Trabalhos


- Prazo para envio de trabalhos: 15 de junho de 2021.

- Para envio de trabalhos é necessário que pelo menos um dos autores esteja inscrito no ENQUIS. Após o preenchimento da Ficha de Inscrição lhe será perguntado se deseja enviar trabalho. Sem essa Ficha de Inscrição não há como enviar trabalho.

- Todos os trabalhos serão apresentados em formato de videos. Veja as normas abaixo.

- Os Trabalhos aceitos serão publicados nos Anais Virtuais no site da ABQ/ENQUIS, registrado com ISBN 978 65 990711-0-2.

- Assim que aprovados, os trabalhos são adicionados ao link "trabalhos aceitos" no site do ENQUIS onde podem ser abertos clicando-se sobre o titulo. É oportuno que o autor veja se o trabalho não contem erros, falta de nomes, instituições. Neste momento, havendo solicitação, o trabalho ainda poderá ser corrigido. 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

1. Serão consideradas somente contribuições científicas inéditas, originais e enquadradas no escopo do Encontro, sendo vedado ao autor submeter trabalhos já divulgados e pesquisas em fase de planejamento, tais como:
     - simples descrição de projeto, intenção de trabalho ou trabalho com resultados preliminares. 
     - resumo de trabalho já publicado.
     - resumo de revisão bibliográfica. 
     - resumos baseados em um mesmo trabalho de investigação e fragmentados com resultados em diferentes resumos, com ou sem primeiros autores diferentes.

2. Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito. Cada inscrito poderá apresentar até três trabalhos.

3. Os trabalhos devem ser enviados como Resumos Expandidos. 

4. As figuras e/ou tabelas devem ser salvas como imagem (jpeg ou gif) e ser importadas para a página do trabalho. Não é possível utilizar-se do sistema "recortar e colar" para as imagens. As imagens precisam ser salvas em arquivo em sua CPU e importadas. Cada trabalho permite importar 2 (dois) arquivos. Um arquivo pode conter mais de uma tabela e/ou figura. 

5. O autor receberá e-mail da aceitação de seu trabalho. Deverá acompanhar por sua caixa pessoal em "usuários cadastrados" a qualquer momento o status do trabalho. Atente se seu provedor não tem restrições a spam. Ele poderá "entender" que o remetente está nesta categoria.

6. Os tipos de trabalhos permitidos para submissão ao evento são:
     - Pesquisa científica, submetida por estudantes, professores ou pesquisadores de quaisquer níveis.
     - Trabalho desenvolvido no âmbito das bolsas do PIBIC, PIBID ou PIBIT. Trabalhos oriundos dessas bolsas, o(s) autor(es) deve(m) citar nas conclusões a Instituição/local do Programa que está(ão) vinculado(s).
     - Estudo de caso, que é um trabalho que se refere ao relato de casos ou experiências que explorem/descrevam/discutam um método ou problema por meio do exemplo - aplicado às situações complexas ou casos raros da área de Química.
     - Experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem.

7. Os trabalhos devem ser enviados segundo as orientações que se seguem:
7.1. Título: Deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho.
7.2. Autores: Nome(s) do(s) autor(es), conforme modelo na página, escrevendo-se o último sobrenome seguindo-se das letras dos demais nomes e sobrenomes. Após o nome de cada autor deve aparecer a instituição a que ele pertence. Pode ter até 10 (dez) autores.
7.3. Resumo: o texto deve, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s), os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões; 
7.4. Palavras-chave: máximo 3 palavras.
7.5. Introdução: visão geral sobre o tema estudado (breve revisão da literatura sobre o tema) e relevância da pesquisa. Apresentar os objetivos e justificativos da importância do tema.
7.6. Material e Métodos: como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.) incluindo, se for o caso, a análise estatística empregada. Unidades de medida e símbolos devem seguir o sistema internacional.
7.7. Resultados e Discussão: apresentar tabelas, gráficos, etc. Na discussão, confrontar os dados obtidos com o da literatura.
7.8. Conclusões: descrever a conclusão do(s) autor(es) com base nos resultados do trabalho, relacionando-as aos objetivos da pesquisa.
7.9. Agradecimentos: se for o caso, inseri-los após as conclusões.
7.10. Referências: devem incluir apenas as mencionadas no texto, aparecendo em ordem alfabética e os autores em letras maiúsculas. (PASSOS, L. M. L.; SOUZA-SARTORI, J. A.; BERGAMIN-LIMA, R.; ZOCCA, T. N.; BAPTISTA, A. S.; AGUIAR, C. L. Extração de Proteína Total e Atividade Antioxidante de Torta de Filtro de Cana de Açúcar. Revista de Química Industrial, n741, 22-28, 2013). No texto devem aparecer também, em letras maiúsculas, seguidas das datas. Ex.: "Pode‐se considerar que a temperatura teve influência com aumento da quantidade extraída de proteína total (Kjeldahl) nos valores estudados (60 a 80ºC) e que as condições de pH básico e menor razão molar apresentaram maiores quantidades de proteína extraída" (PASSOS et al, p. 27, 2013). Todas as referências citadas ao longo do texto, devem ser organizadas de acordo com as normas NBR 6023, NBR 10520 e NBR 14724 da ABNT.
7.11. Dos cuidados esperados:
7.11.1. O trabalho deve ter rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título.
7.11.2. O trabalho sem cuidados em sua preparação ou com deficiências na pesquisa; com as informações desorganizadas e/ou com procedimentos/descrições inadequados ou equivocados; em quaisquer dos itens do resumo (título, introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusões) será recusado.

8. Após fazer a sua inscrição entre em sua caixa pessoal nos "usuários cadastrados" e clique em "submissão de trabalhos". Abrirá um template para envio. O mesmo já está formatado. As caixas (passos) tem números de caracteres e o contador aparente. 

9. Pode ir preparando o trabalho aos poucos, que ficará em sua caixa pessoal. Somente seguirá para avaliação depois que, após o último passo, clicar em "enviar". Aí não poderá mais alterá-lo. 

NORMAS PARA ENVIO DOS VIDEOS DOS TRABALHOS

1. Todos os trabalhos serão apresentados em formato de vídeo.

2. O autor que tiver o trabalho aprovado, terá até 10 (dez) dias a contar da data de liberação da carta de aceite em sua caixa pessoal nos usuários cadastrados, para enviar a Secretaria da ABQ um vídeo em MP4 apresentando seu trabalho.

3. Dessa forma, é necessário que o autor acompanhe diariamente o status de seu trabalho em sua caixa pessoal. Será enviado um e-mail informando da aceitação do trabalho, mas podem existir problemas, como a mesma ir para a caixa de spam, por exemplo. Fique atento.

4. O vídeo deverá ter entre 4 (quatro) minutos e 5 (cinco) minutos. Vídeo fora desse parâmetro será devolvido e estará como se o trabalho não tivesse sido enviado até que corrija o equívoco.

5. Qualquer dos autores poderá apresentar o vídeo. Ao enviar o vídeo, os autores estão automaticamente autorizando a ABQ a utilizar a imagem e a voz do que vier a apresenta-lo, no site do evento e, posteriormente, nos Anais Virtuais.  

6.  O vídeo poderá ter como base um pôster (banner) e a apresentação discorrer sobre os quadros apresentados ou poderá utilizar-se do power point para ir apresentando os passos do trabalho tal como está na formatação do template. A voz poderá estar em off, ou seja, sem a imagem do apresentador.

7. A primeira e a última imagem do vídeo deverá ser obrigatoriamente do autor, no início com o título do trabalho a ser apresentado e ao final deverá ser com seu nome completo, instituição a que pertence, e-mail de contato. Esta imagem deverá ficar mantida por pelo menos 15 (quinze) segundos.

8. Durante todos os dias do ENQUIS, desde sua abertura até seu encerramento, 24 horas, haverá na página do mesmo, um link com os trabalhos listados em ordem alfabética dos títulos. Ao clicar num título, o vídeo em questão será apresentado. Assim, os vídeos poderão ser acessados pelos participantes ou não do evento, em qualquer horário.

9. Após o ENQUIS, os vídeos ficarão disponíveis nos Anais Virtuais por 10 anos.

10. Com o cumprimento rigoroso de todas as etapas, os Certificados dos trabalhos estarão disponíveis caixa pessoal nos usuários cadastrados após o encerramento do evento, constando os nomes de todos os autores do referido trabalho. 

 

CERTIFICADOS DE TRABALHOS ON LINE

Todos os certificados são disponibilizados na caixa pessoal do autor que o enviou, nos usuários cadastrados. Desta forma os co-autores devem solicitar uma cópia do certificado ao autor que submeteu o trabalho. Sugerimos que logo após o evento o participante salve o Certificado em sua maquina evitando problemas futuros.

Os Certificados ficarão disponíveis por 60 dias após o evento. Depois desta data o site é atualizado para a versão seguinte do evento, não sendo mais possível obter o Certificado.

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