Autores

Santos, G.A. (IFGOIANO/URUTAÍ) ; Dias, W.C. (UEG)

Resumo

O presente trabalho é uma reflexão de como alguns conceitos químicos podem ser melhor apreendidos pelos alunos após eles terem contato com informações exibidas na mídia televisiva, mais precisamente em seriados, como o Crime Scene Investigation (CSI), tendo como objetivos demonstrar que as mídias são fontes didáticas que contribuem para o processo de ensino de Química e, verificar como conceitos deste campo científico podem ser melhor apreendidos ou assimilados pelos alunos. Além de levantamento bibliográfico em obras que abarcam o tema, nos fundamentamos em documentos oficiais da Educação e foi realizado, ainda, pesquisa de campo durante uma oficina ministrada para alunos do 5° período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí/Goiás.

Palavras chaves

Ensino de Química; Mídia; Contextualização

Introdução

A sociedade contemporânea está permeada por diversas formas de acesso a informação e a partir, principalmente, do advento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) a maneira de comunicar, trabalhar e de estudar das pessoas sofreram grandes mudanças. A cada dia diversos tipos de mídias estão mais presentes e ganham destaque na sociedade onde vivemos. A mídia televisiva, por meio de programas jornalísticos, filmes, seriados, novelas, entre outros, contribui para o processo de aprendizagem ou conhecimento do telespectador ou da sociedade em geral sobre determinados assuntos ou temas específicos. Além disso, ela atua no sentido de despertar o interesse do cidadão por diversos assuntos devido a maneira como apresenta ou faz certas abordagens. Além de exercer influência sobre o comportamento das pessoas - certos conteúdos veiculados por meio das mídias impressas e digitais (jornais, revistas, rádio, TV, entre outros, a internet) também desempenham um papel importante na educação das pessoas. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta uma reflexão sobre até que ponto o ensino da Química ou de alguns conceitos químicos podem ser mais bem apreendidos pelos alunos após, os mesmos, terem contato com informações exibidas na mídia televisiva,mais precisamente em seriados, como o Crime Scene Investigation (CSI) Las Vegas. A escolha do seriado CSI para o estudo sobre as contribuições da mídia para a contextualização do ensino de química se deu devido à relevância do tema e, pelas técnicas de laboratório e os termos químicos interdisciplinares utilizados pelos protagonistas do seriado.

Material e métodos

Foi realizada uma oficina sobre Química Forense onde se buscou problematizar e discutir assuntos do contexto social dos 17 alunos, - 5° período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano/Câmpus Urutaí - a partir de temas e práticas abordadas no 15ª episódio do seriado CSI Las Vegas, 7ª temporada e, as contribuições da mídia para a contextualização do ensino de Química. Assim, a proposta da oficina seguiu os respectivos procedimentos: primeiro, foi iniciada uma discussão informal com os alunos sobre as técnicas utilizadas na química forense, relacionando com os equipamentos e reagentes que são conhecidos pelos alunos. Depois assistiram o 15° episódio da 7ª temporada do seriado CSI Las Vegas que aborda a investigação de um crime com arma de fogo. Após a exibição deste episódio foram discutidos temas relacionados à influência das Mídias, as questões sobre violência e as contribuições do seriado para a promoção do ensino de Química por meio da contextualização. A fim de trabalhar com a realidade do aluno, com aquilo que ele conhece, ou seja, com a intenção de contextualizar conceitos químicos, práticas e reagentes utilizados na investigação criminal. Durante a oficina dois experimentos foram demonstrados, sendo um deles o Teste de presunção de sangue ( Kastle Meyer) e o Teste revelador para Impressão Papilar Latente ( vapor de Iodo). Esses experimentos proporcionaram a abordagem de assuntos tratados pelas mídias, como a utilização de Luminol na identificação de sangue e de revelação da impressão digital em cenas de crimes. No final da oficina foi aplicado um questionário com quatro (04) questões que se referem à importância dos conceitos científicos abordados pelas mídias e sobre a qualidade de tais informações.

Resultado e discussão

A partir das questões e resultados obtidos do questionário aplicado, ponderamos, sobre os principais apontamentos evidenciados, pelos alunos acerca das contribuições das Mídias para a contextualização do ensino de Química. Sobre a pergunta: Com relação a alguns termos e conceitos científicos divulgados na mídia impressa e/ou televisiva você considera a abordagem feita por tais meios: 62,5% responderam Suficiente, já 25% dos alunos responderam que são Insuficientes, 6,25% disseram Não saber e 6,25% assinalaram como Outros. Para a pergunta: As informações divulgadas em seriados de TV e em matérias jornalísticas podem ser contextualizadas para favorecer o ensino de Química no ambiente escolar? 100% dos alunos responderam que Sim. Para a pergunta:A Química Forense é um assunto tratado no seriado Crime Scene Investigation (CSI), Las Vegas, como você avalia essas informações: 6,25% responderam que é Ótima, já 50% disseram serem Muito Boas,para 12,5% dos alunos consideram como Boas, 18,75% responderam que são Regulares, já para 12,5% as informações são Insuficientes. Para a pergunta: Você considera que as experimentações no ensino de química, utilizando exemplos ou procedimentos expostos nas mídias podem promover uma melhor assimilação de conteúdo no processo de ensino- aprendizagem? 87,5% dos alunos responderam que Sim, Já 6,25% responderam que não, julgando que a experimentação é um processo complexo e que os exemplos da mídia não favorece o processo de ensino aprendizagem dos alunos, pois normalmente é necessário ter uma visão mais detalhada do experimento. Para finalizar, 6,25% disseram que não sabiam responder esta questão ou simplesmente não tinham uma opinião formada sobre o assunto.

Conclusões

Observamos que utilizar a contextualização para abordar conceitos químicos disseminados pelas Mídias televisivas, favorece a formação do conhecimento científico. Que o estudantes conseguem relacionar situações do senso comum, do dia a dia, com os conteúdos discutidos em sala de aula comum. Pode-se notar que as Mídias e as novas tecnologias de informação e comunicação são recursos pedagógicos fantásticos para o ensino e o processo de aprendizagem dos alunos já que, os próprios educandos reconhecem o potencial da mídia como um bom instrumento de contextualização e interdisciplinaridade.

Agradecimentos

Instituto Federal Goiano- Campus Urutaí

Referências

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