Autores

Silva, A.M. (UECE) ; Saldanha Neto, G.D. (UECE)

Resumo

A química está presente na produção de pesticidas agrícola utilizados para a produção de alimentos no Brasil. Os pesticidas são produtos que têm como finalidade o combate de pragas na agricultura, porém seu uso inadequado pode ocasionar prejuízos. Esse trabalho tem a finalidade de enriquecer o Ensino de Química, cujo tema é analisar a química como uma potencializadora da agricultura. Para a análise foi escolhido a metodologia de revisão de literatura, cuja finalidade é caracterizar as informações disponíveis nas plataformas. Os dados foram tabulados em planilhas, e posteriormente analisados a fim de alcançar os objetivos deste trabalho. Os resultados evidenciaram o quanto a química está associada a produção de defensivos agrícolas sejam sintéticos ou orgânicos.

Palavras chaves

Pesticidas; Agricultura; Produção de Alimentos

Introdução

Um dos maiores desafios da sociedade é a produção de alimentos que permita sustentar a humanidade, sem agredir o meio ambiente, com menor toxicidade possível e ausência de pesticidas, onde os ambientalistas defendem uma agricultura sem utilização de produtos tóxicos e que essa produção promova a sustentabilidade ambiental. Porém Nascimento e Melnyk (2016) afirmam que o consumo de pesticidas na agricultura é algo considerado importante e indispensável para o aumento da produtividade, uma vez que os insetos são considerados os grandes responsáveis pelas perdas na produção de alimentos. Barboza et al. (2018) salientam que o nosso país dispõe de potencial agrícola enorme, onde o agronegócio brasileiro é responsável por uma importante parcela do Produto Interno Bruto (PIB), sendo produtores e fornecedores de grãos (soja), cana-de-açúcar e produtos florestais, tendo também destaque na produção de citros como laranja, onde é o maior produtor e exportador de suco de laranja. Com a necessidade de aumentar a produção de alimentos, surgem novas técnicas no meio agrícola, entre elas o uso dos defensivos agrícolas, popularmente conhecidos como agrotóxicos, pesticidas, praguicidas ou produtos fitossanitários, ou seja, produtos químicos para controlar pragas, doenças ou plantas infestantes de lavouras. O uso dos produtos químicos nas atividades agrícolas é bastante difundido no nosso dia-dia, ocorrendo vários debates sobre os prejuízos que eles podem causar, onde o mais abordado é o uso dos agrotóxicos que causam prejuízo ao solo, a saúde de quem os consomem e também dos trabalhadores das lavouras que não seguem os cuidados recomendados. De acordo com Carvalho (2016) cerca de 64,9% dos agrotóxicos é armazenada de forma incorreta.

Material e métodos

A coleta dos dados ocorreu mediante a seleção de publicações de artigos científicos, disponibilizados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sobre a temática investigada. Para critérios de seleção dos artigos científicos foram estabelecidos que as pesquisas socializadas mediante as publicações estejam em Língua Portuguesa-BR; publicações no período de 2011 a 2021; e que tiveram relação com o tema proposto, trazendo os dados necessários para o estudo. Após filtrar os artigos baseados nos critérios de inclusão e exclusão pré- estabelecidos, iniciou a leitura seletiva e a posteriori a leitura analítica para que fossem ser selecionada as informações mais relevantes, cujos dados foram organizados e consolidados através do Programa Excel (versão 2019), possibilitando gerar quadros, que foram analisados qualitativamente, a partir da categorização dos dados.

Resultado e discussão

Os autores selecionados para a presente pesquisa apresentam-se organizados através de categorias, nos quadros 1 e 2, de acordo com os temas e referências. Essa organização permite conhecer cada documento analisado para que possa ser apresentado de acordo com suas características. Os artigos selecionados mostraram uma prevalência por revisões bibliográficas, fato esse que indica uma pesquisa baseada em diferentes autores tendo como finalidade realizar uma análise criteriosa. No decorrer das análises realizadas foi possível observar o quanto a química está associada na produção de defensivos agrícolas, desde os inseticidas sintéticos aos que são produzidos de forma orgânica. Os estudos analisados possuem data de publicação recentes, onde foram priorizados os artigos referentes aos anos de 2011 a 2021. Os quadros 3 e 4 apresentam as conclusões dos 8 artigos selecionados. Após as análises é notório que o uso dos agrotóxicos no Brasil está associado ao agronegócio uma vez que possibilita a produção em larga escala de produtos alimentícios, porém é evidente também que seu uso indiscriminado acarreta sérias consequências tanto para o meio ambiente como para o próprio ser humano. E assim, surgem novas possibilidades de inseticidas orgânicos que desempenham papel semelhante aos sintéticos, mas que não prejudicam o meio ambiente. É evidente que novas metodologias e pesquisas podem ser realizadas a fim de evitar e diminuir o uso dos agrotóxicos, ocasionando assim sua substituição por pesticidas orgânicos que não acarretaram prejuízos. Na pesquisa realizada foi possível observar que os trabalhos na área da química de pesticidas orgânicos têm avançado o que sugere novas formas de evitar pragas poderão ser adotadas sem causar danos para o solo e para as pessoas envolvidas.













Conclusões

A química está presente na produção de pesticidas, mostrando sua importância e necessidade para tais compostos. Também é notório o quanto os pesticidas sintéticos são prejudiciais para o meio ambiente e para a saúde do homem. O Brasil hoje é um dos maiores produtores mundiais de alimentos, e para que tal produção tenha destaque utilizam-se dos agrotóxicos para combater e acabar com as pragas que atingem as plantações. O Brasil é considerado hoje como o maior consumidor de agrotóxicos em decorrência de sua economia. Espera-se que o contexto desta pesquisa seja útil para o Ensino de Química.

Agradecimentos

SATE/UECE; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES; UAB; Coordenação do Curso de Licenciatura em Química em EaD/UECE; Polo de Jaguaribe-CE.

Referências

BARBOZA, Henriqueta Talita Guimarães et al. Compostos organofosforados e seu papel na agricultura. Virtual Quim, v. 10, p. 172-193, 2018.

CARVALHO, C. R. F. Levantamento dos agrotóxicos e manejo na cultura do tomateiro no município de Cambuci – RJ. Ciência Agrícola, v. 14, n. 1, p. 15-28, 2016.

NASCIMENTO, Luciano; MELNYK, Anastasiia. A química dos pesticidas no meio ambiente e na saúde. Revista Mangaio Acadêmico, v. 1, n. 1, jan/jun, p. 54-61, 2016.