Autores

Chagas, P. (IFRJ) ; Moraes, M.Y. (IFRJ) ; Quintanilha Ferreira, V. (IFRJ) ; Reis da Silva, L. (IFRJ) ; Terra Cherú, P.H. (IFRJ)

Resumo

Uma forma de aprender conteúdos mais complexos pode ser facilitada ao se utilizar a História, de forma a contextualizar e torná-los mais acessíveis. Utilizando-se a história da Tabela Periódica e com recursos de uma apresentação interativa, fora de sala de aula, a Tabela Periódica foi apresentada de uma maneira informal, atraente e dinâmica, durante a Semana Acadêmica do Campus São Gonçalo, por alunos do Segundo Período do Curso Técnico de Química. A Semana Acadêmica é aberta ao público interno e externo, constituído, principalmente, por alunos e professores. A realidade do aprendizado de um conteúdo distante da realidade do aluno pode ser facilitada pela contextualização histórica, ainda mais se feita por outros alunos, igual faixa etária.

Palavras chaves

Tabela Periódica; História da Química; Contextualização

Introdução

O Ensino/Aprendizagem, nas escolas, possui muitas deficiências como um todo. Diversas pesquisas apontam que a maior dificuldade por parte dos alunos do Ensino Médio vem das ciências Química, Física e Matemática. Essas são muito rejeitadas por boa parte dos estudantes e para os professores é sempre um desafio ensinar estas matérias pois, como apontado pelos estudantes, essas envolvem muitos cálculos, variáveis e conhecimentos específicos e, muitas vezes, abstratos. Outra questão no ensino das ciências é que, geralmente, essas disciplinas são tratadas como verdades absolutas, imutáveis, e seu ensino tende a afastá-las do cotidiano dos estudantes e de outras disciplinas, como História, Geografia e Língua Portuguesa, por exemplo. Ao tentar fazer com que o ensino das ciências fique mais fácil e mais acessível, alguns professores ensinam fatos, curiosidades históricas e aplicações cotidianas destas disciplinas, o que provou ser bem eficiente. O problema, nessa questão, é que a formação dos professores também não tem grande ênfase na história das ciências. Partindo de um grupo de alunos do Curso Técnico de Química, do Campus São Gonçalo - IFRJ, a apresentação do contexto histórico da Tabela Periódica procurou aproximar alunos (do IFRJ e de Escolas convidadas para a Semana Acadêmica) para uma humanização de conteúdos abstratos, mas importantes para o aprendizado da Química.

Material e métodos

Tentando mostrar o quão é produtivo trazer a história das ciências para o ensino, nosso projeto foi um apanhado de principais feitos e descobertas, e as curiosidades por trás destes ao decorrer da História. As pesquisas foram feitas com os usos da ciência desde a pré-história, passando por grandes civilizações, como Grécia, Egito e Roma, incluindo a Alquimia, o princípio das ciências modernas e as descobertas e avanços atuais. Nosso projeto, teve o foco voltado para a Química e o desenvolvimento da Tabela Periódica foi o grande destaque. Fizemos um estudo detalhado da Tabela desde os primeiros modelos até a usada e estudada atualmente e propostas de novas formas de organização desta. Durante a apresentação, feita em forma de um diálogo e conversas informais, foram levantadas várias questões sobre alguns fatos da história das ciências e contou com demonstrações visuais como um modelo do Parafuso Telúrico, banners com informações e dados históricos e uma grande Tabela Periódica (afixada no corredor do Campus, que se tornou permanente). O dinamismo da apresentação, feita por alunos do Ensino Médio Técnico, fez com que o conteúdo apresentado se tornasse atraente e mais acessível, mostrando uma face humana nas Ciências da Natureza, em particular a Química, que é vista por alunos como árida e difícil, principalmente para aqueles que não estão vinculados ao Ensino Técnico, mas ao Ensino Médio Regular. A ideia de usar cartazes e banners, contando a história da Tabela Periódica é uma forma de aprofundar esse conteúdo, fora de sala de aula e por alunos do Ensino Médio (ainda que de um Curso Técnico). Assim, o informal pode ser utilizado como aprendizado e como contextualização de conteúdos, normalmente não visto em sala de aula comumente.

Resultado e discussão

O trabalho apresentado se propôs a ser um ponto de partida a animar os alunos a se interessarem mais pela Química e, de forma geral, pela História das Ciências. Assim, o desenvolvimento de abordagens históricas da construção da Tabela Periódica, através das propostas históricas em diferentes períodos de tempo, constitui-se uma importante inserção para o entendimento da Tabela, aceita atualmente, como um todo. A construção dos conhecimentos não pode ser vista como algo isolado e pronto, mas que demanda indas e vindas, erros e acertos. A inserção do contexto histórico tenta humanizar um conhecimento tido como árido e descolado da realidade do aluno. A questão histórica vem contrapor a ideia de se privilegiar determinados conteúdos em detrimento de outros, procurando vincular a realidade do aluno e não saberes repetitivos, como apontam Glat e Nogueira (2003), sobre a (falta) na formação docente: No entanto, é importante ressaltar que eles agem desta forma por não terem recebido, em seus cursos de formação e capacitação suficiente instrumentalização que lhes possibilite estruturar a sua própria prática pedagógica para atender às distintas formas de aprendizagem de seu alunado. Com isso, observou-se um interesse muito grande na questão histórica da construção de um conhecimento que, em geral, é apresentado pronto. Alunos de Ensino Médio, Regular e Técnico, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da história da Química, através de alunos como eles.

Conclusões

Alunos, professores e outras pessoas que se interessaram pela nossa apresentação aprenderam curiosidades e tiveram uma aproximação das descobertas científicas com suas vidas, aplicações práticas e cotidianas, coisas que acabam despertando muito mais o interesse de quem aprende. Esta foi uma forma prática de demonstrar que essa alteração na dinâmica do ensino pode ser positiva ao aprendizado das ciência, ainda mais quando apresentada de uma maneira informal por seus pares, isto é, alunos de Ensino Médio.

Agradecimentos

Agradecemos ao corpo Discente e Docente e à Comissão Organizadora da Semana Acadêmica do Campus São Gonçalo - IFRJ.

Referências

CHASSOT, Attico I. A Ciência através dos tempos/ Editora Moderna, São Paulo - 7ª edição; 1997.

SILVA, S. G. As principais dificuldades na aprendizagem de Química na visão dos alunos do Ensino Médio/ Rio Grande do Norte; 2013 (IX CONGIC).

GLAT, Rosana; NOGUEIRA, Maria Lucio de Lima. Políticas Educacionais e a Formação de Professores para a Educação Inclusiva no Brasil. Revista Integração, 2003.

GREY, Theodore. Os elementos/ Editora Edgar Blücher, São Paulo - 1ª edição; 2011.

JACKSON, Tom. The elements an illustrated history of the Periodic Table/ 1ª edição; 2012.