Relatório Técnico

A Associação Brasileira de Química e sua Regional Piauí realizaram nos dias 28 a 30 de julho de 2013, no Centro de Eventos do Hotel Blue Tree Rio Poty, em Teresina, PI, o 11º Simpósio Brasileiro de Educação Química – SIMPEQUI.

O Simpósio pela primeira vez promoveu cursos pré-evento. Essa alternativa veio de encontro a sugestões que nos foram dadas por participantes e a observação feita pelos profissionais do setor de eventos da ABQ que os cursos retiravam do programa cientifico algumas horas que poderiam ser utilizadas para outras atividades.

Dessa forma as primeiras atividades desta 11ª versão foram dois minicursos de 4 horas. Gestão em Segurança de Laboratórios ministrado pelo Prof. Roberio Fernandes Alves de Oliveira, consultor da QHSET Consultoria (FOTO 1) e Química Verde – Princípios e Aplicações ministrado pelo Prof. Dr. Estevão Freire, pesquisador da Escola de Química da UFRJ (FOTO 2), tiveram uma resposta bastante positiva em numero de inscritos participantes.

A Secretaria do evento foi aberta às 16 horas para retirada de material pelos pré-inscritos e para novas inscrições.

O SIMPEQUI tem sido um evento diferenciado, pois desde a sua criação, teve em todos os anos aumento de participantes e de trabalhos recebidos. Após os dois anos de realização em Natal nos anos de 2010 e 2011, quando da opção de fazê-lo em Teresina, a Diretoria da ABQ recebeu algumas criticas daqueles que achavam que Teresina era distante, não tinha apelo turístico e que o SIMPEQUI teria dificuldades de continuar o seu processo de crescimento.

Em 2012 o evento foi realizado teve mais uma vez aumento de participantes e de trabalhos. No ultimo ano de Natal tivemos 305 participantes e 186 trabalhos. Em Teresina em 2012 foram 325 participantes e 225 trabalhos. Agora em 2013 fechamos o SIMPEQUI com 342 participantes e 325 trabalhos, 100 a mais que há um ano, batendo assim todos os recordes até hoje.

A partir das 18 horas um conjunto abriu a noite com algumas musicas do período da Bossa Nova, seguindo-se a Solenidade de Abertura. A mesa além dos representantes da ABQ e do Evento, Professores Alvaro Chrispino, Roberio Oliveira e Cleide Leite, estiveram  o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José de Arimateia Dantas Lopes, do Presidente do CRQ-XVIII Região, Prof. Dr. José Riberio dos Santos Junior e da Presidente da FAPEPI, Profa. Dra. Barbara Olimpia Ramos de Melo (FOTO 3).

Para a palestra de abertura foi convidada a Profa. Dra. Norma Ethel Sbarbati Nudelman da Universidade de Buenos Aires, especialista em Química Sustentável (FOTO 4) que palestrou para um auditório lotado e que após participou intensamente (FOTO 5). Após sua palestra os participantes foram convidados para uma confraternização sendo servido um coquetel.

Em 29 de julho a Programação Científica iniciou-se com a apresentação da metade dos trabalhos aprovados sendo apresentados em formato de pôsteres (FOTO 6). Seguindo-se a mesma, a seção de Comunicações Orais, com a apresentação de 5 trabalhos escolhidos entre os aceitos para o evento, com destaque para um participante da Universidade Autônoma de Tabasco no Mexico.

Ainda na parte da manhã foi ministrada a palestra do Prof. Dr. Reinaldo Camino Bazito da USP que falou sobre A Química Verde no contexto mundial (FOTO 7).

Na parte da tarde, o evento retomou a Programação com a palestra do Prof. Dr. Alvaro Chrispino sob o tema “O que pensam professores e alunos sobre tecnologia e sustentabilidade: uma visão CTS”. Seguindo-se a palestra ocorreram dois painéis de debates sob os temas Alternativas para qualificação / formação do profissional e Química Verde no Universo Educacional. Participaram das apresentações os professores Airton Marques da Silva da UECE, Sérgio Henrique Bezerra de Sousa Leal da UFABC, Alvaro Chrispino do CEFET-RJ, Carla Eiras da UFPI e Estevão Freire da EQ-UFRJ (FOTO 8). Como moderadores atuaram os professores Geraldo Eduardo da Luz Júnior da UESPI e Edson Cavalcanti da Silva Filho da UFPI.

No dia 30, pela manhã nova seção de pôsteres com o restante do trabalhos aceitos e em sequência nova seção de Comunicações Orais com a apresentação de mais 5 trabalhos selecionados.

Ainda na parte da manhã foi ministrada a palestra Escola Brasileira de Química Verde com o Prof. Dr. Peter Rudolf Seidl da UFRJ.

A parte da tarde foi aberta pelo Prof. Dr. Sérgio Henrique Bezerra de Sousa Leal da UFABC que palestrou sob o tema Docência em Química: Quais conhecimentos são necessários para ensinar? (FOTO 9 ).Em seguida novo painel sob o tema O ensino semipresencial. Como funciona? reuniu os professores Antonio Magalhães da UFC, Francisco das Chagas Alves de Lima da UESPI e Rosa Lina Gomes Pereira da Silva da UFPI.

Para fechar o dia e o evento foi realizada uma rápida Solenidade de Encerramento.

Alguns números importantes do SIMPEQUI:

Trabalhos apresentados em Comunicações Orais:

Apresentações no dia 29 de julho:

Trabalho 1980: A Conscientização Ambiental sobre o Plantio de Mudas Promovida pelo PIBID Química envolvendo os Alunos do 3º ano do Ensino Médio - Marcos Araujo Silva – UFPI, PI.

Trabalho 1909: Investigações sobre o entrelaçamento de Campos Conceituais em
um curso de Química Verde - Marcelo Gouveia Nascimento – UFABC, SP.

Trabalho 1944: O Trabalho do Químico: Ética, Ambiente, Segurança e a Economia-Política - Edilson Fortuna de Moradillo – UFBA, BA.

Trabalho 1920: Utilização do Fracionamento Cromatográfico de Petróleo como Ferramenta para Ensino de Química - Transposição de Conhecimentos na Área de Petróleo, Biocombustíveis e Biomassa: Interação Universidade/Escola - Gissele Oliveira Montenegro – IFSUL, RS.

Trabalho 1825: Usando un dispositivo móvil para aprender los elementos de la tabla periódica - Ruben Jeronimo Yedra - Universidad Juarez Autonoma de Tabasco, México.

Apresentações no dia 31 de julho:

Trabalho 2132: As contribuições da Química Verde para a sociedade moderna - Gisele da Costa Ramos – UFPA / UEPA, PA.

Trabalho 2030: A Musicalidade como Recurso Metodológico para Ensinar Química na Educação de Jovens e Adultos - Marcelo Franco Leão - IFMT / UNEMAT, MT.

Trabalho 1989: A História de Tristão e Isolda contada através da química – uma atividade interdisciplinar para o Ensino Fundamental - Juliana Terra – UNICAMP, SP.

Trabalho 2029: Limites e Desafios na Articulação dos Conhecimentos Científicos em uma Aula para Estudantes Surdos: O Ensino do Conceito de Densidade - Eduardo Andrade Gomes – UFV, MG.

Trabalho 2050: O debate sobre agrotóxico na perspectiva de uma produção narrativa audiovisual realizada por alunos de uma escola pública - Dirceu Donizetti Dias de Souza – UFPB, PB.

O evento mais uma vez contou com representantes de todas as Regiões do país, demonstrando que se institucionalizou no contexto dos eventos de Ensino / Educação de Química no país, estando entre os três maiores em numero de participantes e de trabalhos recebidos.

A comunidade cientifica do Piauí se mobilizou com a realização dos dois eventos na cidade de Teresina. Neste ano ocorreu grande divulgação naquela cidade, sendo o SIMPEQUI motivo de varias matérias jornalísticas em radio, TV e jornais (FOTO 10).

Nos anos de 2014 e 2015 o SIMPEQUI permanecerá no Nordeste, sendo realizado na cidade de Fortaleza, mais precisamente no Centro de Eventos do Hotel Ponta Mar na Praia do Meireles. A Comissão Organizadora local já trabalha na expectativa de que tenhamos um numero maior de trabalhos e participantes, permanecendo assim na estatística de crescimento que o evento jamais deixou. Será de 6 a 8 de agosto saindo pela primeira vez em 12 anos do mês de julho por causa da Copa do Mundo e do FORTAL que é realizado naquela cidade toda a ultima semana do mês de julho. O tema central é: “Sustentabilidade no Ensino”.