ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA

Quando da união entre a Sociedade Brasileira de Química e a Associação Química do Brasil, uma das primeiras providências tomadas foi o de atribuir à nova Associação de Química um periódico à altura e às expectativas de seu corpo de associados. Face à forma como foi estruturado os Anais da Associação Química do Brasil, e o fato de que ele era a principal publicação científica de química em seu tempo, optou-se por dar continuidade a este periódico, com a mudança óbvia de seu nome para Anais da Associação Brasileira de Química (ISSN 0365-0073). Ele começou a circular em 1951 (volume X) e encerrou suas atividades em 2003 (volume 52), com interrupções de 1969 a 1971, 1973 a 1977 e 1989 a 1990. 942 artigos foram publicados, muitos dos quais foram apresentados nos Congressos Brasileiros de Química realizados entre 1950 e 1967.

O padrão das edições da década de 1950 segue bem de perto aquele que o periódico Anais da AQB apresentava na década anterior. A partir de 1960 o perfil começou a mudar, tanto pelo surgimento de contribuições de novos grupos, como pelo início da preponderância do Estado de São Paulo como origem dos trabalhos publicados. Novamente, autores clássicos da química nacional figuram entre os autores que contribuíram para os Anais da ABQ.

A ABQ oferece ao público o acesso completo a todos os volumes dos Anais da Associação Brasileira de Química, acompanhados de índices de palavras-chave e de autores, os quais permitirão acessar rapidamente os artigos de seu interesse segundo pesquisas por assuntos ou um pesquisador em particular. Alguns nomes de pesquisadores são apresentados ora por extenso, ora abreviados, respeitando a forma como foram citados na apresentação dos artigos. Além disso, um índice de obituário foi incorporado como fonte de pesquisa.

ANAIS DA ABQ

Outro documento disponibilizado, de grande relevância histórica, é o Índice Biográfico de Sócios da ABQ, lançado em 1957. Ele é uma reedição do Índice de Sócios que a Associação Química do Brasil editou em 1942 e 1943, visto que ele traz a menção “terceira edição”. Contém dados de mais de mil sócios ativos da Associação naquela época, incluindo nomes relevantes da química brasileira ao longo do século XX, os quais estão classificados por ordem alfabética. Ele pode ser acessado clicando no link a seguir:

Índice de sócios AQB 1957

Completando o rol de documentos históricos da ABQ, encontra-se a programação do XVI Congresso Brasileiro de Química, realizado de 5 a 11 e novembro de 1967, em Campinas, e organizado pela Regional ABQ daquela cidade paulista. Foi o último CBQ da década de 1960 antes da interrupção decorrente do endurecimento do Regime Militar. Você pode acessá-lo clicando sobre o link abaixo:

CBQ 1967