Autores

Lima, A.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Colins, F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Corumba, L.G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo

Neste Artigo, destaca-se a importância da educação ambiental no ensino de química na Amazônia. Isto se efetivou mediante uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa a qual se destinou a apresentar os mais importantes aspectos em uma atividade do tipo. Sendo assim, o principal objetivo deste trabalho é analisar a importância da educação ambiental como ferramenta no ensino de química na Amazônia, considerando os seus mais importantes conceitos, além dos desafios. Assim, fazendo o uso estratégico da educação ambiental afim de contribuir para a promoção de uma mentalidade de ensino em química ligada à temas socioambientais, viabilizando-se um processo de ensino-aprendizagem capaz de transformar positivamente a vida dos alunos, levando em consideração as diferentes realidades educacionais

Palavras chaves

Educação ambiental ; Química ; Amazônia

Introdução

Neste Artigo, se destacará a importância da educação ambiental no ensino de química na Amazônia. Para tanto, se realizará uma revisão de natureza qualitativa, conforme se explicará mais adiante. A priori, considera-se como estratégia ambiental de ensino todas as atividades de natureza didático-pedagógicas que se realizam no ambiente escolar visando a preservação e o desenvolvimento sustentável. Ou seja, a sua base de ensino-aprendizagem se efetiva pelo uso de todos os meios didático-pedagógicos que sejam ambientalmente equilibrados, visando em paralelo a promoção de competências e habilidades naturalmente sustentáveis. Como tal, é uma maneira diferenciada de ensinar que só se efetiva considerando as limitações e potencialidades da natureza em todas as atividades resultantes da ação humana, aproveitando-se de todas as disciplinas e competências que lhe sejam úteis, incluindo-se, a química (ADAMS et al., 2021). Diante de suas potencialidades, não é à toa a disseminação de técnicas letivas na área no momento, embora não se trate de uma atividade livre de prováveis obstáculos no espaço escolar.  Dito tudo isso, indaga-se: Até que ponto a educação ambiental é importante para que o aprendizado de química se efetive na região da Amazônia? Ao responder esta indagação, será possível compreender de que maneira as estratégias de ensino em química poderão se realizar com maior eficácia no ambiente de ensino, observando as suas prováveis dificuldades, benefícios e vantagens, valorizando as prováveis conquistas que lhe são inerentes na prática da educação ambiental em química, incluindo-se na região amazônica. Com isto realizado, também será possível contribuir para que a formação profissional seja realizada melhor, concedendo aos futuros educadores entendimento preciso sobre estratégias de ensino em química, destacando-se aquelas que se destinam ao desenvolvimento sustentável, por exemplo. Isto, evidentemente, irá acontecer de maneira indireta, mas já representa uma interessante contribuição para que as práticas de ensino no Brasil em química sejam concebidas levando em conta as particularidades ambientais da Amazônia (BOUZON et al., 2018).  Para que qualquer atividade seja devidamente executada, deve-se entender as razões que lhe precedem. Tal ato dependerá bastante da consciência plena dos seus objetivos e das suas metas, além dos recursos que lhe são possíveis, no executar assertivo de qualquer coisa que lhe diz respeito (PITANGA, 2016). Assim sucede em relação a todos os serviços de educação, conquanto se deva antes considerar todas as circunstâncias que lhe são importantes. Se os custos referentes a qualquer atividade são desconsiderados, a probabilidade de que os objetivos e metas que são pertinentes em uma determinada entidade em particular não sejam alcançados é bastante elevada (ADAMS et al., 2021; ZANATTA et al., 2022). Assim acontecendo, os seus objetivos também não serão cumpridos, desqualificando-se, portanto, a sua própria razão de ser em seguida. De qualquer maneira, empreendimento educacional nenhum sobreviverá sem usufruir dos recursos que lhe pertencem (BOUZON et al., 2018). Sem recursos, não será possível, portanto, o uso didático- pedagógico da educação ambiental no espaço escolar, atrapalhando bastante o lecionar de química. Nessas condições, o principal objetivo desta atividade se dá mediante análise da importância da educação ambiental no ensino de química na Amazônia, considerando os seus mais importantes conceitos, além dos desafios que lhe são inerentes. Além disto, também se buscará apresentar as dificuldades mais comuns que surgem no uso do ambientalismo e do desenvolvimento sustentável como estratégia de ensino-aprendizagem na educação ambiental em química, incluindo-se na região amazônica. Isto deverá ser complementado pelo sintetizar dos benefícios e vantagens inerentes ao uso da educação ambiental como estratégia didático- pedagógica que poderão contribuir para o qualificar sistemático da prática letiva em química, incluindo-se na região amazônica. Por fim, de destacará as prováveis conquistas de aprendizado plausíveis pelo uso de princípios ambientalmente equilibrados como estratégia de ensino na educação ambiental em química, incluindo-se nas atividades de ensino na Amazônia.

Material e métodos

Pela perspectiva metodológica, este estudo efetivou-se - como já dito - mediante uma revisão bibliográfica orientada pela abordagem qualitativa. Sendo assim, as fontes que lhe possibilitarão são tanto materiais de natureza primária como também as secundárias nas quais se expressam os conceitos, definições, ideias e premissas que lhe sintetizam e explicam de maneira sistemática. Todos os elementos úteis ao ponderar o problema investigado estão, por consequência, disponíveis tanto nos autores que já se interessam por tal problemática como também na provável legislação que se centra sobre este assunto em particular (RICHARDSON, 2018). Atuando desta maneira, será possível, portanto, mostrar as mais importantes particularidades da problemática investigada, implicando na análise adequada de todos os seus detalhes básicos, explorando o método teórico- dedutivo. Quanto ao explanar do conteúdo, este estudo irá se suceder, logo após, em fundamentar o equacionar sistemático do problema investigado, viabilizando, portanto, o entendimento claro, direto e preciso dos detalhes que lhe dizem respeito. Para tanto, levou-se em conta a proposta metodológica escolhida, contribuindo para que esta pesquisa se efetivasse com a eficácia que se espera em todas as atividades do tipo. Em suma, são estas as ideias mais importantes que serão destacadas nesta pesquisa. Perante as suas prováveis limitações, espera-se que sejam pelo menos úteis ao fomento do estudo do tema que lhe cabe, contribuindo para que a educação ambiental no ensino de química na Amazônia se efetive com melhor qualidade adiante, tendo como base este estudo.

Resultado e discussão

Certamente, a adoção de qualquer estratégia de ensino deve corresponder os mais exigentes parâmetros de qualidade que se espera no finalizar de todos os atos que lhe cabem. Assim se sucede por completo no uso de estratégico da educação ambiental para que os atos letivos em química se realizem de maneira apropriada, viabilizando-se um processo de ensino- aprendizagem capaz de corresponder as mais exigentes expectativas na ocasião. Conquanto não seja tão simples de se suceder, algo do tipo poderá se realizar, caso exista realmente interesse no fomento de um ambiente de aprendizado melhor para todos pelo uso do ambientalismo e do desenvolvimento sustentável. No momento, inúmeras ferramentas bem com procedimentos das mais variadas naturezas podem ser usadas em sala de aula para isto. Estão todos, inclusive, disponíveis para todos os professores de todos os saberes. Urge, portanto, utilizá-los bem ciente do potencial de cada um deles para que o processo ensino-aprendizagem se consume melhor adiante.   Necessita-se tomar consciência do que se deve realizar em qualquer unidade ensino que lida com problemas de aprendizagem em química para que os fins cabíveis aqui sejam alcançados com celeridade e precisão, sem desconsiderar a qualidade final desejada no ato, usando a educação ambiental como se deve (MÓL, 2017; MORENO; HEIDELMANN, 2017). Será por meio desta visão sistêmica que tudo se alcançar como esperado. Somente por este caminho a educação ambiental se transformará em uma excelente estratégia didático-pedagógica para que o lecionar da química na Amazônia aconteça com maior eficácia. Se, por algum motivo, as unidades de ensino de qualquer nível de escolaridade não estão devidamente conscientes de todas as ações e atividades que devem cumprir para que ofereçam serviços de qualidade, certamente encontram-se passando por graves desafios e entraves estruturais (BOUZON et al., 2018). Para que as coisas se cumpram com qualidade, necessita-se do pleno envolvimento da equipe de trabalho, além da disponibilidade de todos os recursos que serão necessários para as atividades diárias de ensino-aprendizagem se realizem bem pelo uso da educação ambiental, inclusive no lecionar de química (SILVA, 2016; SOUZA et al., 2017). Somente com estas demandas devidamente consideradas as atividades necessárias de qualquer competência, habilidade ou saber pela perspectiva do ambientalismo e do desenvolvimento sustentável irá ocorrer adiante no espaço escolar com maior facilidade e precisão (VANIN et al., 2016).

Conclusões

No decorrer deste Artigo, destacou-se a importância educação ambiental no ensino de química na Amazônia. Como tal, isto se efetivou mediante uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa a qual se destinou a apresentar os mais importantes aspectos essenciais em uma atividade do tipo. Como se constata, esta pesquisa pode contribuir para a promoção de uma mentalidade de ensino em química de melhor qualidade mediante estratégias ambientalmente relevante. Mesmo implicando em um desafio inicial considerável, é considerável o potencial de aprendizado que o entendimento do meio ambiente oferece para o lecionar de química. Mesmo diante das suas prováveis limitações, espera-se que os resultados desse trabalho sejam úteis para o avanço do estudo do tema, contribuindo para o entendimento apropriado mais relevantes em outros estudos posteriores.

Agradecimentos

Referências

ADAMS, Fernanda Welter et al. A Educação Ambiental na Formação de Professores de Química: Uma Análise Documental da Inserção da Temática. Revista Iluminart, n. 19, 2021. Disponível em: <http://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/414>. Acesso em: 2 jul. 2022.

 

BOUZON, Júlia D. et al. O Ensino de Química no Ensino CTS Brasileiro: uma revisão bibliográfica de publicações em periódicos. Química Nova na Escola, v. 40, n. 3, p. 214-225, 2018. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/artigos/CP-69-17.pdf>. Acesso em: 2 jul. 2022.

 

MÓL, Gerson de Souza. Pesquisa qualitativa em ensino de química. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 495-513, 2017. Disponível em: <https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/140>. Acesso em: 6 jul. 2022.

 

MORENO, Esteban Lopez; HEIDELMANN, Stephany Petronilho. Recursos instrucionais inovadores para o ensino de química. Química Nova na Escola, v. 39, n. 1, p. 12-18, 2017. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_1/04-EQM-17-16.pdf>. Acesso em: 4 jul. 2022.

 

PITANGA, Ângelo Francklin. Crise da modernidade, educação ambiental, educação para o desenvolvimento sustentável e educação em química verde:(re) pensando paradigmas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 18, p. 141-159, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/epec/a/5vvN5SkZ75sDHwRBw8G63sP/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 3 jul. 2022.

 

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 3. ed. Atlas: São Paulo, 2018.

 

SILVA, Vinícius Gomes da. A importância da experimentação no ensino de química e ciências. 2016. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/136634>. Acesso em: 7 jul. 2022.

 

SOUZA, Paulo Vitor Teodoro de et al. A educação ambiental nas aulas de química do Ensino Superior: resultados de uma investigação realizada em uma universidade pública brasileira. Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 3455-3460, 2017. Disponível em: <https://ddd.uab.cat/record/183949>. Acesso em: 4 jul. 2022.

 

VANIN, Adriana Biasi et al. Avaliação da contribuição da utilização de temas voltados ao meio ambiente no processo de ensino-aprendizagem da química. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Joaçaba, v. 1, p. e12820-e12820, 2016. Disponível em: <https://unoesc.emnuvens.com.br/apeuj/article/view/12820>. Acesso em: 3 jul. 2022.

 

ZANATTA, Shalimar Calegari et al. Educação Ambiental no Ensino de Química: Revisão de Práticas Didático-Pedagógicas sobre Pilhas e Baterias no Ensino Médio. Revista Debates em Ensino de Química, v. 8, n. 1, p. 56-71, 2022. Disponível em: <http://200.17.137.114/index.php/REDEQUIM/article/view/4615>. Acesso em: 6 jul. 2022.