Palestras

05/11/2019 10:30h : Eletroquímica na química verde para o desenvolvimento sustentável.

Palestra de abertura
Súmula:

Os processos eletroquímicos são inerentemente limpos e ligados aos princípios da química verde além de serem ferramentas importantes no âmbito de desenvolvimento sustentável. As superfícies dos elétrodos permitem controlo da energia dos eletrões transferidos na oxidação e na redução, a seletividade sendo aumentada pelo uso de diferentes materiais de elétrodo e elétrodos modificados, por exemplo por polímeros eletroativos ou nanomateriais. Além da captação de energia solar e armazenamento de energia, serão dados exemplos que incluem a produção de compostos químicos por eletrólise e eletrossíntese, a purificação de água, remoção de contaminantes e proteção contra a corrosão. Uma nova possibilidade é o uso de solventes eutéticos, alternativas verdes e promissoras aos solventes não-aquosos e a líquidos iónicos. Ao mesmo tempo, sensores e biossensores eletroquímicos podem ser usados para a monitorização contínua em processos industriais, para a medição de vestígios de poluentes emergentes, para assegurar a qualidade de alimentos e para fins clínicos.

CHRISTOPHER M.A. BRETT
Palestrante: CHRISTOPHER M.A. BRETT Currículo.

Apresentador: Profa. Dra. Marta Celia Duarte Silva – UFPB / ABQ-PB.

05/11/2019 15:30h : Estudo dos mecanismos redox de antioxidantes, flavonóides e ácidos fenólicos em frutos regionais.

Palestra nacional 2
Súmula:
A detecção de compostos fenólicos em extratos de frutas como açaí, bacuri, buriti, juçara, etc, é de grande interesse para a população, tendo em vista a preocupação de todos com a saúde e a prevenção do envelhecimento precoce, causado pelos danos oxidativos. Métodos como cromatografia líquida de alta eficiência com detecção eletroquímica (RP-HPLC-EC), são utilizados com grande eficiência para detectar esses compostos fenólicos nos extratos de frutas. A capacidade antioxidante total dos extratos das frutas pode ser detectada pelo índice eletroquímico (EI), pelo método de captura de radicais livres, difenilpicrilhidrazil (DPPH), e eficiente de concentração (EC50). Dessa forma, é possível encontrar uma correlação entre os ensaios de índice eletroquímico (EI) e eficiente de concentração (EC50), exibindo o poder antioxidante desses frutos.

ISAIDE DE ARAUJO RODRIGUES
Palestrante: ISAIDE DE ARAUJO RODRIGUES Currículo.

Apresentador: Profa. Dra. Maria de Fátima Vitória de Moura – UFRN / ABQ.

06/11/2019 09:30h : Nanotecnologia (provisório).

Palestra nacional 3
Súmula:
Em breve.

ANDRE GALEMBECK
Palestrante: ANDRE GALEMBECK Currículo.

Apresentador: Profa. Dra. Silvana Carvalho de Souza Calado – UFPE / ABQ.

06/11/2019 15:30h : Química medicinal.

Palestra nacional 4
Súmula:
Em breve.

RICARDO OLÍMPIO DE MOURA
Palestrante: RICARDO OLÍMPIO DE MOURA Currículo.

Apresentador: Profa. Dra. Dayse das Neves Moreira – UFPB-Campus Areia.

07/11/2019 09:30h : Como utilizar a estatística para otimizar experimentos.

Palestra nacional 5
Súmula:
Porque métodos univariados (convencionais) de otimização não funcionam?  As vantagens de usar método multivariados.  Como o número de ensaios pode ser minimizado com planejamentos multivariados e ainda obter resultados mais precisos do que aqueles provenientes de métodos univariados.  Planejamentos fatoriais baseados em conceitos estatísticos para aplicações no laboratório e planta piloto. Validação usando regressão linear de dados e interpretação de resultados. Planejamentos adequados para obter superfícies de resposta.  Planejamentos composto central, Box-Behnken e Doehlert. Uma aplicação industrial da metodologia de superfície de resposta. Aplicações para misturas. A otimização simultânea de varias propriedades de um produto.

ROY EDWARD BRUNS
Palestrante: ROY EDWARD BRUNS Currículo.

Apresentador: Apresentador: Prof. Dr. Marciano Henrique de Lucena Neto – UFCG / ABQ.

07/11/2019 10:30h : Bioeletroquímica de péptidos, proteínas e DNA.

Palestra internacional 2
Súmula:
As implicações que o dano oxidativo, de biomoléculas e complexos de conjugados biomoleculares, pode desempenhar no desenvolvimento de cancro e doenças neurodegenerativas relacionadas com o envelhecimento, são de grande importância para a saúde humana. A investigação dos mecanismos redox do dano oxidativo de péptidos, proteínas e DNA tem sido efetuada através do estudo dos processos eletroquímicos e caracterização por microscopia de força atómica. A possibilidade de previsão e avaliação dos danos causados por compostos tóxicos para a saúde, demonstra a grande relevância dos métodos eletroquímicos como sonda de processos e de importantes interações biológicas.

ANA MARIA COELHO FERREIRA DE OLIVEIRA BRETT
Palestrante: ANA MARIA COELHO FERREIRA DE OLIVEIRA BRETT Currículo.

Apresentador: Profa. Dra. Silvana Carvalho de Souza Calado – UFPE / ABQ.

07/11/2019 15:30h : Energia e o ensino de química: Abordagem a partir da teoria dos perfis conceituais.

Palestra nacional 6
Súmula:
Ensinar o conceito de energia nas aulas de química não é tarefa fácil. Trata-se de uma palavra polissêmica, com desenvolvimento histórico marcado por controvérsias e disputas, além de ter bastante aplicação no cotidiano e em questões místicas e pseudocientíficas. Devido a essas características, podemos entender que existem diferentes modos de pensar a energia, que correspondem a significados que possuem valor pragmático em contextos específicos, ou seja, podemos pensar nesse conceito a partir da teoria dos perfis conceituais. Assim, buscamos apresentar o perfil conceitual de energia, elaborado para contextos de ensino da física e da química, como uma potente ferramenta para a compreensão do conceito, para o planejamento do ensino e para proposição de estratégias didáticas que auxiliem na aprendizagem, considerando o processo de ampliação das zonas do perfil e a tomada de consciência.

JOSÉ EUZEBIO SIMÕES NETO
Palestrante: JOSÉ EUZEBIO SIMÕES NETO Currículo.

Apresentador: Profa. Dra. Marta Celia Duarte Silva – UFPB / ABQ-PB.

08/11/2019 09:30h : Papel da indústria química na indústria 4.0.

Palestra nacional 7
Súmula:
Se empresas que investem em tecnologia de gestão de dados tem lucratividade superior às suas concorrentes, quais são os motivos que seguram empresas brasileiras a realmente entrarem na onda da indústria 4.0? Quais seriam os principais benefícios e desafios para os profissionais das áreas de processo para realmente embarcarem na chamada quarta onda, a revolução dos dados? Casos reais aplicados à indústria química e tendências que podem ser exploradas.

CLAUDIO LUIS MULLER
Palestrante: CLAUDIO LUIS MULLER Currículo.

Apresentador: Prof. Dr. Aldre Jorge Morais Barros – UFCG / ABQ-PB.

08/11/2019 10:30h : Aplicaciones de la bioquímica al estudio de las interacciones planta–patógeno: el caso clavel-Fusarium oxysporum f. sp. dianthi.

Palestra internacional 3
Súmula:  
El conocimiento de los mecanismos bioquímicos de resistencia vegetal ha permitido el desarrollo de nuevas alternativas para el control de enfermedades parasitarias.  En la conferencia se presentará como la química ha aportado al conocimiento de las diferentes moléculas involucradas en defensa vegetal, usando como referencia el modelo clavel-Fusarium oxysporum f. sp. dianthi.  Se presentará como el estudio de estos fenómenos bioquímicos ha evolucionado de  aproximaciones experimentales clásicas de la fitoquímica y la bioquímica clásica, a la aplicación de herramientas holísticas como la trancriptómica, la proteómica y la metabolomica.  

HAROLD DUBAN ARDILA BARRANTES
Palestrante: HAROLD DUBAN ARDILA BARRANTES Currículo.

Apresentador: Prof. Dr. Jorge Cardoso Messeder – IFRJ-Nilópolis / ABQ.

Patrocinadores

Capes Capes CFQ CRQ-PB FAPESQPB LF Editorial

Apoio

UFPB UFPB

Realização

ABQ