Autores

Carvalho, G. (IF SERTÃO PE) ; Santana, C. (IF SERTÃO PE) ; Santos, C. (IF SERTÃO PE) ; Costa, K. (IF SERTÃO PE)

Resumo

A era da tecnologia intensificou a necessidade de uma visão sustentável, contudo, no ambiente virtual, a lixeira digital não recebe lixos físicos. Transpor essa realidade para o mundo não digital é algo impossível, mas pode- se atenuar o quadro da degradação ambiental com a sustentabilidade. A partir da ideia de melhorar o ambiente do IF Sertão PE, Campus Petrolina, alunas do curso de Licenciatura em Química promoveram meios de conscientizar o corpo institucional através de um blog e palestras, utilizando uma linguagem jovem e contextualizada na abordagem da química no meio ambiente. Segundo, depoimentos de funcionários e o setor de limpeza, a iniciativa resultou na diminuição de impressões e resíduos sólidos, poluentes mais produzidos no campus.

Palavras chaves

Química e Meio Ambiente; Educação Ambiental; Reciclagem

Introdução

A educação ambiental inicia-se no processo de conscientização, que leva a sensibilização do indivíduo em prol do meio ambiente (DIAS, 1992). Conforme Carvalho (2006) a educação ambiental é concebida inicialmente como preocupação dos movimentos de sustentabilidade em busca de um meio ambiente ecológico e equilibrado e inserir essas práticas ao público específico transmitindo uma linguagem rápida e eficaz, com pequenas atitudes de conservar e preservar. Este teve como objetivo o desenvolver de uma consciência, no corpo institucional do IF Sertão PE, perante aos problemas ambientais e a sensibilização no uso dos recursos materiais oferecidos pelo campus, de maneira sustentável.

Material e métodos

O trabalho teve cunho científico acadêmico, como método de pesquisa e extensão. A realização se deu em 08 etapas; 1ª Etapa – Pesquisa bibliográfica, conhecer o tema através de artigos e livros; 2ª Etapa – Observar/analisar as condições ambientais do Campus; 3ª Etapa – Criação do blog “LIXO: VAMOS RECICLAR ESSA IDEIA?” no site recicleolixoif.blogspot.com, atualizado diariamente; 4ª Etapa – Entrevistas e aplicação de questionários aos alunos, servidores e professores, para nivelar conhecimento; 5ª Etapa – Atividades Culturais, realizada através de concursos e exposição de ideias; 6ª Etapa – Realização das “Sextas do Lixo”, dia para minicursos, palestras e apresentações de vídeos, sendo o público-alvo os alunos, servidores e colaboradores do Instituto Federal do Sertão Pernambuco, Campus Petrolina; 7ª Etapa – Análise de resultados e coleta de depoimentos do participantes; 8ª Etapa – Apresentação de resultados obtidos aos participantes do projeto, que tem faixa etária de 14 a 60 anos. O trabalho teve apoio financeiro de bolsa estudantil, PIBEX (CNPq).

Resultado e discussão

O projeto auxiliou na construção de novos conceitos e hábitos após um ensino didático de como associar a química ao cotidiano e ao meio ambiente no tocante a reciclagem. Ações conclusivas e positivas com resultados significativos no ambiente de convívio do Campus Petrolina, ficou visível por meio de uma constante manutenção e/ou a continuidade de práticas sustentáveis.

Conclusões

Conclui-se que para o êxito do desenvolvimento sustentável é necessário existir uma consciência ambiental prévia da comunidade. O trabalho com os alunos de séries iniciais pode-se apresentar mais propensos, já que a colaboração foi maior entre eles.Visando à necessidade de incluir a educação ambiental em séries iniciais através da química. Deixando uma ressalva a necessidade dos Institutos Federais do País incluir políticas públicas de sustentabilidade na ementa junto com o incentivo aos seus funcionários a reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos produzidos pela sua Instituição de Ensino.

Agradecimentos

Ao Instituto Federal Sertão PE; Ao CNPq e a orientadora deste projeto.

Referências

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: Formação do Sujeito Ecológico. 2ª ed. São Paulo Cortez, 2006.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e prática. São Paulo: Gaia, 1992.399p.