ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA

As raízes mais novas da ABQ, a Associação Química do Brasil (AQB), editou o quarto periódico de química mais antigo do Brasil: Os Anais da Associação Química do Brasil (ISSN 0365-0383), que começou a circular no primeiro trimestre de 1942. Apesar de sua vida relativamente curta (durou apenas 9 anos), inovava em termos de estrutura e conteúdo. Os Anais da AQB seguiam muito de perto o modelo então vigente para a edição do Journal of the American Chemical Society, e foi o primeiro periódico a publicar trabalhos completos apresentados em congressos de química (no caso, os Congressos Brasileiros de Química de 1947, em Porto Alegre; 1949, em Recife; 1950, em Belo Horizonte; e ainda o IV Congresso Sul-Americano de Química de 1948, em Santiago do Chile). Resenhas de livros e fatos relevantes da Química também eram frequentemente publicados. A sua periodicidade era trimestral: um volume e 4 números editados por ano, exceto em 1949 e 1950, em que se editaram volumes compostos por um número único (o que dá um total de 9 volumes e 30 números).

Outro destaque é uma edição especial (suplemento), editada em 1946, que traz todos os periódicos de Química e áreas afins em que podiam ser encontrados artigos da área química. Dentre os periódicos brasileiros existentes naquela época, figuravam a Revista da Sociedade Brasileira de Química, a Revista de Química Industrial e os próprios Anais da AQB.

250 artigos foram publicados nos Anais da AQB, alguns deles de autoria de vultos da química nacional como Fritz Feigl, Hervásio Guimarães de Carvalho, Leopoldo Miguez de Melo, Walter Mors, Otto Gottlieb, dentre tantos outros. Um aspecto que se descortina ao analisar os artigos publicados é que já existia antes da concepção da pós-graduação em Química e do fomento à pesquisa como hoje conhecemos, grupos de pesquisa bem estabelecidos no país, realizando pesquisas tanto de cunho teórico como experimental de alto nível em vários campos da Química.

A ABQ tem a honra de oferecer ao público o acesso completo a todos os volumes dos Anais da Associação Química do Brasil. Os índices de palavras-chave e de autores permitirão acessar rapidamente os artigos de seu interesse segundo pesquisas por assuntos ou um pesquisador em particular. Neste último caso, atente para o fato de que alguns nomes de pesquisadores são apresentados ora por extenso, ora abreviados, respeitando a forma como foram citados na apresentação dos autores dos artigos. Basta clicar no link seguir:

ANAIS DA AQB

Outro documento disponibilizado, de grande relevância histórica, é a 2ª edição do Índice Biográfico de Sócios da AQB, lançado em 1943. Este é uma referência preciosa porque, como a AQB somente aceitava profissionais da química em seus quadros sociais, ele registra dados de mais de 300 sócios ativos da Associação naquela época, incluindo nomes relevantes da ciência brasileira ao longo do século XX, que estavam envolvidos diretamente com a química, em especial na indústria e nas áreas de ensino e pesquisa. Os sócios estão classificados por ordem alfabética. Você acessa este documento clicando no link abaixo:

Índice de sócios AQB 1943

A ABQ coloca à disposição também o Estatuto da AQB vigente em 1947, e que perdurou até a união com a Sociedade Brasileira de Química em 1951:

ESTATUTO DA AQB 1947