Autores

Anselmo, M.L. (SEDUC-AM) ; Nascimento, R.S. (SEDUC-AM) ; Oliveira, M.T. (SEDUC-AM) ; Matos, E.S. (SEDUC-AM) ; Paladino, S.G.C. (SEDUC-AM) ; Valente, M.O.R. (SEDUC-AM) ; Souza, S.J.M. (SEDUC-AM) ; Reis, C.E.S. (SEDUC-AM) ; Piedade, I.A.C. (SEDUC-AM) ; Nascimento, S.L.S. (SEDUC-AM) ; Oliveira, Y.F. (SEDUC-AM) ; Pinto, H.L. (SEDUC-AM)

Resumo

O capitalismo estimulou o crescimento de resíduos, causando problemas ambientais. Assim a sensibilização dos alunos, professores e sociedade mostram os fatores negativos que os pneus causam nesta natureza, viabilizando ornamentação nas escolas. Aconteceram palestras com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e profissionais da saúde. Além da coleta de pneus em oficinas, borracharias e lixeiros improvisados. Os pneus foram lavados, moldados e pintados, com adaptações e olhar profissional do professor Silvio Jânio Matos de Souza, mestrando em Artes Visuais na UFAM. Com base na ação, a Educação Ambiental agi na resolução de problemas sociais, estimulando a valorização de novas concepções de ensino com teor do RCA – amazonense, tornando transformador os valores na qualidade de vida no ambiente.

Palavras chaves

Sensibilidade; Educação Ambiental; Ensino

Introdução

O desenvolvimento alcançado pela sociedade estimulou o acesso ao consumo, promovendo crescimento na produção de resíduos na atualidade. Nesta perspectiva, as produtividades têm causado problemas nos contextos ambientais. Dentre os diversos, a produção e descarte de resíduos sólidos é um dos mais preocupantes na atualidade, pois a durabilidade dessas diversificações é cada vez menor, associado a uma sociedade consumista. Entretanto, um exemplo é a facilidade dos meios de transporte terrestres, que aumenta a comercialização de pneus, embora, vale ressaltar, que a degradação do mesmo, estar atrelado à milhões de anos segundo dados da COMANA. Em cima disso, o descarte de pneus cresce cotidianamente na esfera mundial e pouco tem sido feito no sentido do destino adequado para este resíduo. Entretanto, a Resolução nº 258/99 do CONAMA instituiu a responsabilidade do produtor e do importador pelo ciclo total do produto, acerca da coleta, bem como do transporte e a disposição final dos dejetos. Analogicamente, o pneu se destaca como um dos principais desafios da era moderna, em virtude da sua decomposição (BRITTO 2009). Consoante a isso, em relação ao descarte de pneus no meio ambiente, Almeida Júnior et al.(2012) afirma que esses problemas quando abandonados em locais inadequados, além de servir de abrigo para procriar mosquitos e outros vetores, representam risco de incêndio que contamina o ar e seu óleo ao se infiltrar no solo contamina os lençóis freáticos. Portanto, foi desenvolvido um projeto educacional para reaproveitamento de pneus, usando a ornamentação escolar na produção de artefatos a serem utilizados em atividades educacionais como forma de manifesto a minimizar a problemática ambiental, por meio do PCE-FAPEAM, bem como o PIBID-UFAM/ICET-AM.

Material e métodos

Este trabalho foi realizado na Deputado Vital de Mendonça, dentro do Eixo norteador Educação Ambiental, tendo como público alvo alunado da primeira série. Metodologicamente, foi dividido em três fases. Assim, foram realizadas palestras de sensibilização sobre as problemáticas ambientais e os descartes de pneus em locais inadequados, associado a problemas de saúde e os prejuízos ao meio ambiente, direcionada a alunos, professores e administrativos da escola, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente. Na sequência, organizada a coleta de pneus em diversos locais da cidade como oficinas, borracharias, lixeiros improvisados, qual estavam descartados. Por meio desta ação, todos os pneus foram lavados, moldado e pintados, com adaptações nas estruturas com olhar profissional do professor Silvio Jânio Matos de Souza, mestrando em Artes Visuais pela UFAM, cujo essencial para o avanço dos trabalhados e de acordo com a proposta no âmbito escolar. Respectivamente, foi realizada a construção e instalação no espaço escolar, subsidiados com os ornamentos dos pneus e dos brinquedos em artefatos que serviram para a realização das atividades escolares. Assim, nesta etapa houve a colaboração de acadêmicos de diferentes cursos de graduação da UFAM-ICET, como da licenciatura dupla Biologia e Química, bem como a participação de profissionais de Design que direcionaram a construção dos artefatos na decorrência do projeto. Portanto, o trabalho coletivo resultou na produção de brinquedos, construção de parquinho, jardins e a modificação da paisagem do espaço escolar, que tornou a escola uma referência no combate a degradação do meio ambiente e ensino interdisciplinar com projetos integradores com ênfase no Novo Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular-BNCC com fundamentos da LDB 9394/96.

Resultado e discussão

O trabalho de ornamentação, usando pneus descartados mobilizou a escola sustentável, reaproveitando resíduos sólidos, em significativas mudanças educacionais. O material foi adquirido pelos professores, acadêmicos e colaboradores. Ademais, os estudantes participaram diretamente nas confecções, construindo peças, quais foram utilizadas para enfeites. A sensibilização comunitária levou em consideração o envolvimento de todos, valorizando o trabalho e responsabilizando a manutenção. Para tal, a construção dos artefatos optou-se por estruturas que favoreceram a arte paisagística, assim ornamentos estratégicos foram instalados. Da mesma forma e igual importância, o olhar na abordagem qualitativa na Educação Ambiental foi relevante para sensibilizar a sociedade quanto a preservação e proteção do meio ambiente. No entanto, quando envolve professores e alunos tem-se uma poderosa ferramenta de transformação, visto que a capacidade de ampliação das ideias é real. Concomitante a isso, o projeto forneceu esclarecimento de que um pneu descartado de forma inadequada pode provocar danos irreversíveis ao ambiente e a saúde. Contudo, apresentou criatividade e educação de baixo custo, retirando ou evitando que pneus provoquem sérios danos na qualidade de vida. Com base no resultado do projeto, a Educação Ambiental vem sendo considerada resolução de problemas sociais, criando e estimulando a valorização de novas ações de ensino no teor da BNCC. Diante dos fatos, torna-se transformadora de valores, sensibilizando relações na sociedade, buscando equilíbrio local e melhorando a qualidade de vida (GUIMARÃES, 2005). Portanto, esse trabalho sensibiliza as decorrências dos resíduos gerados a partir de pneus, dando finalidades positivas e colocando em prática o Novo Ensino Médio.

Evidencia do projeto

Ornamentação escolar

Conclusões

Este trabalho desenvolvido na educação básica mostrou o tamanho do conhecimento do homem, viabilizando alternativas, de modo a conscientizar as pessoas reaproveitando resíduos como o pneu, mostrando caminhos promissores em combate a poluição, acenando para necessidades urgentes em busca de mais alternativas para a finalidade desse produto, assim como tornando no alunado, o protagonismo juvenil.

Agradecimentos

Ao programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID UFAM-ICET. Programa Ciência na Escola – PCE/FAPEAM. Escola Estadual Deputado Vital de Mendonça.

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, A. F. Reaproveitamento de pneus inservíveis: determinação em laboratório das características do asfalto modificado SBS comparadas às do asfalto com pó de borracha. Dissertação (mestrado), Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, Bauru-SP, 97f, 2012.

BRITTO, C. Educação e Gestão Ambiental. Salvador: Ministério do Meio Ambiente, 2009.

GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas-SP: Papirus, 2005.