizados documentos e informações sobre a gestão de resíduos sólidos disponíveis em diferentes fontes, assim como consulta na literatura científica especializada nessa área. Os rejeitos são as “sobras” que não são passíveis de tratamento. O que quer dizer que esse material já passou por todas as etapas de recuperação e não apresenta mais possibilidades de uso, sendo necessário descartá-los, mas em ambiente apropriado para tal (ALLONDA, 2021).

Material e métodos

Em atendimento aos objetivos dessa pesquisa, foi adotada a metodologia de natureza qualitativa e outra quantitativa sobre as condições do serviço de gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares, bem como seus impactos socioambientais e de saúde pública no município de Senador Pompeu-CE. Para a análise houve acompanhamento do descarregamento dos resíduos na central de triagem local, além da aplicação de questionário junto a uma parte da população que residem em bairros da respectiva cidade, que possuem ciência dos serviços de coleta de resíduos do município de Senador Pompeu-CE. A pesquisa deu-se de forma virtual pela plataforma Google Forms, seguindo as regras do decreto nº 33.519, de 19 de março de 2020 (CEARÁ, 2020), vigentes do governo do estado de Ceará, mantendo o distanciamento social, garantindo a segurança dos entrevistados. O link do questionário foi compartilhado por meio de redes sociais (Whatsapp e Instagram). O questionário foi aplicado em uma amostra da população da cidade de Senador Pompeu, tendo a participação de 59 munícipes entrevistados, portanto, este trabalho se insere na pesquisa de opinião, por se tratar da proposta mais adequada para levantar as ideias e atitudes dos entrevistados com relação ao manejo dos resíduos sólidos das suas residências. A enquete possibilitou a realização das tabulações que, interpretadas à luz do referencial teórico adotado, permitiram construir inferências e conclusões objetivando e respondendo aos problemas da pesquisa.

Resultado e discussão

O serviço de coleta de resíduos sólidos atende cerca de 97% da área urbana Municipal, sendo realizado por empresa terceirizada, sob coordenação e fiscalização da Secretaria Municipal de infraestrutura obras e urbanismo. O gráfico 1 apresenta dados sobre o descarte de lixo orgânico, onde 56% dos entrevistados colocam com os demais materiais para o caminhão do lixo levar, 39% colocam em recipientes para criadores de suínos coletarem, e apenas 5% dos entrevistados fazem a compostagem desse material, assim, fazendo o descarte de maneira correta nas hortas para adubação. A compostagem é o processo de tratamento biológico da parcela orgânica do lixo e a transformação destes compostos para serem utilizados na agricultura. O gráfico 2 mostra o questionamento sobre a consciência em relação a separação do lixo orgânico, do lixo seco, o qual 37% da população entrevistada faz essa separação somente ás vezes, e 34% não faz, 29% é consciente e sempre faz. Os resíduos orgânicos podem ser reciclados em casa por meio da compostagem ou embalados em sacolas biodegradáveis e encaminhados para aterro sanitário. O gráfico 3 apresenta questionamento sobre o uso de sacolas retornáveis para realização de compras, onde 73% não fazem uso, apenas 17% fazem uso, e 10% fazem uso somente as vezes. A maior parte dos sacos plásticos produzidos no mundo atualmente tem como matéria-prima o petróleo, um recurso natural não renovável. O gráfico 4 apresenta dados que investigam a opinião dos moradores sobre a disposição das lixeiras nos bairros. Para 27% da população entrevistada, existem lixeiras suficientes no bairro onde residem, enquanto 73% discordam e acreditam que o município poderia disponibilizar mais lixeiras nos respectivos bairros.













Conclusões

Observou-se que boa parte da população do município de Senador Pompeu não faz ideia dos prejuízos causados ao meio ambiente pelo descarte de seus resíduos sólidos. Há um difícil desafio para a cidade na gestão de seus resíduos sólidos. No decorrer do trabalho entendeu-se que o compromisso dos municípios é primordial, e com o crescimento populacional, a geração desses resíduos vem aumentando. Diante do exposto, conclui-se que se faz necessário à gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos, como a adoção de planos de educação ambiental e coleta seletiva no município de Senador Pompeu-CE.

Agradecimentos

a) UAB/UECE; b) SATE/UECE; c) CAPES; d) Licenciatura em Química em EaD da UECE; e) Prefeitura e Moradores do Município de Senador Pompeu-CE; f) Polo de Piquet Carneiro-CE.

Referências

ALLONDA. Entenda a diferença entre resíduo, rejeito, sedimento e efluente. 2021. Disponível em: https://allonda.com/blog/gestao-de-residuo/entenda-a-diferenca-entre-residuo-rejeito-sedimento-e-efluente/. Acesso em: 12 fev. 2021.

CEARÁ. Governo do Estado. Decreto Nº 33519 de 19/03/2020. Disponível em:
https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=390941. Acesso em: 10 jan. 2021.

GUIMARÃES, G. C. Consumo Sustentável para a minimização de Resíduos Sólidos Urbanos. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011. Disponível em:
http://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/10567/1/2011_GabriellaCasimiroGuimaraes.pdf. Acesso em: 04 jan. 2021.

SNIS – Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento, 2019. Disponível em:
http://www.snis.gov.br/diagnostico-residuos-solidos/diagnostico-rs-2014. Acesso em: 18 dez. 2020.