Autores

Ramos, R.O.S. (INSTITUTO OSWALDO CRUZ) ; Chacon, E.P. (PPECN-UFF)

Resumo

O trabalho apresenta a aplicação de um “Guia de Estudos” baseado nos princípios do método Montessori como ferramenta didática para o ensino- aprendizagem de Química no 9º ano do Ensino Fundamental II, avaliando sua relevância durante o ensino remoto. A metodologia usada na elaboração do material pedagógico visou um ensino mais autônomo, que foi aplicado à 11 alunos de uma escola em Niterói no Rio de Janeiro. O “Guia de Estudos” possui em sua estrutura diversas metodologias ativas e sempre coloca o aluno como protagonista no processo de construção do conhecimento científico. A análise dos trabalhos produzidos pelos alunos mostra que a utilização do “Guia de Estudos” torna o processo de ensino-aprendizagem eficiente e dinâmico, tanto presencial quanto remotamente.

Palavras chaves

Método Montessori; Guia de Estudos; Autonomia

Introdução

O professor ao assumir o papel de mediador e facilitador de uma aprendizagem mais autônoma cerca-se de desafios e incertezas, pois muitas vezes não está acostumado a lidar com um ensino não pautado em aulas expositivas e com atividades em livros ou apostilas (LOVATO et al., 2018). Práticas que incluam a participação, criação, invenção, momentos de integração de espaços de produção do saber, diferentes culturas e a vivência cotidiana podem e devem ser exploradas pelo educador em busca de um ensino com maior significado para os estudantes. Procurar a autonomia do estudante deve ser uma meta docente e é um dos objetivos de escolas que utilizam o método montessoriano. Neste sentido, o “Guia de Estudos”, que é uma sequência didática utilizada nestes espaços, se apresenta como uma boa estratégia, pois utiliza atividades planejadas e organizadas que buscam alcançar um objetivo específico (SOUSA et al, 2020). Assim, durante as aulas presenciais, o educando exercita sua autonomia, buscando aprender sozinho conceitos, utilizando os materiais disponíveis na sala de aula, a qual possui um ambiente adequado que estimula o autoconhecimento, a disciplina e a curiosidade (ALMEIDA, 1984; MONTESSORI, 1965). Deste modo, os “Guias de Estudos” organizam diversas atividades para a construção do conhecimento científico, encaminhando o discente a uma aprendizagem autônoma. Assim, este trabalho objetiva apresentar um “Guia de Estudos” sobre Estrutura Atômica e Tabela Periódica, que foi adaptado para ser utilizado remotamente e aplicado à alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, e mostrar como a ferramenta pode ajudar na construção do conhecimento científico.

Material e métodos

A metodologia envolveu as seguintes etapas: (1) Elaboração do “Guia de Estudos” sobre Estrutura Atômica e a Tabela Periódica para encaminhar o estudo autônomo sobre estes conteúdos. Nesta etapa foram feitas pesquisas bibliográficas e organização dos conteúdos a serem ministrados, a determinação do número de atividades para compor o material e as ferramentas a serem utilizadas nas atividades; (2) Adaptação do material desenvolvido para aplicação remotamente durante o ano letivo de 2020, utilizando o Google Meet; (3) Aplicação e (4) Avaliação e análise dos dados sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os materiais construídos foram baseados nos princípios de Maria Montessori, apresentados na literatura pela autora (MONTESSORI, 1965) e por Almeida (1984). O “Guia de Estudos” foi aplicado à 11 alunos de uma escola privada de Educação Básica que atua sob a perspectiva montessoriana, localizada em Niterói no Rio de Janeiro, sendo todos os participantes do 9º ano do Ensino Fundamental II. Foram realizados 12 encontros de 1 hora/cada, sendo um total de 12 horas durante o turno escolar (aulas online) e algumas tarefas também foram realizadas fora deste horário. O “Guia de Estudos” construído foi aplicado durante o 1º trimestre de 2020.

Resultado e discussão

A construção do “Guia de Estudos” evidenciou as competências e habilidades a serem desenvolvidas no aluno, tais como: iniciativa, criatividade, autonomia, cooperação no trabalho em equipe, responsabilidade e sensibilidade. O “Guia de Estudos” foi elaborado buscando articular temas sociais que promovessem a interdisciplinaridade e envolvessem a construção do pensamento científico, o entendimento da evolução dos modelos atômicos; informações sobre os átomos; história da tabela periódica e a classificação dos elementos químicos, envolvendo 12 atividades a serem desenvolvidas em aulas virtuais e em domicílio. Foram propostas atividades de leitura de reportagens, pesquisas e debates sobre diversos temas; elaboração de relatórios experimentais sobre ensaios mostrados em vídeo; pintura e criação de legendas da tabela periódica; pesquisa de campo através de entrevista com os familiares acerca do tema radiação e radioatividade e análise dos resultados obtidos; escrita de cartas para os sobreviventes de Hiroshima após ouvir a música “A Rosa de Hiroshima” e pesquisa sobre o tema; exercícios sobre os conteúdos estudados; leitura de crônicas do livro “Elementar caros amigos, o fascinante dia a dia dos átomos” de Marcelo R. L. Oliveira para aprofundamento do uso cotidiano dos elementos químicos e posterior, construção de produções artísticas sobre algum elemento químico, como HQ’s, diário de bordo, ilustrações, memes, dentre outros, as quais foram dispostas em uma sala virtual criada no classroom. A organização das propostas de ensino foi realizada cuidadosamente, para que o processo de construção do conhecimento fosse estabelecido de maneira autônomo e significativo. Algumas das produções dos alunos estão exemplificadas na Figura 1.

Figura 1: Exemplos de trabalhos desenvolvidos.

A Figura 1 mostra trabalhos desenvolvidos no âmbito virtual: Um “meme” sobre os elementos químicos e suas propriedades e, uma HQ sobre a biografia de Marie Curie.

Conclusões

Através da análise das produções dos alunos durante a aplicação do “Guia de Estudos” foi possível constatar o grande desafio que o docente enfrenta para trabalhar com metodologias ativas, baseadas no método montessoriano, principalmente no ensino remoto. Entretanto, percebeu-se que alunos acostumados com o método apresentam autonomia suficiente para driblar as dificuldades do ensino remoto e tornarem o processo de construção do conhecimento mais facilitado e eficiente. O “Guia de Estudos” mostrou-se uma ferramenta com grande potencial tanto para o ensino presencial quanto remoto.

Agradecimentos

À direção, à toda equipe pedagógica e alunos do Colégio Ágora Niterói.

Referências

ALMEIDA, Talita. Montessori: O tempo o faz cada vez mais atual. Perspectivas, Florianópolis, v.1(2), p.9-19, jan./jun., 1984.

LOVATO, Fabricio Luís; MICHELOTTI, Angela; SILVA, Cristiane Brandão; LORETTO, Elgion Lucio da Silva. Metodologias Ativas da Aprendizagem: Uma Breve Revisão. Acta Scientiae. Canoas, v. 20, n. 2, p. 154-171, mar/abr., 2018.

MONTESSORI, Maria. Pedagogia Científica: A descoberta da criança. São Paulo: Flamboyant, 1965.

SOUSA, Kelly Roberta Pinheiro; VASCONCELOS, Sinaida Maria; SILVA, Maria Dulcimar de Brito. Educação Ambiental e Ensino de Ciências: o lixo como tema gerador de uma sequência didática nas aulas de química. REnCiMa, São Paulo, v.11, n.6, p. 268-288, out./dez., 2020.