Autores

Laranjeira Anselmo, M. (SEDUC-AM)

Resumo

O Ensino de Ciências embasado na LDB, nº 9394/96, fundamentado na BNCC, evidencia fatos, necessitando de seriedade na educação. Pois o professor precisa encontrar métodos de ensino, motivando às curiosidades dos estudantes, interdisciplinando, a partir dos Eixos educacionais Experimentação, Educação Ambiental, Ludicidade e Etnociência, lócus colocado em prática por docentes nas pesquisas, contextualizando projetos de iniciação científica, conteúdos com anseios da BNCC. Consoante a isso, a experimentação surge evidenciando o cálculo renal no Equilíbrio químico, proeminente de extratos aquosos cítricos, viabilizando conhecimento e aprendizagem. Portanto, contextualizar o cálculo renal (pedra nos rins) na cristalização do oxalato de cálcio do limão caiano, cientificamente (Averrhoa bilimbi).

Palavras chaves

Experimentação; Cálculo renal; Equilíbrio químico

Introdução

O Ensino de Ciências embasado nos princípios das Leis de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, nº 9394/96, fundamentados na Base Nacional Comum Curricular BNCC, evidenciam a natureza de conhecimentos que, em fatos necessitam de seriedade em muitos ambientes escolares, no que tange a Ciência da Natureza e Suas Tecnologias no ensino. Neste cenário, o professor necessita ensinar com significância, propondo ideologias instigando às curiosidades do alunado, desenvolvendo alternativas de ensino, norteadas em abordagens e metodologias interdisciplinares, externando a importância da Química no cotidiano dos estudantes, de acordo com o conteúdo da matriz curricular de Química. Por sua vez, as escolas são primordiais, tornando-as inclusivas, atendendo demandas dos educandos. Embora, parte dessas ações compete ao profissional mediador que, ao adquirir o conhecimento técnico científico, multiplica habilidades consistentes trabalhadas a partir dos eixos temáticos como GT1-Experimentação, GT2-Educação Ambiental, GT3- Ludicidade, GT4-Etnoconhecimento e GT5-CTSA Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente), conquistas significativas, ratificadas nos estágios supervisionados e aperfeiçoadas na dedicação profissional contínua do sistema educacional. Entretanto, através dos lócus pedagógicos professores agregam valor na alfabetização com mecanismos de Ensino de Ciências. Em virtude desta ótica, cabe ao professor, um compromisso de amplo e contextualizado trabalho, haja vista que, na atualidade, o ensino é lecionado de forma descontextualizado, e, além disso, fora das diretrizes interdisciplinares Gadotti et al. (2016). Portanto o trabalho dar ênfase na contextualização do conteúdo Equilíbrio químico, a partir da extração e Cristalização do Oxalato de cálcio do limão Caiano (Averrhoa bilimbi).

Material e métodos

Sistematicamente o trabalho é estruturado em cinco momentos, com enfoque na abordagem experimental, conectado aos métodos qualitativo e quantitativo no ensino remoto e seme-presencial. A princípio foram realizadas pesquisas para o levantamento bibliográfico, no periódico da CAPES, em artigos indexados na plataforma Scopus. Logo depois, foi desenvolvida a abordagem de aplicação e contextualização do conteúdo de Equilíbrio Químico, de acordo com a proposta Curricular de Química, com recursos didáticos como o livro Ser protagonista, edição 2018, 2019, e 2020, projetor multimídia e quadro branco. Posteriormente foi realizado o teste diagnóstico nas turmas com questionário, com finalidade de investigar o conhecimento adquirido. Paralelo a isso, coletou-se cerca de 500 frutos, oriundos da zona rural do município de Itacoatiara, quais passaram por lavagem, e posteriormente triturados, e levados para a extração, processados no método de separação (filtração) e respectivamente elaborado o teste experimental, qual objetivou a precipitação do Oxalato de Cálcio (CaC2O4) em cristais, a partir da reação do ácido oxálico (C2H2O4) concentrado no fruto Limão Caiano (Averrhoa bilimbi), protagonizada pelos alunos bolsistas que prepararam soluções de Cloreto de Cálcio (CaCl2), assim como Bicarbonato de Sódio (NaHCO3) neutralizando o extrato da prática vivenciada. Após o desenvolvimento de todas as ações da experimentação, os alunos observaram em alguns dias, no olhar qualitativo, o processo de precipitação que aconteceu em virtude das reações do principio ativo do fruto, junto às soluções preparadas. Em síntese, foram dialogados entre o professor mediador e os discentes, os princípios de formação que subsidiou a realidade, contextualizando os fatos que acontecem nos organismos das pessoas.

Resultado e discussão

Os resultados apresentam mensurações significativas na importância da prática experimental ensinar Química, pois 59% dos estudantes assimilaram o conteúdo de Equilíbrio químico, com nos anseios da experiência proveniente do extrato do fruto oxidativo, rico em ácido oxálico, fundamentado nas reações urolitíase no sistema renal, representado no contexto físico no sal inorgânico, originando a cristalização do oxalato de cálcio do limão caiano, correspondendo a (117) alunos envolvidos. Consoante a isso, (23%) reaplicaram o experimento, reaprimorando os princípios interdisciplinares da Biologia e Química, qual totalizam (17) alunos. Paralelo aos demais (10%) não conseguiram interpretar o projeto, conjunturando à ineficiência de (4) alunos. Por outro lado, (8%) qual retribui a (2) estudantes, não participaram das atividades experimentais. Ademais o levantamento bibliográfico foi primordial para a contextualização, pois a experimentação é prática importantíssima, afinal os estudantes compreendem e elaboram pensamentos críticos reflexivos ligados ao caráter investigativo científico. Mediante aos dados, a reaplicação da prática por alguns estudantes, torna-se necessário, por consequência de fatores externos, existentes no âmbito escolar (QUEIROZ & SILVA, 2012; SÃO PAULO, 2017). Contudo, o contato com o vírus, foi uma realidade que contribuíram para resultados ineficientes apresentados, forçando estudantes a cumprirem o isolamento social. Congruente a isso, as precipitações a partir das reações, são fatos alcançados como dados dos experimentos desenvolvidos pelos bolsistas do Programa Ciência na Escola-PCE/2021. Ou seja, ao extrair os princípios ativos do fruto, o teste alerta a sociedade diante do consumo excessivo de frutas cítricas, proliferando a existência de cálculo renal.

Conclusões

Em síntese, a contextualização aliada à experimentação, é significativa, pois propõe instigar raciocínio lógico e curiosidade nos alunos, ao desenvolver o protagonismo na prática da cristalização do oxalato de cálcio do limão caiano, destacando-se a importância da interdisciplinaridade, diante dos processos químicos e biológicos, conectado a conteúdos que apresentam reações e transformações no contexto real do cálculo renal no organismo, interdisciplinando, e na mesma dimensão, adicionando diferença educacional, destacando eixos temáticos e abordagens de baixo custo, de acordo com a BNCC- 2018.

Agradecimentos

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM Projeto Ciência na Escola - PCE/2020 Escola Estadual Deputado Vital de Mendonça

Referências

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