Relatório Técnico

A Associação Brasileira de Química e sua Regional Piauí realizaram nos dias 29 a 31 de julho de 2012, no Centro de Eventos do Hotel Blue Tree Rio Poty, em Teresina, PI, o 10º Simpósio Brasileiro de Educação Química – SIMPEQUI.

O Simpósio, como sempre, teve em seu primeiro dia a Secretaria aberta para retirada de material e novas inscrições (FOTO 1).  À noite, ocorreu a Solenidade de Abertura que reuniu cerca de 320 pessoas entre participantes e convidados. A mesa de abertura (FOTO 2), além do Vice-Presidente da ABQ, Prof. Dr. Alvaro Chrispino e da Presidente do Simpósio Profa. Dra. Cleide Maria da Silva Leite, contou com a presença da Pró-Reitora de Ensino e Graduação da UFPI, Profa. Dra. Regina Ferraz representando o Reitor; do Presidente do CRQ-XVIII Região, Prof. Dr. José Riberio dos Santos Junior; da Presidente da FAPEPI, Profa. Dra. Barbara Olimpia Ramos de Melo; do Pró-Reitor de Ensino da UESPI, Prof. Dr. Geraldo Eduardo da Luz Junior; da Pró-Reitora de Ensino do IFPI, Profa. Dra. Maria das Graças Batista Rego; que falaram da alegria e importância de, pela primeira vez na história, o Piauí estar sediando um evento nacional na área da Química.

Para a palestra de abertura foi convidado o Prof. Dr. Attico Chassot, que falou sobre  Diversidade no Ensino de Química (FOTO 3 e FOTO 4). Após a solenidade e a palestra os participantes foram convidados para uma confraternização sendo servido um coquetel.

Em 30 de julho a Programação Científica iniciou-se com a apresentação da metade dos trabalhos aprovados sendo apresentados em formato de pôsteres (FOTO 5 e FOTO 6). Seguindo-se a mesma, a seção de Comunicações Orais, com a apresentação de 5 trabalhos escolhidos entre os aceitos para o evento.

Ainda na parte da manhã foi ministrada a palestra do Prof. Dr. Marlon Herbert Flora Barbosa Soares da UFG que falou  sobre Uso de Jogos em Ensino de Química.

Na parte da tarde, o evento retomou a Programação com o Painel sob o tema “Diversidade Metodológica no Ensino de Química” com a presença dos professores Clara Virginia Vieira Carvalho Marques da UFMA, Marcia Cristiane Eloi Silva Ataide da UFPI e Marlon Herbert Flora Barbosa Soares da UFG. Moderou os trabalhos o Prof. Dr. Geraldo Eduardo da Luz Junior da UESPI (FOTO 7).

Em seguida ocorreu a palestra do Prof. Dr. Alvaro Chrispino, Diretor de Planejamento e Gestão do CEFET-RJ sob o tema Crenças e Percepções CTS de Professores e Alunos: Resultados Comparados de Pesquisas (FOTO 8).

Concluindo as atividades do dia foram ministradas as primeiras aulas de dois cursos: História e Filosofia da Ciência com o Prof. Attico Chassot e Gestão de Resíduos com o Prof. Roberio Fernandes Alves de Oliveira. Ambos tiveram próximos de cem inscritos.

No dia 31, pela manhã nova seção de pôsteres e em seqüência nova seção de Comunicações Orais com a apresentação de mais 5 trabalhos selecionados (FOTO 9, FOTO 10 e FOTO 11).

Na sequência a Profa. Dra. Teresinha Valim Gonçalves da UFPA apresentou sua palestra sobre Pós-Graduação e as Especificidades da Região Norte (FOTO 12).

No início da tarde ocorreu o Painel “Ensino de Química na Educação a Distancia” em que fizeram apresentação os Professores Airton Marques da Silva da UECE, Rosa Lina Gomes Pereira da Silva da UFPI e Ana Cristina Facundo de Brito da UFRN (FOTO 13).

Após foi ministrada a palestra A Importância das Olimpíadas de Química para o Ensino, proferida pelo Prof. Dr. José Milton Elias de Matos do IFPI.

Para fechar o dia e o evento ocorreram as segundas aulas dos dois cursos.

No correr o evento ocorreram ainda sorteio de brindes, uma seção de autógrafos do Prof. Chassot (FOTO 14) e dois momentos de arte e cultura com apresentação musical (FOTO 15).

Alguns números importantes do SIMPEQUI:

Trabalhos apresentados em Comunicações Orais:

Apresentações no dia 30 de julho:

Nº 21 - JUVENTUDE E EDUCAÇÃO EM QUÍMICA: EXPERIÊNCIAS DO PRONATEC NO CAMPUS NILÓPOLIS DO IFRJ - Denise Leal de Castro – IFRJ-NILOPOLIS.

Nº 79 - DO INCRÍVEL JOGO DE CARTAS UNO AO QUIMMASSA: UM RECURSO PEDAGÓGICO LÚDICO E DINÂMICO PARA A COMPREENSÃO DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS - Kleyfton Soares da Silva - IFAL.

Nº 105 - IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO DESCARTE INADEQUADO DE PILHAS E BATERIAS NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO - Eurípedes Siqueira Neto - UFPA.   

Nº 124 - UTILIZAÇÃO DE DOIS NOVOS INDICADORES NATURAIS NO ENSINO DE ÁCIDO-BASE E PH - Anna Caroline dos Santos Moura – UFAM.

Nº 148 - A SINALIZAÇÃO EM LIBRAS PARA O ENSINO DE SURDOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA EM ESCOLAS REGULARES DE TERESINA- PI - Geisymeire Pereira do Nascimento – UAPI/UFPI.

Apresentações no dia 31 de julho:

Nº 218 - FEIRA DE CIÊNCIAS E O ENSINO DA QUÍMICA - Pedro Campelo de Assis Junior – UNINORTE.

Nº 221 - A ABORDAGEM TEMÁTICA DO BIODIESEL NAS OBRAS DIDÁTICAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO SELECIONADOS PELO PNLD 2012 - Priscila Brandão de Sousa - UFPI.

Nº 249 - OS BENEFÍCIOS DA GESTÃO DE RESÍDUOS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A GESTÃO AMBIENTAL NAS UNIVERSIDADES - Mara Medeiros dos Santos - UNICAMP.    

Nº 255 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO DE QUÍMICA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR CAMILO DIAS, BOA VISTA, RORAIMA - Geanmi Anastácio Pereira - UERR.

Nº 260 - AULA EXPERIMENTAL NA UNIVERSIDADE: UMA AÇÃO ESTRATÉGICA DO CLUBE DA QUÍMICA (CLUQUI) PARA DESPERTAR O INTERESSE DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PELA QUÍMICA - Pedro Henrique Jatai Batista - UFC.   

O evento mais uma vez contou com representantes de todas as Regiões do país, demonstrando que se institucionalizou no contexto dos eventos de Ensino / Educação de Química no país, estando entre os três maiores em numero de participantes e de trabalhos recebidos.

No ano de 2013 será realizado novamente no Piauí cumprindo os dois anos de itinerancia naquele estado. A Comissão Organizadora trabalha na expectativa de que tenhamos um numero maior de trabalhos e participantes. Será de 28 a 30 de julho no Centro de Eventos Hotel Blue Tree Rio Poty e o tema central é a Química Verde no Universo Educacional.