Autores

Gomes, E. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Leite, W. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Ribeiro, A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo

O presente artigo visa analisar como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) contribui na formação inicial de professores do curso de licenciatura em química da universidade federal do Pará (UFPA). O programa proporciona aos discentes uma experiencia com as escolas participantes do projeto e os subprojetos para a formação do discente. A pesquisa foi realizada sobre o subprojeto feito no município de Curuçá, na escola Escola Estadual de Ensino Médio Professora Olinda Veras Alves. em uma exposição feitas com materias alternativos para experimentos químicos. A experiencia com o ultimo subprojeto do programa do PIBID, após a pandemia e as escolas voltarem ao presencial trouxe os discentes bolsistas e voluntários a construção profissional e reflexões éticas.

Palavras chaves

PIBID; EDUCAÇÃO; EXPERIMENTO

Introdução

É importante para os discentes de licenciatura que tenham um o contato e a experiencia escolar licenciando para sua formação docente. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes através da Portaria Normativa nº 122, de 16 de setembro de 2009 (BRASIL, 2009). O programa busca a melhor formação dos discentes de licenciatura, possibilitando que os mesmos tenham essa experiencia no âmbito escolar e adjacentes dês do seu primeiro ano de graduação, tendo contato e reflexões sobre os canários e obstáculos vividos diariamente na instituição. O PIBID se teve seu espaço alcançado como um importante programa do país para a formação inicial de professores e podendo ser reconhecido como “uma nova proposta de incentivo e valorização do magistério e possibilitando aos acadêmicos dos cursos de licenciatura a atuação em experiências metodológicas inovadoras ao longo de sua graduação” (BRAIBANTE;WOLLMANN, 2012). As orientações propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1998; 2000; 2002; 2006), tem como orientação que sejam trabalhados temas transversais no ensino fundamental e temas estruturadores no ensino médio, visando o ensino mais relevantes, contextualizados e interdisciplinares como diz também (GARCIA 1989) que para a formação docente seja completa, o professor tem o dever de refletir e investigar sobre os trabalhos e buscar inovar as atividades educacionais, pois o professor é o maior responsável nos aspectos educacionais. A pesquisa visa proporcionar tal experiência aos pibidianos e aos alunos da escola.

Material e métodos

O subprojeto na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Olinda Veras Alves localizada no município de Curuçá, teve a proposta de apresentar aos alunos uma exposição de experimentos químicos com material alternativos para os alunos de terceiro ano ensino médio. Com o incentivo de incentivar os alunos ao conhecimento na área de química e a proporcionar a eles o interesse em futuramente feiras de ciências e aos professores da instituição novas ideias de atividades que não se faz o uso de laboratório ou material de alto custo. Em um dos trabalhos foi o experimento da oxidação da aspirina, que tinha como objetivo explicar aos alunos a oxidação, moléculas e ácidos e bases. P experimento era necessário do dipirona liquida, água filtrada e água sanitária. Para que ocorra o experimento é necessário um copo transparente, no qual se é colocado a água filtrada e agua sanitária e com algumas gotas de dipirona liquida se é visto uma tonalidade azul por alguns segundo em que as moléculas estão estáveis e logo após a agua fica de cor amarelado que mostra a instabilidade das moléculas.

Resultado e discussão

Inicialmente foi notado certa estranheza dos alunos a tal exposição, após alguns minutos eles começaram a se interessar pelos experimentos e explicações, ainda mais em conceitos virtuais como diz (GIORDAN 1999) o experimento desperta o interesse ao conhecimento do aluno, sendo comum o aumento da capacidade de aprendizagem com a construção formação cientifica e pensamentos desenvolvidos para tal área. A importância de se levar material alternativo faz com que os alunos se sintam mais à vontade e confiantes em praticar e produzir os experimentos, como diz Cortizo (1996, apud LISO et al., 2002) diz que deve se ter uma conexão permanente e real entre a instituição e as vivências culturais e emocionais do aluno, ou seja, deve ter uma sincronia entre a vida escolar e a vida cotidiana. Em um ultimo momento propormos aos professores de química a fazerem tais atividades em sala de aula com os alunos, e tivemos com a proposta de uma feira de ciências após a pandemia e o retorno das aulas presenciais, como forma de incentivo aos alunos de ensino médios e aos professores

EXPERIMENTO 1

APRESENTAÇÃO DO EXPERIMENTO

EXPERIMENTO 2

DEMOSTRAÇÃO DO EXPERIMENTO

Conclusões

Os resultados presentes na pesquisa demostram que os discentes que participaram do programa do PIBID contribuíram para a valorização do magistério e a formação dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Olinda Veras Alves. Os resultados também mostram a importância do desenvolvimento de atividades fora das salas de aula. O presente experimento em uma escola de rede pública e de matérias de fácil acesso se faz importante na formação tanto escolar dos alunos como incentivo, tanto para a formação dos licenciandos e professores, para que possam desenvolver métodos educacionais.

Agradecimentos

Agradecemos ao programa PIBID por possibilitar tal conhecimento e experiencia e construção e formação do nosso magistério, ao Dr. M. Alcy Favacho que foi nosso coordenador do projeto.

Referências

BRAIBANTE, M.E.F.; WOLMANN, E.M.A. Influência do PIBID na Formação dos Acadêmicos de Química Licenciatura da UFSM. Química Nova na Escola. Vol. 34, N° 4, p. 167-172, 2012.
Decreto 6755 de 27 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Brasília: MEC, 2009.
GIORDAN, M. O Papel da Experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola, 1999.
LISO, M. R. J., GUADIX, M. A. S., & TORRES, E M. Química cotidiana para la alfabetización científica: ¿realidad o utopía?. Educación Química, v.13, n.4, 259- 266, 2002.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Bases Legais - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000.
Ministério da Educação. PCN+ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC, 1998.