Autores

Alves, F.C. (IFMA) ; Santos, R.T.F. (IFMA) ; Andrade, D.S. (UEMA) ; Queiroz, J.M. (IFMA) ; Silva, S.M. (IFMA) ; Abreu, A.S. (IFMA) ; Oliveira, M.M. (IFMA)

Resumo

A presente pesquisa objetivou averiguar se o uso do livro didático é relevante para o ensino da disciplina Ciências no 9º Ano na modalidade de Educação de Jovens e Adultos da escola Municipal Antônio Edson, situada em Caxias/MA. A estrutura metodológica foi norteada por uma abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e como técnica a aplicação de questionários a dois professores e cinquenta alunos da série e escola supracitadas. Na percepção dos professores e alunos o livro didático é de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem e destacaram pontos que poderiam melhorar como mais conteúdos e aumento das atividades avaliativas. Faz-se necessário, também, aumentar os recursos financeiros, visando melhorar a qualidade dos materiais didáticos.

Palavras chaves

Recurso didático; Ensino de Ciências; EJA

Introdução

O conteúdo da disciplina Ciências faz parte das Categorias dois e três das obras distribuídas aos alunos de Educação de Jovens e Adultos. Quanto ao currículo o PNLD EJA estabeleceu que as coleções didáticas destinadas aos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental devem envolver o conjunto de conteúdos estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, que estabelece uma base nacional comum e uma parte diversificada. O livro didático enquanto recurso pedagógico é norteado pelos pressupostos curriculares, objetivos e conteúdo específicos da modalidade e do nível de ensino a que se destina, bem como está situado em um determinado contexto histórico-social. Os referidos contextos histórico, social e político são importantes para se compreender a necessidade da supracitada modalidade de ensino, qual a função social da escola, quais as características do educador e a quem se destina o livro do didático da disciplina Ciências na educação de jovens e adultos. A presente pesquisa objetivou averiguar se o uso do livro didático é relevante para o ensino da disciplina Ciências no 9º Ano do Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos da Unidade Integrada Municipal Antônio Edson, situada em Caxias/MA.

Material e métodos

A estrutura metodológica foi norteada por uma abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e como técnica a aplicação de questionários, o uso do livro didático é relevante para o ensino da disciplina Ciênciasno 9º Ano do Ensino Fundamental da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, partiu de uma abordagem qualitativa, pela pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, utilizando-se como procedimento técnico a aplicação de questionário com perguntas objetivas e subjetivas. A pesquisa bibliográfica baseou-se nos estudos de Freire (1987), Carvalho (2009), Pilleti (1992) Ribeiro (2011), Parecer 11/2000 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos e na Lei nº 13005/14 Plano Nacional de Educação. A pesquisa de campo foi realizada na Unidade Integrada Municipal Antônio Edson, escolhida, aleatoriamente, entre as escolas da Rede Pública Municipal de Ensino da cidade de Caxias/MA que ofertam a modalidade de Educação de Jovens e Adultos. O público alvo foi composto por dois professores da disciplina Química e cinquenta alunos (vinte e oito alunos da turma “A” e vinte e dois alunos da turma “B”) do 9º ano do Ensino Fundamental da modalidade de Educação de Jovens e Adultos.Objetivando preservar a identidade dos sujeitos/colaboradores, cujas falam transcritas neste estudo, tem-se os seguintes codinomes para os professores: Paulo e Freire.

Resultado e discussão

Foi perguntado aos professores se eles estavam satisfeitos com o livro didático da disciplina Ciências da Natureza, utilizado no 9º Ano da escola pesquisada, e o professor Paulo respondeu que não está satisfeito, mas para Freire o livro atendia suas expectativas.O professor Paulo ressalta ainda que “o conteúdo resumido é uma das dificuldades encontradas no livro didático”, por sua vez o professor Freire diz não ter nenhuma dificuldade.Durante suas aulas o professor Paulo utiliza, além do livro didático, os recursos tais como: Datashow, TV e pesquisas na Internet, o professor Freire também faz uso do Datashow e da TV. Quando os alunos foram questionados sobre o livro da disciplina Ciências, destaca-se que os conteúdos de Ciências da Natureza fazem parte do volume único número quatro da Coleção Tempo de Aprender, obteve-se o seguinte resultado: 90% responderam que gostam dos assuntos abordados no livro, mas 10% disseram que não gostam. O recurso mais utilizado pelos professores de Ciências, conforme 53%, é o livro didático, seguido do Datashow com 18% das respostas, 11% disseram que é a TV e 7% dos alunos afirmaram que são jornais e revistas. Quando questionadosse o livro didático da disciplina Ciências ajudava na aprendizagem dos alunos. Para 94% dos educandos o livro didático era importante para a aprendizagem, mas 6% acreditavam que o livro não influenciava na aprendizagem. A última pergunta aborda o que torna o livro didático mais difícil de entender, segundo 32% dos alunos o que atrapalha são as letras pequenas, para 22% dos discentes são os conteúdos resumidos, outro grupo de 14% dos alunos é a falta de gravura, seguidos por 10% pela falta de explicação dos professores, mas para 22% dos discentes não havia nenhuma dificuldade na utilização do livro didático.

Conclusões

Na pesquisa realizada na Unidade Integrada Municipal Antônio Edson, com professores e alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da EJA, foram mencionados problemas no livro didático da disciplina Ciências como conteúdos resumidos, letras pequenas, ilustrações inadequadas.Os referidos sujeitos do processo educativo concordam, também, que o uso do livro didático é relevante para o ensino da disciplina Ciências na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, pois contribui para o processo de ensino e aprendizagem.

Agradecimentos

Referências

BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Parecer 11/2000: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000>.pdf; Acesso em: 08 ago. 2014.

_______. Ministério da Educação. Lei nº13005/14, de 25 de junho de 2014 - Plano Nacional de Educação. Disponível em: <http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/125099097/lei-13005-14>. Acesso em: 09 ago. 2014.


CARVALHO, Carlos Henrique de, et al. Educação de Jovens e Adultos na diversidade. São Luís: UemaNet, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

PILLETI, Nelson. Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º Grau. 14 ed. São Paulo: Ática, 1992.

RIBEIRO, Vera Maria Masagão (coordenação e texto final). Educação para jovens e adultos: ensino fundamental, proposta curricular- 1º segmento. São Paulo: Ação Educativa, Brasília: MEC, 2011.