Autores

Griõn, T.B. (PPECN-UFF) ; Chacon, E.P. (PPECN-UFF)

Resumo

O trabalho mostra o desenvolvimento de uma Sequência Didática aplicada remotamente a 30 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Itaboraí no Rio de Janeiro, sobre o tema “Alimentação Saudável” de forma dinâmica e contextualizada. Foram utilizados vídeos do Youtube e textos da internet que mostram a importância da procedência e da composição dos alimentos que vem sendo consumidos por crianças e adolescentes, além da leitura dos rótulos alimentares e da avaliação dos danos à saúde que certos tipos de alimentos podem causar. Para avaliar a aprendizagem foram analisados textos e cardápios nutricionais produzidos pelos estudantes. Pôde-se perceber que apesar das dificuldades do ensino remoto, houve o aumento da capacidade analítica e da criticidade dos estudantes.

Palavras chaves

Alimentação Saudável; Sequência Didática; Ensino Remoto

Introdução

Uma alimentação saudável é de suma importância para a promoção da vida e manutenção do corpo como um todo. Através de uma alimentação balanceada é possível obter proteínas, vitaminas, carboidratos e minerais que auxiliam no crescimento, desenvolvimento e gera energia necessária para um bom funcionamento do organismo, evitando o aparecimento de doenças. Segundo Marques et al. (2016) a industrialização, o urbanismo e o desenvolvimento econômico provocaram mudanças na dieta alimentar e no estilo de vida das pessoas, de um modo geral. Com isso, pode-se observar o aumento no consumo atualmente de alimentos industrializados. Os ultraprocessados vêm ganhando força no mercado alimentício e um de seus maiores divulgadores são as mídias, que enaltecem o consumo prático, rápido e “saboroso” aos olhos dessa nova geração de crianças e adolescentes. Destarte, a rotina intensa de trabalho e de atividades presentes na vida da maioria das famílias, além da falta, muitas vezes, de recursos financeiros para implementar uma dieta saudável, faz com que acabem optando por algo mais prático, rápido, acessível e mais barato. Reinchembach (2007) aponta que uma alimentação saudável ajuda a manutenção da saúde, e que através de uma seleção rigorosa de itens nutritivos pode-se proporcionar uma combinação de alimentos ricos em nutrientes essenciais, que aliados à prática de exercícios provocam muitos benefícios ao homem. No entanto, observa-se que desde cedo as crianças vem sendo inseridas no universo dos alimentos industrializados, o que pode induzir hábitos não muito saudáveis que são levados até a vida adulta. Entende-se que é de reponsabilidade da família, escola e sociedade a adoção de uma prática mais equilibrada na alimentação, estimulando nos jovens um comportamento mais saudável para que os mesmos consigam ser capazes de encontrar um equilíbrio alimentar, que pode proporcionar uma boa qualidade de vida na infância, adolescência até chegar à fase adulta (PAIVA, 2010). Neste sentido, as escolas desempenham um papel importantíssimo para a construção de hábitos alimentares significativos para a vida do educando, pois muitas instituições escolares, principalmente as públicas, oferecem alimentação aos alunos. Assim, através de uma dieta balanceada desenvolvida por nutricionistas, busca-se suprir mesmo que de forma parcial as necessidades nutricionais dos alunos e auxiliar no seu desenvolvimento físico e cognitivo. O incentivo ao desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis também pode ser desempenhado pelo professor de Ciências, o qual em suas aulas pode trabalhar o tema “alimentação saudável” mostrando os benefícios ou malefícios trazidos pela falta ou excesso de certos nutrientes ao corpo humano. Assim, este trabalho visa mostrar o desenvolvimento e a aplicação de uma Sequência Didática que buscou o ensino-aprendizagem do tema “Alimentação saudável” no 8º ano do Ensino Fundamental nas aulas de Ciências de forma remota.

Material e métodos

O trabalho trata-se de uma pesquisa aplicada, pois “objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos” e exploratória, devido procurar “descobrir um novo tipo de enfoque para o assunto” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 51-52). O projeto “A Importância de Alimentação Saudável na vida do adolescente” foi desenvolvido entre os meses de abril e maio de 2021 em uma escola municipal localizada em uma zona rural do Município de Itaboraí, no Rio de Janeiro, com 30 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, com idade compreendida entre 11 e 14 anos. Devido à Pandemia da COVID-19 a aplicação da proposta foi realizada de forma remota, utilizando como principais meios de comunicação os aplicativos WhatsApp e o Google Meet. Foi desenvolvida uma Sequência Didática dividida em seis momentos: Problematização; Alimentação Saudável; Alimentos ultraprocessados e seus malefícios; A importância da leitura dos rótulos dos alimentos; Distúrbios alimentares e Avaliação da aprendizagem. Como ferramentas instrucionais para o ensino-aprendizagem foram utilizados vídeos do Youtube e textos disponíveis na internet. Para cada momento foram disponibilizados vídeos autorais que tiveram a finalidade de explicar as atividades. A fim de avaliar a aprendizagem, foram solicitadas aos alunos redações com no máximo 15 linhas sobre cada um dos assuntos estudados e ao final a elaboração de um cardápio. Todo o material produzido deveria ser fotografado e enviado para a professora pelo WhatsApp e posteriormente, entregue na secretaria da escola.

Resultado e discussão

Para o ensino-aprendizagem sobre “Alimentação Saudável” de modo remoto foi desenvolvida uma Sequência Didática com 6 momentos, com um total de 20 horas-aula. A Sequência Didática aplicada utilizou seis vídeos do Youtube, sendo os quatro primeiros em forma de animação e cinco textos disponíveis na internet, que foram escolhidos após uma análise criteriosa, pois apresentavam uma linguagem fácil e contextualizavam bem cada tema. As atividades foram realizadas pelos alunos em casa e a professora manteve contato através do Google Meet e por tutorias semanais pelo WhatsApp. Os momentos da Sequência Didática desenvolvida são mostrados a seguir. Ressalta-se que apenas no primeiro e sexto momento houve um encontro de todo o grupo pelo Google Meet, nos outros, foram enviados vídeos autorais com explicações e realizada tutoria pelo WhatsApp para sanar dúvidas. SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MOMENTO 1: Problematização Atividade: Roda de Conversa sobre “Alimentação Saudável”. Objetivo: Levantar as concepções prévias dos educandos sobre o tema. Tempo de aula: 2h/aula. MOMENTO 2: Tema - Alimentação saudável Objetivo: Demonstrar a importância de uma alimentação saudável para a saúde e reconhecer alimentos saudáveis e os seus benefícios. Atividades: Vídeo 1 da plataforma Youtube: “A Importância de uma Alimentação Saudável” (duração 5’04”), disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lbdnd0En- aA&t=134s> Texto 1: “A importância de uma alimentação saudável na infância e na adolescência”; disponível em: <https://www.letswok.com.br/a-importancia-da- alimentacao-saudavel-na-infancia-e-adolescencia> Tempo de aula: 4 horas/hora. MOMENTO 3: Tema: Alimentos ultraprocessados e seus malefícios Objetivo: Demonstrar os malefícios dos alimentos ultraprocessados, a fabricação desses alimentos e seus efeitos sobre o corpo. Atividades: Vídeo 2 da plataforma Youtube :“Alimentação Saudável e o perigo dos alimentos industrializados (duração 5’12”), disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ruW0hnL0qs0> Texto 2: “Alimentos ultraprocessados: o que são e quais os riscos reais a saúde?”; disponível em: <https://www.semprefamilia.com.br/saude/alimentos- ultraprocessados-o-que-sao-e-quais-os-riscos-a-saude/> Tempo de aula: 4 horas/hora. MOMENTO 4: Tema: A importância da leitura dos rótulos alimentares. Objetivo: Demonstrar a importância da leitura dos rótulos alimentares. Entender como ler os rótulos dos produtos alimentares e observar quais os malefícios da falta deste tipo de procedimento. Atividades: Vídeo 3 da plataforma Youtube: “SABN- Como ler rótulos de alimentos” (duração 3’34”), disponível em: <https://www.youtube.com/watch? v=LiNqYZzBFrk&t=13s> Vídeo 4 da plataforma Youtube: “Educação Nutricional USP: Rótulos dos Alimentos” (duração 6’27”), disponível em: <https://www.youtube.com/watch? v=ww34UrMsJFw&t=17s> Texto 3: “A importância da leitura dos rótulos alimentares. Você sabe o que está comendo?”, disponível em: <https://www.stephanienutricionista.com.br/single-post/2016/08/07/a- importância-da-leitura-do-rótulo-de-alimentos-você-sabe-o-que-está-comendo> Tempo: 4 horas/hora. MOMENTO 5: Tema: Distúrbios alimentares Objetivo: Demonstrar a importância da alimentação saudável e os distúrbios que uma má alimentação acarreta na vida do jovem, bem como as formas de tratamento. Atividades: Vídeo 5 da plataforma Youtube: “Distúrbios alimentares podem atingir 8 a cada 10 adolescentes” (duração 4’44”), disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nfb9NPLphFw&t=3s> Vídeo 6 da plataforma Youtube: “Transtornos alimentares: as doenças que afetam a relação com a comida” (duração 6’26”), disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=anpKKN5OFvM> Texto 4: “Distúrbios alimentares na adolescência: Conheça os sinais e os sintomas”, disponível em: https://www.portoeditora.pt/paisealunos/pais-and- alunos/noticia/ver/?id=28345&langid=1> Texto 5: “Distúrbios alimentares: Tipos, causas, sintomas e tratamento”, disponível em: <https://www.vittude.com/blog/disturbios-alimentares-causas- sintomas-tratamentos/> Tempo: 4 horas/aula. MOMENTO 6: Avaliação da Aprendizagem Objetivo: Roda de Conversa pelo Google Meet para o encerramento do projeto Atividade: Analisar a própria dieta e criar um cardápio nutricional como proposta para a escola. Tempo: 2h/aula. Durante a Roda de Conversa verificou-se que mais da metade dos alunos acreditavam ter uma alimentação balanceada, pois como são seus responsáveis que preparam suas refeições, creem serem incorporados em sua maior parte, alimentos saudáveis. Entretanto, alguns afirmaram que podem melhorar ainda mais seus hábitos alimentares, acrescentando mais frutas, legumes e verduras em seu cardápio. Após a discussão, foi apresentado a Sequência Didática e a maneira como ela seria desenvolvida. Ressalta-se que durante o desenvolvimento da Sequência Didática dos 30 alunos da turma apenas 23 participaram efetivamente de todas as suas etapas. Para avaliar a compreensão dos alunos foram solicitadas pequenas redações com um máximo de 15 linhas, que foram escritas, fotografadas e enviadas por WhatsApp. Ao final de todas as etapas foi solicitado aos estudantes que entregassem o material produzido na secretaria da escola. Alguns trechos dos textos produzidos pelos alunos foram destacados e são mostrados a seguir. [...] Então, minha alimentação era bem pior, agora eu tô tentando regular e começar a comer coisas mais saudáveis, verduras e legumes, etc. (Aluno 1) [...] eu fiz uma lista dos alimentos que eu e minha família consumimos. Pude perceber que minha alimentação é saudável. Mas ainda existem algumas questões. [...] Também diminuirmos bastante o uso de sal, óleo. Evitamos ultraprocessados e buscamos comer coisas mais naturais como frutas e legumes... [...] Inclusive, após os estudos sobre rótulos, eu e minha família substituímos a margarina pela manteiga... (Aluno 2) Manter a alimentação saudável em dia é essencial para manter melhor a qualidade de vida. Ela fornece energia e combate as doenças. (Aluno 3) Outra tarefa realizada pelos estudantes foi a confecção de um cardápio nutricional. A Figura 1 mostra exemplos de cardápios. Na avaliação dos textos produzidos pôde-se perceber um aumento na conscientização e criticidade dos estudantes, à medida que os alunos foram conhecendo melhor os alimentos e observando suas composições através da leitura dos rótulos nutricionais. Os cardápios criados eram realmente nutritivos, mesclando diversos alimentos saudáveis favorecendo o nível nutricional de cada prato. Na discussão final foram observados relatos de alunos sobre seus distúrbios alimentares e também que sua alimentação precisava ser melhorada.

Figura 1: Exemplo de cardápios

A Figura 1 mostra dois exemplos de cardápios produzidos pelos estudantes.

Conclusões

Uma alimentação saudável é de responsabilidade dos pais, da escola e da sociedade como um todo, pois possibilita o desenvolvimento tanto do físico quanto do cognitivo de adolescentes e jovens, deste modo a abordagem do tema é extremamente relevante. A Sequência Didática elaborada e aplicada buscou, durante o ensino remoto, trabalhar este tema de maneira dinâmica e contextualizada, visando desenvolver o entendimento e a criticidade sobre o assunto. Deste modo, foram utilizados vídeos de curta duração em formato de animação e textos com linguagem simples e ilustrados com imagens de pirâmides alimentares, rótulos nutricionais, pratos coloridos contendo valores nutricionais, dentre outras, que facilitaram o ensino-aprendizagem do conteúdo, ancorando novos conhecimentos às experiências vividas pelos estudantes. Destarte, devido ao cenário da pandemia da COVID-19, a Sequência Didática foi aplicada remotamente, utilizando o Google Meet e o WhatsApp como meios de comunicação entre professora e estudantes. Entretanto, diversas dificuldades foram enfrentadas, pois alguns alunos não possuíam celulares com acesso a internet e necessitavam utilizar os aparelhos de seus responsáveis para participarem das atividades e acessarem os materiais disponibilizados pela professora. No entanto, apesar das dificuldades enfrentadas no ensino remoto, a análise das tarefas discentes mostrou que o conteúdo foi entendido e que houve o estímulo pela busca por uma alimentação balanceada e saudável, o que vai ao encontro com os objetivos traçados durante a elaboração da Sequência Didática aplicada, revelando assim, a sua aplicabilidade e eficiência.

Agradecimentos

A Direção da Escola e aos alunos que participaram das atividades.

Referências

MARQUES A.; BOUW, M. I.; ALMEIDA, T.; MARTINS, J.; COSTA, F. C. Atividades física dos Adolescentes da cidade de LISBOA. Journal Gymnasium, Lisboa, v.1, n. 2, 2016. Disponível em: https://g-se.com/atividade-fisica-dos-adolescentes-da-cidade-de-lisboa-2118. Acessado em: jun. 2021.

PAIVA, M. R. S. A. Q. A importância da Alimentação Saudável na Infância e na Adolescência. MedicinaNet, 2010. Disponível em: https://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/3149/a_importancia_da_alimentacao_saudavel_na_infancia_e_na_adolescencia.htm. Acessado em: jun. 2021.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013.

REICHEMBACH, M. T. História e alimentação: o Advento do FastFood e as Mudanças dos hábitos Alimentares em Curitiba (1960-2002). 2007. 169 f. Tese (Doutorado em História- Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes). Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2007. Disponível em: <file:///C:/Users/tamir/Downloads/Dialnet-HistoriaEAlimentacao-3065911.pdf> . Acessado em: jun. 2021.