Convidados

AIRTON MARQUES DA SILVA

AIRTON MARQUES DA SILVA

Doutor em Química Inorgânica pela USP (1978), Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela UFC (1974), Especialista em Química dos Elementos Menos Comuns pela UFC (1974), Engenheiro Químico pela UFC (1970) e Químico Industrial pela UFC (1969). 
Exerceu o Magistério na Universidade Federal do Ceará - UFC (1972 a 1997), aposentando-se como Professor Adjunto IV. Lá desenvolveu pesquisa nas áreas de Química dos Compostos de Coordenação e de Educação em Química, foi Chefe do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica e Coordenações de Cursos de Pós-Graduação e Projetos de Pesquisa.
Na Universidade de Fortaleza – UNIFOR, exerceu o Magistério de 1973 a 1974. 
Atualmente é Professor Adjunto 12 da Universidade Estadual do Ceará – UECE, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão desde 1986, e exercendo no período de 1992 a 2000 o cargo de Diretor do Departamento de Ensino da Pós-Graduação da UECE.
Atua nas seguintes instituições: CRQ-X: Diretor Secretário (1983/1995) e Conselheiro (1983/presnte); ABQ: Diretor de Intercâmbio Nacional (1995/1997), Vice-Presidente (1997/1999), Presidente (1999/2001 e 2001/2003), Diretor de Eventos (2003/presente); ABQ-CE: Presidente (1987/1991, 1993/1995 e 1997/1999), Diretor-Secretário (1983/1987), Diretor de Intercâmbio Científico (1991/1993), Diretor Tesoureiro (1995/1997).

ÁLVARO CHRISPINO

ÁLVARO CHRISPINO

Mestre e Doutor (2001) em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor dos Programas de Mestrado e de Química no Ensino Médio do CEFET/RJ-Centro Federal de Educação
Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Possui livros e artigos em periódicos especializados na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Ensino de Química/Ciências.
Atualmente participa de 2 projetos de pesquisa internacionais e é lider de grupo de pesquisa/CNPq CTS e Educação. As áreas de sua produção: políticas públicas e gestão de sistemas educacionais, ensino de química/ciências, CTS-ciência-tecnologia-sociedade e mediação de conflitos.
É Fellow da IUPAC - International Union Pure and Apllied Chemistry, Diretor da ANPAE/RJ- Associação Nacional de Política e Administração da Educação e Diretor de Educação da ABQ. Ocupou diversas funções públicas, entre elas a de Subsecretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro (2009), Subsecretário de Estado de Educação do Distrito Federal (2007) e do Estado do Rio de Janeiro (1997/98) e Diretor Científico do CECIERJ (1995/1996), Secretário de Educação de Teresópolis.
É Editor Associado da revista ENSAIO: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (QUALIS A), membro de conselhos consultivos/editoriais e consultor ad hoc de diversos periódicos na área da Educação e do Ensino de Química/Ciências.

AMPARO VILCHES

AMPARO VILCHES

Doctora en Química, Catedrática de Universidad en el Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales de la Universitat de València (UV). Directora del Máster y del Programa de Doctorado en Didácticas Específicas de la UV en la especialidad de Ciencias Experimentales.
Su campo principal de investigación está centrado en las interacciones Ciencia, Tecnología, Sociedad y Ambiente (CTSA) y, muy en particular, en la Educación para la Sostenibilidad, los ODS y el impulso de la Ciencia de la Sostenibilidad. 
Sobre estos temas, ha presentado más de 140 Comunicaciones, ha dirigido 13 Tesis Doctorales y 38 Fin de Máster, ha publicado más de 90 libros y capítulos de libro y más de 180 artículos en revistas de Educación y Didáctica de las Ciencias.

ANDRE LUIZ LOPES SINOTI

ANDRE LUIZ LOPES SINOTI

Bacharel em Química pela Universidade de Brasília – UnB. Mestre em Físico-Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pelo Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UnB.
Auditor Líder do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 13.485:2016. Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária – trabalha na Anvisa desde 2005.
Na Anvisa já trabalhou nas seguintes áreas: NUREM (Núcleo de Regulação e Monitoramento de Mercado), GGTES (Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde), GGTPS (Gerência Geral de Tecnologia em Produtos para Saúde) e atualmente na GGFIS (Gerência Geral de Fiscalização e Inspeção em Produtos, na CGPIS (Coordenação da Gestão da Qualidade do Processo de Inspeção Sanitária).

ANTONIO CARLOS DUARTE COELHO

ANTONIO CARLOS DUARTE COELHO

Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco -UFPE- (1977), na qual desde 1990 é Professor e Pesquisador do Departamento de Engenharia Química (Doutor-Engenheiro pela ECOLE NATIONALE DES INDUSTRIES AGRICOLES ET ALIMENTAIRES- ENSIA e Pós- Doutor pela ECOLE CENTRALE PARIS- ECP. Ex-Bolsista da ( JAPANESE INTERNATIONAL COOPERATION AGENCE- JICA( 1999), Ex-Delegado do INPI-PE e ex-Gerente de Negócios da DINE-UFPE.
Trabalhou na Usina Central Barreiros (1977-1979), na Bacardi (1979-1980) e na Rhône-Poulenc ( 1985-1986).
Foi Diretor da Biotec -Biotecnologia Industrial Ltda ( 1987-1990).
É Coordenador dos Grupos de Pesquisa de Processos Químicos e Tecnologias limpas, ambos registrados na CAPES. Avaliador do MEC para os cursos de Engenharia Química e para os cursos de Química.
Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Orgânicos, atuando principalmente nos seguintes temas: balanço de massa e de energia, energia renovável, biomassa, biocombustíveis, revalorização de resíduos, efluente e emissões, produção mais limpa e pegadas de CO2. Realiza pesquisa na área de biocombustíveis, Química verde e Tecnologias Limpas e Análise do Ciclo de Vida.

DAVID TABAK

DAVID TABAK

Químico Industrial pela Escola Nacional de Química da UB, atual UFRJ, e PhD em Polímeros pela Polytechnic Univ. of NY, EUA.
Foi o primeiro Coordenador do Curso de PG em Ciência e Tecnologia de Polímeros do IMA-PEM/UFRJ e Diretor do IQ/UFRJ.
Atuou como Gerente de Produção, de Treinamento Operacional  e de Desenvolvimento de Produtos para Petróleo e Gás na Bayer S.A. e Diretor Industrial da Empresa Nacional de
Química.
Foi Presidente da ABQ, Conselheiro da ABPol, Conselheiro (36 anos) e Vice-Presidente do CRQ 3 , Vice-Presidente do Fórum Estadual dos Conselhos Regionais e Ordens de Profissões Regulamentadas do RJ - Fórum-RJ.
Atualmente é Conselheiro Federal Suplente do CFQ.
Como consultor independente prestou serviços à Companhia de Cigarros Souza Cruz, entre outras, e atuou como Consultor de Farmanguinhos e de Biomanguinhos/Fiocruz/Ministério da Saúde.

DENISE ALVES FUNGARO

DENISE ALVES FUNGARO

Cursou Bacharelado em Química com atribuições tecnológicas, Mestrado e Doutorado em Química Analítica na Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado na Universidade
de Coimbra, Portugal.
É pesquisadora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares desde 1995.
É coordenadora de grupo de pesquisa, orientadora de alunos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e supervisora de Pós-Doutorado e ministra aulas de Pós-Graduação. O foco da PDI é o aproveitamento de resíduos agroindustriais de acordo com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ONU) de número 12 e da AGENDA 2030.
É membro do INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS da Universidade de São Paulo participando do Grupo de Estudos “Saúde Planetária” e coordenadora e mentora do “Programa de Embaixadores da Saúde Planetária”. A pesquisa foi contemplada com nove prêmios, dos quais um internacional.

EDWIN ARIEL SEGURA GONZALEZ.

EDWIN ARIEL SEGURA GONZALEZ.

Tem graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estácio de Sá (Brasil), mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Carlos III de Madrid e especialização em Ensino Superior pela Universidade Interamericana do Panamá. 
É professor investigador da Faculdade de Biociencias e Saúde Pública da Universidad Especializada de las Americas (UDELAS), no Panamá.
Entre os principais objetivos da sua pesquisa de doutorado está a caracterização e elaboração de um material nanocompósito biodegradável em forma de filme.

ELIZABETH FERNANDES DE MACEDO

ELIZABETH FERNANDES DE MACEDO

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), sendo também licenciada em Química, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atuou como Visiting Scholar na University of British Columbia (pós-doutorado, CAPES, 2007), na Columbia University (pós-doutorado, CNPq, 2013-2015) e na New York University (estágio sênior, CNPq, 2019).
Atualmente é professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Entre 2008 e 2015, foi Diretora de Fomento ao Ensino de Pós-graduação (exceto quando no exterior) e, de 2001 a 2004, foi Assessora da Sub-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduacão da mesma Universidade.
Foi membro da comissão de área da CAPES de 2001 a 2014, tendo sido coordenadora adjunta no triênio 2008 a 2011.
Foi coordenadora da área de Educação na FAPERJ (2012 a 2018), sendo atualmente assessora da Diretoria Científica para as áreas de Humanidades, Ciências Sociais Aplicadas, Letras e Artes.
É presidente eleita da International Association for the Advancement of Curriculum Studies (desde 2013).

FLORINDA DO NASCIMENTO CERSOSIMO

FLORINDA DO NASCIMENTO CERSOSIMO

Mestre em Ciências - Química Orgânica - pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro;
Graduada e Licenciada em Química pelo Instituto de Química da UFRJ;
Formação nas áreas de: gestão da qualidade, gestão ambiental, gestão de laboratório e ainda nas de liderança e empreendedorismo;
Professora de Química Orgânica desde 1995 da antiga Escola Técnica Federal de Química, ex-CEFET Química e atual Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro (IFRJ);
Instrutora de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) dos Cursos de Capacitação da Petrobrás.
Membro da Diretoria Regional da Associação Brasileira de Química (ABQ).

GILZA MARIA PIEDADE PRAZERES

GILZA MARIA PIEDADE PRAZERES

Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (1987),
mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
(1977) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro (2003).
Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: espectroscopia de força, afm, force spectroscopy, cell-protein interaction e interação células-proteínas.

HÉLIO DA SILVA MESSEDER NETO

HÉLIO DA SILVA MESSEDER NETO

Possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (2010), mestrado e doutorado pelo programa de pós graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA.
Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal da Bahia.
É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS.
Tem experiência na área de Ensino de Ciências atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica no Ensino de Ciências e Ludicidade. É lider do grupo de pesquisa ENCONCIENCIAs ( Grupo de Pesquisa em Ensino Concreto de Ciências)

ISABEL DE FÁTIMA CORREIA BATISTA

ISABEL DE FÁTIMA CORREIA BATISTA

Graduada em Química Industrial e em Gestão e Qualidade. Mestrado em Biologia Molecular e Doutorado em Ciências pela EPM-UNIFESP. Fiz Pós Doutorados em Cristalografia de Proteínas (IFSC/USP-São Carlos) e em Biologia Molecular (Instituto Butantan).
Atualmente sou Pesquisadora Científica (PqC VI) do Instituto Butantan, onde sou a pesquisadora responsável pelo estabelecimento, manutenção e supervisão do Biobanco de venenos e secreções do CENTD onde também exerço a função de Gerente Executivo do projeto.
Além disso, coordeno o projeto "Desvendando Ciências!" o qual foi aprovado através do Edital SBPC Vai à Escola, e tem o objetivo de alavancar o interesse dos estudantes por temas científicos, através de breves animações, mostrando que o conteúdo escolar pode ser abordado de maneira atraente e esclarecedora.

JANAINA CASTRO PEREIRA

JANAINA CASTRO PEREIRA

Pós graduação – Perícia Criminal e Ciências Forenses – IPOG (2014 – 2016); Pós Graduação Latu Sensu - Gestão Industrial Farmacêutica – Faculdades Oswaldo Cruz (2006 – 2008); Graduação – Química Industrial – Faculdades Oswaldo Cruz (1996 – 1999); Técnico em Química – Escola técnica Oswaldo Cruz (1992 – 1995).
Atualmente atuando como Química responsável pela empresa SOS Oxigênio, realizando atividades no controle de qualidade de gases medicinais (oxigênio, ar medicinal) e industriais. Acompanhamento da produção de gases, elaboração de laudos e certificados de análise, implementação de Boas Práticas de Fabricação de gases medicinais.


JEAN CARLOS ANTUNES CATAPRETA

JEAN CARLOS ANTUNES CATAPRETA

Professor Efetivo da Universidade Federal do Piauí – UFPI.
Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo – USP.
Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.
Graduado e Licenciado pela Universidade Federal de Viçosa (MG) – UFV.
Coordenador Geral da Olimpíada Nacional de Ciências – ONC.
Diretor das Olimpíadas de Ciências da Associação Brasileira de Química.
Trabalha atualmente na Licenciatura em Educação do Campo na UFPI, com formação de professores para exercer a licenciatura em ciências da natureza nas escolas do campo. Temas trabalhados: formação de professores, agroquímica, Química e o agronegócio, Química na lavoura de subsistência.

 

JORGE CARDOSO MESSEDER

JORGE CARDOSO MESSEDER

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).
Atualmente é Professor Associado IV do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), onde desenvolve trabalhos nas áreas de Ensino de Ciências/Química, junto ao curso de Licenciatura em Química, sendo também docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da UFF (PPECN).
É Vice-Presidente e Diretor de Educação da Associação Brasileira de Química.

JOSÉ DE RIBAMAR OLIVEIRA FILHO

JOSÉ DE RIBAMAR OLIVEIRA FILHO

Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Pará (1974), graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (1980), especialização em Química pela Universidade de Pernambuco (1978), mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão (1997) e doutorado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (2003).
Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Maranhão.
Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica.
Atuando principalmente nos seguintes temas: rutênio, óxido nítrico, tióis.

LEANDRO ROSA CAMACHO

LEANDRO ROSA CAMACHO

Possui graduação em Química (Bacharel em Ciências) pela Universidade Luterana do Brasil (2006). Possui graduação em Formação Pedagógica para graduados pela Universidade Luterana do Brasil (2008). Mestrado em Genética e Toxicologia aplicada (Mestre em farmacologia e toxicologia) pelo PPGGTA da Universidade Luterana do Brasil (2010).
Atualmente é Professor de Química do Ensino Médio do Colégio La Salle Dores e no Curso Vestibular Anglo/RS.
Exerce o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Química-Seção Regional do Rio Grande do Sul e também é Conselheiro Titular do Conselho Regional de Química da 5ª Região(CRQ-V).
Tem experiência na área de Química, com atuação, principalmente, nos seguintes temas: Ensino de Química, Elementos-traço, Absorção Atômica. Atualmente, desenvolve trabalhos na área de Bioinformática Estrutural como colaborador no Laboratório de Bioinformática Estrutural (LaBiE) da ULBRA e no Grupo de Química Teórica da UFRGS.

LUIS CARLOS DE ABREU GOMES

LUIS CARLOS DE ABREU GOMES

Formado em Licenciatura Plena e Bacharelado em Química, cursou Especialização em Ensino de Ciências, Especialização em Ensino de Química na PUC – RJ, e Mestrado
Profissional em Ensino de Ciências. 
Professor de Química da rede particular e da rede pública, onde leciona no Colégio Pedro II Campus Engenho Novo II e no Colégio Estadual Paulo Freire (SEEDUC RJ). 
Vice-coordenador Estadual do Programa Nacional Olimpíadas de Química e da Olimpíada Nacional de Ciências, em conjunto com o Prof. Dr. Paulo Chagas do IFRJ Campus São Gonçalo,
Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Química e Conselheiro Suplente do Conselho Regional de Química 3ª Região. 
Integra a comissão técnico-científica da ABQ e da Revista Ciências & Ideias (IFRJ).

LUZINEIDE WANDERLEY TINOCO

LUZINEIDE WANDERLEY TINOCO

Graduação em Licenciatura em Química pela UERJ, mestrado e doutorado em Química pelo IME na área de Ressonância Magnética Nuclear e pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Riverside (EUA).
Atua como Professora Associada da UFRJ no Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais, sendo membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Química de Produtos Naturais (IPPN/UFRJ), do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal (ICB/UFRJ) e do Programa de Pesquisa em Desenvolvimento de Fármacos (ICB/UFRJ).
Foi responsável pela instalação e atua como coordenadora do Laboratório Multiusuário de Análises por RMN (LAMAR) e do Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Inibidores Enzimáticos (LADIE).
Seus principais projetos em desenvolvimento visam a identificação e o planejamento de inibidores para enzimas de Leishmania e Sars-Cov.

MARIA DE FATIMA VITORIA DE MOURA

MARIA DE FATIMA VITORIA DE MOURA

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994) e doutorado em Química (Química Analítica) [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo (1998).
Atualmente é Professora Adjunto III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Análise Térmica, Espectroscopia IV, Espectroscopia de Absorção Atômica, Espectroscopia de Absorção Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de alimentos, análise de medicamentos.

 

MARLON HERBERT FLORA BARBOSA SOARES

MARLON HERBERT FLORA BARBOSA SOARES

Licenciado em Química, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Química e Doutor em Ciências (Química) pela Universidade Federal de São Carlos - SP (USFCAR).
É professor Associado do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás, onde coordena o Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas.
Orienta em nível  de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.
Suas linhas de pesquisa principais são os Jogos em Ensino de Ciências, Robótica Educacional e Formação de Professores.
É editor da Revista Eletrônica Ludus Scientiae.

MARTA CÉLIA DANTAS SILVA

MARTA CÉLIA DANTAS SILVA

Possui graduação em Química, mestrado e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade Federal da Paraíba.
Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba no Centro de Energias Alternativas e Renováveis.
Desenvolve projetos de pesquisa na área de Energias Renováveis, com ênfase em Materiais Aplicados às Energias Renováveis: conversão da biomassa em biocombustíveis líquidos.

 

MOZART NEVES RAMOS

MOZART NEVES RAMOS

Possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e Pós-Doutorado em Química pela Politécnica de Milão - Itália (1987-1988).
Foi Professor da Universidade Federal de Pernambuco (1977-2013). Foi Pró-Reitor Acadêmico da Universidade Federal de Pernambuco (1992-1995) e presidiu o Fórum Nacional de
Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (1993).
Foi Reitor da Universidade Federal de Pernambuco (1996-1999 e 2000-2003) e presidiu a Andifes (2002-2003).
Foi Secretário de Educação de Pernambuco (2003-2006) e presidiu o Consed (2006).
Foi Presidente Executivo do Todos Pela Educação (2007-2010) e membro do Conselho Nacional de Educação (2005-2014 e 2018-atual). Foi Diretor de
Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna (2014 - 2019).
Autor dos livros Educação Brasileira: uma agenda inadiável (2015); Educação Sustentável (2006); co-autor do livro A Urgência da Educação (2011) e Sem Educação não haverá futuro (2019).
Em 2008, foi eleito pela Revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil.
Foi agraciado com as seguintes comendas: Personalidade das Artes, Ciências e Letras da França em 2006, Educador Internacional do Ano - IBC Cambridge (2005), Cavalheiro da Ordem
do Mérito da República Italiana (2002).
Atualmente, é Titular da Cátedra Sergio Henrique Ferreira do Instituto de estudos Avançados da USP – Universidade de São Paulo.

NEDJA SUELY FERNANDES

NEDJA SUELY FERNANDES

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997) e doutorado em Química Analítica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2001).
É professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e desenvolve suas atividades no Instituto de Química.
Tem experiência na área de Química Analítica com ênfase em Técnicas Termoanalíticas (TG-DTG, DSC e DTA).
É presidente da ABQ Regional Rio Grande do Norte. 

NEWTON MARIO BATTASTINI

NEWTON MARIO BATTASTINI

Possui MBA Gestão em Saúde – Central de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) pela UNESP.
Especialização em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Graduação em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Graduação em Licenciatura em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Atuação Gerencial: Diretor Presidente do Grupo TECPON: Tecpon Ind., Tecpon Tintas, Tekton Óleos Essenciais, Nutrabem Biotecnologia, Agevet Produtos Veterinários.
Atuação Profissional: Presidente do Sindicato das Indústrias Químicas do Estado do Rio Grande do Sul. Diretor da Federação das Industrias do Estado do RS. Presidente da Associação Brasileira de Química. Diretor do Centro de Indústrias de Cachoeirinha. Presidente da Associação Brasileira de Química/RS. 
Em 1999, considerado pelas entidades de química do Rio Grande do Sul como QUÍMICO EMPREENDEDOR DO ANO.
É Conselheiro do Conselho Federal de  Química.

OLGA R. LOCK SING

OLGA R. LOCK SING

Doctora en Ciencias Químicas por la Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP), Maestro en Ciencias por el ITESM de Monterrey, Nuevo León, México; Ingeniero Químico por la
Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM). Ha ejercido la docencia en las Universidades PUCP y UNMSM, siendo su línea de investigación en la química de productos naturales, la investigación fitoquímica de plantas medicinales y colorantes naturales. Ha sido autora de libros de Investigación Fitoquímica en sus tres ediciones y en Colorantes Naturales.
Tiene alrededor de 100 publicaciones en revistas especializadas nacional e internacionales. 
Ha sido Coordinadora Internacional de RIPRONAMED del programa CYTED, Presidenta de la Sociedad Química del Perú, de la Federación Latinoamericana de Asociaciones Químicas, en
ambos ha ejercido la Presidencia.
Es Miembro Honorario de la Academia Nacional de Ciencias, es Investigadora RENACYT por el CONCYTEC del Perú; ha recibido numerosos Premios y Reconocimientos.

PABLO DE ALCANTARA NUNES

PABLO DE ALCANTARA NUNES

Possui graduação em Química Industrial pela UFPI (2011), mestrado em Química Inorgânica UFPI (2014) com ênfase em liberação controlada de fármacos.
Tem experiência na área de Química, com ênfase em na produção de substratos orgânicos e nanofármacos, síntese de blendas poliméricas e purificação de gomas naturais.
Atualmente é Professor Assistente da área de Toxicologia e Análises Criminais do grupo Facimp/Wyden.
Atualmente é Perito Criminal do Instituto de Criminalística (ICRIM) de Imperatriz – Maranhão. Trabalha com perícias em locais de Crimes de Morte Violenta e Acidentes de Trânsito com vítimas de lesão corporal além de Documentoscopia e Balística Forense.
Atualmente ministra cursos e palestras auxiliando profissionais da segurança pública e a comunidade acadêmica

PAOLA DE AZEVEDO MELLO

PAOLA DE AZEVEDO MELLO

Doutora em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2011).
Atualmente é Professora Associada, junto ao Departamento de Química. Atuou como Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos (2015 a 2017) e Chefe do Depto. de Química (2017-2018).
É Assessora Adjunta de Gabinete do Reitor, atuando na Secretaria do Apoio Internacional.
É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de PG em Química (PPGQ) e no Programa de PG em Engenharia Química (PPGEQ) da UFSM. É membro da equipe do Programa de Recursos Humanos (PRH) "Processamento de Petróleo e Biocombustíveis" da ANP na UFSM, atuando como orientadora e como membro do Comitê Gestor.
É membro do Comitê de Assessoramento de Química da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).
Possui mais de 80 publicações de artigos, com fator H 24, bem como capítulos de livro publicados no Brasil e no exterior.
Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e em Processos Industriais empregando Ultrassom e Micro-ondas. Em 2020 foi agraciada com o Prêmio Mulheres Brasileiras em Química e Ciências Relacionadas, categoria Líder Emergente, pela 
Chemistry and Engineering News e Chemical Abstracts Service, uma divisão da American Chemical Socity (ACS), em conjunto com a Sociedade Brasileira de Química.


SANDRA MARIA DE SOUSA

SANDRA MARIA DE SOUSA

Graduada em ciencias com habilitação em química pela UFPI.  Pós-graduada em ensino de química pela UFPI. 
Atualmente é professora do ensino médio da SEDUC-PI.
Presdiente do Conselho Regional de Química do Piauí. 
Presidente da Federação Nacional dos Professores de Química. 
 

SAYONARA ANDRADE ELIZIÁRIO

SAYONARA ANDRADE ELIZIÁRIO

Atualmente é professora na Universidade Federal da Paraíba.
Trabahou como Pós-doc na Universidade Federal de São Carlos, no Departamento de Engenharia de Materiais, no desenvolvimento de materiais cerâmicos multiferróicos sinterizados em Microondas. Trabalhou como pesquisadora na Durham University (UK), no estudo estrutural de novos materiais fotocatalíticos. Foi pesquisadora da Université Paris-Sud 11- França, estudando compostos polioxometalatos usados na fotodegradação de corantes azo.
Desenvolveu seu doutorado na área de cerâmicas eletrônicas, materiais fotoluminescentes e materiais nano-estruturados sintetizados pelo método de microondas hidrotermal, na pós graduação em Química da Universidade Estadual Paulista "JÚLIO DE MESQUITA FILHO", Campus de Araraquara.
Tem experiência na área de Síntese Química Inorgânica, Físico-Química de materiais, pigmentos inorgânicos, microscopia e eletrocerâmicas.

SILVANA CARVALHO DE SOUZA CALADO

SILVANA CARVALHO DE SOUZA CALADO

Doutora em Oceanografia pela UFPE (2004), Mestre em Ciências dos Alimentos pela UFPE (1996), Especialista em Saneamento Ambiental pela UFPE (1988), Química Industrial pela UNICAP (1982). Atuação profissional: Na UFPE: Chefe do Laboratório de Controle de Qualidade Departamento de Engenharia Química (desde 1989 até a presente data); Vice-chefe do Departamento de Engenharia Química (1989-1990); Chefe do Departamento de Engenharia Química (1991-1992); Membro de Colegiado do curso de Química Industrial (1992-1996); Coordenadora de Programa Institucional de Qualidade das Águas (1999 até a presente data); No CEFET-PE: Conselheira (2000-2002). No Conselho Regional de Química - Pernambuco: Conselheira (1998-2000); No Conselho Federal de Química: suplente de Conselheiro (2000-2008). Na ABQ-PE: Vice-Presidente (1997-1998); Presidente (1998-2001). Na ABQ Nacional: Vice-Presidente (2001-2003); Presidente (2003-2005); Conselheira Geral (2005-2007); atualmente é Presidente (2019-2021).

TANIA MARA PIZZOLATO

TANIA MARA PIZZOLATO

Bolsista produtividade CNPq. Licenciatura em Química pela Universidade de Passo Fundo (1983), Mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e Doutorado em Ciências dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Pós doutorado no Consejo Superior de Investigaciones Científicas - CSIC, Barcelona, Espanha, sob supervisão do Dr. Damià Barceló.
Atualmente é professor Titular do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Atua nas seguintes áreas: análise de poluentes orgânicos (fenóis, agrotóxicos, fármacos), Tratamento de efluentes por Processos Oxidativos Avançados (Foto Fenton, Fotocatálise Heterogênea) e convencionais, desenvolvimento de Fases sólidas para pré-concentraçao e para cromatografia líquida.
Tem atuado em projetos de Pesquisa direcionados ao estudo, caracterização e tratamento de efluentes, avaliação da presença de PPCRs.

THIAGO SOARES SILVA RIBEIRO

THIAGO SOARES SILVA RIBEIRO

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Estadual de Goiás (2009). Mestre em Ciências Moleculares pela Universidade Estadual de Goiás (2016) e Doutorando em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com estudos relacionados à catálise, produção de hidrogênio, energias renováveis, reatores, fluidos supercríticos e tratamento de resíduos para fins energéticos. 
Tem experiência na área de Química Industrial, Gestão Ambiental de empresas englobando Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Líquidos, Licenciamento Ambiental e afins.
Já atuou como Docente do curso de Química Industrial na Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Atualmente leciona nos cursos de Farmácia, Tecnologia em Processos Químicos, Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária, além do MBA em Gestão Industrial Farmacêutica da Faculdade Metropolitana de Anápolis (FAMA).
Coordenador do curso de Tecnologia em Processos Químicos - FAMA. Professor da Especialização em Desenvolvimento Analítico e Controle de Qualidade Aplicado à Indústria Farmacêutica no CSA - Centro de Soluções Analíticas.
Presidente da Associação Brasileira de Química - Regional Goiás.

Patrocinadores

Capes Capes CFQ

Apoio

Realização

ABQ