Autores

Oliveira, I. (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) ; Matos, R. (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) ; dos Santos, D.G.L. (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) ; Queiroz, S.L. (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar atividades didáticas no ensino superior de química potencialmente capazes de promover o desenvolvimento do pensamento crítico. Estas foram realizadas por alunos matriculados em uma disciplina online (plataforma Tidia-Ae) de comunicação científica e foram baseadas na resolução de um estudo de caso sobre o desenvolvimento sustentável. Índices de pensamento crítico foram determinados para cada uma das sessões de resolução do estudo de caso, verificando-se a sua melhoria gradual. Ademais, os alunos apresentaram concepções pertinentes à temática abordada no caso, justificando e trazendo sua própria experiência para o contexto da discussão.

Palavras chaves

estudo de caso; pensamento crítico; ensino superior

Introdução

A habilidade de pensar criticamente acerca de um determinado assunto sempre foi crucial, sendo imperiosa a necessidade de formação de cidadãos com capacidade de tomar decisões coerentes (HALPERN, 1989). O pensamento crítico está vinculado a ações: avaliar, analisar e conectar informações. Avaliar envolve reconhecer e usar critérios em diferentes dimensões, e não somente expressar uma atitude pessoal sobre algo. Analisar envolve separar o todo das informações em partes significativas e compreender as inter-relações entre elas. Conectar envolve as relações entre as informações que estão sendo analisadas (BULEGON, 2011). Dentre as metodologias que podem fomentar a promoção do pensamento crítico está a que emprega estudos de caso (GAMA, 2019). Nesse método, o ato de contar histórias reais ou fictícias, faz com que o aluno se familiarize com os personagens e circunstâncias mencionadas no caso, de modo a compreender a situação e o contexto nele presente, com o intuito de solucioná-lo (BROIETTI et al., 2012; QUEIROZ et al., 2015). Os indicadores que podem demonstrar a presença do pensamento crítico estão relacionados a algumas habilidades necessárias ao desenvolvimento de tal, a exemplo: associação de ideias, apresentação de justificativas e avaliação do conhecimento (BULEGON, 2011; GAMA, 2019). Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar atividades didáticas no ensino superior de química, baseadas na resolução de um estudo de caso (denominado de Canavial de Lixões), potencialmente capazes de promover o desenvolvimento do pensamento crítico.

Material e métodos

A análise do pensamento crítico dos estudantes foi realizada com base em dados coletados a partir de interações discursivas estabelecidas entre um grupo de quatro alunos matriculados na disciplina de Comunicação e Expressão em Linguagens da Ciência II, ofertada no segundo semestre do curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo. As atividades didáticas aconteceram online no decorrer de quatro aulas (sessões). Foi feita a leitura do caso (via Google Meet) por meio da qual foram apresentados os personagens, o contexto local e informações necessárias; e as perguntas sobre o caso, tendo todas as sessões gravadas. Em seguida, os alunos depositaram no escaninho da plataforma Tidia-Ae as questões discutidas de cada sessão que versavam sobre tarefas de pesquisa e busca por soluções ao problema, que foram discutidas durante o período de compartilhamento da sala do Google Meet com o professor. As gravações das falas dos alunos foram transcritas com auxílio do software Transcriptor, delimitando-se as unidades de análise (UA), compostas por frases ou parágrafos proferidos pelos mesmos durante as sessões. De posse das UA, estas foram categorizadas com base nos 10 indicadores de pensamento crítico de Newman, Webb e Cochrane (1995): conhecimento/experiência (C/E), novidade (N), relevância (R), importância (I), avaliação crítica (AC), ambiguidades (A), associação de ideias (AI), justificativa (J), utilidade prática (UP)-avaliação do conhecimento (AC) e extensão da compreensão (EX). Salienta-se que as UA se constituíram em frases ou parágrafos contendo uma unidade de significado e denotando a presença de ao menos um dos indicadores.

Resultado e discussão

Pretende-se evidenciar a ocorrência de pensamento crítico por parte dos alunos, a partir da categorização com base nos indicadores de Newman et al. (1995) durante as sessões, determinando o índice de pensamento crítico (IPC). Ressalta- se que, a transcrição das falas dos alunos poderia ser marcada com mais de um indicador, conforme demostrando na sentença: “Então, além da falta de nutrientes, seria também a absorção aí dos metais pesados no solo, né? Que podem fazer surgir também a clorose!” <C/E+, R+, I+ >. A posteriori, contaram-se os totais dos indicadores positivos (Ind+) e negativos (Ind-), calculou-se o IPC para cada indicador pela expressão [(Ind+) – (Ind-)] / [(Ind+) + (Ind-)] (MEDINA, 2004). A Tabela 1 mostra os valores mais recorrentes do IPC para cada uma das sessões de resolução do caso. Percebeu-se elevado índice de pensamento crítico principalmente para o indicador Conhecimento e Experiência (C/E), evidenciado em todas as sessões. Este indicador aponta para o fato de os alunos terem recorrido às suas experiências pessoais e conhecimentos prévios, bem com a materiais didáticos fornecidos pelo professor. Os indicadores Relevância (R) e Importância (I) também se destacaram em quase todas as sessões, sugerindo a troca de informações consistentes para a resolução do caso, tais como as contidas em mapas e tabelas relacionados à temática em estudo. Os estudantes dispuseram de concepções pertinentes à problemática do estudo de caso, justificando e trazendo sua própria experiência para o contexto (MEDINA; FILHO, 2007). Este aborda a temática do gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos e seus impactos na agricultura, sendo investigada pelos alunos a concentração de metais pesados em solo e plantação de cana-de-açúcar próximos a um aterro (LIMA et al., 2022).

Tabela 1

Valores de índices de pensamento crítico das sessões

Conclusões

Este trabalho demonstra que resultados positivos, em termos de desenvolvimento do pensamento crítico, podem ser obtidos em aulas de ciências, especificamente em cenários que se utilizam de estudos de casos como atividade didática. A análise dos dados indicou que o estudo de caso favoreceu o pensamento crítico, estimulando o uso de materiais externo e do próprio curso com ênfase nos conhecimentos prévios no decorrer do estudo. Tal metodologia torna-se promissora, estabelecendo-se como um meio de reflexão, criação de novos significados, pensamentos e novas ideias.

Agradecimentos

Agradecemos ao CNPq (Processo 304974/2020-0) pelo apoio financeiro à pesquisa.

Referências

BULEGON, A. M. Contribuições dos objetos de aprendizagem, no ensino de física, para o desenvolvimento do pensamento crítico e da aprendizagem significativa. 2011. 156 p. Tese (Doutorado) Porto Alegre, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
BROIETTI, F. C. D.; ALMEIDA, F. A. De S.; SILVA, R. C. M. A. Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 3, 2012.

GAMA, T. V. Estudo de caso em aulas de ciências: contribuições para o desenvolvimento do pensamento crítico na educação básica. 2019. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Química) – Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade de São Carlos, São Carlos, 2019.
HALPERN, D. F. Thought and Knowledge - An introduction to critical thinking. Editora Lawrence Erlbaum Associates, New Jersey, 1989.
LIMA, M. S. de; OLIVEIRA, I. M.; QUEIROZ, S. L. Estudo de Caso Interrompido na Promoção de Conhecimento Ambiental de Graduandos em Química: Resíduos Sólidos Urbanos em Foco. Química Nova Esc., v. 44, n. 2, p.149-159, 2022.
MEDINA, N. de la O.; FILHO, P. J. de F. Análise da Aprendizagem Significativa em Ambientes de Escrita Colaborativa Apoiada por Computador. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 15, n. 2, p. 57-66, 2007.
MEDINA, N. de la O. Avaliação do Pensamento Crítico em um cenário de escrita colaborativa. 2004. 100 p. Tese (Doutorado) Florianópolis, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Cataria, Florianópolis, 2004.
NEWMAN, D. R.; WEBB, B.; COCHRANE, C. “A content analysis method to measure critical thinking in face-to-face and computer supported group learning”. Interpersonal Computing and Technology, v.3, n. 2, p. 56-77, 1995.
QUEIROZ, Salete Linhares. Estudo de Casos Aplicados ao Ensino de Ciências da Natureza. São Paulo: Centro Paula Souza, Setec/MEC, 2015. ISBN 978-85-99697-49-8. Disponível em: <http://www.gpeqsc.com.br/sobre/manuais/natureza_estudo_casos.pdf> Acesso em: 12 jun. 2022.