Autores

Melo, J.O.M. (UEPA) ; Vasconcelos, E.B. (UEPA) ; Palheta, J.W.C. (UEPA) ; Silva, M.D.B. (UEPA)

Resumo

O Ensino de Química, em geral, está atrelado a metodologias tradicionalistas, promovendo a construção de um conhecimento linear e fragmentado. Nesse cenário, a História da Ciência possui um importante potencial pedagógico, podendo auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo investigar as contribuições da utilização da História da Ciência em favor do Ensino de Química. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica de artigos publicados em periódicos nos anos de 2020 e 2021, que tratam sobre as interfaces entre História da Ciência e Ensino de Química. Com isso, observou-se que a História da Ciência fornece importantes contribuições ao Ensino de Química, estimulando a participação do aluno e auxiliando na construção de sua visão crítica.

Palavras chaves

História da Ciência; Ensino de Química; Ensino e Aprendizagem

Introdução

Ainda nos dias atuais, de modo geral, a disciplina de Química é ministrada utilizando-se metodologias tradicionais, pautadas na mera transmissão de conteúdo entre professor e aluno, o que culmina na estruturação de um conhecimento linear e fragmentado. Nesse sentido, Guimarães e Castro (2019) apontam que a utilização da História da Ciência no Ensino de Química pode representar um contraponto às metodologias tradicionais, devido ao seu importante potencial pedagógico, permitindo a elaboração de estratégias didáticas que possam auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, abordagens que utilizam a História da Ciência podem contribuir para uma visão mais crítica dos alunos acerca da Ciência, motivando-os a compreender que a construção do conhecimento científico é um processo dinâmico e que pode sofrer diversas alterações no percurso histórico. Dessa forma, esse tipo de abordagem permite que se estabeleça concepções mais adequadas sobre os aspectos sociais, metodológicos e epistemológicos da Ciência (BARBOSA; AIRES, 2020). Desse modo, torna-se importante a realização de interfaces entre a História da Ciência e o Ensino de Química, visando oportunizar auxílios ao processo de ensino-aprendizagem. Assim, o presente trabalho objetivou investigar as contribuições da utilização da História da Ciência, como fator primordial para a relevância do Ensino de Química em sala de aula.

Material e métodos

O referido trabalho consistiu em uma revisão bibliográfica, definida por Gil (2002) como uma pesquisa baseada em material já redigido. Os procedimentos metodológicos ocorreram em dois momentos. No primeiro momento, realizou-se a busca por trabalhos que versam sobre a utilização da História da Ciência no Ensino de Química. Para tanto, recorreu-se à plataforma de busca Google Acadêmico, utilizando operadores booleanos entre os termos “História da Ciência”, “História da Química” e “Ensino de Química” e delimitando o período entre 2020 e 2021. Além disso, selecionou-se apenas artigos publicados em periódicos. Nessa etapa, foi encontrado um número de 37 trabalhos publicados. No segundo momento, realizou-se a leitura dos resumos e palavras-chaves dos trabalhos, selecionando-se as pesquisas que foram desenvolvidas com aplicações em turmas regulares do Ensino Médio, resultando em um total de 4 trabalhos. As informações dos textos selecionados podem ser encontradas na tabela 1. Por fim, realizou-se a leitura completa dos textos selecionados, com maior atenção quanto à metodologia e aos resultados apresentados.

Resultado e discussão

De acordo com os dados coletados na pesquisa, foi possível destacar resultados relevantes. No artigo A, os autores utilizaram a História da Ciência com o propósito de discutir sobre a presença das mulheres na Ciência, apropriando-se do episódio histórico de Lise Meitner e a fissão nuclear. Assim, verificou-se que a abordagem proporcionou uma maior atenção dos alunos aos aspectos da natureza da ciência, além de sensibilizá-los quanto à importância de se discutir sobre as cientistas mulheres ao longo da história. No artigo B, os autores conectaram a História da Ciência com a Teoria da Aprendizagem Significativa, mediante a utilização de textos presentes em livros didáticos de Química e a posterior elaboração de mapas conceituais. Após a execução das atividades, verificaram-se algumas mudanças nas concepções dos alunos, os quais passaram a visualizar a Ciência como uma construção humana e como um produto social, além de compreenderem melhor o papel do cientista. No artigo C, os autores iniciaram a aplicação com uma problematização inicial envolvendo a História da Ciência, realizando a leitura de um texto do livro didático e promovendo uma discussão entre os alunos. Os autores pontuaram que a inserção da História da Ciência na problematização inicial promoveu um maior interesse e curiosidade dos alunos, incentivando-os a participarem ativamente das atividades propostas. No artigo D, desenvolveu-se uma Unidade Didática pautada nos princípios da argumentação, mediante a utilização de casos históricos estruturados em textos. Dessa forma, observou-se que os textos históricos atuaram como suportes para a discussão entre os alunos, contribuindo para uma autonomia dos estudantes durante o processo de construção do conhecimento.

Tabela 1



Conclusões

Diante do recorte feito na pesquisa, observou-se que a produção bibliográfica referente a História da Ciência no Ensino de Química propõe a elaboração de estratégias didáticas que promovam melhorias no processo de ensino- aprendizagem. Por meio desses dados, foi possível constatar que a utilização dessas estratégias pode promover um maior interesse e participação do aluno em seu processo cognitivo, além de contribuir para a construção de seu pensamento crítico, ao se discutir os aspectos da Natureza da Ciência, bem como o papel e contribuição dos cientistas ao longo do tempo.

Agradecimentos

Referências

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