Relatório Técnico-Científico

51º Congresso Brasileiro de Química
Meio Ambiente e Energia

O 51º Congresso Brasileiro de Química, tendo como promotora e organizadora a Associação Brasileira de Química e sua Regional Maranhão, foi realizado no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, de 9 a 13 de outubro de 2011.

O Congresso, como sempre, teve em seu primeiro dia a Secretaria aberta a partir das 15 horas para retirada de material dos pré-inscritos além de novas inscrições.  À noite, ocorreu a Solenidade de Abertura que reuniu cerca de 700 pessoas entre congressistas e convidados, que ouviram uma apresentação de musicas executadas pelo Coral da UFMA.  A seguir foi composta a mesa diretora da solenidade composta por representantes da IUPAC, da UFMA, da UEMA, do IFMA, do CRQ-MA, do Presidente de Honra do Congresso, pelos Presidentes da ABQ e do CBQ.

Em palavras de apoio a ABQ e ao Congresso o Professor John Malin da IUPAC e Coordenador Geral das atividades do Ano Internacional da Química em nível mundial disse de sua satisfação em estar presente.

O Presidente do CBQ demonstrou as razões do convite a que o  Professor Walter Evangelista da Costa estivesse como Presidente do Honra do Congresso.  A seguir ocorreram as apresentações dos membros da mesa. O Presidente de Honra foi agraciado com uma placa alusiva ao fato, assim como foi prestada outra homenagem, desta feita ao Palestrante da Abertura, Professor Douglas Wagner Franco, que tem na UFMA o maior numero de doutores que estiveram sob sua orientação.

Em seguida sua palestra tratou do tema Aproveitamento de sub-produtos da indústria sucro-alcooleira.

Após a palestra todos puderam assistir a uma apresentação artístico-cultural do Grupo de “Boi Ação da Juventude” que deliciou a platéia com sua graça, beleza e animação.

No dia 10 de outubro foi aberta a EXPOQUIMICA’2011, a área de apresentação de trabalhos, os cursos, assim como a Programação Científica como um todo.

Foram oferecidos 12 cursos sendo 8 com carga de 6 horas/aula e 4 com carga de 12 horas/aula. Destacaram-se Química Forense, ministrado pelo Prof. Valter Stefani da UFRGS com 208 inscritos; Química das Tintas, ministrado pela Profa. Noemy Cardoso Pugliesi da UFF com 80 inscritos; Tratamento de Efluentes Industriais ministrado pela Profa. Silvana Carvalho de Souza Calado da UFPE com 75 inscritos; Águas, um Olhar Integrado ministrado pelo Engenheiro Nei Marcos Grimaldi do CENPES-Petrobras, com 73 inscritos. Todos os cursos tiveram sua lotação fechada e por impedimento de espaço nas salas outras inscrições deixaram de ser feitas.

Além dos cursos, o CBQ apresentou em formato de pôsteres 712 trabalhos aceitos em 14 áreas. Na Iniciação Científica tivemos 96 trabalhos. Foram enviados 981 trabalhos. Dentre os trabalhos aceitos, 36 foram selecionados para os Encontros Temáticos das áreas específicas sendo feitas comunicações orais por seus autores. Dos 36 trabalhos selecionados apenas 2 não foram apresentados.

A programação foi completada com Palestras e Mesas Redondas. Dentre estas podemos destacar as três palestras internacionais:

- Palestra: Biosensors for detection of emergent contaminants ministrada pelo Prof. Dr. Jean Louis Marty da Perpignan University da França.

- Palestra: Mudanças de paradigmas para suporte do desenvolvimento sustentável peal química verde proferida pelo Prof. Dr. Adelio Alcino S. Castro Machado  da Universidade do Porto, Portugal.

- Palestra: Electrocatalysis: learning from the past to shape the future ministrada pelo Prof. Dr. Nenad Markovic do Argonne Nacional Laboratory dos EUA.

Dentre as nacionais podemos destacar:

- Palestra: A contribuição dos químicos à sustentabilidade de processos industriais proferida pelo Prof. Dr. Peter Rudolf Seidl da EQ-FRJ;
- Palestra: Desafios da química na indústria do petróleo proferida pela Profa. Dra. Sonia Maria Cabral de Menezes do CENPES;

- Mesa Redonda: O ensino de química e o meio ambiente com a participação de Airton Marques da Silva da UECE, Clara Virginia Marques da UFMA e Gerson de Souza Mol da UnB, sob a moderação de Cicero Brito Bezerra da UFMA.

- Mesa Redonda: Energias Limpas com a participação de Elson Longo da Silva da FSCar, Osvaldo Saavedra da UFMA e Sergio Henrique Oliveira da UFABC, sob a moderação de Luis Presley dos Santos do IFMA.

Vejamos os resultados do CBQ 2011 em números:

Em paralelo ao CBQ, ocorreram os seguintes eventos:

Análise do CBQ: 

CBQ recebeu participantes de quase a totalidade dos estados brasileiros, notadamente de estados do centro-oeste e do norte/nordeste.

Mais uma vez o resultado do sistema de inscrições e envio de trabalhos on line foi perfeito, com pouquíssimos problemas, deixando claro que o softwear desenvolvido foi acertado. O banco de dados está sendo atualizado e melhorado a cada ano e já está alcançando o seu ponto de otimização. Este ano o numero de inscrições com cartão de crédito aumentou bastante.  A avaliação dos trabalhos foi feita rapidamente possibilitando aos participantes ter seu aceite em tempo hábil. No final do mês de julho todos os trabalhos estavam avaliados. É uma repetição do que houve no ano anterior e com algumas melhorias.

Recebemos algumas reclamações sobre as poucas alternativas de hospedagem a baixo custo na cidade de São Luís. A Comissão permanente da ABQ ficará atenta a este item nos próximos eventos para que possamos atender com alternativas sempre que isso for observado.

O Centro de Convenções do Estado atendeu perfeitamente as necessidades do CBQ em espaço físico e de acesso. Áreas amplas de deslocamento e dos Auditórios. Apenas as salas utilizadas para os cursos foram pequenas para a procura. O Restaurante montado pela organização com parceria com a empresa Brauliu’s atendeu totalmente ao evento. Foi criado um verdadeiro “bandejão universitário” que os alunos e professores estão bem acostumados oferecendo comida de boa qualidade ao custo de R$ 10,00 a refeição. A Comissão permanente da ABQ tentará manter o sistema sempre que o evento ocorrer em Centros de Convenções.

Os Trabalhos Científicos foram enviados segundo as seguintes áreas de atuação:

01 - Química Orgânica.
02 - Química Inorgânica.
03 - Físico-Química.
04-  Analítica.
05 - Ambiental.
06 – Ensino de Química.
07 – Produtos Naturais.
08 – Nanociências e Nanotecnologia.
09 - Química Tecnológica.
10 - Alimentos.
11 - Bioquímica e Biotecnologia.
12 - Materiais.

Foram apresentadas 34 Comunicações Orais das 36 selecionadas. A apresentação dos autores nos dois auditórios sempre contou com grande numero de interessados.

Análise dos Eventos Paralelos:

XXIV Jornada Brasileira de Iniciação Científica em Química:

Evento paralelo ao CBQ destinado à apresentação de trabalhos de Iniciação Científica. Foram recebidos 126 trabalhos, sendo aceitos 96 que concorreram à premiação máxima. O sistema de avaliação compreendeu uma primeira análise dos trabalhos apresentados por meio de apresentação em forma de pôsteres em que os membros da Comissão, coordenados pela Profa. Gilza Maria Piedade Prazeres da UFMT, “visitaram” todos os trabalhos (pelo menos dois membros avaliaram cada trabalho), selecionaram 10. Estes autores apresentaram seus trabalhos em forma oral podendo utilizar-se de equipamento de multimídia e sendo argüidos por dois membros da banca. Dois dos trabalhos foi desclassificado pois faltaram a apresentação oral. Após essa segunda avaliação, a Comissão decidiu pela classificação. Quatro alunos foram classificados como Menções Honrosas e os outros quatro Certificados com a designação da Classificação. Os quatro primeiros colocados receberam prêmios especiais, coleções de livros, brindes, HD’s Externos (2º e 3º colocados) e Netbook Accer Aspire (1º colocado). O que chamou atenção é que os quatro primeiros  foram de Instituições e estados diferentes.

Comissão contou com os seguintes membros: Gilza Maria Piedade Prazeres da UFMT (coordenadora), Cleide Maria da Silva Leite da UFPI, Ellen Guimarães Duarte Dias do CEFET-RJ, Nestor Mendes da UFMA, Ricardo Noll da COSAN-RS, Samara Alvachian Cardoso Andrade da UFPE, Sergio Botelho da UFG, Sonia Maria Carvalho Neiva Tanaka da UFMA e Sonia Sousa Melo Cavalcanti de Albuquerque da UFPE.

A relação de vencedores foi:

1º lugar:
Karen Yasmim Pereira dos Santos Avelino da UFPE – Análise bioeletroquímica da interação entre o sistema híbrido de nanoparticulas de ouro e lectina de cratylia mollis com sorotipos de dengue.

2º lugar:
Emanuel Airton de Oliveira Farias da UFPI – Caracterização eletroquímica, espectroscópica e morfológica de nanocompósitos à base de dióxido de titânio e polianilina.

3º lugar:
Sanny Wedja Melo Machado da UFS – Adsorção de CO² em peneiras moleculares do tipo NH4-FAU, NH4-BEA e NH4-MTW.

4º lugar:
Eliene de Souza Freitas da UFPA – Avaliação de constituintes inorgânicos (Al, Fe e Na) em sedimento de fundo do Rio Murucupi Barbacena – Pará próximo a uma bacia de sedimentação de bauxita.

XII Feira de Projetos de Ensino Médio - FEPROQUIM:

No dia 10 de outubro, de 14 às 18 horas, os Projetos foram apresentados a comunidade e a Comissão de Avaliação que fez sua análise.

A Comissão Avaliadora foi coordenada pelo professor Adeilton Pereira Maciel da UFMA e contou com os seguintes membros: Antonio Albino da Silva Junior da UFPE, Marcelo Moizinho de Oliveira do IFMA, Maria de Fátima Vitória de Moura da UFRN, Maria Inez Auad Moutinho da UFAL e Luiz Presley Serejo dos Santos do IFMA.

Os Projetos foram apresentados em forma de pôsteres e dissertação oral tendo recebido por parte dos membros da Comissão questionamentos a cerca de suas explicações.

Os três primeiros colocados receberam Certificados alusivos as suas classificações, além de livros e brindes e o primeiro colocado recebeu o prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.000,00.

Os Projetos vencedores foram:

1º) Construção de uma pilha salina com materiais de baixo custo para aulas de eletroquímica no ensino médio.
Autores: Jouberth Henrique de Oliveira Ferreira e José Alberto Pestana Chaves da UFMA.

2º) Carteado ambiental.
Autores: Bianca Andres, Rafaela Krewer, Eliane Velasco Simões Portes e Teoura Benetti do IFRS-Campus Feliz.

3º) Brincando e aprendendo química ambiental.
Autores: Arthur Marques de Oliveira, Henrique Dario Mullaer, Eliane Velasco Simões e Teoura Benetti do IFRS-Campus Feliz.

XIX Maratona de Química:

Voltada para alunos de ensino médio, a Maratona teve selecionados 42 redações versando sob o tema do CBQ.

A Comissão preparou em experimento que foi apresentado aos alunos em forma de vídeo. Em seguida tiveram que explicar por escrito quais as reações e resultados que haviam sido obtidos. Essas questões foram avaliadas por uma Comissão coordenada pelo Prof. Adeilton Pereira Maciel da UFMA. Os demais membros da Comissão foram: Antonio Albino da Silva Junior da UFPE, Florinda do Nascimento Cersosimo do IFRJ-Campus Maracanã, Marcelo Moizinho de Oliveira do IFMA, Ricardo Noll da COSAN-RS e Waldinei Rosa Monteiro da UFPA.

Ao final todos foram classificados os cinco primeiros colocados recebendo Certificados alusivos a sua posição.

Os três primeiros colocados, receberam ainda prêmios em dinheiro: primeiro colocado, R$ 600,00; segundo, R$ 300,00; terceiro, R$ 150,00.

As inscrições na Maratona tem valores simbólicos de R$ 40,00 e R$ 20,00 (para alunos da rede municipal e estadual de ensino). O objetivo da ABQ é incentivar o estudo da química.

Os premiados foram:

1º) Ana Beatriz Catel do Colégio Bem Me Quer de Tatuí, São Paulo.
2º) Luan Cassio Alencar Pereira da Associação Educacional Professor Noronha, Dom Pedro, Maranhão.
3º) Guilherme de Souza Neves Oliveira do Colégio Anchieta de Salvador, Bahia.
4º) Kim Franklin Tavares Dutra do Colégio Anchieta de Salvador, Bahia.
5º) Neemias Soares Rocha da Associação Educacional Professor Noronha, Dom Pedro, Maranhão.

Conclusões:

O 51º CBQ atingiu seus objetivos. No aspecto da formatação do CBQ, voltamos ao plano físico que vinha sendo utilizado desde 2006 e que no ano de 2010 fora alterado. Pelos questionários de avaliação entregues no ano passado a Comissão Organizadora entendeu que deveria retornar ao formato anterior. Os Encontros Temáticos voltados às áreas de apresentação de trabalhos possibilitou o agrupamento de profissionais e estudantes das áreas específicas sendo sempre muito concorrido. O resultado tem sido interessante e está em estudo a possibilidade de ampliação do horário para que um maior numero de trabalhos possa ser apresentado em forma de Comunicações Orais.

O próximo CBQ será na cidade de Recife, Pernambuco. O CBQ esteve lá pela ultima vez em 2000. Desta feita, será realizado no Centro de Convenções do Hotel Mar Recife em Boa Viagem. Sob o tema. “Química e Inovação: Caminho para a Sustentabilidade” o evento estará comemorando os 90 anos da Associação Brasileira de Química. Será de 14 a 18 de outubro de 2012.