Autores

Palheta, J.W.C. (UEPA) ; Melo, J.O.M. (UEPA) ; Santos, V.L. (UEPA) ; Silva, M.D.B. (UEPA)

Resumo

Os espaços não formais de ensino configuram-se como importantes espaços multidisciplinares do conhecimento. Nesse viés, surgem como importantes espaços de divulgação científica os museus de ciência, responsáveis pela formação cidadã enquanto instrumento de construção do conhecimento. Com isso, o presente trabalho buscou fazer um relato de experiência dos estagiários de Química do CCPPA no ano de 2021 sobre as atividades desenvolvidas durante o período remoto, bem como suas adaptações diante do cenário vivenciado, de modo a analisar as dificuldades enfrentadas no contexto de pandemia da Covid-19. Portanto, foi possível observar que mesmo com as dificuldades vivenciadas os participantes relataram um bom número de ações desenvolvidas e, também, relataram que o período em questão foi f

Palavras chaves

Espaços não-formais; Museus de ciência; Pandemia

Introdução

Os espaços não formais de ensino se caracterizam por criar uma ambientação científica importante para a construção dos saberes científicos, uma vez que ampliam as possibilidades de aprendizado (SOUZA, MIKAEL; BARROSO, FRANCISCA, 2022). Nesse âmbito, esses espaços de divulgação científica surgem como importantes artifícios para a complementação do conhecimento escolar, bem como importantes ferramentas para superação dos pressupostos teóricos desenvolvidos em espaços formais de ensino, os quais corroboram para um conhecimento com aridez e baixa interatividade. Diante disso, compreende-se que os espaços de divulgação científica estão diretamente ligados na construção do conhecimento científico mediante a análise investigativa e reflexiva entre o sujeito e objeto o qual quer se investigar (JESUS, MARLEIDE; SANTOS, ARLETE, 2021). Nesse sentido, a partir da reflexão e investigação realizada sobre o objeto de análise, o sujeito poderá ampliar as possibilidades de compreensão dos fenômenos científicos através do objeto de estudo, uma vez que poderá inseri-lo nas suas vivências do cotidiano. Nessa perspectiva, os Museus de Ciência surgem como espaços de transposição dos saberes científicos através da ressignificação dos fenômenos científicos presentes na sociedade (MARANDINO, 2017). Com base nessa linha de pensamento, entende-se que o caráter museológico não se restringe apenas ao saber científico, mas sim à cultura e a sociedade, como pilares que fundamentam o intuito da disseminação do conhecimento. Com isso, os Museus de Ciência caracterizam-se como locais essenciais para a estruturação do conhecimento. No entanto, o advento da pandemia da Covid-19 fez com que os museus reavaliassem suas formas de comunicação com o público, aderindo em grande escala ao formato virtual (SILVEIRA, JÚLIA; ROCHA, MARCELO, 2021). Ainda de acordo com os autores, os museus de ciências precisaram se adaptar aos novos recursos tecnológicos para que suas atividades de divulgação científica não fossem interrompidas, e também para que a população tivesse acesso a mais uma fonte de informação científica e de entretenimento, diante do panorama de contágio por covid-19. O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) caracteriza-se como um espaço não formal de ensino e, também, como um Museu de Ciência com importantes contribuições para a difusão do conhecimento. Nesse sentido, o CCPPA está localizado no município de Belém-PA, vinculado à Universidade do Estado do Pará (UEPA). Inicialmente concebido como Planetário do Pará Sebastião Sodré da Gama, o espaço foi fundado em 30 de setembro de 1999. No período de janeiro de 2010 a outubro de 2012, o CCPPA teve sua estrutura reformulada para abrigar o centro de ciências, passando a atuar com diferentes ambientes de divulgação científica, os quais são: Astronomia, Química, Biologia, Matemática, Geologia, Física e a cúpula de projeções (OLIVEIRA; ALMEIDA, 2019). Desse modo, o CCPPA objetiva disseminar o conhecimento científico da sociedade, visando uma formação crítica e reflexiva da população paraense. De acordo com Oliveira e Almeida (2019), no CCPPA são realizadas diversas ações educativas, como visitações guiadas, cursos, palestras, observações astronômicas, aplicação de experimentos, contando ainda com atividades de ensino, pesquisa e extensão, as quais possibilitam a participação de docentes no desenvolvimento e execução de projetos no Centro. Ademais, verifica-se que até o início de 2020, as atividades educativas no CCPPA eram desenvolvidas totalmente de forma presencial. No entanto, verifica-se que com o advento da pandemia da Covid-19, as atividades tiveram que ser pensadas e organizadas da melhor forma para o público visitante. Com isso, emergiu muitos desafios frente às novas demandas impostas pela sociedade, bem como estratégias para dar continuidade ao trabalho realizado no Centro. Dessa forma, os Museus de Ciência enquanto espaços de divulgação científica corroboram significativamente para a disseminação do conhecimento científico. No entanto, diante do cenário pandêmico, muitos espaços não formais de ensino sofreram mudanças significativas no andamento de suas ações educativas, precisando se adaptar aos desafios emergentes. Nesse sentido, o presente trabalho buscou fazer um relato de experiência dos estagiários de Química do CCPPA no ano de 2021 sobre as atividades desenvolvidas durante o período remoto, bem como suas adaptações diante do cenário vivenciado.

Material e métodos

A presente pesquisa é um relato de experiência das ações desenvolvidas pelos estagiários de Química do Centro de Ciências e Planetário do Pará, no ano de 2021, no contexto de Ensino Remoto. Embora o CCPPA tenha retornado às atividades presenciais a partir de setembro de 2021, algumas ações continuaram sendo desenvolvidas no meio digital, o que justifica a delimitação temporal em todo o ano de 2021 no presente trabalho. Dessa forma, o percurso metodológico foi dividido em dois momentos. No primeiro momento, foi feito um levantamento geral de ações desenvolvidas pelos estagiários de Química do CCPPA no ano de 2021, realizadas no meio digital, em virtude do contexto pandêmico e consequente necessidade de distanciamento social. No segundo momento, foi feito detalhamento de cada ação desenvolvida, observando-se pontos como: objetivos, quantitativo de atividades por cada ação e impacto dessas ações nas redes sociais do CCPPA.

Resultado e discussão

Nessa perspectiva, o CCPPA enquanto espaço não formal de ensino teve que dar continuidade às suas atividades educativas, adequando-se ao modelo remoto. Desse modo, foi possível verificar as seguintes ações desenvolvidas durante o ano de 2021, nas plataformas digitais: 1) Mediação no Planetário Virtual: sessões virtuais destinadas aos públicos escolares (nível fundamental, médio ou superior); 2) Produção do Planetário Curioso: Produto educacional e de divulgação científica, publicado nas redes sociais do CCPPA; 3) Produção de recursos didáticos: Maquetes para ilustrar os utensílios experimentais usados durante o período da Alquimia; 4) Outras atividades: Participação na 19ª Semana Nacional dos Museus e produção de um vídeo em homenagem ao Dia do Químico. PLANETÁRIO VIRTUAL Durante o período remoto, os estagiários do espaço da Química desenvolveram vários experimentos químicos para o público virtual. Com isso, os experimentos, aplicados no formato virtual, eram realizados na plataforma Google Meet e gravados com o auxílio de um celular, de modo que no final da apresentação o estagiário responsável pelo experimento respondia as perguntas feitas pelo público. Os experimentos desenvolvidos e aplicados no período remoto e seus respectivos conteúdos abordados foram: 1) A bomba de hidrogênio: Astroquímica. Cinética química. Reações químicas; 2) Gênio da lâmpada: Reações químicas. Termoquímica. Astroquímica; 3) Oxidação da glicerina: Termoquímica. Reações químicas. Propriedades físico-químicas de compostos orgânicos; 4) Água furiosa: Equilíbrio químico. Reações químicas. Apesar dos desafios encontrados no período virtual, foi possível criar um ambiente favorável na construção dos saberes científicos a partir da experimentação, uma vez que esse conhecimento se deu mediante ao caráter investigativo e crítico entre o sujeito e o objeto de estudo, possibilitando uma aprendizagem mais significativa. A utilização de um modelo de ensino tradicional, linear e fragmentado, impõe certas dificuldades e resistências à aprendizagem dos conteúdos químicos. Diante disso, a experimentação se apresenta como uma alternativa ao ensino tradicional, sobretudo se utilizada em uma abordagem investigativa, despertando a curiosidade, atenção e participação do público visitante (BALDAQUIM et al., 2018). Nesse âmbito, a construção do conhecimento não se dá de forma pronta e acabada e sim mediante a reunião de saberes. Além disso, a aplicação desses experimentos não se restringiu apenas nos conceitos científicos e sim na contextualização dos tópicos abordados, como forma de possibilitar ao público uma aproximação com a Ciência de maneira interdisciplinar. É importante ressaltar a necessidade das informações científicas estarem relacionadas com a estrutura cognitiva do público para que haja uma aprendizagem significativa (PAVNOSKI; HILGER; PAVNOSKI, 2021). Nesse sentido, podemos inferir a importância da contextualização no processo de mediação como forma de relacionar os saberes científicos com o cotidiano. Paralelamente a isso, verificou-se que os experimentos que mais atraíram a atenção do público visitante foram: A bomba de hidrogênio e oxidação da glicerina, tendo em vista que a visualização macroscópica desses experimentos eram mais significativas devido ao aparecimento de fogo. Ademais, foi possível verificar que os experimentos citados atraíram bastante o público devido a sua relação com a astronomia. PLANETÁRIO CURIOSO Durante a pandemia e consequente contexto de desenvolvimento de atividades de forma remota, uma das principais ações desenvolvidas pelos estagiários de química do CCPPA foi o Planetário Curioso. Nesse sentido, o Planetário Curioso caracteriza-se como um produto educacional desenvolvido com o intuito de promover a divulgação científica, no qual é realizado um processo de transposição didática do conhecimento científico para uma linguagem mais acessível ao público. Nesse âmbito, cada Planetário Curioso foi desenvolvido em cinco etapas, as quais são: i) escolha e delimitação do tema; ii) pesquisa bibliográfica e escrita do texto; iii) avaliação do texto produzido e realização de eventuais correções; iv) gravação do podcast a partir da versão final do texto; v) publicação do Planetário Curioso. O tema é escolhido pela direção do CCPPA ou pelo coordenador de área, havendo ainda momentos em que o tema é livre, ficando sob escolha dos estagiários. A delimitação do tema, por sua vez, fica sempre a cargo dos estagiários. O processo de avaliação e correção é desenvolvido pelo coordenador de área, o qual acompanha a elaboração dos materiais e solicita os ajustes. Por fim, a publicação do Planetário Curioso ocorre nas redes sociais do CCPPA (no caso do texto) e na Rádio UEPA, a rádio oficial da Universidade do Estado do Pará (no caso do podcast). No ano de 2021 foi desenvolvido um total de 9 Planetários Curiosos, cujas principais informações podem ser visualizadas no quadro 1. Com base no quadro 1, é possível observar que, na maioria dos casos, o tema do Planetário Curioso está associado ao momento vivido no ano (a exemplo do tema “férias” no mês de julho) ou a comemorações tradicionais no contexto local (tema “Círio de Nazaré” no mês de outubro) e no contexto nacional (tema “festa junina” no mês de junho). Observa-se, portanto, a tentativa de associar o Planetário Curioso à realidade do público, ao desenvolver temas que estão presentes no cotidiano de boa parte das pessoas que seguem as redes sociais do CCPPA. Ao longo do ano de 2021, os 9 Planetários Curiosos totalizaram um quantitativo de 651 curtidas nas redes sociais do CCPPA, demonstrando uma boa recepção por parte do público e um considerável alcance dos produtos elaborados. Desse modo, é possível afirmar que o trabalho de divulgação científica do Espaço da Química do CCPPA obteve um resultado positivo, apesar das dificuldades de transição e adaptação para um contexto de ações virtuais. DEMAIS AÇÕES DESENVOLVIDAS Ao longo do contexto remoto, foram desenvolvidas outras ações direcionadas ao público. Uma dessas ações foi a exposição virtual "Interatividade e Acessibilidade com a Química: A arte de reimaginar experimentos”, integrante da programação da 19ª Semana Nacional dos Museus, no mês de maio de 2021. A publicação acumulou, até o momento de escrita deste trabalho, 41 curtidas nas redes sociais do CCPPA. Para a referida exposição, os estagiários de Química do CCPPA desenvolveram maquetes para ilustrar os utensílios utilizados pelo alquimista Andrea Libavius no século XVI. Além disso, os estagiários gravaram breves apresentações sobre os utensílios, sendo essas apresentações publicadas nas redes sociais do CCPPA. A figura 2-a ilustra o registro da exposição nas redes sociais do CCPPA. Em comemoração ao dia do Químico (na data de 18 de junho), os estagiários produziram um vídeo apresentando o Espaço da Química do CCPPA, destacando a importância deste para o processo de ensino-aprendizagem da Química no contexto local. O vídeo foi publicado nas redes sociais do CCPPA, contando com 42 curtidas até o momento de elaboração deste trabalho. O registro da publicação pode ser visualizado na figura 2-b.

Quadro 1

Edições do Planetário Curioso desenvolvidas no ano de 2021

Figura 1

Fig. 1-a: Exposição virtual “A arte de reimaginar experimentos”; Fig 1-b. Registro do vídeo do dia do químico.

Conclusões

Com base na pesquisa realizada, foi possível observar que o Centro de Ciências e Planetário do Pará enquanto espaço de divulgação científica, possui contribuições significativas para a formação de discentes de Química, uma vez que corrobora para o desenvolvimento de ações educativas que potencializam os saberes científicos. Além disso, verificou-se que apesar das dificuldades enfrentadas ao longo do ano de 2021, os estagiários de Química do CCPPA relataram um bom número de ações desenvolvidas no contexto de realização de atividades de forma remota. Ademais, os estagiários relataram importantes contribuições a partir das ações desenvolvidas nesse período.

Agradecimentos

Referências

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