Autores

Anselmo, M.L. (SEDUC-AM) ; Nascimento, R.S. (SEDUC-AM) ; Oliveira, Y.F. (SEDUC-AM) ; Matos, E.S. (SEDUC-AM) ; Valente, M.O.R. (SEDUC-AM) ; Oliveira, M.T. (SEDUC-AM) ; Paladino, S.G.C. (SEDUC-AM) ; Souza, S.J.M. (SEDUC-AM) ; Piedade, I.A.C. (SEDUC-AM) ; Reis, C.E.S. (SEDUC-AM)

Resumo

O ensino de Química embasado na LDB, paralelo aos fundamentos da BNCC, evidenciam fatos, necessitando de seriedade na educação. Pois professor precisa encontrar métodos de ensino, motivando às curiosidades dos estudantes, interdisciplinado a partir dos eixos educacionais Experimentação, Educação Ambiental, Ludicidade e Etnociência, lócus colocados em prática por docentes nas pesquisas, contextualizando projetos de iniciação científica, aos conteúdos com anseios do ENEM. Consoante a isso, a experimentação surge evidenciando o cálculo renal no equilíbrio químico, proeminente de extratos aquosos cítricos, viabilizando conhecimento e aprendizagem para contextualizar o cálculo renal (pedra nos rins) na cristalização do oxalato de cálcio do limão caiano (averrhoa bilimbi).

Palavras chaves

Pibid; Quimica; Cristalização

Introdução

As convergências do Ensino de Ciências, embasado nos princípios da LDB, nº 9394/96, concomitantes aos fundamentados da BNCC, evidenciam a natureza de conhecimentos que, em fatos necessitam de seriedade nos contextos escolares, relacionado a informação de Ciência da Natureza e Suas Tecnologias educacionais. Neste sentido, professores precisam ensinar significativamente, objetivando abrangências investigativas proeminente às curiosidades e protagonismo estudantil, desenvolvendo alternativas e sanando lacunas na aprendizagem, norteadas em abordagens e métodos interdisciplinares, externando a importância das ciências no cotidiano do corpo discente, em consonância aos conteúdos do RCA - (2019). Ademais, escolas são primordiais, tornando-as inclusivas, atendendo demandas dos educandos. Entretanto, essas ações competem ao profissional mediador, que ao adquirir o conhecimento técnico científico, multiplica habilidades consistentes trabalhadas em eixos de norteios como GT1- Experimentação, GT2-Educação Ambiental, GT3- Ludicidade, GT4-Etnociencia e GT5- CTSA (Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente) conquistas ratificadas nas vivencias dos estágios e aperfeiçoadas na dedicação continuada do sistema regular. Analogicamente, com subsistências dos lócus pedagógicos, professores agregam teor na alfabetização convergentes em projetos integradores. Para tanto, em relação essa ótica, cabe ao professor, um compromisso de amplo e contextualizado trabalho. Embora, na atualidade, o ensino é lecionado de forma descontextualizado, e, além disso, fora das diretrizes interdisciplinares (GADOTTI, 2016). Portanto o trabalho dar ênfase na contextualização do conteúdo Equilíbrio Químico, a partir da extração e Cristalização do Oxalato de cálcio do limão(Averrhoa bilimbi).

Material e métodos

Sistematicamente, o trabalho dar ênfase na abordagem experimental, conectado aos métodos qualitativo e quantitativo. A princípio foram realizadas pesquisas, enriquecendo o levantamento bibliográfico, no periódico CAPES e artigos indexados na plataforma Scopus. Para tal, foi usada a abordagem de aplicação e contextualização do conteúdo de Equilíbrio Químico, proposto no RCA amazonense, com recursos didáticos da coletânea literárias (Ciência, Sociedade e Ambiente) Ciência da Natureza FTD/PNLD - edição 2021, além de projetor multimídia e quadro branco. Posteriormente realizou-se o teste diagnóstico nas turmas em questionário, com finalidade de investigar o conhecimento adquirido. Paralelo a isso, coletou-se 350 frutos, oriundos da zona rural do município de Itacoatiara, por sua vez, passando por lavagem, e posteriormente triturados, e levados para a extração, por meio do método de separação (filtração) e respectivamente elaborado o teste experimental, almejando a precipitação do Oxalato de Cálcio (CaC2O4) em cristais, a partir da reação do ácido oxálico (C2H2O4) concentrado no fruto cientificamente (Averrhoa bilimbi), protagonizada pelos pibidianos UFAM-ICET, somado a preparação de soluções Cloreto de Cálcio (CaCl2), agregado ao Bicarbonato de Sódio (NaHCO3) neutralizando assim, o extrato da prática desenvolvida. Após a conclusão de todas as ações experimentais, os alunos observaram qualitativamente, em intervalos de tempo, o processo de precipitação que aconteceu em virtude das reações do princípio ativo do fruto, consoante às soluções preparadas. Em síntese, foi dialogado entre o professor mediador e corpo estudantil, os princípios de formação que subsidiou a realidade, contextualizando possíveis reações em organismos e formação da massa renal, fomentado pelo equilíbrio.

Resultado e discussão

Os gráficos abaixo, externam dados da prática experimental ao ensinar Química de acordo com o ENEM, pois 59% dos estudantes, assimilaram Equilíbrio Químico, com anseios da experiência proveniente do extrato oxidativo, rico em ácido oxálico, fundamentado nas reações (urolitíase) no sistema renal e originando a cristalização do oxalato de cálcio do (Averrhoa bilimbi), correspondendo (117) protagonista juvenil. Consoante a isso, (23%) reaplicaram o experimento, reaprimorando os princípios interdisciplinares da Biologia e Química, totalizando (17) alunos. Aos demais, (10%) não conseguiram interpretar o projeto, expondo ineficiência a (4) discentes. Por fim, (8%) que retribui a (2) semelhantes, não participaram das atividades experimentais. O levantamento bibliográfico foi primordial na contextualização, pois experimentações, aliando teoria e prática, são imprescindíveis, afinal os estudantes elaboram pensamentos críticos reflexivos ligados ao caráter investigativo Científico (MORESCO et al., .,2020). No entanto, a reaplicação da prática por alguns estudantes, torna-se necessário, por consequência de fatores externos, existentes no âmbito escolar. Contudo, o contato com o vírus, foi uma realidade que contribuíram para resultados ineficientes apresentados, forçando estudantes a cumprirem isolamento social. Congruente a tal, as precipitações a partir das reações, são fatos alcançados por experimentos desenvolvidos pelos bolsistas do PCE/2021, conexo aos bolsistas do PIBID/UFAM-ICET. Entretanto, essas análises, são similares aos estudos de Batista,(2020) em experiências com extratos da (Averrhoa carambola). Portanto, ao extrair os princípios ativos do fruto, o teste alerta a sociedade quanto ao consumo excessivo dos frutos cítricos no cotidiano dos estudantes.

Figura 01

Resultado da mensuração

Conclusões

Em síntese, a contextualização aliada à experimentação é significativa, propondo instigar raciocínio lógico e curiosidade nos alunos, ao desenvolver o protagonismo na prática da cristalização do oxalato de cálcio (CaC2O4) do limão caiano, destacando-o a importância interdisciplinar, diante dos processos químicos biológicos, conectado a conteúdos que apresentam reações e transformações no contexto real do cálculo renal no organismo, contudo, interdisciplinando e na mesma dimensão, adicionando diferença educacional, destacando abordagens e materiais de baixo custo, assim resultando mensurações em gráficos.

Agradecimentos

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/UFAM-ICET PROGRAMA CIENCIA NA ESCOLA PCE-FAPEAM

Referências


BATISTA, Lucas Alighieri Neves Costa. Caracterização de frações ricas em polissacarídeos sulfatados da alga marrom Dictyopteris delicatula e avaliação do seu potencial antiurolítico, a partir da determinação de suas atividades antioxidante e moduladora da cristalização de oxalato de cálcio. 2020. 125f. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020

GADOTTI, M. Aprendizagem significativa e crítica: Conceito e característica, no 06, de 27/09/2016.

MORESCO, H. H. et al. Chemical constituents and evaluation of the toxic and antioxidant activities of Averrhoa carambola leaves. Brazilian Journal of Pharmacognosy, v. 22, n. 2, p. 319–324, 2012.