Relatório Técnico


O 5º Encontro Nacional de Tecnologia Química - ENTEQUI ocorreu no Centro de Convenções Ruth Cardoso, na cidade de Maceió, Alagoas, nos dias 26 a 28 de agosto de 2012, sob o Tema Central: Tecnologias mais Limpas e Gestão de Resíduos.

Com uma formatação da Programação Científica bastante modificada em relação às quatro versões iniciais do evento, a Comissão Organizadora buscou uma maior aproximação com as empresas e dar oportunidade aos participantes de receber informações sobre mercado de trabalho, o que os contratantes esperam encontrar naqueles que procuram empregos, além de balcão de oportunidades e troca de conhecimento e vivencia com autores de livros do segmento. Também no aspecto da capacitação inicial (o estado da arte) em algumas áreas, o numero de minicursos foi ampliado de um para três, recebendo um publico numeroso, constituído de muitos profissionais, técnicos e professores, além é claro, de alunos.

A mesa de abertura se formou com o Presidente da ABQ, Newton Mario Battastini, o Presidente de Honra do ENTEQUI, Dr. Alvaro Cezar de Almeida, Diretor Industrial da Braskem, a Presidente do evento e da ABQ-AL, Maria Inez Auad Moutinho, a Presidente do Conselho Regional de Química de Alagoas, Maria de Fatima Lippo Acioli, o representante do Sindicato das Indústrias de Açúcar e Alcool, Alfredo Cortez, o representante da UFAL, Prof. Mario Meneguetti.

Ainda na Solenidade de Abertura ocorreu a homenagem póstuma ao Professor José de Freitas Machado, eminente químico com relevantes serviços prestados a ciência no estado de Alagoas. Recebeu a placa alusiva ao ato o senhor Olavo Machado, sobrinho do homenageado.

Em seguida o Dr. Alvaro de Almeida palestrou sobre Implantação de Tecnologias mais Limpas e seus Reflexos na Ecoeficiencia da Braskem. Após a palestra foi servido um coquetel enquanto um grupo de folclore se apresentava no Foyer da exposição de serviços e produtos que o evento montou.

Nos dois dias seguintes a Programação Científica com palestras e painéis, minicursos, seção de apresentação de trabalhos, foram intensamente procuradas.

As palestras foram ministradas por nomes representativos como Gil Anderi da Escola Politécnica da USP que falou sobre Ciclo de Vida dos Produtos; André Sinoti da ANVISA que falou sobre Gerenciamento de Resíduos Químicos; Ricardo Oliveira do Instituto do Meio Ambiente que falou sobre Sustentabilidade Econômica e Ambiental; Armando do Nascimento da UFF que falou sobre Lixo Tecnológico; Alfredo Cortez do Sindicato de Açúcar e Álcool que falou sobre Biorrefinaria de Cana-de-Açúcar; Aldler Flores da Habitat Meio Ambiente que falou sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Nos painéis, representantes de empresas discorreram sobre casos de sucesso e o encaminhamento dado por suas instituições na área de gestão de resíduos. Apresentaram-se oradores do Grupo Bauducco do setor de alimentos; Grupo Krona do setor de plásticos; Grupo Ibratin do setor de tintas, Usina Coruripe do setor sucroalcooleiro, Grupo Braskem do setor de químicos, Lippel dos setor de tecnologia. As informações prestadas e a troca de experiências foi muito interessante para os participantes recheados de representantes de indústrias e empresas, além de membros da academia.

Atividade também bastante interessante e procurada foi o “Momento com o Autor” que ocorreram nos dois dias. Os professores Aldler Flores, Celso Caldas e Roberio Oliveira autografaram suas obras que foram entregues (30 livros de cada) aos presentes por meio de sorteio. Nenhum livro foi vendido.

Também nos dois dias ocorreram os minicursos. Duas aulas de duas horas. Foram oferecidos: Gestão de Resíduos com Roberio Oliveira, consultor da ??? Consultoria; Gestão Tecnológica com Paulo Imbuzeiro, Diretor da ITC Global; Avaliação de Redução de Toxicidade Aplicada a Efluentes Industriais com Roberto Caffaro Filho da UFAL.

Alguns números importantes do ENTEQUI:

O Encontro permanece em sua rota de desenvolvimento, mostrando mais uma vez como ponto importante a participação de representantes de diversos estados brasileiros e o aumento no numero de trabalhos enviados e aceitos.

A Diretoria da ABQ permanecerá a investir neste segmento tendo confirmado a realização da 6ª versão em agosto de 2013 na cidade de Maceió sob o tema central “Tecnologia de Tratamento e Recuperação de Fluidos”.