Autores

Sena, E.T.T. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Vieira, E.P.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo

Este estudo objetiva traçar o perfil dos trabalhos publicados no SIMPEQUI relacionados com a História e Filosofia da Ciência entre os anos de 2011-2021. Fez-se uso da abordagem quanti-qualitativa, baseadas em pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2004) para encontrar trabalhos que foram agrupados em categorias formuladas por Melo (2015). O principal perfil dos trabalhos dentro da HFC compete a “Proposta Didática”. Além dessa temática, “Estudos Sobre Concepções” também ganhou destaque, sendo estas as únicas temáticas a apresentarem aumento na quantidade de trabalhos. Os trabalhos apresentam diversificação em suas propostas investigativas, sendo possível concluir que tais resultados são provenientes da indelével relação entre ciência e sociedade.

Palavras chaves

História da Ciência; Filosofia da Ciência; Ensino de Química

Introdução

Abordagens relacionadas com História e Filosofia da Ciência (HFC) são amplamente defendidas na área de ensino de ciências em função das possibilidades que possuem em relação a compreensão da atividade científica, seus aspectos epistemológicos e sua produtividade (BETRAN; FAMIKAZU; TRINDADE, 2014). Nestes termos, constatamos que o número de produções científicas vinculadas aos aspectos históricos e filosóficos da ciência estão presentes na produção acadêmica desde a formalização da área de ensino, necessitando, portanto, de levantamentos e análises de seu estado da arte com alguma periodicidade. A quantidade de produções científicas na História e Filosofia da Ciência vinculada ao ensino de ciências no Brasil apresentam algum crescimento e isto está relacionado com o fato de apresentarem estratégias de ensino para a educação básica e superior ou na elaboração de artigos que contribuem para subsidiar professores nas discussões de conceitos científicos e no entrelaçamento ciência e sociedade, não obstante, a quantidade de eventos científicos em educação ou em ensino de ciências que apresentam linhas temáticas em história, filosofia e sociologia da ciência no ensino das disciplinas ciência, física, química e biologia no Brasil é crescente, destacando-se ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Científica); SNEF (Simpósio Nacional de Ensino de Física); ENEQ (Encontro Nacional de Ensino de Química); ENEBIO (Encontro Nacional de Ensino de Biologia) dentre outros. A intenção desta pesquisa, portanto, é a de realizar um levantamento e uma caracterização de trabalhos com esta abordagem no Simpósio Brasileiro de Educação Química – SIMPEQUI. O referido simpósio é um evento nacional que acontece anualmente em diferentes cidades brasileiras, cuja primeira edição foi realizada no ano de 2003 pela Associação Brasileira de Química (ABQ) com o intuito de fomentar debates sobre o ensino dessa ciência entre professores, pesquisadores e estudantes da área. Ao longo das 19 edições do simpósio, pesquisadores são convidados a divulgar suas produções por meio de palestras, painéis, minicursos, apresentação de trabalhos via oral ou exposição de posters, possibilitando a visualização do que vem sendo produzido e pesquisado a respeito do Ensino de Química no Brasil. Considerando a incipiente importância do evento e a inserção do mesmo em uma agenda de consultas acadêmicas para a área, objetivamos apresentar informações que alcancem dados quantitativos sobre as produções relacionadas com a História, Filosofia e Sociologia da Ciência no evento e informações qualitativas que disponibilizem uma caracterização do perfil dos trabalhos do SIMPEQUI.

Material e métodos

Para encontrar os trabalhos pertencentes à área de História, Filosofia e Sociologia da Ciência, fez-se uso de uma abordagem quanti-qualitativa, sendo inicialmente, realizada a leitura dos títulos e, por conseguinte, dos resumos e palavras-chaves de cada trabalho. Esse procedimento foi feito com a finalidade de identificar a ocorrência de terminologias centrais da investigação. A saber: História da Química, História da Ciência, Filosofia, Sociologia, Ciência e Ensino. Nestes termos, um procedimento que apresenta pontos de similaridade com a “leitura flutuante” referida por Bardin (2004) que precederia a pré-análise e análise de conteúdo. O período selecionado foi compreendido entre os anos 2011 e 2021. As informações encontradas foram organizadas em quadros que nortearam a leitura mais detalhada e que possibilitou vincularmos os temas encontrados à abordagens da História, Filosofia e Sociologia da Ciência apontadas por Melo (2015), que ao realizar um panorama da abordagem Histórica e Filosófica da Ciência no Ensino de Ciências nas edições do Encontro de Pesquisa e Ensino em Física (EPEF) e no Simpósio Nacional de Ensino em Física, inseriu as produções encontradas em seis categorias de análise, quais sejam: (i) Proposta Didática, que corresponde a estudos que visam apontar estratégias e avaliação de metodologias que fazem uso da HFSC para ensinar ciências; (ii) Estudo do Conceito, que agrupa trabalhos que fazem uso da HFSC para contextualizar conceitos inerentes ao ensino das ciências; (iii) Subsídios e Contribuições, que consiste nos trabalhos que envolvem discussões que contribuem para a estruturação da área; (iv) Pesquisa em Livros Didáticos, que busca evidenciar/analisar como a HFSC está sendo abordada nos livros didáticos; (v) Pesquisa sobre Concepções, acerca das visões de ciências; e (vi) Pesquisas em Periódicos Teses e Eventos, que são estudos que fazem uso de um banco de dados para traçar um perfil acerca das pesquisas envolvendo HFSC. Fazendo uso das categorias apontadas por Melo (2015), buscou-se em um primeiro momento evidenciar o panorama geral das publicações do evento para, posteriormente, realizar a delimitação dos resultados a partir de dois quinquênios de análise competentes aos 10 anos de edição do evento. Sendo o primeiro quinquênio correspondente aos anos de 2011-2015; e o segundo referente aos anos de 2016-2021. Estes receberam inferência analítica com intuito de apresentar uma caracterização específica dos trabalhos apresentados no SIMPEQUI. Os resultados foram dispostos em gráficos e tabelas.

Resultado e discussão

Foram publicados 1.834 trabalhos nos anais do SIMPEQUI entre os anos de 2011 e 2021. Dentro desse quantitativo, foram encontrados 39 trabalhos correspondentes à tendência de História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC), que correspondem a 2% das publicações totais que o evento recebeu nos últimos 10 anos de sua realização. O Gráfico 1 mostra que há maior concentração de produções pertencentes à categoria (i) Proposta Didática, que engloba um total de 10 trabalhos. Na sequência, aparecem (ii) Estudos de Conceitos e (iii) Subsídios e Contribuições, com 09 e 08 trabalhos respectivamente. O gráfico mostra ainda que (v) Pesquisa sobre Concepções também teve um número expressivo de publicações dentro do quantitativo geral, ocupando o quarto lugar com 07 trabalhos publicados. (iv) Pesquisa em Livros Didáticos e (vi) Pesquisa em Periódicos, Teses e Eventos, também se fizeram presentes, mesmo com um quantitativo relativamente menor se comparadas às demais categorias. Estando estas duas últimas, com 03 e 02 trabalhos publicados respectivamente. Esses resultados evidenciam que o banco de dados do SIMPEQUI, ao que compete pesquisas envolvendo História, Filosofia e Sociologia da Ciência, possui caráter abrangente, comportando as mais diversificadas linhas de estudo dentro da tendência analisada. Contudo, apesar de não haver discrepâncias no quantitativo geral de publicações que caracterizam os quatro temas com maior concentração de trabalhos, ainda é possível observar que o perfil das pesquisas relacionadas à HFSC se caracterizam pela investigação de como a química tem sido trabalhada a partir da sua contextualização histórica, o que justifica a prevalência de trabalhos pautados na apresentação e investigação dos métodos utilizados para sua efetivação. Tal predominância pode ser entendida como reflexo da crescente preocupação entre os pesquisadores com o conhecimento sobre os aspectos didáticos-metodológicos para abordar a História da Ciência, uma vez que a falta de conhecimento sobre tais aspectos contribuem, conforme Marques (2015), para ocorrência de distorções e incoerências da própria história, influenciando na visão de ciência que se pretende ensinar, ademais, o autor afirma ainda, que tal especificidade contribuiu para que nos últimos anos houvesse o aumento das discussões envolvendo a temática em seminários e congressos da área de ensino de ciências, que visam apontar caminhos e metodologias para tornar mais significativa a aprendizagem em ciências na educação básica e superior. Vislumbrando melhor delimitação das produções encontradas no referido simpósio, é apresentada na Tabela 1 a progressão do quantitativo de trabalhos publicados na área de HFSC a cada 5 dos 10 anos analisados. Os resultados apresentados na Tabela evidenciam que “Proposta Didática” e “Pesquisa sobre Concepções” foram as únicas temáticas que tiveram aumento em suas produções, sendo a primeira delas responsável pelo índice de maior progressão. Em contraste a isso, “Estudo de Conceitos” corresponde ao índice com maior redução, haja vista que o número de produções dentro dessa temática caiu de 7 para apenas 2 trabalhos publicados. As demais categorias mantiveram-se sem grandes desvios quanto ao índice de suas produções nos anos analisados. Visto o aumento dos trabalhos que compõem as temáticas “Proposta Didática” e “Pesquisa sobre concepções”, direcionamos o foco da análise para o delineamento do perfil da referida díade. Tal direcionamento será feito com o intuito de conhecer o que foi produzido dentro de cada uma delas no intervalo de 5 anos (em um total de 10) e, assim, evidenciar se houveram mudanças no perfil investigativo de tais produções e, por conseguinte, elucubrar possíveis razões para sua ocorrência. No primeiro quinquênio de “Proposta Didática”, foram encontrados trabalhos que fazem uso da história da ciência através da proposição de oficinas, apresentação de seminários, peça teatral e apresentação de mapas mentais. Contudo, ao ser realizada a leitura destes trabalhos, observou-se que apesar das metodologias possuírem um caráter diversificado e, até certo ponto, ensaiarem a interatividade dos alunos, ainda possuem o planejamento da sua aplicação sem a participação efetiva dos educandos, uma vez que foi constatado que a participação destes se limita a realizar pesquisas, assistir às aulas/oficinas e avaliar/apontar suas impressões sobre as mesmas. No quinquênio seguinte, foram encontradas produções que direcionam a HFSC por meio de metodologias que fazem uso do modelo de aprendizagem cooperativa denominado jigsaw utilizado para subsidiar o ensino de modelos atômicos. Além disso, também foram encontradas metodologias que exploram elementos da cultura pop, como contos de ficção científica para abordar conceitos de radioatividade. Outro fator de destaque observado nas produções, foi a presença de metodologias que alinharam a disciplina de história com a disciplina química para trabalhar conceitos da Segunda Guerra Mundial e Atomística simultaneamente. Em “Pesquisa sobre Concepções” os 03 trabalhos que compõem os primeiros 5 anos analisados, buscam evidenciar o entendimento dos alunos sobre a influência dos fatores histórico-sociais para a composição da tabela periódica moderna e, também, como a ciência do senso comum e a ciência sistematizada se comporta no processo de construção do conhecimento. Além disso, também foi encontrado um trabalho que buscou compreender o nível de entendimento dos alunos sobre a importância da abordagem histórica para ensinar química. No segundo período de “Pesquisa sobre concepções”, foram encontradas 04 produções que versavam sobre a percepção dos discentes acerca das questões de gênero e raça nas ciências exatas, bem como, estudos sobre a divulgação de cientistas negras na construção da representatividade, de modo a evidenciar se estudantes tinham conhecimento sobre a existência destas na história da ciência. Outro fator a ser destacado foi a presença de produções cujo o intuito, além de investigar a concepção dos estudantes, era propor dinâmicas que incentivassem jovens alunas pela carreira científica. Em suma, nota-se que enquanto as produções do primeiro quinquênio de “Proposta Didática” estão estritamente focadas em métodos clássicos/institucionais, as produções do período seguinte se mostram dispostas a propor metodologias mais contemporâneas pautadas na ludicidade e interdisciplinaridade, pensadas a partir de uma perspectiva anti-institucional que valoriza elementos presentes na cultura juvenil como as mídias sociais e a ficção científica, comumente vista em plataformas de streaming. Além disso, constata-se que “Pesquisas sobre Concepções” também passou por expressivas transformações em sua essência investigativa ao longo dos anos analisados, visto que enquanto as produções do primeiro quinquênio se preocupam com as concepções estritamente conteudistas dos alunos, os trabalhos do segundo período já buscam realizar tal investigação pautada em discussões mais atuais, como a importância da representatividade feminina, vislumbrando a quebra de um paradigma limitador de que mulheres não têm aptidão para a carreira científica.

Gráfico 1

Perfil geral dos trabalhos publicados no SIMPEQUI correspondentes à HFSC entre 2011-2021

Tabela 1

Progressão do quantitativo de trabalhos publicados na área de HFSC nos blocos investigados

Conclusões

História, Filosofia e Sociologia da Ciência se mostra nos anais do SIMPEQUI como uma linha de pesquisa que apresenta indícios de mudanças no seu perfil investigativo ao longo dos últimos 10 anos de edição do simpósio. Embora o período de uma década não seja suficiente para demarcar transformações substanciais, é importante destacar que o evento reflete acontecimentos contemporâneos e que a velocidade das informações e dos hábitos tecnológicos tem sido exponencial. A partir dos resultados mais expressivos, deduz-se que as modificações ocorridas no perfil investigativo das produções ocorrem por uma perspectiva histórico- cultural da sociedade que atravessa transformações, sobretudo, no uso das mídias digitais. As ferramentas didáticas são repensadas no momento em que o principal meio de intercambiar informação nas diferentes instâncias sociais lança mão de diferentes matizes tecnológicas capazes de impactar diretamente o “pensar” e “produzir” das estratégias didáticas que tem sido apoiadas por currículos que apontam cada vez mais para a importância de se realizar a contextualização histórica das ciências através de metodologias que implicam não somente na simples apresentação de conceitos e cientistas, mas que exploram os elementos da vida individual, cotidiana e os projetos de vida dos estudantes, favorecendo o seu protagonismo. As abordagens de HFSC na sociedade atual recebe as demandas de uma geração imersa na “era da cibercultura” com jovens cada vez mais conectados e alfabetizados tecnologicamente, que tem acesso a uma gama maior de discussões. As pesquisas envolvendo HFSC nos anais do SIMPEQUI tendem a acompanhar as mudanças sociais, ampliando o portfólio de temas, assuntos, discussões e métodos de ensino visto que estas produções estão inclinadas em apontar/analisar metodologias pautadas na contemporaneidade, além de resgatar e subsidiar discussões sobre pautas colocadas às margens da história da ciência, sobretudo, as que possui viés político e socioeconômico.

Agradecimentos

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3ª ed. Lisboa: Edições 70,2004.

BELTRAN, M.H.R.; FAMIKAZU, S.; TRINDADE, L.S.P. História da Ciência para formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.

MARQUES, D. M. Formação de Professores de Ciências no contexto da História da Ciência. in História da Ciência e Ensino. v. 11. p, 1-17. 2015.

MELO, E. Panorama da Abordagem Histórica e Filosófica da Ciência no Ensino de Ciências. Sociedade Brasileira de História da Ciência. 2015.