Autores

Silva Abreu, A. (IFMA) ; Moura Queiroz, J. (IFMA) ; Conceição Alves, F. (IFMA) ; Moura da Silva, S. (IFMA) ; Tiago Fernandes dos Santos, R. (IFMA) ; Moizinho Oliveira, M. (IFMA)

Resumo

A sociedade nos dias atuais exige um cidadão consciente, participativo e responsável na sua maneira de viver, visto que, seu modo de vida e o consumo desenfreado têm causado a saturação do planeta. Diante dessa realidade a pesquisa foi desenvolvida com o intuito de trabalhar a inserção da temática Educação Ambiental como um instrumento de formação de um cidadão consciente. Através da prática pedagógica voltada à Educação Ambiental foram aplicadas ações educativas com alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental da Escola Estadual Monsenhor Clóvis Vidigal na cidade de Caxias (MA), cuja finalidade foi desenvolver a sustentabilidade ambiental surtindo efeitos na concepção dos alunos a respeito do tema em estudo proporcionando a sensibilização dos mesmos através da didática escolar.

Palavras chaves

Ambiental; Educação; Formal

Introdução

Pode-se entender que a educação ambiental é um processo pelo qual o educando começa a obter conhecimentos acerca das questões ambientais, passando a ter uma nova visão sobre o meio ambiente, sendo um agente transformador em relação à conservação do mesmo.As questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, contudo, a educação ambiental é essencial em todos os níveis dos educativos e em especial nos anos iniciais da escolarização, visto que, é mais fácil sensibilizar as crianças sobre as questões ambientais do que os adultos.Segundo Carvalho(2008), a Educação Ambiental é concebida inicialmente como preocupação dos movimentos ecológicos com a prática de conscientização capaz de chamar a atenção para o término e má distribuição do acesso aos recursos naturais e envolver os cidadãos em ações sociais ambientalmente apropriadas.A Educação Ambiental visa desenvolver um ser consciente no que se refere às atitudes sociais indiscrimináveis vulneráveis ao ambiente aos inúmeros desequilíbrios causados pela ação humana.De acordo com Costa(2004, p.221),“a Educação Ambiental trata-se do processo de aprendizagem e comunicação de problemas relacionados à interação dos homens com seu ambiente natural”.Leff(2006) apóia a questão de que a nova racionalidade social, entendida como racionalidade ambiental precisa ser instituída sob uma nova ética entre a existência humana e a mudança social voltada ao avanço científico e tecnológico.O trabalho teve como objetivo verificar a percepção ambiental dos alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental da Escola Estadual Monsenhor Clóvis Vidigal, cidade de Caxias(MA), através de ações educativas realizadas na mesma.Por meio desse estudo pode-se perceber a importância do uso da Educação Ambiental como ciência interdisciplinar.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada inicialmente com uma fundamentação teórica, contextual e conceitual, através de pesquisa bibliográfica. Em seguida foram aplicados questionários objetivos entre os dias 13 a 19 de outubro de 2014 sendo inserida nas programações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social. No questionamento foram entrevistados um total de 74 alunos de duas turmas (8º e 9º anos), turno matutino. Posteriormente fez-se uma entrevista informal com a direção da instituição, sendo relatado que há projetos iniciados mais não houve continuação por falta da disponibilidade da maioria dos docentes por morarem em outras cidades. Finalizando a pesquisa foram realizadas palestras e uma atividade de campo através da plantação de mudas regionais com o intuito de promover a inserção dessa metodologia educacional na comunidade escolar e disseminar a prática da Educação Ambiental como ação pedagógica visando à sensibilização dos alunos em benefício à sustentabilidade ambiental.

Resultado e discussão

Constatou-se que a Educação Ambiental encontra-se inserida no espaço da escola de forma pouco abrangente, onde os professores não possuem formação pedagógica direcionada para realizar trabalhos de forma interdisciplinar. Os alunos são carentes de conhecimentos relativos à questão ambiental, porém estão receptivos a metodologias diferentes, estão acessíveis a discutir assuntos da atualidade relacionados à Educação Ambiental. As figuras 01 e 02 ilustram as palestras que foram realizadas nas dependências da escola visando promover um maior entendimento do que se trata a educação ambiental e sua importância. A figura 03 representa os dados relacionados a prática de Educação Ambiental na escola. Quando os alunos foram questionados sobre o conhecimento dessa prática, constatamos que 80% dos entrevistados ouviram falar desse tema e 20% não tem nenhum conhecimento referente ao mesmo. Prática essa de suma importância, pois a cada dia estão sendo desenvolvidas ações de educação ambiental direcionadas às atividades escolares. Conforme a entrevista, os alunos destacaram que o cenário ambiental poderia ser bem melhor caso houvesse uma preocupação das autoridades em instituir projetos que visem a preservação do meio ambiente através de atitudes concretas. A educação ambiental poderia ser trabalhada pelos professores em sala de aula visto que, é uma forma de integralizar as disciplinas curriculares favorecendo um melhor aproveitamento dos docentes. Na figura 04 verificou-se que um ponto de grande relevância foi de não jogar lixo na rua destacado por 70% dos alunos, e em números bem menores mais também de suma importância foi a questão de se aplicar multas pra quem poluir (7%), criação de projetos de sensibilização da comunidade (11%) e, 12% não opinaram por não ter esse conhecimento

Figuras 01 e 02: Pesquisa de campo 2014 - Palestras

Palestras ministradas aos alunos durante o evento "Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Figuras 03 e 04

Figura 03-Prática de Educação Ambiental na escola-Pesquisa de campo, 2014 Figura 04-Sugestões para melhoria do meio ambiente-Pesquisa de campo, 2014

Conclusões

Através da pesquisa realizada constatamos que a educação ambiental está cada dia mais freqüente em nossas vidas.A escola pesquisada não tem projeto direcionado à Educação Ambiental, pois, ainda não é levada a sério, principalmente no âmbito escolar. A partir da análise dos dados obtidos concluímos que a Educação Ambiental pode ser implantada como ciência interdisciplinar na Escola Estadual Clóvis Vidigal contribuindo para a sensibilidade dos estudantes através de palestras, plantio de mudas e campanhas que visem produzir efeitos satisfatórios nas crianças que serão os adultos do amanhã

Agradecimentos

Ao Instituto Federal do Maranhão pelo apoio e confiabilidade em nossos trabalhos desenvolvidos em prol da Educação.

Referências

ALVES, R. O amor que acende a lua. Campinas: Papirus Speculum, 2009.
CARVALHO, I. C. A. Educação Ambiental: Formação do Sujeito Ecológico. 2ª Ed. São Paulo Cortez, 2008.
COSTA, M. V. O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP & A, 2004. 221 p.
LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.