Relatório Técnico

A Associação Brasileira de Química e sua Regional Rio Grande do Norte realizaram nos dias 17 a 19 de julho de 2011, no Centro de Eventos do Hotel Praiamar Natal, em Natal, RN, o 9º Simpósio Brasileiro de Educação Química – SIMPEQUI.

O Simpósio, como sempre, teve em seu primeiro dia a Secretaria aberta para retirada de material e novas inscrições ( FOTO 1).  À noite, ocorreu a Solenidade de Abertura que reuniu cerca de 280 pessoas entre participantes e convidados. A mesa de abertura (FOTO 2), além do Presidente da ABQ, Prof. Dr. Antonio Magalhães e da Presidente do Simpósio Profa. Dra. Maria de Fátima Moura, contou com a presença do Pré-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Alexandre de Lira Menezes representando a Reitora da UFRN, do Pró-Reitor Adjunto, Prof. Dr. Paulo Roberto Paiva Campos e do Diretor do Instituto de Química da UFRN, Prof. Dr. Ótom Anselmo de Oliveira. A palestra de abertura foi ministrada pelo Prof. Dr. Alvaro Chrispino, Diretor de Gestão do CEFET-RJ que falou sobre os Cenários Futuros do Ensino Médio e o Professor da Área de Ciências (FOTO 3). Após a solenidade e a palestra os participantes foram convidados para uma confraternização sendo servido um coquetel.

No dia 18 de julho a Programação Científica começou logo cedo com a apresentação de trabalhos em formato de pôsteres (FOTO 4 e FOTO 5). Seguindo-se a mesma, a seção de Comunicações Orais, com a apresentação de 5 trabalhos escolhidos entre os aceitos para o evento.

Seguiu-se a palestra do Prof. Dr. Wildson Luiz Pereira dos Santos da UnB que falou sobre Educação para a Cidadania (FOTO 6).

Na parte da tarde, nova seção de pôsteres e em seguida o Painel sob o tema “Ciência, Tecnologia e Sociedade na Educação Química”. Apresentaram-se no Painel os professores Albino Oliveira Nunes da Instituto Federal do RN, Alvaro Chrispino do CEFET-RJ e Josivania Marisa Dantas da UFRN. Moderou os trabalhos o Prof. Dr. Antonio Magalhães da UFC.

Em seguida ocorreu a palestra do Prof. Dr. Airton Marques da Silva da UECE sob o tema A Importância do Ano Internacional da Química para o Ensino e a Educação (FOTO 7).

Concluindo as atividades do dia foram ministrados dois cursos. Segurança Química em Laboratórios com o Prof. Roberio Fernandes Alves de Oliveira (FOTO 8) teve 108 participantes e Aspectos Gerais da Vida Acadêmica: do Cotidiano Profissional a Publicação com a Profa. Cleide Maria da Silva Leite (FOTO 9) teve 52 participantes.

No dia 19, pela manhã nova seção de pôsteres e em seqüência nova seção de Comunicações Orais com a apresentação de mais 5 trabalhos selecionados. Em seqüência o Prof. Dr. Jorge Cardoso Messeder do Instituto Federal do Rio de Janeiro – Unidade Nilópolis apresentou sua palestra sobre Ensino de Química (FOTO 10).

No início da tarde nova seção de pôsteres e o Painel “Formação do Educador Químico” em que fizeram apresentação os Professores Airton Marques da Silva da UECE, Isauro Nunes da UFRN e Rita de Cassia Costa do Instituto Federal do Rio de Janeiro – Unidade Maracanã (FOTO 11).

Após foi ministrada a palestra Educação a Distancia, proferida pela Profa. Dra. Ana Cristina Facundo de Brito da UFRN (FOTO 12), Presidente da Comissão Cientifica do evento.

Para fechar o dia e o evento ocorreram as segundas aulas dos dois cursos. Antes do encerramento foram sorteados vários brindes entre os presentes (FOTO 13), como livros, CD’s, pastas e uma inscrição quitada para o CBQ de São Luís.

Alguns números importantes do SIMPEQUI:

Trabalhos apresentados em Comunicações Orais:

Primeira seção:

Trabalho 58:  Conversando sobre Educação Ambiental através do tema Lixo com alunos do Ensino a Distância (EaD) do Colégio Militar em Boa Vista, Roraima.
Autor: IURY JOSÉ SODRÉ MEDEIROS - UERR.
 
Trabalho 176  Combustíveis alternativos: um tema para o ensino de química utilizando mapas conceituais.
Autor: GIOVANA APARECIDA KAFER -  IFMT.
 
Trabalho 85  Tabuleiro das Ligações: Uma Forma Lúdica de Aprender Ligações Químicas.
Autor: GENIRA CARNEIRO DE ARAUJO -  UNEB.     
 
Trabalho 116  ABC da Química: uma proposta de atividade lúdica para o ensino de química.
Autor: THIAGO DO NASCIMENTO SILVA - UFRPE.
 
Trabalho 66  A Química no Cotidiano.
 Autor: BIANCA RODRIGUES MARQUES PETERLE - CELV-ES.               
  
Segunda seção:
 
Trabalho 148  Confecção de Kits de Química: a busca da compreensão dos alunos pela relação teoria-prática.  
Autor: MARILZA SAMPAIO AGUILAR  - UNESA/FAETEC.
 
Trabalho 107   Vantagens das aulas práticas de laboratório utilizando produto regional.
Autor: NIVEA MARIA MAR CAMPOS - UNINORTE.       
 
Trabalho 11  Extração do óleo da semente de algaroba para a produção de biodiesel, uma abordagem de educação ambiental. 
Autor: JORGE GONÇALO FERNANDEZ LORENZO - UFPB.   
 
Trabalho 15  A disciplina química ambiental nos currículos dos cursos de graduação em química. 
Autor: FLÁVIA MARTINS – UNICSUL.
 
Trabalho 20  A utilização de paródias como ferramenta lúdica no ensino de química.
Autor: MARCOS HENRIQUE DA SILVA PASSOS - IFPI-PICOS.    

O evento teve representantes de todas as Regiões do país. Isto demonstra a sua condição de evento nacional institucionalizado no contexto dos eventos de Ensino / Educação de Química no país, estando entre os três maiores em numero de participantes e de trabalhos recebidos.

Com esta versão o SIMPEQUI concluiu sua estadia no Rio Grande do Norte. Nos próximos dois anos o evento será realizado no Piauí. Em 2012 será em Teresina, cidade onde a ABQ ainda não realizou nenhum evento científico. A Comissão Organizadora e a Diretoria da ABQ têm certeza que trata-se de mais um passo na difusão química em todos os cantos deste país, um dos objetivos da Associação.