Relatório Técnico


A Associação Brasileira de Química e sua Regional Bahia realizaram nos dias 12 a 14 de julho de 2009, no Centro de Convenções do Bahia Othon Palace Hotel em Salvador, o 7º Simpósio Brasileiro de Educação Química – SIMPEQUI.

O Simpósio, como sempre, teve em seu primeiro dia a Secretaria aberta para retirada de materiais e novas inscrições. À noite, ocorreu a Solenidade de Abertura que reuniu cerca de 200 pessoas entre participantes e convidados. A mesa diretora da solenidade foi composta por Dirceu Martins, Diretor do Instituto de Química da UFBA, representando do magnífico reitor; Robert Verhine, Diretor Cientifico da FAPESB; Albertino , Pró-Reitor de Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia; Ana Maria Biriba de Almeida, Presidente do CRQ-BA; Antônio Carlos Scardino Faria, Presidente da Fundação CEFETBAHIA. Completaram a mesa os realizadores do evento, o Presidente da ABQ, Newton Mario Battastini, o Presidente do SIMPEQUI, Airton Marques da Silva, a Presidente da Comissão Científica, Adelaide Maria Vieira Viveiros e o Presidente da Comissão Organizadora e Presidente da ABQ-BA, Djalma Jorge de Santana Nunes.

Após as palavras dos membros da mesa e a execução do hino nacional brasileiro, ocorreu a palestra de abertura, proferida pela Profa. Dra. Agnela da Silva Giusta da Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais que falou sobre o tema “Professor em Questão: Ambigüidades da Profissão e da Formação (Foto 1)”.

Foto 1FOTO 1


Na manhã do dia 13 de julho a Programação Científica começou logo cedo com a apresentação de trabalhos em formato de pôsteres. Foram duas seções. Esta primeira no dia 13 e outra no dia seguinte, dia 14 (fotos 2 e 3).

Foto 2FOTO 2


Foto 3FOTO 3

Ao final dos dois dias foi ministrado o curso “Combustíveis: Contexto para o Ensino da Termodinâmica”. O ministrante foi o Prof. Dr. José Petronílio Lopes Cedraz do IQ-UFBA.

Além dos trabalhos e do curso, o SIMPEQUI apresentou seções de comunicações orais, palestras e painéis.

Vejamos os resultados do SIMPEQUI 2009 em números:

Trabalhos apresentados em Comunicações Orais:

O SIMPEQUI se consolida como um dos eventos importantes do calendário anual dos muitos eventos da área de educação e ensino. A cada ano o numero de participantes e de trabalhos apresentados tem aumentado desde o primeiro Simpósio em 2003. Veja no gráfico de barras que nunca houve uma descendente.

Simpequi



Na certeza de que o crescimento permanecerá nos próximos anos, o 8º SIMPEQUI já está marcado para a cidade de Natal de 25 a 27 de julho de 2010, sob o tema “A Formação do Educador Químico”.