Autores

Miranda, A.E.C. (UFPA) ; Gomes, J.S. (UFPA) ; Sousa, O.T. (UFPA) ; Araújo, V.T.R. (UFPA) ; Oliveira, M.R.S. (UFPA) ; Reis, M.W.R. (UFPA) ; Morais, A.N. (UFPA) ; Gomes, E.C. (UFPA) ; Souza, R.L. (UFPA) ; Silva, T.S. (UFPA)

Resumo

Muitos educadores ainda têm se deparado com as dificuldades encontradas durante o ensino de Química com relação à abordagem da tabela periódica. A aprendizagem de tal conceito é considerada complexa para o alunado, devido, entre outras coisas, a extensa lista de elementos que ela possui. Diante dessa problemática e entendendo a necessidade de assimilação da tabela periódica para o ensino de Química, criamos o jogo Amarelinha Periódica, que visa promover uma alternativa para o ensino da Tabela. Sendo assim, o jogo foi aplicado em forma de oficina na escola SESI (Serviço Social da Indústria) de Paragominas – Pará; com a pretensão de promover a satisfação do alunado a partir da aprendizagem lúdica em Química.

Palavras chaves

Lúdico; Amarelinha; Elementos

Introdução

O ensino-aprendizagem de Química têm se mostrado um grande desafio para muitos educadores e estudantes, visto que segundo PONTES et al. (2008), geralmente, os estudantes não conseguem compreender a importância do que estudam, pois os educadores abordam os conteúdos de forma descontextualizada, logo, distante da realidade do aluno; conteúdos estes que, geralmente, precisam ser decorados; o que por sua vez, causa o desinteresse e a falta de motivação pela disciplina. No que concerne à tabela periódica, por exemplo, os entraves são bem evidentes; ao que se deve um olhar mais atencioso, visto que a tabela é um instrumento essencial. Na tentativa de superar as dificuldades, os professores buscam novos métodos para elaboração de aulas dinâmicas. Na tabela periódica os elementos estão dispostos em ordem crescente de número atômico e distribuídos em sete linhas horizontais chamadas “períodos”, e em dezoito colunas verticais, onde se encontra os “grupos” ou “famílias” (FELTRE, 2004). Partindo deste conceito percebemos a complexidade da disciplina de Química e a necessidade de metodologias novas e atraentes em sala de aula, para que dessa forma possamos obter um resultado positivo quanto ao ensino-aprendizagem. Desse modo, o estudo foi realizado com objetivo de aproximar os alunos do universo da Química por meio do lúdico; para isso, foi desenvolvido um jogo para abordar a tabela periódica. A atividade lúdica é uma metodologia de ensino nova em sala de aula, para SOARES (2006, pag.36) “este jogo educativo, que é metade jogo, metade educação, com separações distintas pode levar à falsa ideia de que a educação tem um caráter somente de seriedade e nunca de ludismo.” Sendo assim, percebe-se a importância de se trabalhar com novas metodologias em sala de aula.

Material e métodos

O estudo foi aplicado na forma de oficina com duração de dez horas, na Escola SESI de Paragominas - Pará, em duas turmas de Ensino Médio, da modalidade Educação de Jovens e Adultos, no período noturno, durante o mês de Maio de 2015. No dia 26 foi apresentada a tabela periódica e o modelo atômico de Rutherford. Enquanto que no dia 27 foi apresentada a proposta do jogo, o qual foi aplicado em seguida. A oficina foi concluída no dia 02; para tanto, aplicou-se um questionário para medir o grau de satisfação dos alunos com o lúdico. A intenção de se trabalhar com esse jogo se deu ao fato de contribuir para o ensino da classificação dos elementos químicos. O lúdico em questão não obedece à regra da classificação de cada família, pois, para um melhor aprendizado, as peças estão dispostas em ordem crescente de número atômico; são encontrados no jogo, ainda, o número atômico, símbolo e nome do elemento. Para jogar são necessários dois participantes, os quais devem tirar na sorte aquele que iniciará o jogo, o qual deve jogar a pedra no quadrinho mais distante possível. Durante a partida os jogadores devem prosseguir no jogo, pulando a amarelinha e cada parada feita, é necessário que cite, visualizando na tabela, as propriedades dos elementos, como o nome, seu símbolo, número atômico, o período e família em que se encontra. Vale lembrar que aquele que pisar na linha terá que voltar desde o inicio, no final vence aquele que chegar ao modelo atômico de Rutherford. O questionário proposto teve duas perguntas fechadas a respeito do lúdico, são elas: É possível através do lúdico desenvolver conhecimento referente aos assuntos de Química abordados? Sim ( ) ou Não ( ) e Como você avalia o jogo da Amarelinha Periódica quanto ao aprendizado? Ruim ( ); Regular ( ) e Bom ( ).

Resultado e discussão

Durante a aplicação da oficina, os alunos demonstraram uma boa recepção ao jogo, o que foi percebido por meio do grande envolvimento e o interesse dedicado em aprender Química por meio do lúdico. Assim, os resultados obtidos mostraram um aproveitamento positivo com relação ao jogo, especialmente, porque os alunos demonstraram ter construído conhecimento consolidado sobre o assunto abordado. Sendo assim, a Amarelinha Periódica se revelou um recurso metodológico eficiente e eficaz no processo ensino-aprendizagem; tendo em vista que por meio dessa técnica foi possível comprovar que dar para trabalhar com novas metodologias de ensino em sala de aula sem perder a essência e o principal objetivo que é desenvolver conhecimentos concernentes à disciplina. Além disso, o trabalho instigou a criatividade dos estudantes e proporcionou uma interação da turma, que outrora demonstrava pouca união. Eles entenderam ainda a importância de se criar novos jogos, desenvolvendo assim inteligências múltiplas para a aprendizagem eficaz. Quanto ao questionário aplicado, 100% dos estudantes afirmaram que é possível por meio do lúdico desenvolver conhecimentos referentes aos assuntos de Química abordados. Com relação à avaliação da Amarelinha Periódica, no que se refere ao aprendizado, 77,78% disseram que o jogo é BOM; 19,44% consideraram o jogo REGULAR; 2,78% não souberam responder; enquanto que não houve respostas para a alternativa RUIM. As figuras abaixo 01 e 02 demonstram a aplicação do jogo da Amarelinha Periódica.

FIGURA 01

APLICAÇÃO DO LÚDICO DA AMARELINHA PERIÓDICA.

FIGURA 02

APRENDENDO A CLASSIFICAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA ATRAVÉS DO LÚDICO DA AMARELINHA.

Conclusões

O trabalho foi criado a fim de mostrar a importância do lúdico como metodologia de ensino em sala de aula, deixando desta forma, a aula mais dinâmica e alcançando um bom resultado para o aprendizado do aluno. Como é sabido, ainda existe muito o que ser feito para despertar o interesse dos alunos referentes aos temas de química; mas este trabalho demonstrou ser um ótimo recurso para este fim, tendo em vista a aceitação dos alunos, o interesse por eles apresentado e, principalmente, porque essa proposta permite que os alunos disponham de um ensino-aprendizagem imediato.

Agradecimentos

Agradecemos a Deus por está sempre ao nosso lado, SESI pela oportunidade, familiares, amigos e UFPA.

Referências

FELTRE. R. Química Geral. 6º ed. Ed. Moderna, São Paulo, 2004.

PONTES, A. N.; SERRÃO, C. R. G.; FREITAS, C. K. A.; SANTOS, D. C. P.; BATALHA, S. S. A;. O Ensino de Química no Nível Médio: Um Olhar a Respeito da Motivação. Universidade do Estado do Pará, Belém – PA, 2008.

SOARES. M.H. F. B. Tese doutorado: O lúdico em química: jogos e atividades aplicados ao ensino de química. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2004.