Relatório Técnico

A Associação Brasileira de Química e sua Regional Rio Grande do Sul realizaram nos dias 5 a 7 de agosto de 2019, no Centro de Eventos da Unisinos, o 17º Simpósio Brasileiro de Educação Química – SIMPEQUI.

A Secretaria do evento foi aberta as 8 horas para retirada de material pelos pré-inscritos e para novas inscrições. As 10 horas ocorreu a Solenidade de Abertura. Participaram, além da Presidente da ABQ, Maria de Fátima Vitória da Moura, o Presidente do Evento, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, e o Presidente da Regional Rio Grande do Sul, Leandro Rosa Camacho. Na abertura foi promovida a homenagem ao Prof. Dr. Áttico Chassot, Presidente de Honra do evento. Falou o Presidente da Comissão Científica, Jorge Cardoso Messeder, enaltecendo a obra e vida do mestre Chassot, a quem foi entregue um certificado e um presente em forma de ampulheta representando o fato de que, aos 80 anos e ainda em atividade intensa, o tempo sempre foi um de seus parceiros. Em seguida o Prof. Chassot ministrou a palestra Uma brecha entre o passado e o futuro.

Na parte da tarde, o evento retornou com a palestra A pesquisa na pós-graduação em ensino de Química ministrada pelo Prof. Dr. Edson Luiz Lindner, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Após, encerrando as atividades do dia, ocorreu a mesa redonda A BNCC do ensino médio e seu impacto na formação do professor de química com a participação da Profa. Dra. Flavia Maria Teixeira dos Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, do Prof. Dr. Fernando Luiz Cássio Silva, da Universidade Federal do ABC, da Profa. Dra. Irene Cristina de Mello, da Universidade Federal do Mato Grosso. A moderação foi do Prof. Leandro Rosa Camacho, do Colégio Marista.

A Programação do 2º dia iniciou-se com o minicurso Jogos digitais no ensino de Química ministrado pela Profa. Dra. Maria das Graças Cleophas Porto, da UNILA, do Paraná. Ainda na parte da manhã foram ministradas duas palestras: Formação de professores de química e currículo: desafios da atualidade com a Profa. Dra. Maria do Carmo Galiazzi, da Faculdade Rio Grande; e As pesquisas em ensino e aprendizagem na formação do professor com a Profa. Dra. Anna Maria Pessoa de Carvalho, da Universidade de São Paulo.

Fechando a manhã, nos dois auditórios ocorreram em paralelo duas sessões de encontros temáticos, sendo apresentados quatro trabalhos selecionados para apresentações orais. Os trabalhos convidados foram O ensino de física e química com materiais alternativos de baixo custo na Escola Estadual 29 de Julho, com Thierry de Melo, do IFMT; Atividades retóricas na comunicação cientifica em química, com Flávia Gabriele Sacchi, da USP; Agrotóxicos e o ensino de Química: A importância da seletividade dessas substâncias químicas para a minimização dos impactos ambientais, com Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro, da UFRGS; Explorando a eletrólise do iodeto de potássio com foco na formação continuada de professores, com Marlon Max dos Santos Silveira, do IFMT.

Na parte da tarde, o evento retomou a Programação com uma sessão de autores que reuniu Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro, da UFGRS, e Áttico Inácio Chassot, da REAMEC, que apresentaram seus últimos livros. No espaço de exposições ocorreu a apresentação da Exposição de Produtos para o Ensino de Química – EXPEQ. Trata-se de uma mostra de produtos específicos, com ou sem patentes, apresentados por seus criadores que participaram de uma premiação.

Ainda nesta tarde ocorreu a 1ª sessão de pôsteres de trabalhos, o e Tema de Debate reunindo Anna Maria Pessoa de Carvalho, da USP e Maria do Carmo Galiazzi, da FURG, sob a coordenação de Jorge Cardoso Messeder, do IFRJ. O tem foi A formação de professor no século XXI.

No último dia do evento, na parte da manhã ocorreu a 2ª aula do minicurso. Foram ainda ministradas as palestras Desvendando o etnocentrismo no ensino de química, com a Profa. Dra. Nicéa Quintino Amauro, da Universidade Federal de Uberlândia e Inclusão, passado, presente e futuro, com o Prof. Dr. Gerson de Souza Mól, da Universidade de Brasília.

Fechando a manhã, nova sessão de comunicações orais, reunindo os trabalhos As mulheres que mudarão o mundo: a discussão na participação de mulheres na química da fotografia, com Karine Arend, do IFC; 2019 IYPT, una tabla periódica en cubos para divulgar la química, com Manuel Fredy Molina Caballero, da Universidad Nacional de Colombia; Avaliação do uso de maquetes como ferramenta auxiliar no processo de ensino do tema pirâmide alimentar, com Vilma Bragas de Oliveira, da UFMA; A acidez e a alcalinidade na água associada ao petróleo, com Clarice Oliveira da Rocha, do IFPB.

A parte da tarde foi aberta com outra sessão de autores. Desta feita apresentaram-se Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, do IFSul e Anelise Grünfeld de Luca, da IFC-SC.

Fechando o dia ocorreu a segunda sessão de pôsteres e o Tema de Debate que reuniu Gerson de Souza Mól, da UnB e Nicéa Quintino Amauro, da UFU, debatendo a Formação e atuação docente frente às diferenças. A coordenação foi de Maria de Fátima Vitória de Moura, da UFRN.

A Comissão de Avaliação dos Produtos da EXPEQ foi composta pelos Profs. Maria de Fátima Vitória de Moura, da UFRN e Presidente da ABQ; Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, do IF Sul e Presidente do Simpequi 2019; e Tânia Denise Miskinis Salgado, da UFRGS, que coordenou os trabalhos. Os 3 primeiros colocados receberam certificados alusivo as colocações, e o 1º colocado recebeu como prêmio trezentos reais. O resultado foi:

1º Colocado: CARLA MACHADO, da Escola SESC de Ensino Médio. Produto: Ciência fora da caixa.
2º Colocado: MARLON MAX DOS SANTOS SILVEIRA, da UFMT. Produto: Geração de hidrogênio.
3º Colocado: BRUNA TERESINHA KLASSEN TUSSET, da URI – Santo Angelo. Produto: Desenvolvimento de materiais alternativos de cinza de casca de arroz.

Alguns números importantes do SIMPEQUI:

Participantes: 116.
Curso: 1.
Palestras: 6.
Mesa redonda: 1.
Tema de Debate: 2.
Momento com o autor: 2 com 4 autores.
Comunicações orais: 2 com 8 trabalhos.
Trabalhos Recebidos: 101.
Trabalhos Aceitos: 90.

Patrocinaram o 17º Simpequi, Conselho Federal de Química, CRQ-V Região, Universidade do Vale dos Sino – UNISINOS.

As Comissões Científica e Organizadora se sentiram recompensadas pelos resultados obtidos num ano de imensas dificuldades, sem verbas federais de fomento para os eventos e sem que as instituições de ensino e pesquisa pudessem promover a ida de seus docentes e discentes aos eventos científicos. Praticamente todos os presentes lá estiveram arcando com os custos de seu seu próprio bolso.

A próxima versão do Simpequi está marcada para Belém, Pará de 12 a 14 de agosto de 2020. O tema será “Educação Química no Século XXI: Diversidade no/para o Ensino de Química”.