RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO

O 54º Congresso Brasileiro de Química, tendo como promotora e organizadora a Associação Brasileira de Química e sua Regional Rio Grande do Norte, foi realizado no Centro de Eventos do Praiamar Natal Hotel & Convention, de 3 a 7 de outubro de 2014.

A Secretaria foi aberta às 14 horas para retirada de material dos pré-inscritos e a realização de novas inscrições.  Mais uma vez a ABQ adotou a contratação de equipe de recepcionistas com necessidades especiais. É uma sistemática adotada sempre que a cidade onde o CBQ ocorre tem uma representação de entidade como a APABB – Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Necessidades Especiais do Banco do Brasil e da Comunidade.

A abertura oficial do evento foi realizada na Reitoria da UFRN. Às 19 horas teve inicio a Solenidade de Abertura, com cerca de 450 pessoas.  Na mesa diretora da solenidade o Presidente da ABQ, Alvaro Chrispino; a Presidente do 54º CBQ, Maria de Fátima Vitoria de Moura; a Presidente do CRQ-RN, Teresa Neuma de Castro Dantas; o Diretor do Centro de Ciências da UFRN, representando Angela Paiva Cruz, Reitora da UFRN, Djalma Ribeiro da Silva; o Diretor do Instituto de Química da UFRN, Otom Anselmo de Oliveira.

Como forma de recepcionar os convidados, apresentou-se o violonista Alexandre Atmarama que brindou a todos com o cancioneiro popular nordestino.

Ainda na Solenidade de Abertura foi homenageada a Presidente de honra do 54º CBQ, falecida no meio deste ano. Hanna Youssef Emile Safiê, contemporâneo, colega e amigo da homenageada foi o orador que discorreu sobre os aspectos pessoais, profissionais e do ser humano da professora Terezinha de Almeida Freitas. Em seguida seus filhos receberam um ramalhete de flores e uma placa de prata. Também homenageado pela atuação na preservação da memória da ABQ, o Prof. Julio Carlos Afonso, Editor da RQI, recebeu um Certificado de Honra ao Mérito.

Após a mesa ser desfeita, o palestrante da noite, Dra. Gilka da Mata Dias, Promotora do Ministério Público do Meio Ambiente falou sobre "Meio ambiente e sustentabilidade".

A EXPOQUIMICA'2014 teve seus estandes ocupados por: Waters Tecnologies, Imprint Equipamentos, Livraria SBS, Sinc do Brasil, EcoAroma, Universidade Agricola Arujá, Bruker do Brasil, Neura Joias, Poster Lab (fotográfo oficial que fazia fotos com a logo e nome do evento), além do estande da ABQ.

No dia 4 de novembro, pela manhã tiveram inicio as atividades cientificas.  Foram oferecidos 11 cursos sendo 4 com carga de 6 horas/aula, 3 com 8 horas/aula e 4 com carga de 12 horas/aula. Destacaram-se Química Forense, ministrado pelo Prof. Dr. Valter Stefani da UFRGS; Uso de laboratórios virtuais no ensino de Química, ministrado pelo Prof. Dr. Jean Carlo Antunes Catapreta do IFPI; Espectrometria de absorção e emissão atômica: conceitos, fundamentos e aplicações, ministrado pelo Prof. Dr. Rennan Geovanny Oliveira Araujo da UFBA;  Ressonância Magnética Nuclear, ministrado pelo Prof. Dr. Fernando Hallwass da UFPE.

Além dos cursos, o CBQ apresentou em formato de pôsteres 1245 trabalhos aceitos em 14 áreas. Na Iniciação Científica tivemos 142 trabalhos. Foram enviados no total 1556 trabalhos. Dentre os trabalhos aceitos, 48 foram selecionados para os Encontros Temáticos das áreas específicas sendo feitas comunicações orais por seus autores. Dos 48 trabalhos selecionados foram apresentados 45.

A programação foi completada com Palestras e Mesas Redondas. Dentre estas podemos destacar as três palestras internacionais:

- Palestra: Tratamento de efluentes usando metodologias emergentes, proferidaProf. Dr. Enrique Brillas Coso da Facultat de Quí­mica da Universitat de Barcelona na Espanha.

- Palestra: Pesquisas em ensino do processo de datação de carbono 14, proferida pela Profa. Dra. Laurence Viennot do Laboratoire de Didactique André Revuz - LDAR, Université de Paris Diderot na França.

- Palestra: Electroquímica como herramienta de construcción de celdas fotovoltaicas orgánicas con arquitectura de heterounión en el bulto (BHJ-OPVC),proferida pelo Prof. Dr. Bernardo A. Frontana-Uribe do Centro Conjunto de Investigación en Química Sustentable da Universidad Autonoma do México.

Dentre as nacionais podemos destacar:

- Palestra: Química Verde: Um dos motores da sociedade, ministrada pelo Prof. Dr. Peter Rudolf Seidl da Escola de Química da UFRJ e Coordenador da Escola Brasileira de Química Verde.

- Palestra: Instrumentação analítica moderna, com o Prof. Dr. Celio Pasquini do Instituto de Química da UNICAMP.

- Palestra: Os 100 anos da Teoria de Lewis: Elétrons se comportam em pares? Proferida pelo Prof. Dr. Pierre Mothé Esteves do Instituto de Química da UFRJ.

- Palestra: Química e Sociedade na educação em Química, com o Prof. Dr. Wildson Luiz Pereira dos Santos da Universidade de Brasília - UnB.

- Mesa Redonda: Matriz Energética e Sustentabilidade, onde palestraram o Engo. Daniel  Sales da Refinaria Potiguar Clara Camarão, o Dr. Jean Paul Prates e o Engo. Milton Pinto, ambos da CERNE. Atuou como moderadora a Profa. Dra. Teresa Neuma de Castro Dantas, Presidente do CRQ-RN.

Vejamos os resultados do CBQ 2014 em números:

  • Participantes: 1829.
  • Cursos: 11, com um total de 508 inscritos.
  • Palestras Internacionais: 3
  • Palestras Nacionais: 9.
  • Palestras Técnicas: 3.
  • Mesas Redondas: 3.
  • Momentos do o autor: 4.
  • Encontros Temáticos: 8.
  • Comunicações Orais: 45.
  • Trabalhos Recebidos: 1556.
  • Trabalhos Aceitos: 1245.
  • Trabalhos concorrentes da Jornada de Iniciação Científica: 145.

Análise do CBQ: 
O CBQ recebeu participantes de todas as unidades da federação. Ficou demonstrado que muitos não podem ficar por todo o período do evento. Ocorreram casos de retirada de material na quarta-feira e até (poucos) na quinta-feira explicando que chegaram para o dia de sua apresentação de trabalho, não podendo vir antes ou por motivos financeiros ou por não poderem ficar mais tempo fora de suas atividades.

Ainda durante o evento foram liberados on line todos os Certificados dos cursos, de trabalhos e de participação no evento.

Os Trabalhos Científicos foram enviados segundo as seguintes áreas de atuação:

  • 01 - Química Orgânica.
  • 02 - Química Inorgânica.
  • 03 - Físico-Química.
  • 04-  Analítica.
  • 05 - Ambiental.
  • 06 – Ensino de Química.
  • 07 – Produtos Naturais.
  • 08 – Química Verde.
  • 09 - Química Tecnológica.
  • 10 - Alimentos.
  • 11 - Bioquímica e Biotecnologia.
  • 12 - Materiais.

Foram apresentadas 45 Comunicações Orais das 48 selecionadas. A apresentação dos autores nos dois auditórios sempre contou com grande público.

Análise dos Eventos Paralelos:

XXVII Jornada Brasileira de Iniciação Científica em Química:

Evento paralelo ao CBQ destinado à apresentação de trabalhos de Iniciação Científica. Foram recebidos 168 trabalhos, sendo aceitos 142 que concorreram à premiação máxima. O sistema de avaliação compreendeu uma primeira análise dos trabalhos apresentados por meio de apresentação em forma de pôsteres em que os membros da Comissão, coordenados pela Profa. Nedja Fernandes da UFRN "visitaram" todos os trabalhos (pelo menos dois membros avaliaram cada trabalho), selecionaram 10. Dos 10 autores de trabalhos selecionados, 8 apresentaram em forma oral podendo utilizar-se de equipamento de multimídia e sendo argüidos por membros da banca. Após essa segunda avaliação, a Comissão decidiu pela classificação. Três alunos foram classificados como Menções Honrosas e os outros cinco Certificados com a designação da Classificação. Os cinco primeiros colocados receberam prêmios. O 1º colocado recebeu do Premio Professor Arikerne Sucupira a quantia de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). O 2º colocado recebeu um notebook da marca Accer e o 3º colocado recebeu um table de 7' também da marca Accer. Todos receberam um kit composto por uma blusa do evento, um livro e um limpa tela de computador.

A Comissão contou com os seguintes membros: Nedja Suely Fernandes da UFRN (coordenadora), Antonio Carlos Magalhães da UFC, Carlos Roberto Souto da UFRN, Cleide Maria Leite da UFPI, Evandro José da Silva da UFMT, Hernane de Toledo Barcelos do IFG (será o coordenador em 2015), Jorge Reis Fleming do IFRJ, Leandro Camacho do CRQ-RS, Livia Cavalcanti da UFRN, Marcia Barroso da UFRN, Marciano Lucena Neto da UFCG, Maria Inez Auad do IFAL, Monica Regina Araujo da UFPI, Patricia Teresa Souza da Luz do IFPA.

A relação de vencedores foi:

1º lugar:
Carlos Anderson Frazão Conceição da UFMA – Microemulsão de Biodiesel: Estudo do comportamento elétrico com diferentes surfactantes por espectroscopia de impedância eletroquímica.

2º lugar:
Amanda Gonçalves Pereira da UEG – Extração e caracterização de polpa celulósica do bagaço de malte.

3º lugar:
Philipi Cavalcante Ricardo da UEA – Eletrodissolução de metais como novo processo de reaproveitamento dos metais de baterias de celular.

4º lugar:
Lorrayna Pereira Gazal da UEA – Síntese de hidróxidos duplos lamelares no carreamento de nimesulida.

5º lugar:
Larissa Crsitina G. de Almeida da UEA – Produção de energia elétrica a partir de célula a combustível microbiano utilizando óleo de fritura.

XV Feira de Projetos de Ensino Médio - FEPROQUIM:

No dia 4 de novembro, os Projetos foram apresentados a comunidade e a Comissão de Avaliação que fez sua análise.
A Comissão Avaliadora foi coordenada pelo professor Jailson Vieira de Melo da UFRN e contou com os seguintes membros: Djalma Jorge de Santana Nunes do CRQ-BA, Ellen Guimarães Duarte Dias do CEFET-RJ, Elsa Lesaria Nhuch do CRQ-RS, Julianna Cavalcate de Albuquerque da UFPE e Marcio Franklin de Oliveira do IFRJ.
Os Projetos foram apresentados em forma de maquetes, pôsteres e dissertação oral tendo recebido por parte dos membros da Comissão questionamentos a cerca de suas explicações.
Os três primeiros colocados receberam Certificados alusivos as suas classificações. Em 3º lugar ficaram dois projetos empatados. O premio ao primeiro colocado foi no valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais). Todos os classificados receberam kits com a blusa do Congresso, um limpa tela de computador e livros.

Os Projetos vencedores foram:

1º) Química Além da Visão: Material de introdução à química para deficientes visuais.
Autores: Silvano Junior, Állif Vinícius, Valéria Ventura e Mateus Ormondes
Instituição: IFMT – Campus Cuiabá Bela Vista.

2º) Síntese de biocombustível a partir de lixo orgânico.
Autores: Fernanda Ferreira Dias Yasmim Maria Ferreira Silva, Julia Maria Jaques, Ethienne Boa Sorte Carneiro.
Instituição: IFMT – Campus Cuiabá Bela Vista.

3º) Extração e caracterização dos óleos de pequi e alecrim para formulação de produtos cosméticos.
Autores: Loriane Bianchi, Lavignia Neves, Joyce Schwingel, Elaine Viana.
Instituição: IFMT – Campus Cuiabá Bela Vista.

3º) LabStocker – Sistema baseado em nuvem para gerenciamento de estoque de laboratórios de química.
Autores: Alex Pilipe Camara Santos, Amanda Myris de Souza, /bruno Valniery de Sousa, Roberto Rodrigues Lima.
Instituição: IFRN – Campus Natal Zona Norte.

XXII Maratona de Química:

Voltada para alunos de ensino médio, a Maratona teve selecionados 40 redações versando sob o tema do CBQ.
A Comissão preparou experimentos que foram apresentados aos alunos no Laboratório de Química da UFRN. Em seguida tiveram que responder por escrito a uma prova com 6 questões sobre os 3 experimentos que haviam presenciado.
Essas questões foram avaliadas por uma Comissão coordenada pelo Fabiano do Espírito Santo Gomes da UFRN. Os demais membros da Comissão foram: Djalma Jorge de Santana Nunes do CRQ-BA, Elsa Lesaria Nhuch do CRQ-RS, Edson Lima Filho da UFRN, Florinda do Nascimento Cersosimo do IFRJ, João Bosco Lucena da UFRN e Renato Candido da Silva da UFG que será o coordenador em 2015.
Foram classificados os cinco primeiros colocados. Os três primeiros receberam prêmios em dinheiro: 1º colocado, R$ 600,00; 2º colocado, R$ 300,00; 3º colocado, R$ 150,00.

Os premiados foram:

1º) Mateus Soares de Souza do IFF – Campus Cabo Frio, do Rio de Janeiro.

2º) Marcela Almeida Brunet de Sá do CEI Romualdo, de Natal.

3º) André Luiz Lucas Amorim do Colégio Pedro II do Rio de Janeiro.

4º) Joerbson Medeiros de Paiva do SESI-RN, de Natal.

5º) Filipe Butignoli Diniz do Kemab, de Arujá, SP.

Conclusões:

O 54º CBQ teve participação excelente se levarmos em conta que a cidade se sua realização tinha sido escolhida para um outro evento da Química no mesmo ano de 2014. Embora os CBQ's sejam definidos com três anos de antecedência, ainda é possível ocorrerem essas coincidências. Para ficar registrado: 2015 o evento estará em Goiânia, em 2016 estará em Belém, em 2017 estará em Santa Catarina ou Rio Grande do Sul ainda faltando definir a cidade.

Ainda assim o CBQ 2014 teve o maior numero de trabalhos dos últimos 10 anos. No aspecto da formatação do CBQ, o termino do congresso na sexta-feira passou para o final da tarde, aproveitando esse tempo para aumentar a quantidade de Encontros Temáticos, Sessões de Pôsteres e palestras. Os participantes ainda estavam em processo de adaptação a não sair da cidade do evento na sexta-feira cedo. Ano que vem permanecerá da mesma forma.

Observadas as fichas de avaliação entregues pelos participantes, a Associação tem algumas indicações para novos temas de cursos. Ainda pelas observações vimos que as palestras técnicas foram muito bem recebidas e a Comissão Organizadora pretende aumenta-las e disponibilizar melhores horários.

O próximo CBQ estará na cidade de Goiânia, mais precisamente no centro de Convenções da cidade. O CBQ esteve lá pela ultima vez em 1999. O tema central será: "Recursos Renováveis: Inovação e Tecnologia". O evento será de 2 a 6 de novembro de 2015.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ