Relatório Técnico

O 52º Congresso Brasileiro de Química, tendo como promotora e organizadora a Associação Brasileira de Química e sua Regional Pernambuco, foi realizado no Centro de Eventos do Mar Recife Hotel, de 14 a 18 de outubro de 2012, localizado em Boa Viagem, na cidade de Recife.

A Secretaria foi aberta pouco antes das 15 horas para retirada de material dos pré-inscritos e a realização de novas inscrições (FOTO 1).  Na parte da noite, um conjunto de frevo (FOTO 2) e (FOTO3) recepcionou os participantes na saguão de entrada do hotel até as 19 horas, quando teve inicio a Solenidade de Abertura, com cerca de 700 pessoas (FOTO 4).  Na mesa diretora da solenidade o Presidente da ABQ, Newton Battastini; a Presidente de Honra do CBQ, Valdinete Lins da Silva; as Presidentes do CBQ e das Comissões Científica e Organizadora, respectivamente Sonia Albuquerque, Maria de Los Angeles Palha e Silvana Calado; o Diretor do Centro de Tecnologia da UFPE representando o Reitor, Alexandre Schuller; da UNICAP-PE, Wagner Vasconcelos; o Diretor do Espaço Ciencia do Governo de Pernambuco, Antonio Pavão; o Diretor da Fundação Todos pela Educação, Mozart Neves Ramos; o Presidente da Academia Pernambucana de Quimica, João Pedro Oliveira; o Chefe do Departamento de Engenharia Quimica da UFPE, Luiz Stragewitch (FOTO 5).

Após o uso da palavra de alguns dos membros da mesa, a Orquestra Viena fez uma apresentação de musicas típicas de Pernambuco.

A seguir, Silvana Calado fez uma apresentação sobre a homenageada do CBQ, Valdinete Lins da Silva, discorrendo sobre sua vida acadêmica e pessoal, estando presentes marido, filhos e netos. Foi-lhe entregue uma placa e um ramalhete de flores. A Presidente de Honra agradeceu enfatizando que se tivesse que começar de novo, “faria tudo outra vez”. Disse ela que seu oxigênio é o laboratório (FOTO 6).

Em seguida o Mestre de Cerimonias explicou que haveria um espaço aberto na Solenidade para que a ABQ promovesse algumas homenagens especiais por ocasião de estar completando seus 90 anos. Foram chamados Airton Marques da Silva, Carmen Lucia da Silveira Branquinho e Peter Rudolf Seidl (FOTO 7) que receberam placas alusivas ao momento enquanto a plateia tomou conhecimento dos serviços prestados por estes a Associação.

Após a mesa ser desfeita, a palestrante da noite, Profa. Arline Sidneia Abel Arcuri (FOTO 8) da FUNDACENTRO fez seu pronunciamento sobre o tema Nanotecnologia: tema emergente global e seus riscos. Ao término todos foram convidados a participar de um Frozen da Engarrafamento Pitú Ltda. Servido na pérgula da piscina, ainda sob o ritmo do frevo.

No dia seguinte foi aberta a EXPOQUIMICA’2012, com os estandes de: CRQ-PE, EDITORA DA UFPE, ESPAÇO CIENCIA, GASES SILTON – GASIL,  LECO INSTRUMENTOS, LIVRARIA SBS, NOVA DIDATICA, PENSALAB e EDITORA SEGMENTO.

Nas atividades cientificas, foram oferecidos 15 cursos sendo 10 com carga de 6 horas/aula, 1 com carca de 8 horas/aula e 4 com carga de 12 horas/aula. Destacaram-se Química Forense, ministrado pelo Prof. Valter Stefani da UFRGS (FOTO 9); Químiometria: Planejamento e otimização de experimentos,  ministrado pela Profa. Ieda Sparcino Scarminio da UEL (FOTO 10); Ressonancia Magnetica Nuclear, ministrado pelo Profa. Ricardo Oliveira da Silva da UFPE (FOTO 11); Química e Inovação, ministrado pela Profa. Nicia Maria Mourão da ABIQUIM.

Além dos cursos, o CBQ apresentou em formato de pôsteres 1068 trabalhos aceitos em 14 áreas (FOTO 12). Na Iniciação Científica tivemos 119 trabalhos. Foram enviados no total 1255 trabalhos. Dentre os trabalhos aceitos, 36 foram selecionados para os Encontros Temáticos das áreas específicas sendo feitas comunicações orais por seus autores. Dos 36 trabalhos selecionados apenas 2 não foram apresentados.

A programação foi completada com Palestras e Mesas Redondas. Dentre estas podemos destacar as três palestras internacionais:

- Palestra: New technologies for an efficient and sustainable wastewater treatment proferida pelo Prof. Dr. Juan Manuel Lema Rodicio (FOTO 13), da Universidade de Santiago de Compostela na Espanha.

- Palestra: Tecnologia analítica de processos proferida peloProf. Dr. José Manuel Cardoso de Menezes (FOTO 14) do Instituto Superior Técnico de Lisboa em Portugal.

- Palestra: Inovação e transferência de tecnologia proferida pela Profa. Dra. Renée Ben-Israel (FOTO 15) da Universidade Hebraica de Jerusalém de Israel.

Dentre as nacionais podemos destacar:

- Palestra: Meio ambiente e tecnologias limpas proferida pelo Dr. Jose Luis Gonçalves de Almeida (FOTO 16), Diretor da DETEN QUÍMICA.

- Palestra: Contribuição da quimiometria para inovação proferida pelo Prof. Dr. Roy Edward Bruns da UNICAMP.

- Palestra: Proteção contra a corrosão: Uma necessidade industrial, social e ambiental proferida pela Profa. Dra. Simone Louise Delarue Cezar Brasil da EQ-UFRJ.

- Mesa Redonda: Petróleo, gás natural e biocombustível com a participação de Prof. Dr. Florival Rodrigues de Carvalho da ANP, Prof. Dr. Luiz Antonio Magalhães Pontes da UNIFACS e Engo. Valdison Moreira da Refinaria Abreu Lima - PETROBRAS, sob a moderação de Newton Mario Battastini (FOTO 17).

- Mesa Redonda: Catalise com a participação de Prof. Dr. Lam Yiu Lau do CENPES-PETROBRAS, Prof. Dr. Roger Frety do CNRS da França e Prof. Dr. César Augusto de Moraes Abreu da UFPE, sob a moderação de José Geraldo Pacheco.

Vejamos os resultados do CBQ 2012 em números:

Em paralelo ao CBQ, ocorreram os seguintes eventos:

Análise do CBQ:

O CBQ recebeu participantes de quase a totalidade dos estados brasileiros, notadamente de estados do norte/nordeste.

Mais uma vez o resultado do sistema de inscrições e envio de trabalhos on line funcionou sem problemas, havendo apenas um acumulo de envios no deadline de trabalhos o que fez com que o sistema parasse. O prazo foi prorrogado e o sistema restabelecido. Fica o alerta de não deixarem para enviar seus trabalhos na ultima hora.  O banco de dados está sendo atualizado e melhorado a cada ano e já está alcançando o seu ponto de otimização. Este ano o numero de inscrições com cartão de crédito teve um aumento enorme.  A avaliação dos trabalhos, novamente, foi feita rapidamente possibilitando aos participantes ter seu aceite em tempo hábil. Pela primeira vez os Certificados de participação e de trabalhos foram disponibilizados on line. Ficarão disponíveis por 60 dias.

O Centro de Eventos do Mar Recife Hotel atendeu adequadamente as necessidades do CBQ. A localização privilegiada em Boa Viagem com muitos restaurantes e inúmeras pousadas ao redor facilitou notadamente aos estudantes.

Os Trabalhos Científicos foram enviados segundo as seguintes áreas de atuação:

01 - Química Orgânica.
02 - Química Inorgânica.
03 - Físico-Química.
04-  Analítica.
05 - Ambiental.
06 – Ensino de Química.
07 – Produtos Naturais.
08 – Nanociências e Nanotecnologia.
09 - Química Tecnológica.
10 - Alimentos.
11 - Bioquímica e Biotecnologia.
12 - Materiais.

Foram apresentadas 34 Comunicações Orais das 36 selecionadas. A apresentação dos autores nos dois auditórios sempre contou com grande numero de interessados.

Análise dos Eventos Paralelos:

XXV Jornada Brasileira de Iniciação Científica em Química:

Evento paralelo ao CBQ destinado à apresentação de trabalhos de Iniciação Científica. Foram recebidos 128 trabalhos, sendo aceitos 119 que concorreram à premiação máxima. O sistema de avaliação compreendeu uma primeira análise dos trabalhos apresentados por meio de apresentação em forma de pôsteres em que os membros da Comissão, coordenados pela Profa. Samara Alvachian Cardoso Andrade da UFPE, “visitaram” todos os trabalhos (pelo menos dois membros avaliaram cada trabalho), selecionaram 10. Dos 10 autores de trabalhos selecionados, 9 apresentaram em forma oral podendo utilizar-se de equipamento de multimídia e sendo argüidos por dois membros da banca. Após essa segunda avaliação, a Comissão decidiu pela classificação. Quatro alunos foram classificados como Menções Honrosas e os outros cinco Certificados com a designação da Classificação. Os cinco primeiros colocados receberam prêmios especiais, coleções de livros, brindes, HD’s Externos (3º colocado), Tablet (2º colocado) e Netbook Accer Aspire (1º colocado). Os cinco primeiros foram de Instituições diferentes.

A Comissão contou com os seguintes membros: Samara Alvachian Cardoso Andrade da UFPE (coordenadora), Marcia Rocha da UFPE, Sebastião José de Melo da UFPE, Mohand Benachour – UFPE, Cleide Leite da UFPI, Danns Barbosa da SSP-GO, Elsa Nhuch do CRQ-RS, Fatima Moura da UFRN, Luis Sergio Lamego da UFF, Rosana Janot da UFF, Waldinei Rosa da UFPA e Armando Nascimento da UFF que será o coordenador em 2013.

A relação de vencedores foi:

1º lugar:
Nathaly Costa de Aquino da UFAL – Atratividade de compostos voláteis para moscas das frutas (FOTO 18).

2º lugar:
Marcella Moretti Ferreira da SENAC-SP – Estudo da eficiência do tratamento de esgoto doméstico por sistema de wetland de fluxo vertical descendente para ser aplicado em comunidades isoladas - Estação de Tratamento em Escala de Laboratório (FOTO 18 a direita).

3º lugar:
Diego Lima Moura da CNEN-UFPE – Determinação da concentração de chumbo e cobre em leite bovino proveniente do município de Belo Jardim por ICP-MS.

4º lugar:
Ludmilla David Moura da UFU – Fotoinativação de macrófagos utilizando diferentes formulações lipossomais de ftalocianina de cloro alumínio.

5º lugar:
Priscila Barros de Almeida da UTFPR – Utilização da biomassa de bagaço de laranja na adsorção de azul de metileno.

XIII Feira de Projetos de Ensino Médio - FEPROQUIM:

No dia 15 de outubro, os Projetos foram apresentados a comunidade e a Comissão de Avaliação que fez sua análise.

A Comissão Avaliadora foi coordenada pelo professor Antonio Albino da Silva Junior do IFPE e contou com os seguintes membros: Maria Inez Auad Moutinho da CFQ, Irene Alleluia da ABQ-RJ, Daniel Pais Pires Vieira do IFRJ que será o coordenador em 2013, Cristiane Marcelina de Moraes da UFPE, Edkarlla Sousa Oliveira do IFPE, Ednilson Rodrigues do IFPE e Rosimary Oliveira Mendonça da ETLDL.

Os Projetos foram apresentados em forma de pôsteres e dissertação oral tendo recebido por parte dos membros da Comissão questionamentos a cerca de suas explicações.  

Os três primeiros colocados receberam Certificados alusivos as suas classificações. Os cinco primeiros colocados receberam livros e assinatura de revistas e o primeiro colocado recebeu o prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.000,00.

Os Projetos vencedores foram:

1º) Ação estabilizante do óleo extraído da borra do café doméstico na matriz do PVC.
Autores: Rebeca Valgueiro Teixeira, Tainá Medeiros Bastos de Almeida e Katia Aparecida da Silva Aquino do CA-UFPE – Recife (FOTO 19).

2º) Extração, Purificação e Determinação do Ponto Isoelétrico da Caseína do Leite.
Autores: Julianne Magalhães Andrade, Alice Donato Machado, Carolina Calixto de Jesus, Joyce Gomes Gabriel, Louise Rizzuto Gomes, Marcio Palumbo do Colégio Lumiere – São Paulo.

3º) Feliz Itinerante: em busca da sustentabilidade.
Autores: Bruna Berres, Cesar Henrique Lauxen, Isadora Fussiger Theissen, Lais Schaedler Maurer e Paula Emanuele Kaspari do IFRS-Campus Feliz.

XX Maratona de Química:

Voltada para alunos de ensino médio, a Maratona teve selecionados 40 redações versando sob o tema do CBQ.

A Comissão preparou em experimento que foi apresentado aos alunos em forma de vídeo. Em seguida tiveram que explicar por escrito quais as reações e resultados que haviam sido obtidos. Essas questões foram avaliadas por uma Comissão coordenada pelo Antonio Albino da Silva Junior do IFPE. Os demais membros da Comissão foram: Cristiane Marcelina de Moraes da UFPE, Marcia Fernanda Alves da Rocha da UFPE, Yana Batista Brandão da UFPE, Valmir Felix de Lima da UFPE, Antonio Carlos Magalhães da UFC e Daniel Pais Pires Vieira do IFRJ que será o coordenador em 2013.

Os cinco primeiros colocados receberam Certificados alusivos a sua posição.
Os três primeiros colocados, receberam ainda prêmios em dinheiro: primeiro colocado, R$ 600,00; segundo, R$ 300,00; terceiro, R$ 150,00.

Os premiados foram:

1º) Marcelo Henrique Simões Silva do Colégio de Aplicação da UFPE, Recife (FOTO 20 ao centro).

2º) Renata Akema Takamitsu Monteiro as Silva da Sociedade Educacional Kemab, São Paulo (FOTO 20 a esquerda).

3º) Hamanda Interaminense Lima do Colégio de Aplicação da UFPE, Recife (FOTO 20 a direita).

4º) Mariana Ranussi Felipe do Instituto de Ensino Cidade Natureza, São Paulo.

5º) Saulo Gonçalo Brasileiro do Colégio de Aplicação da UFPE, Recife.

Conclusões:

O 52º CBQ atingiu seus objetivos. No aspecto da formatação do CBQ, o retorno ao plano físico que vinha sendo utilizado mostrou que é a melhor formatação. Os Encontros Temáticos voltados às áreas de apresentação de trabalhos possibilitou o agrupamento de profissionais e estudantes das áreas específicas sendo sempre muito concorrido. O resultado tem sido interessante e está em estudo a possibilidade de ampliação do horário para que um maior numero de trabalhos possa ser apresentado em forma de Comunicações Orais. Observadas as fichas de avaliação entregues pelos participantes, a Associação tem algumas indicações fortes para temas de cursos para 2013, assim como a observação que para 5% dos que responderam o CBQ deixou a desejar em algum aspecto. Isto nos dá uma resposta entre bom e muito bom para 95% dos que responderam. A responsabilidade dos organizadores aumenta e, embora seja utópico agradar a todos, tentar atuar nos pontos apontados como fracos é uma missão.

O próximo CBQ estará na cidade do Rio de Janeiro. O CBQ esteve lá pela ultima vez em 2008. Será realizado no mesmo Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN no centro. Sob o tema. “Química: Ampliando Fronteiras” o evento será de 14 a 18 de outubro de 2013.