Relatório Técnico

A Associação Brasileira de Química e sua Regional Ceará realizaram nos dias 5 a 7 de agosto de 2015, no Centro de Eventos do Hotel Ponta Mar, na cidade de Fortaleza, o 13º Simpósio Brasileiro de Educação Química – SIMPEQUI.

A primeira atividade do Simpósio foi o minicurso com 4 horas: "Metodologia de Ensino" ministrado pelo Prof. Dr. Jorge Cardoso Messeder. O numero de inscritos ultrapassou as expectativas ((FOTO 1)).

A Secretaria do evento foi aberta às 16 horas para retirada de material pelos pré-inscritos e para novas inscrições.

Mais uma vez o SIMPEQUI teve aumento de participantes e de trabalhos recebidos. Foram 472 participantes e 462 trabalhos recebidos. Ambos os números recordes das treze versões do evento.

A partir das 18:30 horas ocorreu a Solenidade de Abertura. A mesa além dos representantes da ABQ e do Evento, Professores Roberio Oliveira, Airton Marques da Silva e Antonio Magalhães, estiveram a Diretora do CRQ-X Região, Profa. Dra. Maria Eugenia Silva Vargas, representante da UFC Profa. Maria Mozarina Beserra Almeida, representante da UECE Profa. Evanise Frota (FOTO 2)).

A palestra de abertura sob o tema "Novas Tecnologias no Ensino de Química" foi proferida pela Profa. Dra. Salete Linhares Queiroz do Instituto de Química de São Carlos da USP. Um auditório lotado pode ouvir da ministrante uma grande abordagem sobre as novidades no ensino (Fotos 3 e 4). Após a palestra, os participantes foram convidados para uma confraternização sendo servido um pequeno coquetel.

Neste ano os trabalhos foram divididos em setores e apresentados separadamente, a saber: Trabalhos oriundos de verbas do PIBID; Trabalhos em formato de resumos expandidos de educação; Trabalhos em formato completo de educação.

A Programação Científica começou no dia 6 de agosto com a 1ª sessão de pôsteres para apresentação de trabalhos ((FOTO 5)). Seguindo-se a mesma, a 1ª sessão de Comunicações Orais, com a apresentação de 5 trabalhos escolhidos.

Ainda na parte da manhã foi ministrada a palestra do Prof. Dr. Marcelo Brito Carneiro Leão da UFRPE que falou sobre "Produção e uso de Podcast" ((FOTO 6)).

Na parte da tarde, o evento retomou a Programação com a 2ª sessão de pôsteres e em seguida a 2ª sessão de comunicações orais com mais 5 trabalhos escolhidos (Fotos 7 e 8). Após, a palestra "Produção e uso de diário virtual coletivo" com o Prof. Dr. Cláudio Roberto Machado Benite da UFG ((FOTO 9)).

Seguindo-se a palestra, ocorreu o painel de debates sob o tema "O uso do TIC em sala de aula" Participaram das apresentações os professores Célia Maria C. C. Diogenes Nogueira e José Aires de Castro Filho, ambos da UFC, e José Eldimar de Oliveira Sá da Secretaria de Educação de Fortaleza. Moderou o painel Airton Marques da Silva da UECE ((FOTO 10)).

No final do dia ocorreu o "Momento com o autor" que reuniu Salete Queiroz e Hiram Araujo que falaram sobre suas obras e depois trocaram depoimentos com a plateia.

No dia 7 de agosto, a 3ª sessão de pôsteres e em sequência a 3ª sessão de comunicações orais com a apresentação de mais 5 trabalhos selecionados ((FOTO 11)). Ainda na parte da manhã foi ministrada a palestra "Vídeos em aulas de química: do uso à produção" com o Prof. Dr. Wilmo Ernesto Francisco Junior da UFAL ((FOTO 12)).

A parte da tarde foi aberta pela 4ª sessão de pôsteres e a 4ª sessão de comunicações orais com mais 5 trabalhos ((FOTO 13)).  A palestra sobre "Produção e uso de laboratório digital" com o Prof. Dr. Guilherme Andrade Marson da USP deu sequencia a Programação ((FOTO 14)). Seguindo-se a mesa redonda "Experiências na formação de professores sobre o uso de TIC no ensino de química". Apresentaram-se os professores Jorge Cardoso Messeder do IFRJ-Campus Nilópolis, Airton Marques da Silva da UECE / UFC e Isaías Batista de Lima da UECE, sob a moderação de Julio Carlos Afonso do IQ-UFRJ e Editor da RQI ((FOTO 15)).

Para fechar o dia e o evento foi realizada uma rápida Solenidade de Encerramento.

Alguns números importantes do SIMPEQUI:

  • Participantes: 472.
  • Cursos: 56 inscritos.
  • Palestras: 5.
  • Mesas redondas: 2.
  • Momento com o autor: 1
  • Comunicações Orais: 19.
  • Trabalhos Recebidos: 462.
  • Trabalhos Aceitos: 390.

Trabalhos apresentados em Comunicações Orais:

Apresentações no dia 6 de agosto:

  • Trabalho 6823 - Experimentação em química: a importância das práticas de laboratório nas aulas do 2º ano do ensino médio - Pedro Campelo de Assis Junior – UEA.
  • Trabalho 6860 - A aprendizagem de química para alunos com deficiência visual: a visão do professor - Wanderson Diogo Andrade da Silva – IFCE-Iguatú.
  • Trabalho 7046 - Click Química: Estudo sobre sistemas de informação que auxiliam o ensino de química - Caroline Silverio Mossi – IFMS.
  • Trabalho 7157 - O Estudo do leite e sua relação na cultura Africana – Patrícia Flavia Silva Dias Moreira – UFRN.
  • Trabalho 6542 - A importância da percepção tátil e auditiva na experimentação Química para alunos cegos– o estudo da destilação simples - Bismark Nogueira da Silva – UFV.
  • Trabalho 6576 - A química dos fármacos: Conciliando a realidade da escola pública - Stephanie Silva Weigel Gomes – IFAL.
  • Trabalho 6964 – A utilização de um software educativo como forma de melhorar o conhecimento dos hidrocarbonetos em química orgânica desenvolvido com o PIBID-UESPI - Antonio Rafael de Oliveira – UESPI.
  • Trabalho 7126 - Compostos químicos usados pelo caboclo da Amazônia como fonte de luz: Diálogos entre saberes científicos, saberes escolares e saberes culturais - Célia Maria Serrão Eleutério – UEA.
  • Trabalho 7130 - Utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no Ensino de Química - Bárbara Guimarães – UNICENTRO-PR.

Apresentações no dia 7 de agosto:

  • Trabalho 6484 - Equilíbrio Químico: Do Bafômetro ao Blog - Francisca Georgiana Martins do Nascimento – UFAC.
  • Trabalho 6611 - Ensino de Química: Métodos interativos produzidos por alunos de uma escola pública no interior do RJ - Glauber de Souza Melengate – UFF.
  • Trabalho 6750 - Produção audiovisual para o ensino de eletroquímica: Uma proposta alicerçada na pedagogia histórico-crítica - Hélio Oliveira Pimentel – UFBA.
  • Trabalho 6923 - Tabela Periódica em Braille: uma ferramenta facilitadora do ensino aprendizagem de química para alunos cegos - Robson Loura Viana – IFMA.
  • Trabalho 7020 - Corantes e química têxtil: Uma temática de aproximação entre escolas de nível médio da rede pública e a universidade - Krsna Cordeiro De Tuya – UFC.
  • Trabalho 6679 - A docência no ensino superior: a formação continuada do professor-formador e a reflexão crítica da sua ação docente - Ademar Antonio Lauxen – UFRGS.
  • Trabalho 6683 - Entre a simbologia e a compreensão: dificuldades de estudantes na interpretação da simbologia química - Débora Piai Cedran – UEM.
  • Trabalho 6809 - Uma atividade lúdica como alternativa para avaliação no ensino de química: o jornal DAQUÍMICA - Everton Cardoso Zanéla – UFG.
  • Trabalho 6909 - Oficinas Educacionais sobre a História da Química como metodologia para a organização de conhecimentos prévios dos conceitos de química de estudantes do 1º ano do Ensino Médio em uma escola estadual em Boa Vista/RR - Luana Cassia de Souza Coutinho – UERR.
  • Trabalho 6911 - Concepções da temática dos combustíveis fósseis e alternativos através da aplicação de estratégias didáticas com enfoque CTS - Wilka Karla Martins Do Vale – UFRPE.

O evento mais uma vez contou com representantes de todas as Regiões do país.

Seguindo a organização de o evento ser itinerante a cada dois anos, em 2014 terminou o biênio de Fortaleza e a partir de 2016 inicia-se o biênio de Manaus.  De 10 a 12 de agosto de 2016 sob o tema "Base Curricular Nacional para a Química na Educação Básica" o evento estará no Centro de Eventos do Da Vinci Hotel & Conventions.