Autores

Melengate, G. (UFF) ; Soares Machado Herdi, G. (UFRJ)

Resumo

A pesquisa foi realizada pelos Professores Glauber de Souza Melengate e Gislaine Soares Machado Herdi, Pós-graduandos dos cursos de Química e Ensino de Física, respectivamente, e que observaram alunos principalmente do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Antonio Pecly ,na cidade de Cordeiro, no interior do estado do Rio de Janeiro, na qual participaram de uma atividade diferenciada na área de química. As atividades foram realizadas na forma de teleaulas, onde a ênfase em experimentos químicos foram demonstrados, utilizando-se recursos audiovisuais produzidos pelos próprios alunos e que ajudaram a manter a atenção e o interesse do público alvo.

Palavras chaves

recursos audivisuais; experimentação; prática em sala

Introdução

O ensino de Química tem como objetivo a busca pela aprendizagem do educando, a qual se transcreve na evolução do conhecimento a partir de um perfil conceitual através da construção gradativa, até mesmo a tomada de consciência ou domínio, no qual se aplica cada ideia. Os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito dos conceitos científicos são de extrema e de grande validade. A educação em Química é um processo que vem demonstrando graves dificuldades desde o seu início, pois o seu conteúdo tem sido visto pelo educando de várias instituições como abstrato, fictício e sem aplicabilidade ao seu cotidiano,, muita das vezes concernentes aos diversos livros didáticos e currículos mínimos oferecidos pelo o sistema educacional e que são inseridos sem nenhuma perspectiva de mudança na vida do aluno. Filmes criam tendências e têm maior impacto em gerações mais jovens do que qualquer outra mídia, além de poder despertar maior interesse em temas científicos (ARROIO, 2007)

Material e métodos

Para a utilização e confecção dos métodos interativos foram estruturadas algumas etapas importantes: como levantamento de dados bibliográficos e documentais concernentes e favoráveis para a fabricação dos novos materiais audivisuais; uma formação completa dos discentes em relação à síntese de informações. edição e a produção principalmente dos vídeos, uma adequada preparação dos discentes de como se posicionar diante às câmeras e adequação de cada contexto químico as diversas situações do cotidiano deles.O projeto foi realizado por aproximadamente 60 alunos distribuídos entre três turmas distintas do 3º ano do Ensino Médio.

Resultado e discussão

Quando apresentamos aos alunos essa proposta, houve grande entusiasmo e muita curiosidade, surgindo assim alguns questionamentos, como: Professor será que conseguiremos aprender melhor, pois achamos química muito difícil, outro, nossa, vai ser interessante eu produzir meu próprio vídeo dando uma aula de algum assunto relacionado em química , mas sempre a insegurança de como seria produzir um vídeo onde eles mesmos seriam os apresentadores e produtores. A produção desses métodos audiovisuais foram realizados durante um período de no máximo 5 meses , havendo durante a semana reuniões para planejamento e produção dos mesmos.Os alunos elaboraram um plano de ação com alguns itens importantes como: observação a partir de alguns vídeos já existentes, o preparo dos seus maiores objetivos ao produzir os métodos e a melhor execução dos mesmos. Foram utilizados para confeccionar e produzir cada detalhe materiais de baixo custo e a maioria recicláveis simulando assim, principalmente, elementos químicos e utensílios laboratoriais. A utilização desses vídeos pelos alunos facilitaram, motivaram e muito o processo de ensino-aprendizagem, permitindo assim também a identificação das dificuldades que existiam no que diz respeito ao aprendizado de Química. Um dos vídeos mais visualizados devido ao fluxo baixo em rendimento na própria disciplina em sala foram sobre: Principais reações químicas a partir de substâncias alucinógenas; Mecânica Quântica e suas aplicabilidades; Calorimetria. Estudo do comportamento dos gases e outros que puderam ser visualizados alguns meios como o facebook. É importante que o professor se atualize e incorpore novos métodos de ensino através de recursos tecnológicos já disponíveis na escola: televisão, vídeos, computador, internet etc (ARROIO, GIORDAN,

Conclusões

Concluímos que ao realizarmos aulas mais atrativas para com os nossos discentes , houve uma melhor compreensão dos assuntos do que àqueles utilizados numa atividade tradicional, que quase sempre são propostos pelos livros didáticos.

Agradecimentos

Ao Colégio Estadual Antonio Pecly e toda à sua equipe, os alunos do 3º ano do Ensino Médio, nossos colaboradores que de alguma forma nos instruiu e as nossas Universi

Referências

ARROIO, Agnaldo, The role of cinema into science education, In: Science Education in a Changing society Lamanauskas, 2007.

ARROIO, Agnaldo, GIORDAN, Marcelo. O vídeo educativo: aspectos da organização do ensino. Química Nova na Escola , nº 24, p. 7-10, Nov. 2006.